Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Lactente Persistente

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Lactente Persistente

    Texto delicioso escrito por Luís Januário, Pediatra (assim mesmo, com "P" grande) e Presidente da Sociedade Portuguesa de Pediatria, tirado daqui (recomendo vivamente este blog):



    "terça-feira, 16 de Fevereiro de 2010



    Lactente persistente



    Em cem anos a nossa espécie mudou. No hemisfério norte a agricultura, como existira nos séculos anteriores, acabou. As populações acumularam-se nas cidades. As doenças infecciosas foram parcialmente controladas. A mortalidade infantil baixou e aumentou a longevidade. A nova demografia dos países desenvolvidas é agora constituída por famílias onde há apenas uma criança- abaixo da taxa de substituição. A morte desapareceu do quotidiano, atirada para os hospitais. Deixou de ser natural. Há sempre um culpado - geralmente um médico incompetente ou o Serviço de Saúde. Gastam-se milhões com medicamentos inúteis. Num mundo irreconhecível, governado por funcionários cinzentos e ambiciosos filhos da classe média alcandorados a chefes de quadrilha, desapareceram os sinais das nossas baixas origens. É incrível como as crianças ainda mamam. Depois de um parto cirúrgico, em ambiente hospitalar, os bebés humanos mamam. É verdade que o fazem em mamas envergonhadas, mais ocultas que nas esplanadas. Mas mamam, os infelizes, no seu breve estádio pré-cultural, quase iguais aos seus antepassados pleistocénicos. Mamam em mamas provisórias, todas a caminho da futura copa D comum. Mamam inocentes, na obscuridade de um quarto. Se o fizessem em público as mães seriam multadas. Em público só leite em pó, só biberão, mamadeira. Biberão de tetina anatómica - como os fabricantes imaginam que era o mamilo humano abocanhado.



    A lactação é tolerada, enquanto o bebé é inocente. Depois torna-se indecente. Um miúdo que mete as mãos no decote materno é um cigano. O lactente persistente não é o errante navegante que o Caetano cantou. É um animal que arrasta a mãe para a lama da biologia. Um ser neolítico. Um reliquat das berças. Uma versão reduzida do Professor do José Rodrigues dos Santos, tratando a mãe como uma Sueca. E a lactante demorada só pode ser uma neo hippie tardia, de compridas saias patchwork, fraldas de pano e falta de desodorizante.



    Por cada criança, um enxoval de roupa de marca, uma cama de grades à medida, uma cadeira de transporte modelo A, um carrinho de rodas, uma saca de nécessaires, uma espreguiçadeira, uma banheira, a gama completa da linha de beleza infantil, o cartão do cidadão, o cartão de saúde, o cartão das vacinas. Não se vê a criança? Que importa. O que interessa é a ideia de criança. O sentimento de paz e de tranquilidade que a ideia de criança transporta e que a parafernália, mesmo ocultando a criança real, só por si desencadeia. A criança real é a cólica, a tortura das mamas, a insónia, a prisão doméstica. Felizmente que é rara e que passamos bem sem ela. "





  • #2
    RE: Lactente Persistente

    Vê lá tu que ainda hoje a ler a Pais & filhos vi a indicação desse Blog e do Bebé Filósofo Com tempo darei uma vista de olhos com mais atenção.

    Obrigada

    Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
    Madrinha de treinos : da *Fofinho*

    Comentar


    • #3
      RE: Lactente Persistente

      Já tinha lido este texto. Adorei ler uma 2ª vez.






      http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 4

      Comentar


      • #4
        RE: Lactente Persistente

        Gostei muito, aliás adoro a foma realista, sem adornos como fala de uma realidade tão bonita e tão triste e vergonhosa. Não vergonhosa pelas mães que amamentam onde o seu bebé desejar, mas pelas mentalidades sujas que olham para a amamentação com nojo, embaraço ou como se fosse um problema Freudiano...



        Vou ter que dar ums vista de olhos no resto do blog pois este texto deixou-me muito curiosa.



        Obrigada por dares a conhecê-lo!



        Bjs
        :chrlead: :chrlead: :chrlead: :chrlead: :chrlead: :chrlead: :chrlead: :chrlead: :chrlead: :chrlead: :chrlead:







        A minha filhota é linda, linda, linda!!! Pudera... sai ao mano! :P



        http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 121

        Comentar


        • #5
          RE: Lactente Persistente

          É um dos poucos blogs que sigo. Incontornável.



          Bjs
          Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

          Comentar


          • #6
            RE: Lactente Persistente

            a minha filha tem 16 meses e anda sempre com a mão à procura da mãma... a mãma que a alimentou durante 15 meses é agora o mimo dela... e gosta de a sentir perto

            tenho orgulho em ser "cigana"

            Comentar

            slot_bottomleaderboard_post

            Collapse
            Working...
            X