Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Dilema

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Dilema

    Olá,



    Para a semana o meu filho será submetido a uma Cistografia, um exame no qual serão tiradas várias radiografias. Eu sei que a médica não deixa que mães que estejam a amamentar estejam presentes mas eu não quero deixar de estar ao lado do meu bebé...ainda para mais que o exame é bastante incomodativo.

    Agora não sei o que fazer, se omitir que ainda amamento ou se dizer a verdade. Isto prende-se com certeza ao facto de haver incompatibilidade entre amamentação e radiação...isto no ponto de vista da médica.

    Já sei que há opiniões contraditórias a este respeito, por isso mesmo não sei o que fazer.

    O que acham?



    Obrigada








    Madrilhada- Sarafofa1 O Afonso nasceu dia 05 de Janeiro de 2009!!!

    Madrinha- Tisha1978

    Madrinha- Mãe Lara

    Afilhada- Mãe babada

    Afilhada- Hope 2008 O Gonçalo nasceu dia 13 de Maio de 2009!!!

  • #2
    RE: Dilema

    Olá,



    Não sou médica, mas quando tenho dúvidas, gosto de de as esclarecer com o médico.



    O Dr. Carlos Gonzalez no seu livro "Manual Prático do Aleitamento Materno" coloca as radiografias na secção "Falsas contra-indicações e outros mitos". Segundo ele, apenas nas radiografias com contraste passam substâncias para o leite e mesmo nesses casos, ele entende não haver problema em amamentar logo a seguir.



    No teu caso, tu nem sequer és a paciente, apenas queres estar ao pé do teu filho, presumo que menos exposta do que se fosses tu a ser radiografada.



    Para mim, não faria sentido mentir ou omitir, mas sim questionar a posição dela. E, digo eu, penso que em última análise, a decisão de estares ou não ao lado do teu filho, deveria ser tua.



    Boa sorte, espero que corra tudo bem.




    Comentar


    • #3
      RE: Dilema

      E porque é que não podes vestir um avental de chumbo? Existem tantas protecções para essas situações, os próprios técnicos tem que se proteger, certo?

      Comentar


      • #4
        RE: Dilema

        A minha princesa fez há tempos um RX. Eu amamento e nem pus a hipótese de não estar junto dela. Afinal, a dose de radiação que ela recebe com o RX é bem superior do que a que ela poderá ter recebido no leite, certo? E podes sempre pedir um avental para ti.
        2 filhotes lindos

        Comentar


        • #5
          RE: Dilema

          Olá Elke...



          Não existe qualquer problema em estares presente no RX (a menos que estivesses grávida)...

          Se vires que te vão arranjar problemas em deixar entrar, não menciones a amamentação... A ignorância dos outros não pode impedir uma mãe de estar perto do seu ilho durante um exame



          O Rodrigo partiu um braço em Fevereiro e eu estive presente em todas as radiografias que ele fez...



          A radiação entra e sai do corpo... Não fica nem no corpo nem no leite...



          Bjs

          BABS

          Comentar


          • #6
            RE: Dilema

            Obrigada pelas vossas respostas, já me decidí...não vou dizer que continuo a amamentar e vou estar ao lado do meu pequeno durante o exame, não posso sequer imaginar não estar ao lado dele.

            Obrigada



            Beijinhos








            Madrilhada- Sarafofa1 O Afonso nasceu dia 05 de Janeiro de 2009!!!

            Madrinha- Tisha1978

            Madrinha- Mãe Lara

            Afilhada- Mãe babada

            Afilhada- Hope 2008 O Gonçalo nasceu dia 13 de Maio de 2009!!!

            Comentar


            • #7
              RE: Dilema

              mãe pimpolha (31-12-2009)E porque é que não podes vestir um avental de chumbo? Existem tantas protecções para essas situações, os próprios técnicos tem que se proteger, certo?


              Pensei logo nisso também.

              Não vejo porque se tem que mentir ou omitir qualquer coisa. somos todas crescidinhas e responsáveis, né?

              Dizes que estás a amamentar, que queres estar junto do teu filho (tens todo o direito) e pedes um avental protector (até porque se dizes que vão ser feitas várias radiografias, não sei se será assim tão inofensivo para o teu leite, eu pelo menos não arriscava).

              Comentar


              • #8
                RE: Dilema

                É claro que se podesse evitava omitir ou mentir...como tu dizes somos crescidinhos não é?? Mas o que se passa é que a médica que faz o exame simplesmente não deixa estar presente quem amamenta e nestas condições é claro que infelizmente terei que mentir para estar ao lado dele. Poderia fazer valer os meus direitos e estar presente de qualquer forma mas quero evitar discussões....não quero que o meu bebé sofra as consequências de mal entendidos.



                Beijinhos








                Madrilhada- Sarafofa1 O Afonso nasceu dia 05 de Janeiro de 2009!!!

                Madrinha- Tisha1978

                Madrinha- Mãe Lara

                Afilhada- Mãe babada

                Afilhada- Hope 2008 O Gonçalo nasceu dia 13 de Maio de 2009!!!

                Comentar


                • #9
                  RE: Dilema

                  E sim, claro que irei pedir o avental de qualquer forma








                  Madrilhada- Sarafofa1 O Afonso nasceu dia 05 de Janeiro de 2009!!!

                  Madrinha- Tisha1978

                  Madrinha- Mãe Lara

                  Afilhada- Mãe babada

                  Afilhada- Hope 2008 O Gonçalo nasceu dia 13 de Maio de 2009!!!

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Dilema

                    elke (05-01-2010)É claro que se podesse evitava omitir ou mentir...como tu dizes somos crescidinhos não é?? Mas o que se passa é que a médica que faz o exame simplesmente não deixa estar presente quem amamenta e nestas condições é claro que infelizmente terei que mentir para estar ao lado dele. Poderia fazer valer os meus direitos e estar presente de qualquer forma mas quero evitar discussões....não quero que o meu bebé sofra as consequências de mal entendidos.



                    Beijinhos


                    É essa atitude passiva que eu tantas vezes tento contrariar aqui.

                    Falasse a toda a hora em direitos e no que está mal no nosso sistema de saúde e depois continuasse a compactuar com atitudes incorrectas.

                    Tens todo o direito de acompanhar o teu filho, até porque ele vai estar muito mais calmo na tua presença.

                    Existe uma solução para evitar que estejas exposta a radiações: o avental de chumbo. Este pode e deverá ser sempre usado, mesmo que não estivesses a amamentar.



                    Mas não te quero perturbar.

                    O que interessa é o teu filho e a sua saúde. Faz o que achares melhor ou mais correcto.

                    Comentar


                    • #11
                      RE: Dilema

                      repetiu

                      Comentar

                      slot_bottomleaderboard_post

                      Collapse
                      Working...
                      X