Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Aquecer o leite materno no microondas

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Aquecer o leite materno no microondas

    Achei que podia ser útil para quem extrair o leite materno...



    Li recentemente o seu post sobre o armazenamento de leite materno. No entanto mantenho uma dúvida. Há um dia da semana que tenho que recorrer ao leite materno congelado para ser dado ao meu Bebé, na creche. Se o leite não ficar totalmente descongelado à hora pretendida pode ser aquecido ainda semi-congelado? Se acontecer um imprevisto e tiver que recorrer ao leite congelado poderá ser descongelado forçosamente, em banho-maria ou no microondas? Como deve ser manipulado na creche? (Mãmã S., filhote 6 meses)





    O aquecimento do leite materno é uma das poucas excepções em que o microondas não é recomendado...o facto de não se conseguir controlar a temperatura do aquecimento, no microondas, inviabiliza a sua utilização neste caso, pois compromete a integridade dos componentes imunológicos do leite e desde modo não poderão trazer benefício para o bebé. Normalmente o leite materno é congelado em pequenos recipientes, em volumes individuais, pelo que o tempo de descongelação é relativamente rápido.

    Assim, sendo SE TIVER O CUIDADO de:

    - Tirar o recipiente do congelador, no próprio dia, e colocar logo na bolsa para a creche, transportando-o congelado...garantindo que na Creche o colocam no frigorífico. Em caso negativo, salvaguarde que transporta o leite materno com os devidos cuidados, OU

    - Tirar o recipiente de vespera, do congelador para o frigorífico e cumprir, igualmente, os passos citados no caso anterior. Então, na hora de aquecer o leite este já estará parcialmente descongelado.

    Na eventualidade de a Creche lhe pedir mais apoio relativamente à toma do leite materno pelo biberão, pode fazer-se acompanhar por uma termos (previamente escaldada com água a ferver) e depois cheia com água muito quente. Essa água quente poderá ser utilizada pela auxiliar da creche que mergulhará o recipiente contendo o leite materno durante alguns minutos nesta água, possibilitando o seu descongelamento total e também o aquecimento. Lembro, e penso que a sua dúvida permanece também por causa deste pormenor, o leite materno deve estar morno, à temperatura corporal 36ºC, tal como o nosso corpo. Por isso, o aquecimento deverá ser muito ténue.






    Solange Burri

    Segurança Alimentar e Nutrição Infantil

    http://www.solangeburri.blogspot.pt/

slot_bottomleaderboard_post

Collapse
Working...
X