Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

E quando se perde apenas um mas se salva outro...

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • E quando se perde apenas um mas se salva outro...

    Como algumas sabem, tive uma gravidez gemelar que revelou mal formações graves e incompatíveis com a vida num dos fetos. O outro era saudável e resultou num bebé de termo e saudável. Como devem imaginar foi uma gravidez muito complicada. E o parto foi também complexo já que se por um lado resultou na celebração de uma vida... resultou também na perda de outra. Estou aqui a expôr o meu caso apenas porque penso que poderei ser uma boa ajuda para outras mulheres que, infelizmente, passem por esta situação. Eu fartei-me de pesquisar e não consegui encontrar ninguém. E isso fez-me muita falta... Senti-me isolada já que, para além do meu GO, não conseguia falar com mais ninguém pois a situação era tão estranha e desconhecida que confundia muito as pessoas (óbvio que a mim também mas ao fim de alguns meses aprendi a gerir a situação - afinal o ser humano adapta-se a tudo, não é?!). Através de uma mamã aqui do fórum consegui, passados uns meses, chegar a uma outra mamã que tinha passado por uma situação algo similar. Sei que são casos raros mas sei que os há. E sei, por experiência, que faz muito bem exorcisar os nossos sentimentos, ouvir histórias semelhantes e ter um diálogo com alguém que saiba perfeitamente o que estamos a sentir e do que estamos a falar, o que é e que nos ajude a ultrapassar esse sentimento tão ambíguo que é, num mesmo momento, a vida de um e a perda de outro.

    Apesar de raro sei que acontece e decerto que há muitos casos que se mantém no silêncio pelas mais variadas razões. Deixo aqui o meu breve testemunho para que outras mulheres que passem por esta experiência não se sintam tão perdidas como eu me senti.
    mariajoaom: orgulhosa mamã de dois

  • #2
    RE: E quando se perde apenas um mas se salva outro...

    Linda, muitas vezes me lembrei de ti e pensei como estarias!

    Não me lembrava do teu nick :blush:

    Imagino que não será fácil gerir as emoções, separar a felicidade da saudade, mas, como tu própria dizes, o ser humano acaba sempre por se adaptar...

    Fico feliz por ver que tens uma Matilde no colo (que nome lindo ).

    Beijinho grande
    Cinco filhos no coração



    e duas estrelinhas brilhantes que partiram às 8 semanas

    gráfico
    blog

    Comentar


    • #3
      RE: E quando se perde apenas um mas se salva outro...

      Obrigada msousa! Estou a tentar canalizar os meus sentimentos e fazer valer esta minha experiência para que não tenha sido "apenas" uma má experiência. Foi tão intenso, tão "grande" que tenho de a tornar em algo de positivo. Se puder dar a ajuda que não tive a alguém que passe por uma situação destas... então valeu alguma coisa.
      mariajoaom: orgulhosa mamã de dois

      Comentar


      • #4
        RE: E quando se perde apenas um mas se salva outro...

        Sim, é importante encontrar um sentido para os nossos bebés que partiram antes de tempo.

        Porque existiram, porque foram e serão sempre os nossos filhos no coração!

        Ajudar com a nossas experiência quem precisa, parece-me bastante válido. É o que procuro fazer também.

        E "vejo-os" lá no céu com um sorriso

        Estou por aqui, vai dando notícias!

        Beijo grande

        Maria
        Cinco filhos no coração



        e duas estrelinhas brilhantes que partiram às 8 semanas

        gráfico
        blog

        Comentar


        • #5
          RE: E quando se perde apenas um mas se salva outro...

          amiga,



          só para te deixar um abraço, fico feliz por dares estes passos !



          não passei por isso mas estou aqui para ouvir !





          bjs!

          Comentar


          • #6
            RE: E quando se perde apenas um mas se salva outro...

            Patims (03-05-2009)amiga,

            só para te deixar um abraço, fico feliz por dares estes passos !

            não passei por isso mas estou aqui para ouvir !

            bjs!


            Óh minha querida! Muito obrigada, eu sei que sim Patims. Sabes que foste uma peça-chave nessa minha jornada: preocupaste-te, envolveste-te e ajudaste-me. Por tudo isso o meu MUITO OBRIGADA!

            P.S. Que princesas mais bonitas que estão as tuas meninas.
            mariajoaom: orgulhosa mamã de dois

            Comentar


            • #7
              RE: E quando se perde apenas um mas se salva outro...

              Olá.



              Sei do que falas.



              Eu tive uma gravidez gemelar e às 30 semanas foi detectada a maldita Transfusão Feto-fetal e ainda fomos a tempo de salvar o Tiago.

              O Daniel não resistiu ainda dentro da barriga.



              Ninguém entende o que passamos, nem a dor que (ainda) sentimos. Até porque como temos um filho as pessoas acham que tudo passou.

              Mas um filho nunca pode substituir o outro, em nenhuma situação.



              Filhos, nunca vos esquecerei.
              O vosso coração parou, mas o meu bate forte por vós, todos os dias.
              Amo-vos para sempre!

              Comentar


              • #8
                RE: E quando se perde apenas um mas se salva outro...

                Exactamente! Compreendo todas as tuas palavras. Tenho também receio que esta situação possa afectar a vivência dos sobreviventes (questiono-me tantas vezes sobre isto). E o parto... que turbilhão de emoções tão contraditórias: por um lado uma alegria imensa, por outro a tristeza de uma enorme perda. Como me foi difícil gerir estes sentimentos nessa altura. Quase me senti culpada por estar triste no dia do nescimento da minha princesa. E não tive coragem de ver o nascimento da mana... Tapei os olhos e chorei: não consegui olhar! E custou tanto. Um grande beijinho para ti Carla.
                mariajoaom: orgulhosa mamã de dois

                Comentar


                • #9
                  RE: E quando se perde apenas um mas se salva outro...

                  mariajoaom (30-05-2009)Exactamente! Compreendo todas as tuas palavras. Tenho também receio que esta situação possa afectar a vivência dos sobreviventes (questiono-me tantas vezes sobre isto). E o parto... que turbilhão de emoções tão contraditórias: por um lado uma alegria imensa, por outro a tristeza de uma enorme perda. Como me foi difícil gerir estes sentimentos nessa altura. Quase me senti culpada por estar triste no dia do nescimento da minha princesa. E não tive coragem de ver o nascimento da mana... Tapei os olhos e chorei: não consegui olhar! E custou tanto. Um grande beijinho para ti Carla.




                  Minha querida,

                  sabes? Na altura não me apercebi bem das coisas... e só agora que li o teu testemunho percebi que ainda tiveste de passar por isso... não sei que te diga... uma das minhas melhores amigas tinha um gémea que não se desenvolveu.. mas a mãe dela só soube no dia do parto ... foi há mais de 30 anos!



                  um grande beijinho, estas coisas marcam-nos com toda a certeza e só quem as sente na pele é que sabe, graças a Deus não passei mas agora, ao colocar-me no teu lugar senti uma dor enorme de imaginar que poderia ter tido outro bebé para além do guigo que teria tanto direito à vida como ele! mas não te quero desanimar e admiro-te por exorcisares assim os teus sentimentos, de certeza que estás a ajudar alguém!!



                  bjs


                  Comentar


                  • #10
                    RE: E quando se perde apenas um mas se salva outro...

                    mariajoaom (30-05-2009)Exactamente! Compreendo todas as tuas palavras. Tenho também receio que esta situação possa afectar a vivência dos sobreviventes (questiono-me tantas vezes sobre isto). E o parto... que turbilhão de emoções tão contraditórias: por um lado uma alegria imensa, por outro a tristeza de uma enorme perda. Como me foi difícil gerir estes sentimentos nessa altura. Quase me senti culpada por estar triste no dia do nescimento da minha princesa. E não tive coragem de ver o nascimento da mana... Tapei os olhos e chorei: não consegui olhar! E custou tanto. Um grande beijinho para ti Carla.




                    mariajoao, uma vez lá no cantinho disse q já passou mas queria dizer q já tinha passado a parte fisica do parto e não o restante, q graças a Deus tinhas a felicidade de ter a Matilde já nascida, na altura ficou meio por dizer mas espero q tenhas compreendido.

                    O restante acho q não vai passar nunca embora se vá transformando penso eu. Eu perdi dois bebés no inicio da gestação, nada comparado com o vosso caso, há já alguns anos e ainda hoje volta e meia penso nisso e em como a minha vida seria diferente, como isso me transformou.

                    Um beijo grande.

                    Comentar


                    • #11
                      RE: E quando se perde apenas um mas se salva outro...

                      E nós nessa altura estamos num sofrimento tal que ninguém entende.

                      Temos um bébé lindo para cuidar e amar e outro bébé também lindo para enterrar e chorar...



                      E ainda temos de ouvir coisas que não lembra dizer a ninguém.

                      Entre muitas coisas que tive que ouvir e calar (e chorar) ouve alguém que me disse: deixe lá... com dois ia ter muito trabalho...



                      Como se a perda de um filho se comparasse com qualquer carga de trabalho que se possa ter...



                      Filhos, nunca vos esquecerei.
                      O vosso coração parou, mas o meu bate forte por vós, todos os dias.
                      Amo-vos para sempre!

                      Comentar


                      • #12
                        RE: E quando se perde apenas um mas se salva outro...

                        Carlariboira (04-06-2009)

                        Entre muitas coisas que tive que ouvir e calar (e chorar) ouve alguém que me disse: deixe lá... com dois ia ter muito trabalho...







                        Como se a perda de um filho se comparasse com qualquer carga de trabalho que se possa ter...




                        há gente muito estúpida, realmente.......uma beijoca e que o resto da gravidez corra bem

                        Comentar


                        • #13
                          RE: E quando se perde apenas um mas se salva outro...

                          Fui buscar este tópico lá ao fundo só para te dizer Mariajoao que pior que perder um e salvar outro é perder um filho numa gravidez normal, sem complicações, nem sinais, nem nada.

                          Se da primeira vez havia o vazio do Daniel mas tinha o Tiago para cuidar, amar, encher o coração, agora que perdi a Inês vim para casa com os braços vazios, com o coração cheio de amor e esperança para um bebé que não veio, nem virá...

                          Fica de novo o Tiago para cuidar, amar, encher o coração... Mas a dor parece ser maior...

                          Um beijo



                          Filhos, nunca vos esquecerei.
                          O vosso coração parou, mas o meu bate forte por vós, todos os dias.
                          Amo-vos para sempre!

                          Comentar


                          • #14
                            RE: E quando se perde apenas um mas se salva outro...

                            Ola eu sou o joao , e eu e a rosa que e a minha mulher estamos a passar por algo parecido,ela esta a ter uma gravidez "gemelar biamniotica e monocorionica"isto e o que dis nos papeis mas o que o medico me explicou foi que as minhas meninas estao em sacos diferentes mas partilham a mesma placenta,e as 17 semanas viram que poderia haver ali algum problema mas nao disseram nada em concreto ate 4 feira que fizemos nova ecografia e que foi diagonsticado um problema grave ,uma das minhas meninas esta a absorver praticamente tudo o que devia ser para as duas ,e se nao ouver uma intervençao rapida perco as minhas 2 meninas .

                            Foi entao que falamos com a medica chefe do servico ela aconselhonos a fazer uma cirurgia que so e feita em barcelona,londres ou paris,mas que ate termos tudo resolvido pode levar ate 2 semanas ,e eu nao sei se elas se aguentam muito mais tempo,a Rosa esta bastante optimista , mas eu estou mal sem saber o que fazer e muito baralhado e confuso .

                            Comentar


                            • #15
                              RE: E quando se perde apenas um mas se salva outro...

                              É a maldita Sindrome de Transfusão Feto-fetal.

                              Espero que consigam actuar a tempo, para que o desfecho seja positivo. Tenta acelarar tudo o que puderes e força o que tiveres de forçar para salvares as tuas meninas.

                              Vou ficar a torcer por vós.

                              Muita força



                              Filhos, nunca vos esquecerei.
                              O vosso coração parou, mas o meu bate forte por vós, todos os dias.
                              Amo-vos para sempre!

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X