Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Alterações no sono

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Alterações no sono

    Li em vários sítios que normalmente os bebés amamentados com LM começam a pedir novamente mais leite a meio da noite quando começam a estar preparados para sólidos.

    A minha filha sempre dormiu bem de noite mas agora tem acordado às 3 ou 4 da manhã cheia de fome. Mesmo antes se acordava de noite, mamava um nadinha e dormia. Agora tem mesmo de mamar das 2 mamas.

    Faz 4 meses amanhã. Estará preparada para os sólidos?

    Eu queria manter o LM pelo menos mais 1 mês mas com esta mamada extra tenho dificuldades em tirar leite para fazer stock.
    2 filhotes lindos

  • #2
    RE: Alterações no sono

    olá!

    há quantos dias é que ela tem mamado mais? é que pode estar na fase de crescimento!

    na minha opinião (muito pessoal) se puderes, tenta manter só o teu leitinho até aos 6 meses.

    já viste o tamanho dos orgãozinhos dos bebés que têm que digerir os sólidos?

    tudo de bom

    jokas

    Comentar


    • #3
      RE: Alterações no sono

      Anda assim há mais ou menos uma semana. Já disse aqui no fórum que toda a gente me chateia com as sopas e só o meu marido dá valor ao meu esforço de manter o LM a 100%. Ainda mais agora com a gripe A queria mesmo manter o leitinho para as defesas dela estarem o melhor possível.

      Será um pico de crescimento?
      2 filhotes lindos

      Comentar


      • #4
        RE: Alterações no sono

        É possivelmente um pico de crescimento.

        Lê no blog da BABS e da APPM, elas explicam tudinho:





        "Picos de Crescimento

        O que são picos de crescimento?

        Picos de crescimento são alturas em que o bebé aumenta a sua necessidade de ingestão de leite, ou seja, pede para mamar mais vezes e fica mais agitado. Isto acontece, pois devido ao seu desenvolvimento, o bebé vai precisar de mais alimento, e como o peito não aumenta automaticamente a sua produção, o bebé precisa mamar mais vezes para receber a quantidade de leite que precisa. Esta situação também pode acontecer em alturas em que o bebé aprende coisas novas, como aprender a virar-se, a gatinhar, a andar ou a falar, o leite materno também é alimento para o cérebro!



        Quando é que os bebés têm picos de crescimento?

        As alturas mais comuns de picos de crescimentos são nos primeiros dias do bebé, por volta dos 7-10 dias, 2-3 semanas, 4-6 semanas, 3 meses, 4 meses, 6 meses e 9 meses, é claro que estas são alturas que podem variar de bebé para bebé ou podem acontecer e a mãe nem dar por isso, mas é bom ter uma ideia das alturas aproximadas em que isto pode acontecer. Estes picos podem continuar a ocorrer após o primeiro ano, mas como a criança já come outros alimentos mais regularmente, não são tão fáceis de detectar.



        Quanto tempo dura um pico de crescimento?

        Normalmente duram 2-3 dias, mas podem durar mais. Para que estes picos sejam mais suaves e durem menos tempo, siga os conselhos que apresentamos a seguir.



        O que fazer quando surge um pico de crescimento?

        Deve oferecer-se o peito sempre que o bebé pede, nestas alturas o regime livre torna-se ainda mais importante pois o bebé precisa receber uma maior quantidade de leite, e como não o consegue obter todo de uma só vez, vai precisar mamar mais vezes! Quantas mais vezes o bebé mamar, maior será o estímulo e maior será a produção de leite, só assim o seu corpo se poderá adaptar às novas necessidades do bebé. Não é aconselhável suplementar, pois ao oferecer um suplemento, o bebé não vai estimular o peito tantas vezes e assim a produção não tem a oportunidade de aumentar, e não irá acompanhar o crescimento do bebé.

        Nestas alturas, a mãe que amamenta pode sentir mais fome e mais sede, e deve responder a estes pedidos do seu corpo, pois pode ser necessário para o aumento da produção!

        O contacto pele a pele também pode ser uma ajuda, tanto para acalmar o bebé como para aumentar a produção de leite.



        Traduzido e Adaptado por APPM

        Fonte: http://www.kellymom.com/bf/normal/growth-spurt.html

        Publicada por APPM 0 comentários

        Etiquetas: Como Amamentar, Dificuldades na Amamentação "

        Comentar


        • #5
          RE: Alterações no sono

          Olá, micaela!



          Onde leste essa afirmação de que "normalmente os bebés amamentados com LM começam a pedir novamente mais leite a meio da noite quando começam a estar preparados para sólidos"? Nunca ouvi tal coisa, e acho que não faz muito sentido!

          Os sinais de que o bebé está preparado para começar os alimentos sólidos normalmente são: já se senta, mostra interesse por outras comidas, já perdeu o reflexo de extrusão (este é um reflexo de defesa que consiste na projecção para fora da boca do que se introduz na face anterior da língua do bébé), e é raro o bebé que tem estas condições antes dos 6 meses.



          Tenta que ela beba mais leite final em cada mamada, mantendo-a ao máximo na mama, e alterando as posições!



          Jocas
          Patrícia Paiva
          - Educadora Perinatal
          - Conselheira em Aleitamento Materno
          - Professora Ginástica para Bebés

          BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

          Comentar


          • #6
            RE: Alterações no sono

            Olá Micaela,



            Voltar a mamar de noite é muito normal num bébé de 4M, pode ser um surto de crescimento sim. Durante o dia pede igual ou anda a mamar mais? Ou será que mama menos de dia porque já está na fase de-se-distrair-com-tudo-e-mais-alguma-coisa e à noite tem que compensar com mais 1 mamada?



            O que alguns pediatras afirmam (por ex. o Brazelton) é que quando o bébé aumenta significativamente o nº de mamadas durante todo o dia, num período superior a 1 semana, pode indicar que necessita de outros alimentos para além do LM. Mas esta indicação é para bébés com mais de 4M. Ora, o teu bébé só pediu mais 1 mamada e acabou de fazer 4M...



            Eu comecei a dar papa aos meus filhos antes dos 6M, mas num biberão; foi sempre em finais de Agosto ( são os 3 de Março) e não por achar que já estavam a precisar de complementos mas para estarem mais gorditos no Inverno (é que os meus filhos são todos magros), época sacramental de maleitas, e a 1ª coisa que um bébé faz quando está doente é diminuir drasticamente o apetite; ora, um bébé magro não tem tanta resistência física para passar 2 ou 3 dias a comer mal e simultaneamente combater uma infecção como um mais gordito.



            Fica bem
            Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

            Comentar


            • #7
              RE: Alterações no sono

              micaela24 (01-09-2009)Anda assim há mais ou menos uma semana. Já disse aqui no fórum que toda a gente me chateia com as sopas e só o meu marido dá valor ao meu esforço de manter o LM a 100%. Ainda mais agora com a gripe A queria mesmo manter o leitinho para as defesas dela estarem o melhor possível.



              Será um pico de crescimento?


              ...poix é... é uma chatice quando "toda" a gente quer meter o bedelho... mas se tens o apoio incondicional do teu marido, então não stresses com o que se passa à tua volta (sei que é difícil, mas há-de conseguir... tenta vencer os outros pelo cansaço!)



              como já confirmaram várias mamãs, tudo indica que a bebé está a passar por um surto de crescimento... o meu filhote queria mamar a toda a hora durante uma semanita!

              tenta ter paciência e força, tá?



              qualquer coisa mais, vem cá que nós ajudamos!



              tudo de bom

              matilde

              Comentar


              • #8
                RE: Alterações no sono

                APPM (01-09-2009)Olá, micaela!







                Onde leste essa afirmação de que "normalmente os bebés amamentados com LM começam a pedir novamente mais leite a meio da noite quando começam a estar preparados para sólidos"? Nunca ouvi tal coisa, e acho que não faz muito sentido!



                Os sinais de que o bebé está preparado para começar os alimentos sólidos normalmente são: já se senta, mostra interesse por outras comidas, já perdeu o reflexo de extrusão (este é um reflexo de defesa que consiste na projecção para fora da boca do que se introduz na face anterior da língua do bébé), e é raro o bebé que tem estas condições antes dos 6 meses.







                Tenta que ela beba mais leite final em cada mamada, mantendo-a ao máximo na mama, e alterando as posições!







                Jocas


                Li isso no "Grande Livro do Bebé" do Dr. Mário Cordeiro e noutro sítio que já não me lembro. A pequenita ainda não se senta sozinha, embora falte pouco e já olha com muita atenção para nós quando levamos alguma coisa à boca. Quanto ao reflexo de extrusão, não sei como está mas ela cada vez está mais habituada à colher. Costumo dar-lhe o Biogaia e às vezes já agarra a colher "à dentada" e tudo.



                Como a outra mamã disse, ela mama menos de dia e talvez esteja a compensar de noite. Também com o calor que tem estado, não a censuro, estar ao colo deve ser horrível.



                Uma coisa que acho estranha é que ela no biberão mama muito menos do que na mama. Das poucas vezes que ficou sem mim, mamou apenas cerca de 90 ml, o que acho pouco, considerando que consigo tirar 100 ml só de um peito se estiver muito cheio e ela com fome esvazia-o todo e ainda mama mais do outro lado.



                Bem, a saga continua. Esta noite não foi tão má. Acordou às 5 mas em vez de lhe dar a mama na cama, para ela não adormecer logo, dei-lhe a mama na sala e ela assim mamou tudo o que quis e só depois adormeceu. Lá se aguentou mais tempo depois.

                E continuo com a decisão que tomámos. para esta semana consegui tirar leite por isso é mais uma semana com leitinho da mama a 100%. Para a semana logo se vê.



                Em compensação ela faz hoje 4 meses e a Nestlé já enviou uma papa líquida, uma colher e um copo de para de frutas...
                2 filhotes lindos

                Comentar


                • #9
                  RE: Alterações no sono

                  Olá, Micaela,



                  Eu também tenho os livros do Mário Cordeiro (já passei para o Grande Livro da Criança) e gosto bastante dele, mas acho que temos que ser algo críticas quando lemos livros de pediatra.



                  Ele incentiva a amamentação, mas claramente não a valoriza passado os primeiros tempos. Por exemplo, no Grande Livro da Criança, ele diz que depois dos 12 meses, é raro haver bebés amamentados (está visto que ele nunca veio aqui ao Fórum ) e dá a ideia de que os que há, são fruto de mães que não querem cortar o cordão umbilical.



                  Quanto à alterações dos padrões de sono e alimentação, às vezes, aquilo que parece uma regressão, pode corresponder a um avanço noutras áreas.



                  A minha filha, quando estava quase a fazer 9 meses, teve um ataque de loucura e passou uma semana em que não queria mais nada a não ser mama (sopa nem vê-la, papa comia uma colher e fruta cuspia toda). Fiquei preocupada (ela não estava doente, apenas não queria sólidos), mas a verdade é que ela, pouco tempo depois, começou a gatinhar e nunca mais ninguém a parou.



                  Eu diria que não é caso para te preocupares; quanto ao facto de assim não conseguires tirar leite, na minha opinião, mais vale dares maminha e perderes a oportunidade de tirar do que o contrário.



                  Felicidades!




                  Comentar


                  • #10
                    RE: Alterações no sono

                    Olha, o meu Miguel dormia a noite toda até aos 2 meses. Durante o primeiro mês acordava-o para mamar. No segundo mês a pedi chamou-me louca e mandou-me deixá-lo dormir.



                    Agora mama 3 vezes durante a noite. Adormece por volta das 23h30, mama à 1h, às 4h, ás 7h e às 10h/11h hora a que acorda.



                    E tem quase 5 meses

                    Comentar


                    • #11
                      RE: Alterações no sono

                      Mãeaos30 (03-09-2009)Olá, Micaela,







                      Eu também tenho os livros do Mário Cordeiro (já passei para o Grande Livro da Criança) e gosto bastante dele, mas acho que temos que ser algo críticas quando lemos livros de pediatra.







                      Ele incentiva a amamentação, mas claramente não a valoriza passado os primeiros tempos. Por exemplo, no Grande Livro da Criança, ele diz que depois dos 12 meses, é raro haver bebés amamentados (está visto que ele nunca veio aqui ao Fórum ) e dá a ideia de que os que há, são fruto de mães que não querem cortar o cordão umbilical.







                      Quanto à alterações dos padrões de sono e alimentação, às vezes, aquilo que parece uma regressão, pode corresponder a um avanço noutras áreas.







                      A minha filha, quando estava quase a fazer 9 meses, teve um ataque de loucura e passou uma semana em que não queria mais nada a não ser mama (sopa nem vê-la, papa comia uma colher e fruta cuspia toda). Fiquei preocupada (ela não estava doente, apenas não queria sólidos), mas a verdade é que ela, pouco tempo depois, começou a gatinhar e nunca mais ninguém a parou.







                      Eu diria que não é caso para te preocupares; quanto ao facto de assim não conseguires tirar leite, na minha opinião, mais vale dares maminha e perderes a oportunidade de tirar do que o contrário.







                      Felicidades!


                      Concordo e é o que tenho feito Vá lá que hoje dormiu até às 8 (embora só tenha adormecido ´à 1h30) mas mamou e ainda tirei 50 ml que felizmente não foram precisos. Saí de casa e voltei depois de fazer um julgamento e ela ainda estava a dormir
                      2 filhotes lindos

                      Comentar


                      • #12
                        RE: Alterações no sono

                        Oi,



                        fui confirmar, pois tinha a impressão que já tinha lido um tópico teu a dizer que ias começar a trabalhar em breve e tinha razão!

                        A minha piolha também teve uma altura em que voltou a acordar de noite para mamar na altura em que começou a ir para a creche - além de ter feito isso também num pico de crescimento. Eu fiquei também um bocado preocupada, mas depois ela voltou a dormir a noite toda, foi mesmo por causa da alteração da rotina. Também podes estar a passar pelo mesmo. Custa um bocado, mas vais ver que passa, se for um pico de crescimento então, passa mais rapidamente.

                        Força aí que consegues levar o LM até aos 6 meses.



                        Beijocas,



                        Tânia
                        http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 7

                        Comentar


                        • #13
                          RE: Alterações no sono

                          bom, já tinha pensado que tu, eu e a SuMa deviamos começar um fórum das mamãs desesperadas que têm de voltar ao trabalho :w00t: (estou a dizer isto pq temos aberto tópicos semelhantes, com o regresso ao trabalho, a bomba, etc...) Vejo agora que também podiamos abrir um tópico conjunto sobre as noites mal dormidas...



                          A minha piolha faz 5 meses amanhã... e ainda ontem acordou à 1, às 4:30 e depois às 7 para mamar Não dá para entender, só sei que ela adora mamar de noite.



                          Enfim... era só para te desejar boa sorte! Quanto à bomba... ainda não consegui grandes melhorias, por isso acho que vou introduzir os sólidos amanhã

                          Comentar


                          • #14
                            RE: Alterações no sono

                            [quote]Anita L (07-09-2009)bom, já tinha pensado que tu, eu e a SuMa deviamos começar um fórum das mamãs desesperadas que têm de voltar ao trabalho :w00t: (estou a dizer isto pq temos aberto tópicos semelhantes, com o regresso ao trabalho, a bomba, etc...) Vejo agora que também podiamos abrir um tópico conjunto sobre as noites mal dormidas...

                            A minha piolha faz 5 meses amanhã... e ainda ontem acordou à 1, às 4:30 e depois às 7 para mamar Não dá para entender, só sei que ela adora mamar de noite.



                            Bem, Anita L, tás com muita sorte, isso não é uma noite mal dormida. acordar e amamentar uma média de 5-6 vezes (às vezes 8-10) por noite, isso sim, é uma noite mal dormida. A única razão por que ainda não enlouqueci de vez foi o facto de ainda não estar a trabalhar, apenas porque a empresa está com sérias dificuldades.

                            Ainda para te responder sobre a bomba. Comecei a tirar leite a 18 de Agosto. Só desde há uns 4-5 dias comecei a reparar num ligeiro aumento de leite e maior facilidade em extrair. Nunca stressei com isso, com a pouca quantidade, etc, talvez apenas por causa do atraso no regresso ao trabalho, mas as coisas também levam o seu tempo. Agora é-me muito mais fácil. Basta sentar, pentear a mama e relaxar, que passados uns segundos começa logo a deitar. Nos dias de maior dificuldade experimentei até a extracção manual e olha que resulta! Consegue tirar o que a bomba não tira.



                            Para responder à questão inicial deste tópico, á Micaela 24... podes tomar como exemplo o meu. o facto da minha pequena acordar tantas vezes nada tem a ver com a sua disponibilidade para os sólidos. Começou a prová-los no fim de Agosto, junto aos 6 meses, e até agora, não consegue comer uma refeição completa. Faz caretas, cospe, quase provoca o vómito. Come duas colheritas e desisto, volta á mama.

                            Eles sabem quando estão prontos.

                            BJ

                            Comentar


                            • #15
                              RE: Alterações no sono

                              Ai!!! Se eu tivesse de acordar 8 vezes por noite acho q ficava maluca!!! :w00t: SuMa, grande coragem!



                              Tens razão, comparando assim, as minhas 3 ou 4 vezes, nem é mt...



                              Quanto à bomba, continuo na mesma, não sei explicar. Consigo tirar cerca de 10 ou 20ml no máximo. Ontem até me aconteceu estar a tentar tirar com a bomba (cerca de 1h depois dela mamar, mas nao tinha sequer mamado aquela mama) e nada... só umas gotas. E eu sentia o peito cheio e não saia nada. Não é que q a pquena acorda, pede para mamar e assim que começa a mamar lá começa o leitinho todo a fluir...



                              O que me chateia é que da minha filha mais velha conseguia tirar 100, 150ml entre cada mamada. Agora não sei, é um desespero. Entretanto comecei com a papa ao almoço mas não tem sido fantástico...



                              bj

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X