Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Amamentação e peso

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Amamentação e peso

    Olá mamãs mais experientes...



    o meu bebé já tem 4 meses e desde sempre q é alimentado exclusivamente a LM. Na segunda feira foi pesado... e vimos q em 3 semanas aumentou apenas 80gr!! :w00t: Antes disso a média era de 500gr por mês. O q terá acontecido de repente para aumentar tão pouco de peso em 3 semanas? O meu leite terá mudado? Dizem q não enfraquece, mas como explicar isto? Haverá a hipótese de o bebé ter chegado a um estágio de crescimento em q o LM já não é suficiente? Sei q normalmente isso acontece aos 6 meses, mas sendo q o meu bebé é grandote pode acontecer ter essas necessidades mais cedo?

    Ele está no percentil 75 em comprimento e desceu para o p50 em peso. Costumava estar perto do p75 em peso (um bocadinho abaixo).



    A pediatra recomendou logo o leite de suplemento e a papa 1x por dia feita com esse leite. 1 semana depois, acrescentar a fruta.

    Fiquei em choque com esta quantidade de comida repentina na dieta do meu filho, para além de q a quantidade de LA q ela recomendou é para ser dada antes das mamadas (para q o bebé com fome aceite o novo leite). Quer isto dizer q depois daquela quantidade de LA, q supostamente enche o estômago do bebé, ainda lhe dou LM. E isso é se ainda o aceitar!! Existem 2 resultados possíveis, a meu ver: ele toma o LA e o LM e o estômgao dilata com tanta quantidade de leite, ou ele enche-se com o LA e deixa de mamar do meu leite. Ora não estou satisfeita com nenhuma destas hipóteses!!



    Será q o meu leite está assim tão mau q se possa suprimir da dieta do meu filho assim sem mais nem menos? É verdade q ele não engordou tanto como devia, mas também não me parece ter tido alguma vez fome. Ele aguenta bem 3 ou 4 horas entre mamadas e aguenta entre 9 a 11 horas seguidas sem mamar durante a noite. E é um bebé vivaço e bem disposto. Tem dias é claro, mas será q atribuo os dias de neura à fome? Não me parece... O facto é q ele aceita sempre a mama, quer esteja cheio ou não (parece q é comum em mts bebés). Eu sempre controlei o tempo das mamadas porque ele não me largava o peito sem ser 40 minutos em cada. E sei q ele fica satisfeito com o tempo q o deixo porque aguenta aquele tempo todo. E sempre engordou bem assim... até agora.



    O que acham?



    Já agora, a decisão q tomei foi continuar com o LM sem suplemento, mas introduzir as papas feitas com o LA e a fruta daqui a 1 semanita.

    Acredito q ele aumente de peso assim, mas ver... daqui a 15 dias voltamos a pesá-lo para ver se continuo assim ou faço como a pediatra recomendou.



    Desculpem o testamento...
    ------------------------------------------------------------------------------------

    Em treinos desde Abr/2008

    Positivo a: 05/Set/2008

    Eco das 13 semanas (26/10): aquilo seria uma pilinha??

    Eco das 23 semanas: (03/01/09) Rapazolas confirmado!!

    DPP: 02/Maio/2009




    O nosso filhote nasceu dia 14 de Maio, às 41 semanas + 5 dias, com 3,165Kg e 51,5cm. Comprido e magrito!

    Tem uns papás suuuuuper babados!! :drool:





    Madrilhada:Filipa_Cunha - com o seu Leonardo nos braços!

  • #2
    RE: Amamentação e peso

    Olá...



    Posso fazer umas perguntinhas?





    1 - Pesaste na mesma balança de sempre?

    2 - Já ponderaste pesa-lo novamente dentro de 2 ou 3 dias?

    3 - O teu bebe mostra sinais de fome?

    4 - xixis abundantes?

    5 - Fontanela... como está? normal, encovada?

    6 - Conheces as papas não lacteas?



    Bjs

    BABS

    Comentar


    • #3
      RE: Amamentação e peso

      Olá Rina



      Quando li este post só me ocorreu: UOUUUU.... que avalanche de comida o pediatra recomendou! Parece uma medida de emergência para engordar franganitos.... (não me leves a mal)

      Realmente sugiro que prestes atenção e respondas a todas as questões que a BABS colocou.

      Depois, não duvides do teu leite. Alguma coisa mudou, sim, mas eu também estou inclinada para factores externos, como a mudança de balança, algum erro no apontamento do peso na última vez, sei lá...

      Apenas sugeria não controlares o tempo entre mamadas, ou reduzi-lo. O ideal era mesmo ofereceres mais vezes, ou tantas quantas ele quiser. E só depois de respondidas as questões e fazeres isto, daqui a 2 ou 3 dias pesa-lo... E só então, se não resultar, ponderar a introdução de outros alimentos.

      BJ

      Comentar


      • #4
        RE: Amamentação e peso

        Olá Rina,



        quando a minha filhota tinha 3 meses aconteceu uma coisa semelhante: de repente, e após bons aumentos de peso com alimentação exclusiva de LM, a balança acusou um aumento de peso irrisório, sem terem existidos mudanças importantes na quantidade do meu leite nem no apetite da bebé. Fiquei logo em stress, claro.



        A pediatra aconselhou-me então a tomar atenção à quantidade de leite que ela bolsava. Fiz o que ela disse e verifiquei que após a mamada, qdo a colocava numa posição mais horizontal, ela bolsava muito leite. A pediatra disse que se tratava de uma situação de refluxo, que se deve à imaturidade do sistema digestivo. Poderia ser passageiro, e passar ao fim de 2 meses ou ser crónico e manter-se por mais tempo e requerer outros cuidados.

        De qualquer maneira, e para numa tentativa de manter a exclusividade do LM, a pediatra disse-me que após as mamadas deveria mantê-la ao meu colo numa posição vertical, pelo menos 25-30 min. Nessa semana não fiz mais nada... Andava sempre com a minha menina ao colo, a andar pela casa

        Mas ao fim de uma semana o aumento de peso voltou ao normal! Esta rotina manteve-se durante mais 2 meses (com pesagens semanais para maior controlo do problema), sempre exclusivamente com LM e com ela a crescer a olhos vistos. Por volta dos 5 meses o refluxo parou e consegui manter a exclusividade do LM até aos 12 meses.



        Esta foi a minha experência, espero que ajude



        Bjinhos

        Sara






        Comentar


        • #5
          RE: Amamentação e peso

          Ola Rina.



          Deves mesmo ter em conta as perguntas que a Babs te fez...

          Não introduzas já as refeições que a pediatra te indicou assim de 'froxes'...Principalmente a papa, opta por uma feita com água...



          Comigo anconteceu algo parecido.

          Um dia, quando fomos ao peso (iamos de 15 em 15 dias), tinha o meu bebe ai 3 meses, +ou-, qual o meu espanto quando ele tinha PERDIDO PESO! Fiquei assustada....:w00t:

          Mas a enfermeira, sabendo ela que ele tinha sempre um aumento de peso excepcional, limitou-se a fazer algumas perguntas, de comportamento, cócós em demasia, etc....nao havia alterções...a unica coisa que tnha acontecido de diferente tinha sido uma vacina que lhe provocou alguma febre.

          Assim, combinámos, aguardar mais uma semana, e lá pesar de novo, antes de tomar uma decisão precipitada. Assim foi, e na semana seguinte, o meu bebe tinha voltado a aumentar...

          Hoje tem 6 meses e meio, e so introduzimos os solidos agora a 15 dias. Papas, só lácteas(feitas com água), mas ele ate nem gosta. Entao come sopa, e á 2 dias fruta de sobremesa (só ao almoço)



          Não stresses, e continua a amamentar, ate para estimular a produção de leite...

          Bjocas
          http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 29






          >

          Comentar


          • #6
            RE: Amamentação e peso

            Só queria acrescentar que, melhor do que papas feitas com água, (porque já têm LA incluído na sua composição), são as papas que se podem fazer o leite materno.

            BJ

            Comentar


            • #7
              RE: Amamentação e peso

              BABS (24-09-2009)Olá...



              Posso fazer umas perguntinhas?



              1 - Pesaste na mesma balança de sempre?

              2 - Já ponderaste pesa-lo novamente dentro de 2 ou 3 dias?

              3 - O teu bebe mostra sinais de fome?

              4 - xixis abundantes?

              5 - Fontanela... como está? normal, encovada?

              6 - Conheces as papas não lacteas?



              Bjs



              BABS
              Oi meninas, antes de mais nada obrigada pelas respostas!

              Devo dizer desde já q comecei com as papas há 2 dias, ontem ele comeu 90ml (até comia mais mas n lhe quis dar) de papas não lácteas feitas com o leite do suplemento (as papas são Milupa 1ª papa e o leite é o NAN 1). Hoje ele passou uma noite horrível cheio de dores e sempre a acordar de 2 em 2 horas. Foi extenuante, especialmente porque ele sempre dormiu bem as noites e raramente teve cólicas (algumas nas 2 primeiras semanas).



              Por favor, respondam-me a este pergunta: a seguir aos 90ml d papa, dei-lhe 1 peito para ter a certeza q ele ficava satisfeito. Ele adormeceu profundamente depois de mamar esse e não lhe dei o outro. Fiz bem? Faz mal dar peito depois das papas feitas com leite artificial?



              BABS, vou responder às tuas perguntas:

              1 - foi em duas balanças diferentes, mas no mesmo consultório. Foi lá sempre q pesámos o bebé e sempre esteve tudo bem.

              2 - ponderei pesá-lo dentro de 15 dias. É q essas balanças ficam longe... são na pediatra q escolhemos. Se ele mostrasse sinais de emagrecimento, iria lá antes.

              3 - ele nunca diz não ao peito... mas sei q ele fica satisfeito por aguentar aquele tempo sem mamar e sem refilar. Quando ele refila antes não costumo atribuir a fome, consigo sempre q ele se acalme de outras formas.

              4 - os xixis costumam ser abundantes, se calhar uma vez ou outra menos (no espaço de 3 ou 4 horas) mas normalmente são-no.

              5 - a fontanela costuma variar entre encovada e normal.

              6 - as papas não lácteas são as da Milupa. Conheço o nome, não sei se são as melhores para o bebé (a pediatra não especificou).



              Será q posso voltar atrás no início das papas e deixar de lhas dar? Ou dar mt pouco e amamentar o resto do tempo?

              Já pensei em dar-lhas na mesma, mas com o meu leite retirado com a bomba. Ontem experimentei-a pela 1ª vez mas só consegui retirar 80 ml. Se calhar para uma papinha era suficiente, ou não? E depois dava-lhe a outra maminha...



              Olhem, não sei... estou perdida. Se por um lado quero acreditar q o não aumento de peso não seja assim tão significativo e q lhe dando mais mama durante mais tempo de mamada (pra ter a certeza q chega ao tal leite gordo) ele recupere o peso, por outro tenho medo de estar a arriscar e ele perca peso...

              é horrível ter a sensação q procedi mal com o bebé em iniciar as papas e ainda por cima ele ter passado mal a noite... ainda pior me sinto.
              ------------------------------------------------------------------------------------

              Em treinos desde Abr/2008

              Positivo a: 05/Set/2008

              Eco das 13 semanas (26/10): aquilo seria uma pilinha??

              Eco das 23 semanas: (03/01/09) Rapazolas confirmado!!

              DPP: 02/Maio/2009




              O nosso filhote nasceu dia 14 de Maio, às 41 semanas + 5 dias, com 3,165Kg e 51,5cm. Comprido e magrito!

              Tem uns papás suuuuuper babados!! :drool:





              Madrilhada:Filipa_Cunha - com o seu Leonardo nos braços!

              Comentar


              • #8
                RE: Amamentação e peso

                Olá Rina



                Não sou conselheira de aleitamento materno, como a BABS, por isso estava à espera que ela desse a opinião sobre o teu caso, mas sabes o que me está a parecer? Que o erro destas semanas tem sido o facto de lhe controlares as mamadas...

                Sabes que às vezes os bebés precisam de mais, outras menos quantidades de leite, mais ou menos vezes. Ora, no teu ponto 3, depreendes que ele não tem fome, e tentas distraí-lo de outras formas. Mas pensar que um bebé deve ter horários de mamar é errado. Espreita aqui a chamada livre demanda http://mamaraopeito.blogspot.com/200...realmente.html. Outras vezes atravessam picos de crescimento, vê aqui http://mamaraopeito.blogspot.com/200...escimento.html e precisam que lhes seja oferecida a mama mais vezes.



                Outra coisa é a mudança de balança. Um destes dias o pediatra da minha pipoca disse que as balanças podem ter até 200 gr de diferença! É claro que se até agora tudo correu bem, provavelmente não será essa a causa, mas tenta que nas próximas vezes seja a mesma balança.



                Quanto à papa, se é teu objectivo amamentar em exclusivo até aos seus meses, se calhar experimentava primeiro a livre demanda para ver a evolução. Iria pesa-lo daqui a dias, mas retirava as papas e LA, e ficava novamente só com maminha.



                Parece que o teu bebé anda cheio de fome, pois não recusou nada, mas não lhe caíram muito bem a papa e logo com Leite Artificial... para te responder, não fará mal, em princípio dares a mama depois de papa com LA, mas o ideal, e tendo leite, é dares mesmo só maminha, e em último recurso dares primeiro maminha e depois sólidos, que é o que se deve fazer quando se introduzem os alimentos aos seis meses. Por outro lado, quando isso acontece, não precisas de usar LA na papa, mas sim faze-la com o teu leite...



                Para terminar, não fiques com a sensação que procedeste mal com o bebé. Todas queremos o melhor para os nossos filhos. Ainda bem que vieste postar sobre as tuas dúvidas. Assim, conseguirás o aconselhamento mais correcto com as conselheiras, neste caso a BABS. Às vezes os pediatras não avaliam todos os factores e tendem logo a introduzir LA ou sólidos aos 4 meses por falta de informação.

                Deixo-te apenas a minha opinião, mas certamente terás melhores respostas com a BABS,

                BJ

                Comentar


                • #9
                  RE: Amamentação e peso

                  Obrigada SuMa, vou voltar ao aleitamento exclusivo e vou deixar o bebé o tempo q quiser em cada mama. Só o retiro qdo vejo q adormeceu e já n suga nada há muito tempo. É bem possível q a seguir as recomendações da pediatra sobre o tempo entre mamadas e o tempo de cada mamada tenha ignorado alguns sinais de fome do bebé mais cedo. Ele andava a engordar mesmo mt bem, e continuou a engordar bem mesmo dps de eu começar a controlar-lhe o tempo. Mas se calhar este mês ele esteve num daqueles picos de crescimento (ele evoluíu mt em termos cognitivos e motores nesta idade) e não o alimentei o suficiente. Pode bem ser por isso o pouco ganho de peso... E via muitas vezes a moleirinha para baixo, mas como ele aparentava estar mt bem nem associei à possibilidade de ter fome.



                  Já agora, as balanças são duas diferentes mas estão no mesmo consultório. Uma está na sala da pediatra e a outra está numa sala ao lado para irmos lá de propósito pesar o bebé Elas estão reguladas da mesma forma, tenho a certeza q eles não iriam descuidar uma coisa dessas...
                  ------------------------------------------------------------------------------------

                  Em treinos desde Abr/2008

                  Positivo a: 05/Set/2008

                  Eco das 13 semanas (26/10): aquilo seria uma pilinha??

                  Eco das 23 semanas: (03/01/09) Rapazolas confirmado!!

                  DPP: 02/Maio/2009




                  O nosso filhote nasceu dia 14 de Maio, às 41 semanas + 5 dias, com 3,165Kg e 51,5cm. Comprido e magrito!

                  Tem uns papás suuuuuper babados!! :drool:





                  Madrilhada:Filipa_Cunha - com o seu Leonardo nos braços!

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Amamentação e peso

                    Rina,

                    desculpa so ter vindo agora...



                    Pelo que descreves existem algumas coisas que podes fazer para te certificares que ele aumenta de peso...



                    1º - Livre demanda (como te disse a SuMa)... oferece várias vezes ao dia... lembra-te que mama, para além de alimento para saciar a fome, é também liquido para saciar a sede... para além de tantas outras coisas...



                    2º - Pesa-a amanhã... numa balança que tu tenhas a certeza que está calibrada e que estará acessível daqui a uma semana



                    3º - Não introduzas ja as papas, e espera este compasso, para poderes tomar as decisões baseadas em factos e não em permissas...



                    As balanças diferentes podem estar calibradas e dentro do mesmo gabinete, mas mesmo assim darem valores diferentes... estamos a falar de gramas... e em muitas balançsa uma diferença de 150gr é o suficiente para induzir uma mãe em erro...

                    Além disso é importante teres em conta que o aumento de peso nesta fase, é mais lento...



                    Desculpa não escrever mais, mas tenho o meu filhote completamente deitado em cima do meu braço...



                    se precisares de mais alguma coisa, diz

                    Bjinhos

                    BABS

                    Comentar


                    • #11
                      RE: Amamentação e peso

                      Tenho q achar tal balança... ainda n sei onde. :?



                      Hoje dei mais vezes o peito ao bebé... não sei se foi das papas de ontem ou do leite, mas hoje já o senti mais pesado!:w00t: É possível uma evolução dessas num dia? Claro q pra ter a certeza só pesando...



                      1- Então nesta fase é normal eles abrandarem o aumento de peso?

                      2- Devo dar-lhe mama sempre q ele choraminhar e mostrar interesse no peito quando está ao meu colo?

                      3- Se ele adormecer a mamar dps de um belo tempo na maminha e chorar quando o levanto para arrotar (acordando-o), devo voltar a meter ou ele só chora por ter sido acordado?

                      4- Se lhe der mama mais vezes aumentarei a minha produção e ele acaba por aumentar de peso, mesmo q não seja imediatamente?

                      5- Se ele estiver bem disposto e atento significa q está a ser bem alimentado?

                      6- Porque é q ele por vezes pode chorar quando está na mama e a larga? Hoje acontecia muito ele largar, chorar, pegar de novo, largar e chorar... Era um bocado desesperante. Mudei-o de mama, ele acalmou e mamou bem. Depois meti-o de novo na anterior para acabar de esvaziar.

                      7- é verdade q cocós verdes e viscosos significam q o bebé não andava a mamar o "gordo" no nosso leite? Ele andava com esses cocós há bem pouco tempo...



                      Agora q me lembro ele ultimamente andava mtas vezes com a moleirinha em baixo... agora vou estar mais atenta a isso. Hoje nunca teve! Até senti a diferença quando lhe fazia festas na cabecita... estava demasiado habituada a sentir o abaulado naquela zona.
                      ------------------------------------------------------------------------------------

                      Em treinos desde Abr/2008

                      Positivo a: 05/Set/2008

                      Eco das 13 semanas (26/10): aquilo seria uma pilinha??

                      Eco das 23 semanas: (03/01/09) Rapazolas confirmado!!

                      DPP: 02/Maio/2009




                      O nosso filhote nasceu dia 14 de Maio, às 41 semanas + 5 dias, com 3,165Kg e 51,5cm. Comprido e magrito!

                      Tem uns papás suuuuuper babados!! :drool:





                      Madrilhada:Filipa_Cunha - com o seu Leonardo nos braços!

                      Comentar


                      • #12
                        RE: Amamentação e peso

                        Olá Rina...



                        Não precisas de fazer grande viagem para isso...

                        Basta que vás à mesma balança na pediatra, e que te certifique ao fim de uma semana tens acesso à mesma!



                        Respondendo às tuas questões:



                        1- Então nesta fase é normal eles abrandarem o aumento de peso?

                        É perfeitamente normal...

                        A partir do 4º mês de vida o aumento semanal médio já não é entre 113 a 227 g, mas sim 85 a 142 g vê a tabela

                        Idade do bebé - Aumento médio peso por semana

                        - até ao 3º ou 4º mês de vida - 113 a 227 g/semana

                        - entre o 4º e o 6º mês de vida - 85 a 142 g/semana

                        - entre o 6º e o 12º mês de vida - 42 a 85 g/semana



                        Aliás... se reparares no livrinho de saúde do bebé, verás que a curva começa a estabilizar...





                        2- Devo dar-lhe mama sempre q ele choraminhar e mostrar interesse no peito quando está ao meu colo?

                        Sim, se ele mostrar interesse, pode ser apenas miminho, mas também pode ser sede ou fome... a melhor forma mesmo é ser ele a controlar os 3 factores essenciais da amamentação: Tempo que está a mamar (seja 10 minutos, seja 1 hora), se mama de 1 ou 2 mamas, e o tempo entre mamadas (pode ser 3 horas, mas também pode ser 1h ou 2h... ou então 4 h ou 5h...)

                        A única forma de saberes se ele quer mesmo maminha ou não, é oferecendo e vendo se ele aceita...





                        3- Se ele adormecer a mamar dps de um belo tempo na maminha e chorar quando o levanto para arrotar (acordando-o), devo voltar a meter ou ele só chora por ter sido acordado?


                        Eles não vêm com livros de instruções, e por isso não te consigo dizer que sempre que isso acontece é fome ou outra coisa...

                        Mas repara... se ele adormece na mama, porque tentas que ele arrote?

                        Bebés amamentados em exclusivo não precisam de arrotar sempre...

                        Podes experimentar deita-lo quando ele adormece... sem o colocar a arrotar...



                        4- Se lhe der mama mais vezes aumentarei a minha produção e ele acaba por aumentar de peso, mesmo q não seja imediatamente?


                        A amamentação baseia-se na lei da oferta e da procura...quanto mais deres de mamar, mais leite vais produzir...

                        Ele aumentará de peso conforme o leite que mamar...

                        É verdade que ele não vai aumentar de peso em 2 dias... tens que lhe dar algum tempo, mas nesse tempo tens que oferecer frequentemente a maminha para te certificares que ele recebe todo o leite que precisa...



                        5- Se ele estiver bem disposto e atento significa q está a ser bem alimentado?


                        Estar bem disposto e alerta, é um dos sinais de que o bebé está bem... mas não pode ser o único factor de avaliação...

                        O aumento ponderal (aumento de peso), é o factor mais importante, mas também este não deve ser avaliado isoladamente...

                        Tens também a quantidade de xixis (bebé bem hidratado, fz muito xixi...) e a moleirinha (encovada pode indicar desidratação do bebé...)



                        6- Porque é q ele por vezes pode chorar quando está na mama e a larga? Hoje acontecia muito ele largar, chorar, pegar de novo, largar e chorar... Era um bocado desesperante. Mudei-o de mama, ele acalmou e mamou bem. Depois meti-o de novo na anterior para acabar de esvaziar.

                        Ás vezes pode ser porque o leite não está a sair à velocidade que ele desejaria... outras vezes pode ser, porque quer passar para a outra maminha, e pode querer simplesmente mudar de posição...

                        Fazes muito bem em mudares de mama, para perceberes o que se passa... e depois voltas à 1ª para ele mamar mais do leite final...

                        O importante é que ele consiga esvaziar uma mama, o suficiente para chegar ao leite mais calórico, mas isto é tão dificil de calcular, que o melhor mesmo é seguir o "comando" dele...



                        7- é verdade q cocós verdes e viscosos significam q o bebé não andava a mamar o "gordo" no nosso leite? Ele andava com esses cocós há bem pouco tempo...


                        Sabes que explicado por escrito, podemos cometer erros de interpretação, e eu n~sei ao certo o que significa "verde viscoso"...

                        Costumo utilizar o termo "verde espumoso", e não sei se quererá dizer o mesmo que tu...

                        O "verde espumoso", significa exactamente o contrário... que o bebé está a receber mais leite inicial do que final... o leite inicial, para além de menos calórico é mais rico em lactose, e em excesso cria algum desconforto no bebé (cólicas, cocós espumosos...)

                        Receber mais o leite inicial do que final é uma das razões para os bebés aumentarem menos de peso...

                        Tenta certificares-te que ele mama pelo menos uma mamoca inteira...

                        Se ele chorar como falavas no ponto 6, tenta mudar de posição mas na mesma mama (por exemplo, bola de rugby), pois às vezes basta isso...

                        Podes também coloca-lo para arrotar e voltar à mesma mama...



                        Espero ter ajudado...

                        Mas lembra-te... ouvires o que o teu filhote pede, dares maminha sempre que ele te dá a entender que quer...

                        Pesa-o amanhã (hoje... porque já são 3h30 da manhã... é o que dá ter adormecido no sofá e acordar toda torta), e depois dá mais uns dias (1 semana sensivelmente) e pesa-o outra vez...



                        Bjinhos grandes

                        BABS

                        Comentar


                        • #13
                          RE: Amamentação e peso

                          Rina: no meio de todas as tuas dúvidas e sintomas, só não compreendo como é que a pediatra não reparou na fontanela ou não fez comentários acerca disso. Era suposto ter visto e ter-te incentivado a dar mais maminha. Já nem falo no facto de ter partido logo para a introdução de alimentos... isso é o que mais vemos por aí...

                          Vais ver que a partir de agora vai voltar tudo ao normal. Oferece sempre, ele é que manda!

                          BJ

                          Comentar


                          • #14
                            RE: Amamentação e peso

                            BABS, obrigada pela tua resposta. O não aumento de peso pode mesmo ter sido de ele estar a mamar menos do q devia. O esquema q eu usei costumava funcionar, tal como disse ele andava a engordar 500gr por mês, mais ou menos. De repente em 3 semanas foram só 80gr, por isso algo realmente deixou de funcionar. Vou seguir as tuas instruções.



                            Só umas pequenas coisas:

                            tenho q encontrar outra balança, porque a pediatra fica muito longe (escolhemos uma q fica longe da nossa cidade) e fora isso não está aberta aos fins de semana. Vou ver onde posso pesar o bebé mais perto d casa.



                            Eu levanto sempre o bebé para arrotar quer esteja a dormir ou não, porque é um hábito q tenho desde q nasceu. Disseram-me q podia fazer a diferença para evitar as cólicas e o certo é q ele nunca teve nada de especial e normalmente ele solta sempre um arroto dps de mamar. Além disso houve uma ou duas vezes q o deitei sem q ele arrotasse e dali a uns 10 minutos acorda a chorar com mau-estar. Aí pego nele, meto-o a arrotar de novo e lá sai um bem audível.



                            Quanto ao cocó, não usei bem a palavra... viscoso pode ser muita coisa. Talvez explique melhor se usar o termo "ranhoca". :P
                            ------------------------------------------------------------------------------------

                            Em treinos desde Abr/2008

                            Positivo a: 05/Set/2008

                            Eco das 13 semanas (26/10): aquilo seria uma pilinha??

                            Eco das 23 semanas: (03/01/09) Rapazolas confirmado!!

                            DPP: 02/Maio/2009




                            O nosso filhote nasceu dia 14 de Maio, às 41 semanas + 5 dias, com 3,165Kg e 51,5cm. Comprido e magrito!

                            Tem uns papás suuuuuper babados!! :drool:





                            Madrilhada:Filipa_Cunha - com o seu Leonardo nos braços!

                            Comentar


                            • #15
                              RE: Amamentação e peso

                              Olá Rina. Tenho andado um pouco ausente porque tenho tido muito trabalho e só hoje vi o teu post.

                              Podes pesá-lo na farmácia Rosa, a balança é calibrada de cada vez que é usada. Se quiseres combinar segunda ou terça à tarde diz e vou lá contigo. Costumo ir la com o Gabriel porque é a minha amiga que o pesa.

                              E acho que não precisas ficar muito preocupada, não nos podemos esquecer que às vezes eles crescem mais em comprimento e menos em peso.

                              Beijinhos

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X