Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Duvidas... arrotos, soluços e congestionamento nasal

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Duvidas... arrotos, soluços e congestionamento nasal

    O meu bebe de um mes ressona muito, penso que estará entupido. o que devo utilizar para descongestionar o seu narizinho... há no mercado uns descongestionadores, mas o narizinho dele é tão pequenino... e não serão muito agressivos?



    além disso o meu bebe leva muito tempo a arrotar e muitas vezes até se deixa dormir... sem arrotar, penso que será perigoso... por isso deito-o de lado... o que eu pergunto é que será melhor acordá-lo para arrotar e esperar sp de modo a arrotar?



  • #2
    RE: Duvidas... arrotos, soluços e congestionamento nasal

    olá,mete soro fisiológico,aqueles doses individuais,tem a ponta fininha,podes meter varias vezes ao dia,podes não,deves meter mesmo,especialmente antes de dormir e de mamar,quanto ao arrotar,mantem ele posição vertival mesmo a dormir e espera uns minutos,da tb umas palmadinhas ao de leve nas costinhas,ás vezes ajuda ao arroto







    boa sorte



    bjs




    o meu pukanino mai lindo :hehe::P

    o nosso blogue:http://eueomeupukanino.blogspot.com/

    Comentar


    • #3
      RE: Duvidas... arrotos, soluços e congestionamento nasal

      Olá!



      O meu bebé quando tinha 1 mês, também ficou constipadito e cheguei a ir ao pediátrico com ele. A única coisa que aconselham é por soro no narizito. A primeira enfª com quem eu falei (que devia ser maluquinha) disse-me para esguichar :w00t: soro para o narizinho - "mas é para esguichar mesmo"! Claro que não fiz nada disso, fui pondo, várias vezes ao dia, 3 gotinhas de cada vez - na altura até usei uma seringa. Ainda hoje de vez em quando o faço para limpar! Como ele não se queixa... Em relação aos aspiradores da ranhoca, tenho um de borracha que faz forma de balão que se aperta e introduz-se uma pontinha também molezinha no nariz e descomprime-se para sugar as secreções. Sinceramente, para mim é um bocado difícil usar aquilo porque ele não gosta. Por várias vezes, chegava a puxar com a boca, pois tinha mais sensibilidade da força que estava a fazer

      Em relação ao arrotar, o meu Daniel também não arrota quase nunca de noite mas sinceramente, nunca me preocupei muito, e nunca houve nenhum problema... Durante o dia é que se não arrotar bolsa, porque naturalmente mexe-se mais e provoca o refluxo do leitinho...

      Para os soluços não há nada a fazer, a não ser esperar que passe! O meu até nem fica muito irritado porque é mesmo muito calmo, mas é desesperante para mim. Olha, faço-lhe umas festinhas na barriga!



      Boa sorte e as melhoras para o teu menino!

      Beijinhos,

      Celina e Daniel





      O meu Bugs Bunny nasceu dia 22 de Agosto de 2009, às 23h52, com 4,300 Kg e 51,5 cm.

      Comentar


      • #4
        RE: Duvidas... arrotos, soluços e congestionamento nasal

        Sobre o nariz, também notas que ele tem dificuldade a mamar com o nariz entupido? Ou apenas faz esse ressonar? Se for ambas deve ser mesmo nariz entupido. Alem do soro também podes levantar ligeiramente a cabeceira da cama. Há umas almofadas triangulares próprias para colocar sob ou sobre o colchão mas eu pessoalmente ate prefiro umas latas de milho debaixo das pernas da cama, na cabeceira. Se apenas notas o ressonar será melhor numa das consultas perguntar ao médico o que acha.

        Sobre o arrotar a minha piolha também era igual. Depois de me fartar de esperar com ela em pé, resultava deita-la alguns segundos de costas e tornar a levantar. Fazia isto ate 3 vezes. Por acaso descobri que outras mães também o faziam. Se não resultasse deitava-a assim mesmo. Passados uns minutos ela mostrava-se inquieta e bastava levanta-la um pouco. Em todo o caso sabes que apesar de deitados de barriga para cima, a sua cabeça deve estar virada para um dos lados. É o seu meio de defesa em caso de vómito. Mas também há bebes que não precisam de arrotar...

        Quanto aos soluços são comuns quando eles demoram muito a arrotar. Faz-lhe festinhas ou oferece a mama. Mas não há muito a fazer.

        Bj





        [/quote]

        Comentar


        • #5
          RE: Duvidas... arrotos, soluços e congestionamento nasal

          almerinda (21-11-2009)O meu bebe de um mes ressona muito, penso que estará entupido. o que devo utilizar para descongestionar o seu narizinho... há no mercado uns descongestionadores, mas o narizinho dele é tão pequenino... e não serão muito agressivos?

          além disso o meu bebe leva muito tempo a arrotar e muitas vezes até se deixa dormir... sem arrotar, penso que será perigoso... por isso deito-o de lado... o que eu pergunto é que será melhor acordá-lo para arrotar e esperar sp de modo a arrotar?


          Olá Almerinda,



          Se o teu bébé ressona muito e dado que tem 1M, acho que devia ser visto. Ele pode-se atrapalhar durante o sono e fazer apneia, o que não é nada "aconselhável". Por outro lado, interessa saber de onde vem o ronco, nariz, garganta ou brônquios? E se fica aflito com o entupimento.



          Não tens agora a consulta mensal? Ou já foi?



          Todavia, para lhe aliviar a respiração, podes pôr soro no nariz, e correndo o risco de a Celina me chamar maluquinha , podes pôr meio tubo em cada narina, esguichando, várias vezes ao dia e antes de dormir, o objectivo é limpar, fazer escorrer a mucosidade do nariz, e evitar que virus e bactérias se "instalem" nesse ambiente tão "simpático" para eles. Os bébés podem-se atrapalhar um pouco, mas passa logo. Também podes fazer vapores na casa de banho durante 15 min. A aspiração nasal também ajuda, sem abusar, porque irrita o tecido mucoso do nariz, o que provoca ainda mais ranhoca.

          Elevar o colchão, junto à cabeceira.



          Para arrotar:



          Depois de mamar, pões o bébé, por ex., em cima das tuas pernas, com a cabeça mais alta do que os pés, durante alguns minutos. Em seguida, experimentas as seguintes alternativas:



          - sentá-lo ao teu colo ligeiramente inclinado para a frente, fazendo cadeirinha e amparando a cabeça e o dorso, ie, uma mão na barriga para ele não cair para a frente e a outra a segurá-lo pelo queixo ou bochechas;

          - estando deitado, rodá-lo da esquerda para a direita e vice-versa quase em câmara lenta, e depois levantá-lo no colo;

          - simplesmente levantá-lo no colo.

          - deitá-lo de barriga para baixo, pondo a cabeça para o lado.



          Se não arrotar passados 10 min., não te preocupes, os bébés de mama não têm que arrotar sempre. E só deverá haver mais cuidado, se ele tiver muitas cólicas.



          Bjs e as melhoras
          Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

          Comentar


          • #6
            RE: Duvidas... arrotos, soluços e congestionamento nasal

            Muito obrigada, amigas mamãs... quanto à consulta mensal, tenho marcada para a semana e falarei com o pediatra sobre o assunto concerteza... mas penso que o soro fisiológico pode fazer efeito, uma vez que os roncos são mesmo do narizito, já que a mamar tb parece um pouco ofegante, mas até não parece mto preocupado!

            Comentar


            • #7
              RE: Duvidas... arrotos, soluços e congestionamento nasal

              Olá,



              A minha bebé no início (menos de um mês) também andou um pouco entupida, apesar de não ressonar. Após falar com as enfermeiras e o pediatra aconselharam-me a colocar soro, mas não umas gotinhas... É mesmo para "esguinchar", logo em seguida aspiras. Não é perigoso e é super eficiente. Ficam a respirar lindamente.



              Na altura também fiquei "assustada" de colocar tanto soro no nariz, por isso pedi ajuda a uma amiga minha que tem uma filhota mais velha, e consequentemente mais prática. Fabuloso, sai a porcaria toda e eles ficam a respirar lindamente. É certo que não gostam...



              Quanto aos arrotos, vai tentando com o bebé na vertical e uma palmadinhas bem leves... A minha Maria Inês também nem sempre arrotava e o que é certo é que nunca vomitou/bolsou, nem ficou mal disposta.



              Espero ter ajudado.



              Muitas felicidades e parabéns.



              Rubia

              Comentar


              • #8
                RE: Duvidas... arrotos, soluços e congestionamento nasal

                o meu filho tem tres meses e desde 1 mes que tem sempre o nariz tapado, os médicos dizem para lhe meter soro em esguincho, para não ter medo...e é isso que faço e logo de seguida aspiro com o narinel...já comprei um aspirador electrico mas devolvi era uma porcaria, não aspirava nada e fazia um barulhão! uma coisa que aprendi e acho que resulta melhor é aquecer um bocadinho o soro antes de intruduzir no nariz, o bebé não chora e penso que as secressoes saem melhor.

                bjs



                Comentar


                • #9
                  RE: Duvidas... arrotos, soluços e congestionamento nasal

                  Olá querida Almerinda,



                  Aconselho-te as monodoses de soro fisiológico para o congestionamento nasal e, sim, é importante o bebé, antes de adormecer, arrotar. Sabes, por vezes ficava cerca de 30minutos para que a Joana desse um arroto mínimo!

                  Beijinhos,



                  Sofia,

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Duvidas... arrotos, soluços e congestionamento nasal

                    Olá

                    ´



                    Concordo com tudo o que a Maria Verde disse. Quanto aos soro tens mesmo que esguichar para que as secreções saiam (se for esse o problema).



                    Um truque que me ensinaram no hospital é deitar o bebé de lado e esguichar para a narina que fica em cima

                    Por exemplo, deitas o bebé para o lado esquerdo no teu colo e esguichas para a narina direita. Se houver secreções saem pela outra narina e eles não se "atrapalham".



                    Beijinhos
                    [hr]\"Eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo\" Raul Seixas

                    Comentar


                    • #11
                      RE: Duvidas... arrotos, soluços e congestionamento nasal

                      Olá



                      Podes usar soro fisiológico e recorrer ao aspirador narhinel. Resulta muito bem. Caso suspeites de envolvimento dos brônquios, é melhor ser observado pelo pediatra.



                      As melhoras



                      Rita

                      Comentar


                      • #12
                        RE: Duvidas... arrotos, soluços e congestionamento nasal

                        almerinda (21-11-2009)

                        além disso o meu bebe leva muito tempo a arrotar e muitas vezes até se deixa dormir... sem arrotar, penso que será perigoso... por isso deito-o de lado... o que eu pergunto é que será melhor acordá-lo para arrotar e esperar sp de modo a arrotar?


                        Se o teu bebé mama em exclusivo, não precisa de arrotar, se não demonstrar vontade!



                        Bjinhos

                        BABS

                        Comentar


                        • #13
                          RE: Duvidas... arrotos, soluços e congestionamento nasal

                          BABS (10-12-2009)
                          almerinda (21-11-2009)



                          além disso o meu bebe leva muito tempo a arrotar e muitas vezes até se deixa dormir... sem arrotar, penso que será perigoso... por isso deito-o de lado... o que eu pergunto é que será melhor acordá-lo para arrotar e esperar sp de modo a arrotar?






                          Se o teu bebé mama em exclusivo, não precisa de arrotar, se não demonstrar vontade!







                          Bjinhos



                          BABS


                          Nem mais. Eu andava toda stressada com isso até chegar à conclusão que ela não precisava. Por descargo de consciência punha-a na vertical ao colo durante uns 10/15 minutos, a conselho do médico.

                          Agora quando quer arrotar, e já é assim há uns meses, ela própria esperneia na mama até eu a levantar e arrota sozinha.
                          2 filhotes lindos

                          Comentar


                          • #14
                            RE: Duvidas... arrotos, soluços e congestionamento nasal

                            Olá



                            era mesmo isso que eu ia dizer Exagera-se muito com a necessidade de arrotar, mas um bebé que faça uma boa pega na mama pode não precisar



                            A minha filha m ais velha nunca arrotava, acho que conto pelos dedos da mão as vezes que elça arrotou, e a mais nova lá arrota de vez em quando mas são mais as vezes que não o faz



                            A pequenita também anda com o narizito congestionado, fiquei um bocado apreensiva porque ela que é uma super mamona andou um dia a mamar menos e com um ar de infeliz. Apliquei muito soro e aspirava quando ela estava mesmo mais aflita

                            O 2º dia já estava mais normalizado e hoje ainda tem um bocadinho mas nada de especial


                            Comentar


                            • #15
                              RE: Duvidas... arrotos, soluços e congestionamento nasal

                              Olá!



                              Ainda sou inexperiente, porque ainda estou à espera que a minha bebé nasça.

                              No entanto, estou a frequentar o curso de preparação para pré-parto, parto e pós-parto e decidi partilhar algumas ideias que me têm sido fornecidas nestas sessões por enfermeiras com anos de experiência.



                              Na sessão sobre os cuidados com o bebé, fomos informados que, depois de 3-5 minutos, se o bebé não arrotar não há qualquer problema. A mamã não tem de ficar uma eternidade à espera.



                              Quanto ao dormir, sempre de barriga para cima, com a cabeça inclinada para a direita ou para a esquerda (ou seja, ir variando a posição da cabecinha em cada sono para não ficar com torci colos e verificar que a orelha não fica dobrada) sem almofada (quanto muito, uma fralda bem presa dos lados do berço, só para não sujar essa parte do lençol) e com o colchão uns centímetros levantado (por exemplo, colocar uma almofada debaixo do colchão) para evitar mortes súbitas. Defende-se em 1.º a segurança e só depois o conforto para evitar surpresas indesejáveis.



                              Em relação ao nariz entupido, também nos informaram para aplicar várias vezes soro fisiológico, as necessárias, usando mono doses.

                              Depois, e só se o soro não resultar, então usar um aspirados nasal, de preferência usar daqueles que não têm uma bombinha, seria preferível daqueles que a mamã ou o papá tenha de sugar o tubinho (como se fosse uma palhinha) e não há qualquer problema, nem se quer vai para a boca porque tem um filtro lavável.



                              Espero ter ajudado de alguma forma.
                              Ana

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X