Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Mamilo até deita sangue, SOCORRO!!!

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Mamilo até deita sangue, SOCORRO!!!

    Estou desesperada!!!



    Tive uma menina há uma semana e a amamentação não começou da melhor forma pois ela demorava muito tempo a pegar à mama(cerca de 30 min), adormecia imenso... Mas eu nunca desisti e insisti sempre. Acontece que de há 2 dias pra cá, finalmente ela começou a pegar bem na mama mas eu já tinha uma greta no peito direito. Apesar das dores, continuei a dar a maminha até que esta noite as dores eram insuportáveis!! De tal forma a certa altura ela bolsou bastante e saiu imenso sangue misturado com o leite. Entrei em desespero... Agora não sei o que fazer.



    Comprei bicos de silicone mas ela não agarra e a mim doi-me imenso. Tenho passado o dia a dar a mesma maminha e a tirar o leitinho da outra (manualmente pois não consigo utillizar a bomba) pra depois dar no biberão. E tenho andado o dia inteiro com as maminhas ao ar e posto o purelan.



    Não queria desistir pois do meu filho desisti após um mês e meio e desta vez queria mesmo ter sucesso na amamentação mas tou a dar em doida!!!



    Por favor, o que hei-de fazer?


  • #2
    RE: Mamilo até deita sangue, SOCORRO!!!

    tanya (30-08-2009)Estou desesperada!!!







    Tive uma menina há uma semana e a amamentação não começou da melhor forma pois ela demorava muito tempo a pegar à mama(cerca de 30 min), adormecia imenso... Mas eu nunca desisti e insisti sempre. Acontece que de há 2 dias pra cá, finalmente ela começou a pegar bem na mama mas eu já tinha uma greta no peito direito. Apesar das dores, continuei a dar a maminha até que esta noite as dores eram insuportáveis!! De tal forma a certa altura ela bolsou bastante e saiu imenso sangue misturado com o leite. Entrei em desespero... Agora não sei o que fazer.







    Comprei bicos de silicone mas ela não agarra e a mim doi-me imenso. Tenho passado o dia a dar a mesma maminha e a tirar o leitinho da outra (manualmente pois não consigo utillizar a bomba) pra depois dar no biberão. E tenho andado o dia inteiro com as maminhas ao ar e posto o purelan.







    Não queria desistir pois do meu filho desisti após um mês e meio e desta vez queria mesmo ter sucesso na amamentação mas tou a dar em doida!!!







    Por favor, o que hei-de fazer?
    Olha, tem calma, tá?

    Primeiro o facto de ele te bolsar sangue quer dizer apenas que tens o mamilo magoado e portanto é natural que o sangue se misture no leite. Não tem problema nenhum, e deves procurar ajuda de modo a corrigir a pega do bébé, ou qulalquer coisa que esteja a correr menos bem.



    Podes fazê-lo de duas maneiras :

    Ou recorres às conselheiras da Sos Amamentação aqui :





    Ou recorres às conselheiras que aqui estão presentes no Forum (APPM e BABS...as que eu conheço, mas haverá mais ) e têm este site que é esclarecedor e tem lá os contactos delas :







    Continua a amamentar, que eu sei que o que doi é o momento da pega, mas nos minutos a seguir a dor vai-se dissipando... Vais ver que se resolve com calma, E como há quem diga : "OS problemas da amamentação resolvem-se amamentando"



    Um beijinho

    Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
    Madrinha de treinos : da *Fofinho*

    Comentar


    • #3
      RE: Mamilo até deita sangue, SOCORRO!!!

      Não consigo continuar a dar de mamar do peito dorido, é que tenho um golpe grande e dói já a mamada toda.



      De passar o dia a "espremer" o peito pra tirar leitinho, já o tenho todo negro...

      Comentar


      • #4
        RE: Mamilo até deita sangue, SOCORRO!!!

        Olá Tanya,



        A amamentação deve ser um momento de prazer, e amamentar dessa forma deve ser muito dificil...



        Pelo que descreves, parece-me que seja uma pega incorrecta...

        Verifica a pega dela e corrige...

        Se tiveres dificuldades, recorre a uma ajuda presencial (não sei de onde és, mas podes passar pelo teu centro de saúde, se este disponibilizar o cantinho da amamentação)...



        Aqui ficam algumas dicas:



        Dicas para uma Pega correcta:



        * Sente-se confortavelmente... ninguém consegue dar de mamar relaxadamente se não estiver confortável... Lembre-se... Primeiro a mãe tem que estar confortável e depois é mais fácil orientar o bebé

        * Se tiver alguma almofada de amamentação, utilize-a... se não tiver, procure a ajuda de uma almofada para a ajudar, dando-lhe apoio nos braços...

        * Apoie a cabeça do bebé no antebraço e não na dobra do antebraço com o braço...

        * O corpo do bebé deve estar alinhado com o corpo da mãe, barriga com barriga.

        * Orientar a cabeça do bebé de modo que o mamilo fique a apontar para o nariz, assim "obriga" o bebé a fazer uma hiper-extenção da cabeça, facilitando a passagem do leite e a própria pega em si...

        * É o bebé que vai à mama e não a mama que vai ao bebé

        * Orientar a mama pegando nela com a mãe em C e não em tesoura



        Dicas para verificar se a pega está correcta:



        * O bebé tem a boca bem aberta

        * Lábio inferior voltado para fora

        * A boca do bebé apanha uma grande parte da aréola (depende do tamanho desta) especialmente na parte de baixo

        * Queixo a tocar na mama

        * As primeiras sucções são rápidas e curtas, e depois, quando começa efectivamente a extrair o leite, as sucções tornam-se lentas e profundas

        * As bochechas enchem-se e não encovam

        * Ouve-se o bebé a engolir o leite



        Alguns conselhos para evitar uma pega incorrecta:



        * Em caso de necessidade de dar suplemento (seja com LA ou LM), faze-lo com a Técnica do Copinho

        * Evitar oferecer a chucha ao bebé... Se o bebé tiver necessidade de sucção, pode coloca-lo à mama, tentando sempre uma pega correcta. Desta forma aproveita para estimular mais a produção de leite

        * Se o bebé está a fazer uma pega incorrecta, retire-o da mama e volte a tentar... Para isso é importante que ofereça a mama antes de ele já esta a chorar de fome, visto que o choro e já um sinal tardio, para que o bebé não esteja impaciente e colabore com a mamã.



        Espero que te ajude...

        De qualquer maneira, tens também videos sobre a pega:



        Pega - Ameda (Inglês)

        Pega - How to breastfeed (Inglês)

        Pega - Lansinoh (Inglês)

        Pega - SOS Amamentação (Inglês)



        Todas estas infrmações podem ajudar-te... No entanto, aconselhamos que vejas dentro da tua área de residencia alguma CAM que te possa ajudar...

        Eu até te indicava alguém... mas no teu perfil diz que estás "No Paraíso" (lol) e não faço ideia se existe alguma CAM ou não



        Se quiseres podes mandar mail também para mamaraopeito@hotmail.com



        Bjinhos

        BABS

        Comentar


        • #5
          RE: Mamilo até deita sangue, SOCORRO!!!

          Aproveito para vos pedir um esclarecimento sobre o peito que já está muito magoado...

          O que se deve fazer, tendo em conta que ele já está a sangrar?

          Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
          Madrinha de treinos : da *Fofinho*

          Comentar


          • #6
            RE: Mamilo até deita sangue, SOCORRO!!!

            Olá Mamã... vim aqui dar-te uma força...



            O Gui fez agora 6 meses mas eu bem me lembro dessas alturas... dói tanto mas tanto... lembro-me de agarrar nele com jeitinho e de me encolher toda... lembro-me de baixar a cabeça e de me caírem as lágrimas... o namorido coitadinho todo stressado...



            Eu quis muito dar de mamar. Era algo que eu queria mesmo muito fazer. A conselheira BABS ajudou-me muito neste exacto problema: A Pega! Tenta seguir os seus conselhos querida Mamã. Poe muito purelan, anda sempre que podes com as mamocas ao ar e narizinho da bebé a apontar para o mamilo!



            Algo bom: aos 6 meses o Gui pega e larga a noite toda: Já tá pro nisto!



            Trabalho de equipe. Muita paciência e dedicação. Beijinhos e muita força.



            PS: uma dica minha que me fazia sentar/sentir e fazer (a pega) bem... aquelas almofadas tipo triângulo para leitura na cama, para apoio das costas e, as almofadas normais da cama para debaixo dos braços (se for preciso 2 dessas de cada lado de forma a conseguires segurar bem o bebé nos teus braços sem fazer esforço nos mesmos). Sentava-me assim na minha cama com as pernas à "buda"...




            http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 99

            Comentar


            • #7
              RE: Mamilo até deita sangue, SOCORRO!!!

              E aproveito para te dizer que as almofadas de amamentação ajudam muito...foi uma coisa que não usei com o meu filhote, mas vou agora apostar com este que trago na barriga. Ajuda-me logo a ter uma postura mais correcta a amamentar.

              Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
              Madrinha de treinos : da *Fofinho*

              Comentar


              • #8
                RE: Mamilo até deita sangue, SOCORRO!!!

                Jo&Xande (30-08-2009)Aproveito para vos pedir um esclarecimento sobre o peito que já está muito magoado...



                O que se deve fazer, tendo em conta que ele já está a sangrar?


                Muita Lanolina Pura

                Muito leitinho no mamilo

                Muito topless

                Trocar os discos de amamentação com frequência



                Corrigir a pega...



                Não vale de nada colocar cremes, leite, topless, etc... se não se corrigir a pega...



                Bjs

                BABS

                Comentar


                • #9
                  RE: Mamilo até deita sangue, SOCORRO!!!

                  Olá Tanya,



                  Não deves ficar receosa de não conseguir amamentar muitos meses, leva um dia de cada vez, mantém esse espírito de resiliência e as dificuldades vão diminuindo.



                  Eu tenho 3 filhos e com os 3 tive mamilo gretado no início, que dor horrível, malditas terminações nervosas. Prefiro uma boa contração...



                  No meu caso, o mamilo gretava porque os bébés sugavam o mamilo para dentro da boca (apanhavam-me distraida) mas depois mamavam correctamente. O que eu fiz para aliviar a dor:



                  - no dia mais violento tomei paracetamol 1g;

                  - quando punha o bébé a mamar socorria-me das técnicas de respiração do parto, começando com uma profunda inspiração quando o bébé pegava;

                  - nunca me contraía, para não dificultar a saída do leite e para minorar a dor;

                  - queixava-me, desabafava, barafustava, apoiava-me com o meu marido e com a minha mãe. É importante que tenhas "amigos" da amamentação por perto e que sintas que não estás sózinha na "tormenta". Deves saber, pelo outro filho, que o pós parto deixa-nos muito vulneráveis.



                  Para o mamilo sarar:



                  - nunca usei bicos de silicone, acho que não são grande ajuda...

                  - uma vez estive 1 dia sem dar dessa mama, baixou imenso a produção e acho que não ajudou muito, portanto, continuei a dar do peito gretado, com o tempo a dor deixava de ser contínua, doía só no início, além disso a irrigação da mama e o fluxo do leite ajudam a prevenir infecção (mastite);

                  - não lavar a mama com sabão, sabonete, gel de banho, nada! o mamilo auto-limpa-se;

                  - ordenha manual, é preciso saber fazer, eu só fazia no duche quente, não aproveitando o leite;

                  - a seguir à mamada, passava leite em todo o mamilo, esperava alguns momentos até absorver, aplicava Lansinoh, esperava mais alguns momentos e punha 1 disco seco. Não punha ao ar porque não tinha muito tempo e porque tinha que "proteger" o peito das beliscadelas curiosas dos outros pequenitos, mas ajuda bastante a sarar, bem como, pô-las um pouco ao sol.



                  Penso que em todos os episódios o meu peito demorou cerca de 1 mês a ficar completamente indolor, sendo as últimas semanas já perfeitamente suportáveis.



                  Quando tiveres a tua filha à mama, olha-a com deleite, é tão bonito ver um recém nascido a mamar, que até nos dá força para ultrapassar estas contrariedades.



                  Que corra tudo bem.
                  Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Mamilo até deita sangue, SOCORRO!!!

                    Aconteceu-me o mesmo no princípio porque tive algumas dificuldades na pega e a pequenita puxava o mamilo para a boca tipo esparguete ainda o faz mas já não magoa.

                    O que me curou:

                    - no final colocava leite no mamilo (e às vezes até entre mamadas) e deixava secar ao ar

                    - andei um bocado ridícula mas em casa em vez de usar discos de amamentação usei os colectores de leite da medela. Parecia a xena, princesa guerreira mas o mamilo ficava ao ar, não embarrava no soutien e tinha a vantagem de não me magoar se por acaso embarrava com o braço ou assim. Como tinha muito leite e ia pingando, ainda congelei muito leite

                    No princípio também me arrepiava toda com as dores mas continuei sempre a dar a mama mesmo do mamilo afectado. Com as dores, às vezes fazia batota e mudava mais depressa para a outra mama o que ajudou a que eu tivesse uma mastite por isso deves ter isso em conta mas chegou uma altura em que só doía no princípio da mamada.

                    As melhoras
                    2 filhotes lindos

                    Comentar


                    • #11
                      RE: Mamilo até deita sangue, SOCORRO!!!

                      Desde já, obrigado a todas pelas vossas respostas!



                      Eu cá vou andando, o mamilo tá um pouco melhor mas inda tenho uma crosta bastante grande, é que ele cortou de ponta a ponta do mamilo.



                      Agora tou um pouco preocupada pois já há mais de 24 horas que não dou esta maminha e tenho medo que ela seque, mas a verdade é que eu não conseguia dar, saía mais sangue do que leite. Tenho estimulado manualmente, mas não sei se é suficiente. Hoje quero tentar dar mas inda não consegui ganhar coragem... Tenho um medo terrível das dores.



                      O que tenho feito é dar a maminha esquerda sempre e quando não é suficiente dou leitinho do meu que tinha guardado mas como já acabou, já dei 1x LA.



                      Quanto à pega, eu sei que no início esta não era a melhor, mas agora acho que já é a correcta até porque da mama esquerda não doi nada, só mesmo a direita e que tem um corte enorme! Não é estranho?



                      Beijinhos pra todas

                      Comentar


                      • #12
                        RE: Mamilo até deita sangue, SOCORRO!!!

                        Às vezes eles fazem uma má pega numa mama e não fazem na outra...



                        És de onde?



                        Bjs

                        BABS

                        Comentar


                        • #13
                          RE: Mamilo até deita sangue, SOCORRO!!!

                          Sou de Torre de Moncorvo, distrito de Bragança.

                          Comentar


                          • #14
                            RE: Mamilo até deita sangue, SOCORRO!!!

                            Pois...

                            Estive a ver no mapa dos cantinhos de amamentação e não encontro nenhum na tua zona



                            Tenta passar por um hospital com maternidade para pedires ajuda na correcção da pega...



                            Bjs

                            BABS

                            Comentar


                            • #15
                              RE: Mamilo até deita sangue, SOCORRO!!!

                              Olá,

                              3/4 dias depois de o meu filho nascer passei por algo semelhante. As dores eram horríveis mas felizmente as mais fortes não duraram mais do que 1 dia.

                              Na altura quando iniciava a mamada utilizava uma das técnicas de respiração ensinada nas aulas de pp pois ajudava um bocado.

                              Quando fui fazer o teste do pezinho, quando o bebé tinha 4 dias, pedi ajuda à enfermeira que fez o teste ao bebé. Ela ao ver o meu peito, todo inchado, chamou um médico para me ver. Um dos mamilos estava a começar a gretar e já nem amamentava dessa mama. A enfermeira pediu que amamentasse à sua frente e ajudou-me a corrigir o que fazia de errado. O médico prescreveu-me um antibiótico e tomei ben-u-ron durante 3 dias. Isto passou-se na minha unidade de saúde familiar. Não sei se estás inscrita numa.

                              As dores não desapareceram logo de imediato mas pouco a pouco fui melhorando.

                              Amamento há 3 meses e nunca mais tive problemas.



                              Tem calma, procura ajuda presencial pois penso que essa é a melhor opção, comigo funcionou plenamente.

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X