Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Água do circuito de água quente não é potável

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Água do circuito de água quente não é potável

    Recebemos, no local onde trabalho, o livro azul da água, dos SMAS.



    Ao ler, surgiu esta informação, que penso ser importante:



    " Porque é que a água do circuito de água quente não é potável?



    A água proveniente de um circuito de água quente, esquentador, termoacumulador ou aquecimento central não tem qualidade de uma água potável. Com efeito este tipo de aquecimento provoca-lhe múltiplas modificações.



    Certas bactérias multiplicam-se mais rapidamente com o calor, sobretudo nas zonas do circuito em que a água é morna e não verdadeiramente quente.



    A composição é alterada e a água contém menor quantidade de oxigénio dissolvido. O seu gosto não é agradável e podem formar-se nitritos, que são nocivos para a saúde.



    Os riscos são mais elevados nas casas em que existe um circuito combinado para o aquecimento central e a produção de água quente sanitária. As águas destes dois circuitos podem efectivamente entrar em contacto se o permutador de calor que as separa estiver defeituoso.



    A água quente acelera a corrosão, dissolvendo mais facilmente certas substâncias (cobre, ferro, níquel, zinco...) das paredes dos termoacumuladores e das tubagens.



    Retire, sempre, água da torneira de água fria para beber, assim como para cozinhar e preparar bebidas quentes. "



    No caso do David, nunca usei água quente para ferver mais depressa, mas costumo usar para fazer arroz.



    E por outro lado, lá se vai a teoria de que basta passar os biberões por água quente, não havendo necessidade de esterilizar...como já tenho ouvido.



    Espero que ajude.

  • #2
    RE: Água do circuito de água quente não é potável

    Olá



    Um tópico destes merece uma resposta!

    Mas a verdade é que não sei por onde começar com tantas contestações a fazer...

    Bem, começando pelo fim:



    1º A esterilização dos biberões é importante. Importantíssimo. Mas só até aos 6 meses de vida e salvo se a criança não apresenta vulnerabilidade acrescida. Os métodos de esterilização devem ser a vapor, microondas e fervura. Sinceramente, no químico, sendo a frio, ponho reservas... Para quem tiver dúvidas, deixo esta informação sobre a esterilização de biberões.



    Tudo o que deve saber sobre a esterilização de acessórios e água



    2º Agora relativamente ao conteúdo do aviso:



    1 - Gostaria de dizer que toda a água tem que ser potável, independentemente se sujeita a aquecimento ou não;

    2 - Infelizmente a percentagem de cloro adicionada pela companhia de distribuição permite que não cresçam microrganismos, tornando-a segura, do ponto de vista microbiologico;

    3 - Todas as bactérias crescem preferencialmente a temperaturas medianas (20-30 graus) desde que haja tempo para se propagarem...pelo que tenho conhecimento, por questões de segurança alimentar, a água é aquecida dentro das nossas casas, em cilindros ou com esquentadores. E se logo utilizada, e tendo em conta que não permenecerá indefinidamente a ser estabilizada a temperatura, não existem factores para propiciar o desenvolvimento bacteriano...

    4 - Os nitritos forma-se quando nitratos estão presentes em simultãneo com bacterias que as degradam em nitritos, em condições de ausência de oxigénio. Tal como referiu, a água quente tem oxigénio, ainda que em menor percentagem...



    Sinceramente acho esta informação alarmista. Tratando-se de um serviço pago, proveniente de uma companhia que realiza frequentemente anaálises de controlo de qualidade da água, ponho dúvidas na veracidades desta informação.



    Espero ter ajudado.

    bjs



    Solange




    Solange Burri

    Segurança Alimentar e Nutrição Infantil

    http://www.solangeburri.blogspot.pt/

    Comentar


    • #3
      RE: Água do circuito de água quente não é potável

      Bem, eu posso dizer que a minha filha desde que começou a tomar banho na banheira que adora beber água do chuveiro Não há banhoca nenhuma que ela não peça uma chuveirada na boca Por isso, espero bem que não faça mal :P



      Elsa

      Comentar


      • #4
        RE: Água do circuito de água quente não é potável

        Ola!



        Vamos supor que seria assim... Ento como poderia ser a agua fria, que circula nas mesmas torneiras que a agua aquecida, potavel? As tubagens estariam sugeitas a contaminaçao pelas supostas bacterias e pela contaminaçao quimica. No minimo iamos ter de deixar correr varias minutos de agua de cada vez que abrissemos uma torneira...



        Ah, Solange, ha uma data de pediatras a defender que a esterilização sistematica (a cada uso) dos biberoes nao é necessaria, assim como das bombas extractoras. Que devem ser esterilizados periodicamente (as bombas por exemplo recomendam a cada 24h) e entre usos, lavados com agua bem quente... O que supostamente ainda se defende que se esterilize sempre sao as tetinas por serem mais dificeis de lavar bem e por poder ter micro rupturas em que se acumule o leite... Suponho que seja a isso que a newbie se referia...



        Beijinhos



        Rute

        O meu parto de 14 dias
        Bebes e Mamas marcianas de 2008
        Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
        CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

        Comentar


        • #5
          RE: Água do circuito de água quente não é potável

          Olá!



          bem, há questões de segurança alimentar que não devem ser descuradas...



          1º Bebés antes dos 6 meses são muito vulneráveis

          2º leite é um alimento proteico muito interessante para as bactérias, e ainda por cima servido morno!

          3º Os biberões e outros acessórios possuem zonas mais inacessíveis para serem lavados e concerteza capazes de permitirem algum alojamento bacteriano...pessoalmente acho que uma esterilização por dia, até aos 6 meses, complementa bem uma boa lavagem e diminui, muitoooooooooooooooooo, riscos...



          Desculpem, é a minha opinião, mas sabem...eu sou de segurança alimentar...é defeito de profissão :-D

          Bjs e bom fim de semana,



          Solange Burri




          Solange Burri

          Segurança Alimentar e Nutrição Infantil

          http://www.solangeburri.blogspot.pt/

          Comentar

          slot_bottomleaderboard_post

          Collapse
          Working...
          X