Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Já nao posso amamentar e não pega no biberão

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Já nao posso amamentar e não pega no biberão

    Olá mamãs!
    Estou desesperada, já nao sei o que fazer e preciso da vossa ajuda.
    O meu filhotem tem 9 meses e até há dias atrás amamentava-o mas devido a problemas de saúde tive que iniciar uma medicação que não é compativel com a amamentação e tive muita pena por não poder amamentar mais.
    O problema é que ele não pega no biberão. Já tentei várias marcas de biberão (chicco, nuk), vários tipos de tetina de borracha e silicona, copos de transição, várias marcas de leite (s26, aptamil, nutrilon), leite misturado com papa e ele nao aceita nada. Só de ver o biberão começa a chorar, já nem quer provar.
    Foi-me aconselhado se ele não quiser o leite para não susbstituir por outras coisas para ele ficar com fome e pegar no biberão, mas não está a resultar.
    Antes do deitar á noite tento dar biberão e ele já nem prova, não quer. Durante a noite quando ele acorda tento mais uma vez e não resulta, tenho que o adormecer sem comer. Quando acorda de manha tento mais uma vez mas sem sucesso. Como ficou a noite toda sem comer depois tenho que lhe dar papa antes d eir para o infantário.
    O meu marido e a minha mãe também já tentaram dar o biberão mas nao resulta.
    O pediatra diz para substituir as refeições de leite por iogurtes, mas sei que não é a mesma coisa pois o leite é muito importante para a sua alimentação.
    Desde os 6 meses que teve um desaceleramento no peso e está a aumentar 140-150 g por mês. E não bebendo leite tenho que receio que ainda piore a situação.
    Estou muito preocupada com a sua saúde, agradeço todas as dicas e sugestões que me possam dar para tentar ultrapassar este problema.

  • #2
    Ola!

    Com 9 meses nao querer o biberao nao te deve stressar. Da outros lacteos. Iogurte natural simples ou misturado com fruta e papas lacteas que ja teem leite e se fazem com agua. Em breve tambem poderas incluir o queijo fresco e depois do ano outros com leite de vaca como batidos por exemplo.

    Agora se me permites um aparte. Verifica mesmo se a medicçao que tomas é incompativel com a amamentaçao porque é muito raro que assim seja. Por norma os medicos recomendam a suspensao da amamentaçao com qualquer substancia que seja eliminada no leite, mas o mais frequente é que essa eliminaçao seja residual e a quantidade que passa para o bebe é inoqua. Nao serias a primeira que desmama por isso e depois descobre que o mesmo medicamento é receitado ao seu filho, em dose muito mais alta que o que poderia estar no leite. Tambem é muito frequente que a bula do medicamento nao o recomende na amamentaçao para nao correrem riscos de processos e vais a ver e a substancia é considerada segura. Por exemplo com o voltaren acontece isso. O site elactancia da-te o nivel de risco para cada substancia.

    Beijinhos e as melhoras

    Rute

    O meu parto de 14 dias
    Bebes e Mamas marcianas de 2008
    Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
    CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

    Comentar


    • #3
      A solução era fácil. Substituir o leite por lácteos mas surgiu um problema... Comecei a dar vários iogurtes por dia e reparei que depois de ingerir o iogurte bolsava sempre. Vigilei durante alguns dias e era sempre o mesmo. Falei com o pediatra e ele diz que tem intolerancia á lactose e por uns tempos tem que comer iogurtes de soja para ver se passa.
      O meu bébé desde que nasceu que bolsava imenso o leite materno e o pediatra dizia que era normal e que passaria com a idade. Estou com receio que estes sinais indiquem que ele é mesmo intolerante á lactose e que não seja temporário...

      Comentar


      • #4
        A solução não é assim tão fácil porque cada bebé é diferente. Mas com paciência e por tentativas chega-se lá

        Vários iogurtes por dia!!! Isso é que não me parece nada boa ideia (as mamãs mais experientes dirão se estou errada). É muito para o organismo de um bébé processar. Acho natural que o estomago rejeite. O médico não falou nada contra. Na minha opinião deves optar por dar 1 por dia e compensar com outros alimentos.


        Pode ter de facto intolerância... Faz a mesma reação às papas lácteas?
        Ultima edição por isa.2009; 14-12-2010, 10:51.

        Comentar


        • #5
          Só faz reacção aos iogurtes, ás papas lácteas não faz. Mas segundo o pediatra só deve comer uma papa por dia. Assim ao pequeno almoço come iogurte soja com ou sem adição de fruta/bolacha, almoça sopa+fruta, lancha iogurte soja+fruta, janta sopa+fruta e antes de deitar come papa para ficar de barriguinha cheia e tentar que durma a noite quase toda

          Comentar


          • #6
            O facto do bebe bolsar só é preocupante se for sistemático e perca peso. Até completar 4 meses passava a vida a mudar a roupa ao meu que parecia bolsar mais do que mamava o que nao era verdade porque engordava.
            É complicado não pegar no biberão de facto. O meu não gostava do LA, mas lá ia tentando (o meu não chegava para deixar para todo o dia).
            Dou-te conselhos que valem o que valem pq cada caso é um caso:
            - Como uma mamã já escreveu deves procurar saber que a medicação é mesmo incompativel com a amamentação ou se há possibilidade de mudar.
            - Se tem de ser mesmo LA, não desistas, vai insistindo com calma, vais cantarolando, conversando com ele para o distrair, sem stress porque são tramados e se sentem o nosso nervosismo também ficam inquietos. Para o bébé é uma mudança muito brusca deixar de ter maminha de um dia para o outro. O ideal é mesmo ser outra pessoa pq sente o cheiro do teu leite e sabe que é o melhor Se for tomando o gosto pode ser que tome um bocadinho, amanhã mais e por aí em diante. Nas farmácias há preparados mais específicos que creio podem ser dados nessa idade.
            - Claro que deves seguir a indicação do pediatra que confias, mas o meu inicialmente, como não tinha excesso de peso, indicou (ao contrário da maioria) papa 2 vezes por dia e 1 vez sopa.

            Quanto ao leite espero consigas que tome pq lhe faz falta claro. O meu, como já completou o ano já toma leite de vaca, mas a introdução tb teve de ser devagarinho e com paciência. Ainda agora para o tomar tem manhas, se não for naqueles horários e condições não o toma e não há nada a fazer.

            Se não reage á papa láctea não creio que tenha intolerância.

            bjinhos

            Comentar


            • #7
              já experimentaste dar-lhe com a palhinha?
              A Maria começou a beber água pela palhinha aos 7 meses e ela nao bebia antes quase nada, depois disso bebe água que se farta. e agora tb começou a tomar o leite assim. Só bebe pelo biberao durante a noite!
              Experimenta, nao perdes nada!


              Madrilhada de parto: Pocaontas

              Comentar


              • #8
                Olá!

                Em primeiro lugar, reforço o que já foi dito: contacta uma conselheira em Aleitamento Materno e confirma se a medicação é realmente incompatível (eu sou conselheira e já assisti a vários casos em que foi recomendado um desmame sem ser absolutamente necessário. Os médicos não o fazem com má intenção mas muitas vezes não estão actualizados sobre a compatibilidade dos medicamentos com a amamentação. Por vezes também é possível subtituir um medicamento não compatível por outro, semelhante, que seja compatível com a amamentação).
                É um tratamento de longa duração? Se não, também tens a hipótese de ir retirando algum leite com a bomba para manter a produção e depois retomar a amamentação.
                Outra sugestão: tenta não ficar muito ansiosa... os bebés sentem a nossa ansiedade e reagem a ela. Se o bebé é intolerante à lactose podes tentar os leites de cereais (arroz, aveia, soja...).

                Bjs e que corra tudo bem!
                Sofia Carvalho

                Mãe, Doula, Educadora Perinatal e Conselheira em Aleitamento Materno OMS/Unicef
                Serviços de Apoio à Maternidade:
                * Acompanhamento na Gravidez, Parto, Pós-parto * Preparação para o Nascimento * Apoio na Amamentação * Massagem para Grávidas * Workshops *

                http://aquihabebe.blogspot.com/

                Visitem-nos também no Facebook (Aqui há Bebé)

                Comentar

                slot_bottomleaderboard_post

                Collapse
                Working...
                X