Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

IMG por malformação fetal - quem decide???

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • IMG por malformação fetal - quem decide???

    Boas.

    Passado um ano da minha IMG por patologia incompatível com a vida, decidi vir aqui dar uma espreitadela.
    Fiquei no mínimo surpreendida com um depoimento que se encontra no tópico "Aborto por malformação fetal", onde alguém diz que teve de fazer IMG por malformação do membro posterior direito.

    E porque é que isto me choca?

    Simples. À minha filha foi detectada uma malformação, logo às 11 semanas. Era um tipo de nanismo.

    Poderia ser Acondroplasia ou Nanismo Tanatofórico. No primeiro caso trata-se da malformação dos membros, que são curtos. Afecta as pernas e os braços, mas É COMPATÍVEL COM A VIDA, e por isso foi-me dito na Alfredo da Costa que se se confirmasse o diagnóstico, ninguém me aprovaria uma IMG.

    No caso de Nanismo Tanatofórico existe a deformação dos membros (curtos e curvos) e o estreitamento do torax, que impede o funcionamento dos pulmões e leva à morte por asfixia no período perinatal. Era esse o tipo de malformação que a minha filha tinha, e foi-me oferecida a IMG, sem sequer precisar do OK da Comissão de Ética. Segundo me informou o Director de Serviço da MAC, é um tipo de patologia absolutamente INCOMPATÍVEL COM A VIDA, ao ponto de poder ser feita a IMG a qualquer altura da gravidez, e não apenas nas primeiras 24 semanas.

    Expliquem-me por favor, como é possível que tenha sido permitida uma IMG por causa de UM membro deformado, e não seja legalmente permitido fazer-se IMG por malformação de QUATRO membros.

    Não sei nem é relevante saber onde é que a senhora da malformação do braço direito teve a IMG. Quero também frisar que NÃO há aqui qualquer tipo de censura ou juízo de valor, até porque entendo ser pouco humano permitir-se nascer uma criança com deformidades físicas gravíssimas, ainda que compatíveis com a vida, dadas as dificuldades proporcionadas por barreiras físicas, complicações médicas e estigmas sociais.

    Quero é saber, de quem tenha realmente conhecimento de causa, o seguinte:

    1 - Como é possível haver uma disparidade de critérios deste calibre?
    e
    2 - Quem regula as Comissões de Ética neste país?

    Obrigada
    Inês
    Infertilidade por Hiperprolactinémia desde 2005




  • #2
    RE:

    Ola!

    Quando li o post desse caso pensei exactamente nisso... Quer dizser, no facto d eter sido aprovada a IMG no caso de uma malformaçao "menor". Tinha ideia que só se aprovava em casos graves de incompatibilidade com a vida ou que impliquem uma severa reduçao da esperança de vida ... Mas nao faço ideia se ha criterios e de quem sao... :? :?

    BEijinhos

    Rute

    O meu parto de 14 dias
    Bebes e Mamas marcianas de 2008
    Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
    CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

    Comentar


    • #3
      RE:

      Olá,
      penso que não devemos julgar precipitadamente a situação relatada, a hipoplasia de um membro é frequentemente só a parte mais visível de uma série de malformações por vezes muitos complicadas, por exemplo pulmonares. Provavelmente o que a eco detecto foi a malformação da perna mas outras malformações estariam associadas. Se pesquisarem um pouco sobre a situação, relatos de casos clínicos, verão que muitas destas crianças são nados-mortos ou sobrevivem pouco tempo. Outras ainda sobrevivem com inúmeros problemas de saúde. Os médicos quando sugeriram a interrupção da gravidez não o fizeram de ânimo leve e se alguma questão ou dúvida se levanta a situação é sempre submetida a comissao de ética.
      Tudo de bom para vocês.
      arosa




      Comentar


      • #4
        RE:

        Sim concordo com a arosa, de certeza que esta mãe não quiz aprofundar os problemas existentes aquando da sua decisão, tambem eu tive de fazer uma IMG por T21, mas não só por causa disso, havia outras complicações que não deixariam o bébé prosseguir vivo ou ter sequer qualidade de vida
        Os médicos tambem nao aprovam a IMG de ânimo leve há uma reunião com a mãe para lhe explicar a situação e os riscos e depois disso se esta aceitar há uma comissão de ética para aprovar ou não a interrupção são pelo menos três dias para decidirem depois de terem o resultado da amniocentese ou biópsia, que foi o meu caso.










        Comentar


        • #5
          RE:

          Ola!

          Eu nao ponho de forma nenhuma em questao esta ou outra situaçao particular, mas realmente tenho duvidas sobre quais sao os criterios objectivos que se aplicam... Ate porque ha sindromes que tem diferentes graus, por exemplo tens casos de espinha bifida extremamente limitantes e outros de pessoas que levam um vida perfeitamente normal com poucas ou nenhumas limitaçoes... Assim devera ser preciso mais informaçao para dar um parecer desses, nao...

          Beijinhos e tudo de bom para todas.

          Rute

          O meu parto de 14 dias
          Bebes e Mamas marcianas de 2008
          Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
          CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

          Comentar


          • #6
            RE:

            Acho que a comissão de ética não aprova assim uma IMG só porque lhe apetece, certo?
            Bolas, há tanto tipo de más formações e com diversos graus. Quem somos nós para duvidar que aquela mal formação, com tudo o que poderia estar por trás, era incompatível com a vida?
            Se calhar aqueles médicos teriam "alguns estudos" que os levaram a essa conclusão.

            Comentar


            • #7
              RE:


              Voltando a frisar que não estão aqui subjacentes quaisquer juízos de valor, gostaria de saber se alguém com conhecimento de causa me pode dizer quem regula as Comissões de Ética em Portugal, se elas são autónomas de hospital para hospital, etc.
              Obrigada a quem me puder ajudar.
              Infertilidade por Hiperprolactinémia desde 2005



              Comentar


              • #8
                RE:

                No caso da Maternidade Magalhães Coutinho, que foi onde eu fui seguida a comissão de ética é composta pelos Directores de Serviço da Obstetricia, Diagnóstico Pré Natal , de Genética, membro do conselho de Administração do Hospital, está presente a Médica que faz o exame (no meu caso a biópsia das vilosidades)e que te acompanha. São membros do próprio hospital, não sei se são designados pela ordem dos médicos para isso ou não mas com certeza que cada comissão é composta pelos membros de cada hospital ao qual pertence e não uma comissão única para todos os hospitais.
                Não sei se ajudei mas foi o que fiquei a saber no meu caso.










                Comentar

                slot_bottomleaderboard_post

                Collapse
                Working...
                X