Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

LM e introdução da sopa/papa (os 4 meses aproximam-se e o fim da licença de maternidade)

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • LM e introdução da sopa/papa (os 4 meses aproximam-se e o fim da licença de maternidade)

    O meu bebe tem quase 3 meses, os 4 mesitos aproximam-se e eu vou ter que ir trabalhar... agora começam as minhas dúvidas, ainda que o pai fique um mesito com o pequeno! Até ao momento só foi amamentado ao peito e depois a partir dos 4 meses não sei como vai ser... como sou professora o meu horário, mesmo com a redução por amamentação é muito diferente/ heterógeneo ao longo da semana e até agora regia-me pelos horários dele mas a partir daí eu tenho horários a cumprir e aliás tenho ainda a Avaliação dos professores! Entretanto tb pedi informações no Centro de saude sobre o plano alimentar aconselhado e recomendaram-me a introdução da sopa aos 4 meses (almoço) e só aos 5 meses (duas refeições sopa ou papa). A fruta tb é introduzida a partir dos 5/6 acho. Mostraram-me tb a sequencia alimentar dos alimentos na introdução da sopa, fruta , o tempo indispensável para perceber-se alguma reacção alérgica...

    Entretanto quero continuar a amamentá-lo com LM mas ainda não recolhi/armazenei leite, será que já é hora de começar a armazenar? Não me ajeito com a bomba manual, tv a eléctrica funcionasse melhor...opiniões???



    Quanto ao plano alimentar acham que devo seguir esse? Se não recolher leite suficiente para os primeiros dias o pai vai ter que introduzir LA? Qual marca aconselham?



    Tv esteja a precipitar-me... mas o facto de o deixar por umas horas já me assusta, ainda que seja com o pai! Ele ainda é tão pequenino!

  • #2
    RE: LM e introdução da sopa/papa (os 4 meses aproximam-se e o fim da licença de maternidade)

    Oi,



    eu comecei a tirar leite cerca de 1 mês antes de ir trabalhar, não só para começar a guardar, mas também para habituar o corpo a tirar leite. Das primeiras vezes não vais tirar muito, mas depois o corpo começa a perceber que tem que produzir mais e já vais conseguir. Eu não sei que bomba tens, mas eu primeiro tentei com uma manual da Chicco e não me ajeitei, depois comprei uma eléctrica da Avent e foi a minha companheira durante quase 1 ano, arrumei-a esta semana - a minha piolha vai fazer 15 meses, foi alimentada com LM até aos 6 meses e pouco e até à semana passada, só comia papa feita com o meu leite. :P Se realmente queres continuar com o LM, uma bomba eléctrica é uma boa compra.

    Eu comecei por tirar de manhã, pois ela dormia umas horas boas durante a noite e eu acordava com os 2 peitos cheios. De manhã ela mamava de um lado e eu tirava da outra mama. Como ela aguentava bem 3h (eu comecei a apontar as horas que ela fazia antes de pedir para mamar e percebi que ela mamava com intervalos de cerca de 3h durante o dia), dava para voltar a encher o peito! O horário também ajuda depois para planeares a quantidade de leite que tens que deixar quando te ausentares X horas.

    Uns dias antes de ela começar a ir para a creche (com 5 meses) comecei a tentar dar-lhe o biberon e ela rejeitou. A pediatra disse que se ela não aceitasse o biberon, a solução seria introduzir os sólidos e continuar a fazer o resto das refeições na mama, não me falou nunca em leite. Como eu insisti e consegui que ela pegasse no biberon, continuei a tirar leite e ela foi com o meu leitinho até aos 6 meses e pouco.

    Tem calma, ainda tens muito tempo para armazenar o leite e se ele vai ficar com o pai, melhor ainda, está em casa num ambiente familiar. Visita o blog mamar ao peito (http://mamaraopeito.blogspot.com/) que ens lá muito informação útil e também os contactos das conselheiras de amamentação, se precisares. Eu pedi-lhes ajuda bastantes vezes e ela foram sempre mais que prestáveis.



    Beijocas,



    Tânia


    http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 7

    Comentar


    • #3
      RE: LM e introdução da sopa/papa (os 4 meses aproximam-se e o fim da licença de maternidade)

      Ola!



      O ideal seria se conseguisses adiar a introduçao dos alimentos complementares para os 6 meses e ate la manteres a amamentaçao em exclusivo. Para isso precisas de fazer um stock de LM. e tentar tirar no trabalho para ir repondo. Com um mes de margem, confiança e paciemcia seguramente que consegues e podes adiar um pouco os solidos e evitar o LA.



      De qq forma podes sempre optar pla introduçao dos alimentos alternativos quando nao esta contigo em vez do LA. A regra nesse casao seria: se esta contigo mama (aos fins de semana e feridos é so maminha) quando nao esta pode tomar LM do stock ou fazer uma refeiçao complementar (sopa, fruta ou papa). Estes alimentos nunca devem substituir a mama e devem sempre ser dados quando nao estas. Estas foram as indicaçoes que segui ate aos 7/8 meses doBruno e funcionou muito bem!



      Beijinhos

      Rute

      O meu parto de 14 dias
      Bebes e Mamas marcianas de 2008
      Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
      CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

      Comentar


      • #4
        RE: LM e introdução da sopa/papa (os 4 meses aproximam-se e o fim da licença de maternidade)

        Eu andei uma pilha de nervos por essa altura porque tinha de ir trabalhar mas não consguia tirar leite com a bomba e queria manter o LM em exclusivo até aos 6 meses.

        Andava tão nervosa que acabei por aceitar as evidências e chegar à conclusão que o stress era bem pior que a sopa. Comecei com sopa e fruta aos 4,5 meses e a 2a refeição de papa aos 5 meses.

        Sempre que estava com ela, era (e ainda é) maminha com fartura, muitas vezes de sobremesa e como se não tivesse comido a sopa!!!

        No meu caso, correu lindamente (salvo uma pequena questão de prisão de vrentre que se resolveu com um fim de semana de mamoca em exclusivo). Ela adora sopa, fruta e tudo o que lhe metam à frente e acho que ela estava genuinamente preparada para os sólidos com 4 meses e meio. Continua com leitinho da mamoca à discrição e só teve duas ligeirissimas constipações que só se traduziram em ranhoca.

        Por isso, no caso dela, a introdução não foi um erro.

        Segue o teu coração. O meu dizia-me que ela queria sopa e eu não o andava a ouvir.
        2 filhotes lindos

        Comentar

        slot_bottomleaderboard_post

        Collapse
        Working...
        X