Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Porquê que os pediatras têm dificuldade a ajudar uma mãe na amamentação?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Porquê que os pediatras têm dificuldade a ajudar uma mãe na amamentação?

    Pois bem...



    Não foram 2 ou 3 testemunhos que já ouvimos de mamãs que foram ao Pediatra com o seu filhote recém-nascido, e que precocemente este recomenda que a mãe dê LA ao seu filho...

    Quando existe uma razão para isso, é perfeitamente aceitável que o Pediatra recomende o LA.. Mas paralelamente a isso, deveria existir um esforço junto com a mãe (partindo do principio que quer, claro) para que a mãe resolva o problema na amamentação que levou ao não aumento de peso, etc, e que por consequencia, levaram o Pediatra a recomendar o LA...



    Quantas mamãs, a quem foi recomendado LA, tiveram por parte deste mesmo profissional, umacompanhamento para manter ou retomar a amamentação?

    Do que ouvi ou li, foram poucas ou mesmo nenhumas...



    Sempre foi isto que me fez confusão...



    Ao contrário do que muitas possam pensar, não sou contra o LA quando este foi introduzido por uma razão válida. E quem acompanho, que está a dar LM+LA ao bebé, não ouvem concerteza um conselho de corte radical do suplemento, pois sabemos que as coisas têm que ser feitas com calma e precaução!



    Ora bem... Posto isto... O que tem isto a ver com o título do tópico?



    Estava eu a navegar na net, sempre à procura de mais informações sobre nutrição infantil, e deparo-me com o site da Sociedade Portuguesa de Pediatria, com o anúncio: I Curso Pós-Graduação Nutrição Pediátrica...



    Antes de lerem mais qualquer coisa, o que vocês entendem como "Nutrição Pediátrica"?



    Eu pelo menos entendo que seja TUDO... LM, LA, Alimentação entérica, Diversificação alimentar, obesidade, etc, etc...



    E o que entendem por "Curso Pós-graduação"?

    Eu entendi que é uma formação bastante importante com relevância curricular e educativa, e que credibiliza aquele profissional na área da pós-graduação em questão... não!?!



    Quando comecei a ler mais informações do curso, comecei a ficar realmente preocupada...



    1º - No curso inteiro, têm apenas 30 minutos onde se fala sobre LEITE HUMANO, o restante tempo é dedicado a fórmulas (diferentes tipos e especificações)

    2º - Um Curso de Pós-Graduação é feito em 3 dias... mas na realidade é um curso de 10 horas... Os 3 dias é para estarem num hotel de 5*

    3º - Quem organiza o curso é a MILUPA...

    4º - As inscrições são oferecidas pela MILUPA Portugal S.A.

    5º - As inscrições destinam-se a Internos do complementar de pediatria e pediatras... Mas dão Prioridade aos Pediatra com AUTONOMIA (ou seja, que não têm que dar justificações a nenhum hospital, etc) que exerçam há menos de 5 anos (ou seja... querem Pediatras que estão a iniciar a sua carreira)



    Se o curso fosse realmente importante e abrangente, não deveria ser do interesse de TODOS os Pediatras?!!?!



    Eu nem sei se é ou não uma violação ao código de ética dos substitutos do LM... mas esta situação é no mínimo ridicula...



    Então uma formação supostamente credível, tem apenas 10 horas (mais horas tivemos nós na formação de CAM) e ainda por cima falam praticamente só em fórmulas e nutrição entérica, ou pelo menos falam mais nisso do que em LM?



    Como pode um Pediatra ser pós-graduado em Nutrição Pediátrica se não têm formação em Aleitamento Materno!?!?

    Como é que uma mãe interpreta um diploma emoldurado na parede, indicando que aquele Pediatra é capacitado em Nutrição Pediátrica?



    Desculpem o desabafo... Mas há coisas que vou tolerando (alguma desinformação por parte dos pediatras que não sabem ajudar, mas tb não desajudam)... Mas não consigo tolerar que uma Empresa que vende fórmulas lacteas, venha organizar e oferecer inscrições a Pediatras, para um curso que definitivamente não merece o nome que tem...

    Não consigo tolerar que este curso tenha, ainda por cima, o carimbo da Sociedade Portuguesa de Pediatria...



    Podem ver aqui o que vos estou a dizer...



    Sociedade Portuguesa de Pediatria

    Mas vêm melhor o programa aqui:

    Jasfarma



    Enfim... tirem as vossas conclusões...



    Não me venham depois dizer que o laboratórios de LA não fazem campanhas...



    Bjs

    BABS

  • #2
    RE: Porquê que os pediatras têm dificuldade a ajudar uma mãe na amamentação?

    Nem quero acreditar no que acabei de ler. É, realmente, um absurdo tudo isto, já para não falar do nome do curso, como pós-graduação, que, para além do tempo, possui um plano de "estudos ridículo".







    Obviamente que a milupa não iria desvalorizar o seu produto em detrimento do LM, mas chamar a isto uma pòs-graduação em Nutrição Pediátrica é de rir à gargalhada

    Comentar


    • #3
      RE: Porquê que os pediatras têm dificuldade a ajudar uma mãe na amamentação?

      Olá

      pois eu não acho que seja caso de rir à gargalhada mas simplesmente revoltante em todos os aspectos, desde a denominação do curso aos seus conteúdos tendo em conta precisamente a denominação. Espero que os participantes tenham ao menos o bom senso e a capacidade de saber separar as águas que a marca mistura, confundindo as pessoas menos informadas. No fundo, é mais um exemplo da sociedade em que vivemos. É pena.

      Bj

      Comentar


      • #4
        RE: Porquê que os pediatras têm dificuldade a ajudar uma mãe na amamentação?

        Ola!



        Realmente ha com cada coisa neste país!



        Chamar pós graduação a uma misera formação de 10horas tem muito qur se lhe diga!Eu fiz um curso de formadora que durou 3 meses!!

        Qt as patrocinios só por si é suspeito mas o que as pessoas querem é um diploma, nao importa a forma como o conseguem...é pena...O que vale é que algumas pessoas servem-se dos diplomas e depois nao se servem da formação obtida....



        Eu tive muita sorte com a minha Pediatra, que apesar de ser novinha (é formada ha cerca de 4 anos) , sempre apoiou e apoia a amamentação, no meu caso ao ver o meu desepero e o mau acompanhamento a nivel de Centro de saude que tive inicialmente por me dizerem literalmente na cara que o meu filho parecia um rato e que nao sabia tratar dele me recomendou dar LA, mas apenas 30ml sempre a seguir ao peito para que ele mamasse da mama a maior parte.Consegui manter este esquema ate aos 2 meses e meio mas depois desesperei e como nao tinha mais conhecimentos e nao atinei a pesquisar acabei por "desistir" qd quis dar mama ao meu filho e ele gritou e gritou e eu desatei a chorar por ver que tinha sido um "erro" nunca lhe ter tirado o LA enquanto foi altura disso....Ao contrario da pediatra do meu filho, uma pediatra ja antiga(talvez 20 anos de experiencia) recomendou a uma amiga minha que mantivesse a mama e 120ml de suplemento...para uma menina que nem um mês e meio tem...a minha amiga mesmo depois de lhe eu falar no blog da BABS e nas conselheiras (vsto que quer mesmo amamentar) continua a manter o mesmo esquema ( a menina so com o LM estava a aumentar e mto bem mas a mae quer ve-la a engordar ás 500gr/semana)...



        A má formação vem do inicio da formação em medicina e não só atraves destas formações pagas por uma empresa de LA.E ha tb uma coisa chamada bom senso que falta a muitos profissionais da área, nao só medicos mas tb enfermeiras, que sao as 1ªs a dar a latinha no Centro de saude sem que a pediatra muitas das vezes saiba do assunto...depois vai-se à consulta e a pediatra faz a celebre pergunta :só lhe da LM?está muito bem assim!! à qual acredito que muitas maes dirão que sim e outras dizem que a criança sofria de fome compulsiva e que as senhoras da saude materna lhe deram uma latinha...

        Deveria se obrigatorio ter uma receita para comprar o LA.Não devia ser de venda livre.Mas se ate o LA dito especial é vendido livremente nas farmacias pq nao se podem vender os outros?!



        enfim muita coisa ainda ha a fazer nesta area!Os pais ao decidirem ter um filho e ao tomarem a decisao de amamenta-lo deveriam informar-se mto bem, saber as ajudas disponiveis para qd forem com o bebé ao pediatra ou ao centro de saude mostrarem as senhoras que eles nao estão ali como marionetas a dizer que sim com a cabeça a tudo mas que são o opostoais informados e que querem o melhor para os seus filhos.



        É uma luta dificil mas que se nao começa pelos medicos que comece por nós pais!!Informem-se, pesquisem, peçam ajuda e lutem por aquilo que acham que é o melhor para os vossos filhos!O pediatra aconselha, não é um ditador e neste ano de vida do meu filho aprendi que nem tudo o que o pediatra diz é para transformar numa verdade incontestavel!(embora tenha amigas minhas que só fazem aquilo que a pediatra diz, mesmo que nao concordem, tudo pq a senhora é que sabe!).



        jinhos




















        (o meu piolhito está a ficar um menino grande! )





        Comentar


        • #5
          RE: Porquê que os pediatras têm dificuldade a ajudar uma mãe na amamentação?

          Santi&Mami...



          Concordo contigo quando dizem que o problema vem de trás... mas este assunto é um pouco controverso...

          Ora bem...



          A amamentação não vem no plano curricular de medicina, porquê?

          Para percebermos isto, é importante também saber há quanto tempo o plano curricular de medicina e das várias especialidades, não é revisto (não sei... mas era importante saber)...



          Algumas mães que procuram a nossa ajuda, comentam a mesma coisa connosco "Eu sempre pensei que a amamentação era instintiva..."



          A verdade é que a amamentação é instintiva para o bebé e não para a mãe...

          E mesmo assim, mesmo para o bebé, existe uma aprendizagem!



          Ora, antigamente aprendia-se a amamentar ainda antes de estarmos grávidas... Aprendíamos através da observação de outras mulheres (da nossa família ou não) a amamentar...

          Ao longo dos tempos, a amamentação passou passou a ser a excepção, quando antes era a regra... E a grande maioria das mulheres deixou de ter modelos por onde se orientar...

          Para além da falta de modelos, as mulheres têm ainda que enfrentar a ignorância de algumas pessoas que a rodeiam, que insistem que a criança está enfesada, que tem fome, que está apática, etc, etc, etc...

          NENHUMA mãe consegue ouvir isto de ânimo leve... por muita confiança que tenha no seu corpo, e por muita vontade que tenha em amamentar, existe sempre uma altura em que a mãe se questiona se estará a fazer realmente o que é melhor para o seu filho...

          Muitas vezes estes comentários podem vir inclusivé de profissionais de saúde, que fazem aumentar ainda mais a dúvida...

          Mas mesmo que o comentário venha de alguém que não seja profissional de saúde, a mãe tende a recorrer ao pediatra para saber a sua opinião... e é aqui que, muitas vezes, a situação tem um retrocesso, pois o Pediatra (por vezes alguns enfermeiros), recomendam a introdução de um suplemento "just in case"



          Ora... tal como disse no 1º post, existem algumas situações em que a introdução do suplemento faz algum sentido... Não quero de forma alguma dizer que todas as mulheres que introduzira LA tenham-no feito de ânimo leve...

          Mas é verdade que a grande maioria das situações, são maus acompanhamentos, e falta de ajuda na manutenção da amamentação...

          E a mãe, que quer o melhor para o seu filho, questiona-se se está a fazer o mais correcto... Os médicos estudaram mais do que nós... é verdade... mas também é verdade que estes nao têm formação adequada em Aleitamento Materno...



          Compreendo até que um Pediatra, ao ver que um bebé tenha sinais visiveis de desidratação, baixo aumento de peso, etc, recomende LA...

          Mas que indicações são dadas à mãe para que esta mantenha a amamentação?

          Que apoio efectivo é dado a estas mães?

          Na grande maioria dos casos, é pouco ou nenhum...



          E na minha opinião, não é apenas uma questão de indicar que se deve dar o suplemento só depois das mamadas... Esta mãe, que a determinada altura se viu obrigada a introduzir um suplemento (mesmo contra o que ela gostaria que acontecesse) deveria ser encaminhada para alguém que tivesse a formação e a disponibilidade adequada ao seu acompanhamento...



          Nenhum Pediatra, diagnosticando um problema no coração de um bebé, continua a segui-lo de forma igual a um bebé sem essa patologia...

          Porque é que os Pediatra, não tendo a formação adequada ao acompanhamento das mães no aleitamento materno, não trabalham em equipa com Enfermeiras com formação adequada, ou mesmo as CAM's que mesmo não sendo profissionais de saúde, têm a formação adequada para esse mesmo acompanhamento...

          Ou então, invistam eles próprios na formação adequada...

          Porque as mães procuram os profissionais de saúde em primeiro lugar, e só raramente procuram as CAM's... e quando nos procuram, na maioria das vezes é porque não conseguiram ter o apoio adequado junto dos profissionais de saúde...

          Não me queixo das ajudas que me pedem (muito pelo contrário), mas entristece-me saber que não trabalhamos todos para o mesmo fim...



          Agora... Esta formação, vêm tentar credibilizar uma competência que na realidade os pediatras não têm... Acompanhar a mãe na melhor Nutrição Pediátrica...



          Neste caso concreto, temos uma empresa que vende LA, que irá inevitavelmente falar mais da alimentação artificial do que no aleitamento materno...



          E depois temos Pediatras que apontam para a parede do seu consultório, onde têm emoldurado um diploma todo bonito que diz que aquele Pediatra tem uma pós-graduação em Nutrição Pediátrica...



          Estas situações assustam-me mesmo...

          Como é que a Sociedade Portuguesa de Pediatria permite uma coisa destas!!?



          Eu trabalhei alguns anos em empresas de produtos hospitalares e em Farmacêuticas, e lembro-me perfeitamente das regras apertadas que tinhamos sempre que decidiamos "patrocinar" qualquer médico fosse com material, fosse com formação...

          Nós não podiamos sequer oferecer canetas com o nome da empresa, pois isso é considerado um incentivo a que o médico prescrevesse o medicamento da empresa... lol... (um tanto exagerado, mas isto está escrito em regulamentos aprovados pelas entidades competentes ao controlo dos possiveis subornos)



          Como é que uma empresa pode organizar um curso de pós-graduação desta forma!?

          Como podem generalizar, tendo em conta o programa apresentado, dizendo que esta formação é de Nutrição Pediátrica?

          Como é que a Sociedade Portuguesa de Pediatria, permite isto!?



          Porque é que uma formação de 10 horas é considerada pós-graduação?

          Porque é que uma formação de 10 horas, precisa de 3 dias num hotel de 5*?

          Porque é que uma formação não tem custos para quem participa? Que interesse existe por trás disto?!?



          Sim... é verdade... sou muita chata... mas estas coisas mexem no mais intimo de mim...



          Já enviei um mail para uma organização que deveria tomar conhecimento deste tipo de situações... vamos ver se me respondem!



          Bjs

          BABS

          Comentar


          • #6
            RE: Porquê que os pediatras têm dificuldade a ajudar uma mãe na amamentação?

            Boa iniciativa BABS

            Comentar


            • #7
              RE: Porquê que os pediatras têm dificuldade a ajudar uma mãe na amamentação?

              Há aqui várias coisas que eu vou comentar.



              Eu fiquei com tão má ideia dos pediatras que deste segundo filho resolvi não ter nenhum. Quando tive a minha filha aos 17 anos deixei de lhe dar de mamar aos 2 meses e meio. E sofri, porque eu queria dar-lhe de mamar. Hoje sei o leite diminui aos 2/3 meses devido à demanda do bebé. Mas eu não sabia isso na altura e por isso, as mamas estavam mais moles, a bebé não engordou tanto e eu estudava á noite e a bebé ficava entre 3 a 5 horas sem comer. logo começou a perder peso. No entanto no 3º mes ainda conseguiu engordar meio kilo. As enfermeiras que me atenderam no centro de saúde e na maternidade disseram-me para continuar a dar a mama e que a bebé estava bem. No entanto ninguém discutiu comigo a situação das aulas, por isso eu nunca cheguei a tirar leite para a minha mãe lhe dar á noite. Vai dai numa das noites a bebé chorava muito, a minha deu-lhe LA e a partir daí acabou a mama abruptamente. Eu ainda comprei uma bomba de extracção daquelas que se aperta uma espécie de buzina de bicicleta, que me fez ter dores horríveis nos mamilos. Descobri passados estes anos todos que essas bombas traumatizam os mamilos, era uma coisa que eu também não sabia na altura. na altura pensei que as dores eram de eu não ter leite e desisti. Nunca tive tensão mamário mas o leite demorou a desaparecer.

              O pediatra nunca disse para continuar a dar a mama, dando LA e LM ao mesmo tempo. Nunca teve uma conversa nem um conselho. ora a minha mãe pagava as consultas, suponho eu, para receber bons conselhos e orientações e não o contrário. nessa altura eu não tinha maturidade para me informar sobre o LM mas os pediatras tem o dever de informar as mães é para isso que eles lá estão. Eu não concordo que a mãe tem que estar preparada para tudo como uma super -mulher. Se ela paga para um serviço, neste caso de pediatria, é bom que o pediatra saiba o que anda a fazer.

              Desta gravidez disse para mim que ia amamentar , custasse o que custasse e posso dizer que o pior mês foi o 3º, quando o leite diminuiu e eu recordava com tristeza quando a minha filha deixou de mamar e só pensava: será que vai acontecer de novo?

              mas segui em frente. Como comprei uma boa bomba ainda antes do bebé nascer e tirei muito leite dos dois 1º meses, quando achava que o bebé tinha fome dava LM no biberão. E posso afirmar que a maioria das vezes era manha dele. Ele não tinha fome, mas se lhe desse no biberão ficava todo satisfeito, corria mais depressa e sem esforço. Quando vi que era isso tirei-lhe o biberão e depois embirrava com a mama como que chateado. Não cedi, ou mamava na mama ou não mamava. E passou a mamar. São espertos os bebes



              Agora em relação ao curso, enfim sem comentários. Eu espero que os médicos discirnam entre cursos deste género e verdadeiras pós-graduações porque senão estamos mesmo muito mal.



              Em relação às conselheiras, eu espero que no futuro as mães entendam que podem obter mais ajuda de uma conselheira do que dum pediatra. Eu penso que isso irá acontecer, mas é preciso também que as pessoas se publicitem. Porque muitas mães não sabem que existem determinados serviços, ninguém nasce ensinado e a maioria da população rege-se pelo o que o senhor doutor diz porque acha que os seus próprios conhecimentos são poucos para poder criar os seus filhos em segurança. As mães podem ser pobres ou ignorantes mas eu acredito que a maioria ainda ama os seus filhos.

              Comentar


              • #8
                RE: Porquê que os pediatras têm dificuldade a ajudar uma mãe na amamentação?

                Realmente posso considerar-me uma sortuda.

                Não vou ao pediatra com a minha filha, só vou ao médico de família e ele é 100% a favor da amamentação. mais ainda, tenho sempre consulta de enfermagem antes e todas as enfermeiras são super preocupadas com a amamentação e fazem sempre imensas perguntas e dão conselhos. A enfermeira das aulas de PPP é agora conselheira de amamentação e todas as enfermeiras na maternidade foram incansáveis na ajuda que me deram.

                Só tenho a agradecer-lhes a todos porque a minha filha está uma matulona
                2 filhotes lindos

                Comentar


                • #9
                  RE: Porquê que os pediatras têm dificuldade a ajudar uma mãe na amamentação?

                  BABS:Não és chata!! Chata vou ser eu com voces CAM qd tiver um segundo filhote



                  Agora outra coisa que me lembrei:



                  Fala-se mto dos medicos mas e as maes?Sim ha maes que nao querem prescindir da sua vida social depois de ter um filho e qd veem que "é complicado" gerir mamadas com um bebé de dias e sair ao mesmo tempo acabam por dar LA embora saibam todas as vantagens e nao tenham qquer tipo de "problema" com a amamentação?



                  Dou um exemplo concreto: a mae que falei no meu post anterior desde a gravidez que me fala em amamentar, que sabe os beneficios e eu ate lhe falei nas CAM e na SOS ( e eu, que leio mto aqui e no blog da Babs tb posso dar uma dica ou outra!).Qd a menina nasceu pegou bem na mama e nunca teve mtas dificuldades, mesmo tendo os mamilos planos (recorreu aos de silicone e davam-se ambas bem com eles).A menina aumentava de peso, dormia, fazia cocó e xixi mas como todos os meninos acordava de noite para comer e tinha gases/colicas.O que ela fez:começou a dar suplemento como quem da mama, sem horario so porque a menina abria a boca e depois começou a usa-lo para poder sair à vontade, sem ter que se preocupar com tirar leite ou com chegar a horas para dar mama à menina...esta bebé tem apenas um mês.Foi as enfermeiras e a pediatra o que lhe disseramarabéns a sua menina esta a aumentar a olhos vistos!!Ela começou por dar 60ml e ja vai nos 120ml...o meu filho com essa idade se bebesse 30ml depois da mama era muito...De salientar que o LA que esta mae começou a dar foi escolhido por ela, sem indicação da pedi e antes de ir a uma consulta (so foi qd a menina fez 1 mês).Com este caso deduzo que o conhecimento sobre amamentação aqui existia, a informação existe e ate se sabe od procurar apoio mas ha opções que são tomadas tendo em conta factores menos importantes (quero sair sem me preocupar) e esquece-se o mais importante.Não a censuro, fez o que quis de livre vontade!!Simplesmente nao concordo pois ela quer amamentar mas ao mesmo tempo nao quer deixar de fazer uma vida como se nao tivesse um bebe que depende da maminha para se alimentar.



                  Desculpem se fugi mto ao assunto, nao sou médica nem nada que se pareça mas acredito que existe informação e vontade mas depois ha valores sociais que falam mais alto...



                  No meu caso foi mesmo mau acompanhamento a nivel de centro de saude:dizer a uma mae com um bebé de 2845g, nascido de 37 semanas que teimava em nao aumentar pq nao comia, so dormia por mais que tentasse acorda-lo, dormia 6 horas de seguida e nem um choro, que o filho parecia um rato e que eu nao sabia tratar dele e que assim nao ia a lado nenhum só pode ser mau profissionalismo!Eu sempre quis dar de mamar, em pequena dava mama às bonecas porque via a minha mae a dar mama ao meu irmão vi-me numa situação de desepero e a pediatra tentou acalmar mas ao ver-me a mim a chorar compulsivamente a ver o bebé a não aumentar passou suplemento apos fazer analises para confirmar que nao se tratava de infecção ou ot problema.O meu filho nem o LA queria, bebia de seringa e era mto dificil.Bebia o equivalente a 2 colheres de chá, talvez...queria mama mas como nao aumentava fui insistindo ate nao ter retorno.Com um mes pesava 3330kg, foi a festa!Um dia cismei que so lhe dava mama e consegui durante um dia e uma noite mas infelizmente acabava por lhe dar o LA pois o peso continuava a ser mto pouco e a dose de LA foi aumentando e a da mama diminuindo...



                  Muito ainda ha a fazer, é uma luta de todos mas continuo a dizer que se os pediatras nao tem formaçao nós pais temos que estar informados e faze-los ver os nossos pontos de vista.O pediatra aconselha não dita as regras.Sei que ha pais que só fazem o que os pediatras dizem:a mãe de que falei ha pouco é uma delas e outra (cuja pediatra é a mesma) só faz o que a sra doutora diz!E são "disparates" atras de disparates, dou o exemplo:a 1ª sopa do meu filho levou cenoura, batata, alho e cebola (é sopa!) a da minha amiga só levou abóbora e batata pq a medica diz que agora é o que se dá!Para mim nao se chama sopa mas sim abobora esmagada...a mae achou o mesmo mas como a medica tinha mandado dar a cebola só aos 6 meses e o alho aos 9...ela fez assim!!





                  DULSA:Qd tiver um 2º filho quer ser persistente como tu foste!Para isso estou a "formar" o meu namorido em aleitamento materno, comprei o livro do Dr Gonzalez e ja sei que a BABS e a APPM estão à distância de um click ou de um telefonema (nao digo de uma viagem pois teriam que vir de avião!!)



                  A quem quer dar mama:informação+informação+...é a chave do sucesso (isso e o nº da BABS!) e lembrar-se que o pedi ou o medico de familia estão ali para dar dicas mas nao somos obrigados a concordar com td o que dizem afinal nós é que somos os pais!



                  Alonguei-me...ups!:w00t::w00t::w00t:Sorry!!E se calhar misturei alhos com bugalhos!!:w00t::w00t:



                  jinhos


                  (o meu piolhito está a ficar um menino grande! )





                  Comentar


                  • #10
                    RE: Porquê que os pediatras têm dificuldade a ajudar uma mãe na amamentação?

                    Estou boquiaberta, BABS :w00t:. Quando se julga que já se leu e ouviu de todo, cai-nos uma enormidade destas em cima. É absolutamente inacreditável, estou mesmo chocada.

                    Comentar


                    • #11
                      RE: Porquê que os pediatras têm dificuldade a ajudar uma mãe na amamentação?

                      BABS, dás-me autorização para que eu divulgue entre os meus contactos o texto do teu primeiro post deste tópico (com os links e tudo o mais)?

                      Comentar


                      • #12
                        RE: Porquê que os pediatras têm dificuldade a ajudar uma mãe na amamentação?

                        Gostei muito do teu texto



                        Eu vou contar o que se passou comigo, a minha bebe é uma criança considerada de baixo peso.

                        A primeira vez que fui ha uma pediatra, a minha menina ainda nem tinha um mes e como foi considerada uma bebe de baixo peso a medica nao quis saber da minha opiniao e obrigou me a quase ( psicologicamente ) a dar lhe LA. Eu nao concordei com a opiniao dela visto que a Maria ainda nao tinha um mes e nao sabiamos se o meu LM a ia engordar ou nao. Com isto decidi continuar a dar lhe LM e nunca mais voltei la.



                        La consegui encontrar um pediatra que dá me 100% de apoio em relaçao a amamentaçao em exclusivo, a Maria continua a ser uma bebe de baixo peso, so quando tiver 12 meses é que vai ter o peso considerado normal. Ate agora estou bastante contente com o meu LM. A minha maria consegue ter mais peso que um bebe de baixo peso a ser amamentado a LA. Sei que daquenada ir ter o peso normal de um bebe da idade dela. Foi complicado enquanto a Maria nao pasava dos 3 kl mas com o tempo fui reparando que tenho de andar calma por causa da produçao. Se deus quiser vou amamentar em exclusivo ate aos 6 meses.



                        Tambem decidi em o marido participar na amamentaçao para tal antes de a minha menina ir dormir a noite, o marido dá lhe o biberon com LM. Ate hoje tem agarrado bem as 2 coisas mas sem duvida que agarra melhor o meu peito.


                        Madrinha de Parto da Dea, Anana e Tafi - Já nasceram e são lindos / Afilhada de Parto da Dea

                        Comentar


                        • #13
                          RE: Porquê que os pediatras têm dificuldade a ajudar uma mãe na amamentação?

                          Bem...isto é mesmo ridículo! Eu fiquei chocada. Como é possível?! Os médicos deviam ser avaliados como são os professores, enfim! É só interesses.



                          Micaela24: Podes considerar-te uma sortuda porque no geral os médicos são todos o contrário do que relataste. Impingem-nos o LA, as papas, etc. Para mim foi desesperante.



                          Já não chega ouvirmos as tias e avós perguntar: "Ainda tens leitinho?????Quem diria, com maminhas tão pequeninas!" ou " Tens muito leitinho? Que sorte, eu só tive 2 meses depois acabou, era fraco!" também temos os pediatras e outros médicos a ter estas ideias.





                          É ridiculo!

                          Comentar


                          • #14
                            RE: Porquê que os pediatras têm dificuldade a ajudar uma mãe na amamentação?

                            Santi&mami:



                            Só para saberes: o meu filho nasceu com 2,570, 36 semanas e teve uma septicemia. Tive que tirar o colostro á bomba, ele era tão pequeno e frágil que mamava duas chupadelas e adormecia. Tinha que fazer cocegas, bufar nas orelhas, apertar as mãos, enfim, Se fosse por ele também dormia sem fim, mas eu acordava-o d e duas em duas horas para ele mamar. Podia mamar pouco mas sempre ficava lá qualquer coisa. É claro que ele pegou bem na mama, e há bebés que não pegam. Eu tinha muito leite mas nunca deixei desenvolver uma mastite.

                            Eu bem quero acreditar que as desistências se devem a má informação, infelizmente, nem sempre é assim.

                            Quando fiquei grávida, após 11 anos do 1º, pensei: vou dar de mamar. fartei-me de ler, de percorrer blogues e sites e também tive uma enfermeira de PPP que era conselheira da amamentação. Também ajudou.

                            Eu acho que também vais conseguir porque se tiveres mesmo muita vontade, no 2º já ninguém nos para. Ainda hoje quando deixo o meu bebé com a minha mãe está sempre morta por lhe dar biberão. Comecei a não deixar leite, até porque agora já pode entrete-lo com fruta. Cheguei a discutir com ela por causa da pressa em lhe dar biberão. as avós gostam de poder dar o biberão, alimentar o bebé e tornar a reviver a maternidade. temos que ser persistentes também aí.



                            Fugi mesmo ao assunto da pós-graduação.



                            Só para dizer que também fiquei chateada com a dita pós -graduação mas a verdade é que a milupa não engana ninguém e publicitou a pós -graduação como sendo da milupa. neste caso o que eu acho grave é não saber realmente o que eles falam sobre os leites hidrolisados (para os bebés intolerantes á lactose por exemplo). ainda há mães que acreditam que esses leites são melhores para os bebés do que o LM, porque o LM também tem lactose. Enfim.... os meus filhos são intolerantes e é verdade que o meu bebé mesmo com o meu leite fica com eczemas e diarreia, mas isso é porque eu não resisto a gelados, de vez em quando. Por isso até gostava de saber o que dizem os pediatras às mães dos bebés intolerantes....

                            Comentar


                            • #15
                              RE: Porquê que os pediatras têm dificuldade a ajudar uma mãe na amamentação?

                              É verdade LilianaG, deviam ser avaliados como nós...é uma vergonha!!!!!!!

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X