Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

"Alimentos sólidos devem esperar"

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • "Alimentos sólidos devem esperar"

    No site das Pais & Filhos:



    "Alimentos sólidos devem esperar



    2010/02/18





    Iniciar a diversificação alimentar tarde, prolongando a amamentação, previne o excesso de peso e obesidade mais tarde na vida.



    Prevenir a escalada da obesidade é, definitivamente, uma prioridade. Mais do que o tratamento - difícil e com pouca eficácia - o melhor caminho é mesmo a prevenção. A amamentação é uma das melhores armas nesta batalha. Investigadores dinamarqueses investigaram a hipótese de a amamentação prolongada e o adiamento da diversificação alimentar poder ser uma resposta eficaz e válida na prevenção da obesidade.



    Estudaram os dados de saúde de um grupo de pessoas desde o nascimento até à idade adulta. A duração da amamentação não teve grande influência no Índice de Massa Corporal (IMC) durante a infância, adolescência e idade adulta. No entanto, o risco de ter excesso de peso aos 42 anos de idade diminuiu à medida que a introdução dos sólidos na alimentação do bebé foi mais tardio. A cada mês que a diversificação alimentar foi adiada correspondeu um decréscimo de 10 por cento na probabilidade de ter excesso de peso aos 42 anos.



    Há muitos factores que se conjugam na predisposição para a obesidade e excesso de peso. Conhecê-los e usá-los a favor da saúde dos seus filhos é dever dos pais. Este é mais um a ter em conta: se puder, adie a introdução dos sólidos.



    As conclusões do estudo serão publicadas no números de Março da publicação científica The American Journal of Clinical Nutrition."





  • #2
    RE: "Alimentos sólidos devem esperar"

    Faz todo o sentido. Na verdade, os bébés são lactentes até 1A de idade, que seria a idade em que deveriam nascer, dado que é quando começam a ter alguma autonomia, à semelhança de outras espécies.



    Isto faz-me pensar que ainda temos que evoluir muito para chegar a um equilíbrio, porque nascemos um "produto semi-acabado". Quando passámos a homo erectus, a estrutura óssea da pélvis estreitou e os partos ficaram mais difíceis; depois, evoluimos para homo sapiens e o cérebro aumentou, espremendo o prazo de permanência in utero para os 9M, depois desse tempo a cabeça já não passa... a natureza costuma ser pródiga em soluções perfeitas mas no caso humano nem tanto.



    Enfim, divagações...



    Bjs


    Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

    Comentar


    • #3
      RE: "Alimentos sólidos devem esperar"

      Maria Verde (05-03-2010) a natureza costuma ser pródiga em soluções perfeitas mas no caso humano nem tanto.


      Nem por isso foi menos perfeita...

      Repara que a Natureza deu à "cria" do ser Humano, a mãe, capaz de tudo para o proteger!!! Garantindo assim a sobrevivência da espécie!!!

      É por isso que o vinculo é tão fundamental!!!



      (mas eu percebi o que quiseste dizer!)



      Bjs

      BABS

      Comentar


      • #4
        RE: "Alimentos sólidos devem esperar"

        Mas relativamente ao post propriamente dito:



        É muito importante que as crianças iniciem o a diversificação alimentar mais tarde, no entanto é sempre preciso ir avaliando alguns factores..



        O bebé quando nasce, tem determinada reserva de ferro que pode ser maior ou menor consoante o tempo que se espera para cortar o cordão umbilical na altura do parto.

        Durante a amamentação exclusiva, o leite materno, não é excessivamente rico em ferro, mas por isso a natureza deu ao bebé as reservas que falei inicalmente...

        Ora, ao longo da amamentação, o bebé vai recebndo ferro do LM, e vai consumindo também parte da sua reserva...

        Considera-se que a partir dos 6 meses essa reserva pode começar a diminuir, sendo necessário a introdução de alguns alimentos que possam colmatar esta necessidade... e isto leva-nos a outra questão (porque raio andamos nós a introduzir alimentos aos bebés que não são especialmente ricos no que lhe faz falta?)...



        Bem... Mas os estudos indicaram que uma criança, saudável, que tenha tido oportunidade de receber o sangue do cordão umbilical (esperou-se que o cordão parasse de pulsar, antes de o cortar), conseguiria perfeitamente ficar até aos 9 meses (alguns mais) em amamentação exclusiva...



        Mas como não sabemos a quantidade de ferro que o bebé tem ainda, e como a introdução de outros alimentos pode demorar algum tempo, aconselha-se que a família comece a dar alguns outros alimentos a experimentar... para que o bebé se habitue a novos sabores e texturas, mas que ao mesmo tempo, possa receber nutrientes importante sao seu bom desenvolvimento...



        No entanto a alimentação é complementar e por isso não deve substituir o leite materno...

        É errado substituir uma mamada por um prato de sopa... o correcto e aconselhavel é que o bebé continue a ter acesso à mama, e que se quiser, possa complementar com a sopa/papa/fruta/etc...

        Algumas excepções feitas por questões de gestão familiar, em que no infantário a mamada é efectivamente substituida porque a mãe tem dificuldade em extrair leite...



        Se quiserem saber mais podem passar pelo site: www.mamaraopeito.org (passo a publicidade...lol)

        O meu marido não me deixa escrever mais, porque tem que vir para o pc trabalhar... lololol



        Bjs

        BABS

        Comentar


        • #5
          RE: "Alimentos sólidos devem esperar"

          BABS (07-03-2010)

          É errado substituir uma mamada por um prato de sopa... o correcto e aconselhavel é que o bebé continue a ter acesso à mama, e que se quiser, possa complementar com a sopa/papa/fruta/etc...


          Sugeres então que primeiro se ofereça a mama e apenas depois a sopa ou papa? E desta forma até ao 1 ano de idade, apenas com esta idade substituindo a mamada pela sopa ou papa?
          A vida depois do positivo...







          Comentar


          • #6
            RE: "Alimentos sólidos devem esperar"

            Olá!



            Eu também comecei a substituir a mama pela sopa, ao almoço, inclusive nem lhe dava de mamar antes da sopinha.

            Agora mando leite para darem um pouco antes da sopa. O Dani não come bem a sopa quando sou eu a dar-lha, porque no infantário come muito bem mesmo. Bebe o leite e de seguida come a sopa e a fruta!

            As pessoas de fora costumam dizer-me "essa criança quer é comida" e eu digo "não, ele quer é mamocas!"



            BABS, muitos parabéns! Que tudo te corra muito muito bem!



            Beijinhos,

            Celina



            O meu Bugs Bunny nasceu dia 22 de Agosto de 2009, às 23h52, com 4,300 Kg e 51,5 cm.

            Comentar


            • #7
              RE: "Alimentos sólidos devem esperar"

              O Miguel foi amamentado em exclusivo até aos 6 meses e 1/2.



              Actualmente, com 11 meses, mama sempre antes da sopa e da papa (feita com leite materno). Habitualmente, além das 2 sopas e frutas e da papa feita com o meu leite, ainda mama 7 ou 8 x por dia. Além de que por vezes, tiro leite a mais que acho pouco para congelar e ainda lho dou no biberão



              E ele já sabe: sem mama não há sopa. Até porque com um falso desmame, tive que impor esta regra. Pois ele gosta muito da colher

              Comentar

              slot_bottomleaderboard_post

              Collapse
              Working...
              X