Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Acordar ou não acordar o bebé pra comer?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #16
    Inserido Inicialmente por APPM Ver Mensagem
    Olá, meninas!



    É uma discussão interessante, nos meus aconselhamentos só dou esse conselho em casos específicos, com o é o caso de um bebé com baixo peso ou se tiver tido problemas em aumentar de peso, ou se estiver adoentado... Fora isso, continuo a recomendar o regime livre!



    Aqui vão alguns textos interessantes sobre o assunto:



    Livre demanda: o que é realmente?

    Amamentação a La Carte

    O controle da composição do leite - Dr. González

    Horário e Duração das Mamadas, Qualidade e Leite Suficiente?



    Normalmente não pergunto o intervalo de tempo entre mamadas, mas sim quantas vezes mama o bebé num espaço de 24h, pois um bebé que aguenta mais tempo sem mamar de noite, tem tendência a mamar mais vezes durante o dia, o que faz com que façam pelo menos as 8 mamadas diárias, que é o recomendado para os recém-nascidos! Quando deixam de ser recém-nascidos, é uma questão de se ir avaliando o crescimento do bebé! Se numa semana não aumenta tanto, acaba por compensar na semana seguinte, nem que para isso seja preciso aumentar o número de mamadas!





    Jocas
    Olá!
    Eu gostaria q me ajudasse, pois tenho um prematuro, que nasceu com 1470gr e 39 cm, hoje com 4 meses pesa 4680gr e 56 cm, um ratuço.
    Ultimamente tem engordado pouco. Dorme a noite toda cerca de 8 a 9 horas seguidas, de dia faz intervalos de 3 horas pq assim o obrigo, mas há dias em que o intervalo é maior, cerca de 4 a 4:30 para minha tristeza. Acordá-lo? Sim bem tento, mas não acorda, já tentei de tudo. Resumindo, ele faz 5 refeições por dia. Já a uns dias tenho tentado para minha tristeza, introduzir suplemento, mas tem sido mt difícil. Não sei o q fazer!!!!!!!!!!
    Aumentar as mamadas? Não consigo~, pois se está a dormir não acorda por mais q eu faça!
    Se possível gostaria q opinasse!

    Obrigado

    Comentar


    • #17
      Inserido Inicialmente por danielanovo Ver Mensagem
      Olá!
      Eu gostaria q me ajudasse, pois tenho um prematuro, que nasceu com 1470gr e 39 cm, hoje com 4 meses pesa 4680gr e 56 cm, um ratuço.
      Ultimamente tem engordado pouco. Dorme a noite toda cerca de 8 a 9 horas seguidas, de dia faz intervalos de 3 horas pq assim o obrigo, mas há dias em que o intervalo é maior, cerca de 4 a 4:30 para minha tristeza. Acordá-lo? Sim bem tento, mas não acorda, já tentei de tudo. Resumindo, ele faz 5 refeições por dia. Já a uns dias tenho tentado para minha tristeza, introduzir suplemento, mas tem sido mt difícil. Não sei o q fazer!!!!!!!!!!
      Aumentar as mamadas? Não consigo~, pois se está a dormir não acorda por mais q eu faça!
      Se possível gostaria q opinasse!

      Obrigado
      Olá!

      O meu também nasceu prematuro, felizmente, não tanto.....
      Acho que deves aumentar o número de mamadas, não cedas á tentação do suplemento.
      Para acordá-lo podes:
      1) Mudar-lhe a fralda mesmo que não precise
      2) senão acordar deixas um bocadinho despido e vais abanando e falando com ele
      3) Mexes na cara e fazes festinhas no nariz
      4) quando começar a abrir os olhos pões na mama
      5) mexes nas orelhas, plantas dos pés, das mãos, na cabeça.
      6) dás de mamar em sítios pouco quentes com pouca roupa
      7) não tenhas receio, já está bem bom e o pior já passou....
      Muitas pessoas dizem para não os acordar mas eu acho que o teu é capaz de precisar, principalmente se estiver a engordar pouco e se mostrar alguma apatia (que é normal tendo em conta que é prematuro)

      Se tiveres muitas duvidas contacta pessoalmente uma CAM, os SOS amamentação ou uma enfermeira verdadeiramente entendida no assunto para que possas sentir-te mais segura.

      Se calhar já tentaste tudo o que eu disse, continua a tentar, não desistas.... Se puderes estar com mais alguém que te ajude quando tiveres a dar de mamar é bom. Tu dás de mamar e essa pessoa tenta ir acordando o bebé fazendo cocegas.

      Ele pega bem?

      Bom vai dando noticias.

      Boa sorte

      Comentar


      • #18
        Inserido Inicialmente por Dulsa Ver Mensagem
        Olá!

        O meu também nasceu prematuro, felizmente, não tanto.....
        Acho que deves aumentar o número de mamadas, não cedas á tentação do suplemento.
        Para acordá-lo podes:
        1) Mudar-lhe a fralda mesmo que não precise
        2) senão acordar deixas um bocadinho despido e vais abanando e falando com ele
        3) Mexes na cara e fazes festinhas no nariz
        4) quando começar a abrir os olhos pões na mama
        5) mexes nas orelhas, plantas dos pés, das mãos, na cabeça.
        6) dás de mamar em sítios pouco quentes com pouca roupa
        7) não tenhas receio, já está bem bom e o pior já passou....
        Muitas pessoas dizem para não os acordar mas eu acho que o teu é capaz de precisar, principalmente se estiver a engordar pouco e se mostrar alguma apatia (que é normal tendo em conta que é prematuro)

        Se tiveres muitas duvidas contacta pessoalmente uma CAM, os SOS amamentação ou uma enfermeira verdadeiramente entendida no assunto para que possas sentir-te mais segura.

        Se calhar já tentaste tudo o que eu disse, continua a tentar, não desistas.... Se puderes estar com mais alguém que te ajude quando tiveres a dar de mamar é bom. Tu dás de mamar e essa pessoa tenta ir acordando o bebé fazendo cocegas.

        Ele pega bem?

        Bom vai dando noticias.

        Boa sorte
        Bom, sem dúvida que já experimentei isso tudo! Com persistência, olha ainda ontem só me fez 4 mamadas!!!!!!!!!!!!!!!!Mudei-lhe a fralda mantive-o descoberto sem fralda algum tempo, chateio-o a fazer cócegas nas orelhas, nos pés, de tudo, se ele estiver a dormir, não adianta, pode até acordar e pegar na mama, mas é só por um bocado, dps acaba por adormecer novamente.
        Toda a gente ralha comigo, mas eu não ligo a minima.

        Pegar bem? Eu penso que sim!!!!!!!!!

        Não sei o q fazer???!!!!!!!!!!!!

        Comentar


        • #19
          Olá!

          Inserido Inicialmente por danielanovo Ver Mensagem
          Bom, sem dúvida que já experimentei isso tudo! Com persistência, olha ainda ontem só me fez 4 mamadas!!!!!!!!!!!!!!!!Mudei-lhe a fralda mantive-o descoberto sem fralda algum tempo, chateio-o a fazer cócegas nas orelhas, nos pés, de tudo, se ele estiver a dormir, não adianta, pode até acordar e pegar na mama, mas é só por um bocado, dps acaba por adormecer novamente.
          Toda a gente ralha comigo, mas eu não ligo a minima.

          Pegar bem? Eu penso que sim!!!!!!!!!

          Não sei o q fazer???!!!!!!!!!!!!
          E dares de mamar com ele meio a dormir?
          Tipos: ofereces e ele vai chuchando, mamando....
          Quantas vezes ofereces?
          Deixas passar quanto tempo?

          Em relação á pega, ele pode pegar mal e até nem te doer e não estar a receber leite suficiente. se calhar convinha veres isso com alguém que te pudesse dar a certeza que ele pega bem e que puxa bem o leite. Porque se ele puxar bem o leite é menos um problema.

          Como é que são os períodos dele? Quanto tempo está desperto? por exemplo, o meu mamava, estava um bocado de tempo desperto e depois parecia que ia adormecer, ai eu oferecia novamente a mama, mesmo que só tivesse passado uma hora. se quisesse mamava muito ou pouco.... o que interessa é oferecer.

          se quiseres manda PM.

          bjs

          Comentar


          • #20
            Ola!

            Daniela a Dulsa ja te esta a dar as dicas todas so venho reforçar um par de coisas.

            Se o problema é o bebe comer pouco porque dorme nao é o suplemento que vai resolver nada. Porque tu tens leite e ele nao o toma porque nao quer! Quando muito podes suplementar com o teu leite (tiras e das com biberao, seringa ou copo).

            Outra estrategia é dada pelo pediatra Carlos Gonzalez no livro um "" Regalo para toda la vida" e consiste em quando o bebe deixa de mamar sem largar o peito porque adormece ou se cansa pressionar o peito com dois dedos e manter a pressao de forma a que o bebe receba uma golfada de leite que o incentive a mamar. Mantens a pressao ate que ele volte a deixar de mamar e nessa altura largas porque a diferença leva a que se solte um pouco mais de leite e ele volta a reagir. Podes repetir noutra zona.

            Tembem te lembro qu eo leite de fim de mamada é mais rico em gordura logo mais importante que mamar dos dois lados e muito é importante que mame ate ao fim pelo menos uma mama. Assim nao ofereças a outra ate que a primeira esteja bem vazia e se queres tirar leite para suplemnetar tira apos a mamada deste leite mais rico em gordura.

            O meu primeiro filho nao teve peso tao baixo (nasceu com 2200) mas foi prematuro tambem (35 semanas) por isso sei bem o stress que é em nao os ver aumentar e serem mais pequeninos que os demais. E sim eu pesava-o nao todas as semanas mas varias vezes por semana na balança da cozinha! Mais uma vez por semana no pediatra do centro de saude ate passar dos 4 kilos ai com 2 meses e meio. As vezes perdia peso pois claro mas dava-me segurança saber que no correr dos dias a coisa ia subindo.

            Beijinhos
            Rute

            O meu parto de 14 dias
            Bebes e Mamas marcianas de 2008
            Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
            CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

            Comentar


            • #21
              Vou entrar na discussão, pq tenho uma recém nascida que raramente acorda para mamar - num dia, se calhar acorda por ela 2 x. Cm com 10 dias ainda não recuperou o peso ao nascer, a pediatra recomendou que a acordasse de 3 em 3h. De noite posso deixar passar um pouco mais, mas no máx. 4h, pq ela não é propriamente grande.
              Nestes casos, e noutros citados acima acho q devemos acordar os bebés. Com a minha filha mais velha amamentei a pedido - e ela pedia muito - por isso se ela calhasse a dar uma noite + longa, nem me preocupava. Com esta a história e a experiência esta a ser completamente diferente.
              :w00t: As minhas Madrilhadas lindas: PatriciaCampino Fofinho Pedro 06/12/2010; Telminha Linda Lara 06/12/2010; Fairy D. Bia, estamos a espera! DPP 23 Dezembro :w00t:

              www.ideiasepoeiras.blogspot.com

              Sócia nº 77 Clube 2 Em Busca da Cegonha



              Comentar


              • #22
                Como cada cabeça, sua setença, também cada pediatra diz a sua coisa.

                Eu tinha/tenho indicação para, durante o 1º mês, não deixar o bebé mais de 5 horas sem comer. A partir daí, se não acordava para comer, era porque não tinha fome. Isto mesmo com um 1º bebé que nasceu às 36 semanas, com 2,875kg e que sempre custou a aumentar de peso. Tinha que o ir pesar todas as semanas, e como havia vezes que não aumentava o suficiente (100g por semana), tinha que lá voltar na mesma semana. É que o Miguel sempre dormiu a noite toda, desde o 1º dia, chegava a fazer 10h sem acordar para comer! E mesmo que o acordasse, despisse, molhasse, arranhasse, etc, ele não pegava na mama por nada! Ainda agora é assim, dorme a noitinha toda, como uma pedra!

                Agora com o Tiago, as indicações eram as mesmas, mas ele não seguiu os passos do mano e acorda a cada 3h para mamar. Que saudades que tenho das minhas noitinhas... mas é por uma boa causa!

                Comentar


                • #23
                  Mumia, e durante o dia como era o teu filhote Miguel?

                  É que a minha anda assim tanto de dia como a noite... Se ela mamasse bem durante o dia à noite não a ia acordar de 3h em 3h, deixava passar mais tempo. O pior é que ela é mesmo preguiçosa há bocado não pegou nada de jeito na mama, acabei por tirar leite com a bomba e despachou-o em menos de nada no biberon...
                  :w00t: As minhas Madrilhadas lindas: PatriciaCampino Fofinho Pedro 06/12/2010; Telminha Linda Lara 06/12/2010; Fairy D. Bia, estamos a espera! DPP 23 Dezembro :w00t:

                  www.ideiasepoeiras.blogspot.com

                  Sócia nº 77 Clube 2 Em Busca da Cegonha



                  Comentar


                  • #24
                    Pois, o Miguel também era muito preguiçoso, era um castigo para pegar na mama, levava mais de uma hora agarrado e só queria dormir. Penso que ele raramente mamava mais que 5 vezes por dia, como perdia tanto tempo entre cada mamada e só queria dormir. Eu bem que oferecia quando ele estava acordado, mas ele também não pegava. Só mesmo quando lhe apetecia. Era igual de dia e de noite, mas como passava cada vez mais tempo acordado de dia (nunca dormia tanto seguido), lá ia mamando.

                    Com o biberon não melhorava muito, aos 2 e aos 5 meses teve que beber do biberon (o leite que tirava com a bomba e não LA), porque tive aulas de mestrado que não podia faltar, mas era o mesmo castigo, o papá teve muita dificuldade em que ele pegasse. Tentámos, por conselho da APPM, os copos de transição (aos 5 meses), mas também sem sucesso.

                    Quando precisei que fizesse mesmo LA (aos 5 meses, como ele aumentava pouco de peso e não mamava de noite, o pediatra sugeriu que lhe desse 1 biberon de LA durante a noite), ele custou a pegar, e quando começou a fazer o desmame (sozinho, perto dos 9 meses, começou a fazer fita para mamar e tinha que complementar a mamada com leite meu mas com biberon, e mais tarde com LA e agora com Vigor), já pegou/pega bem. Mesmo assim, se adormece enquanto mama, muitas vezes larga o biberon antes de ter acabado e já não pega.

                    Comentar


                    • #25
                      A minha indicação foi como a da micaela24, de ser supostamente acordado se ultrapassasse as 3/4 horas de dia e as 5/6 h de noite. Mas depois fiz o regime livre e penso que é melhor.

                      Comentar

                      slot_bottomleaderboard_post

                      Collapse
                      Working...
                      X