Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Alguém me pode ajudar a corrigir a pega

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Alguém me pode ajudar a corrigir a pega

    Olá Mamãs,

    Tenho um bébé de 25 dias que estou apenas a amamentar, mas está a ser insuportavél.
    Segundo o que já li deve ser de uma má pega, já tentei corrigir mas cada vez está a ser pior, chegando ao ponto de já ter o mamilo a sangrar.
    Cada vez que ele começa a mamar são umas dores horriveis, parecem agulhas que tenho ao peito, e mesmo depois de ele mamar fico com uma pressão e um ardor nos peitos horriveis.
    Já tentei ligar para o SOS Amamentação mas ninguém me atende, mesmo as voluntárias não atendem.

    Obrigado.

  • #2
    Ola!

    Corrigir a pega é urgente, para nao fazer mais dano.

    Nao é facil e as dificuldades que tu sentes eu passei por elas com o meu primeiro filho. Com este felizmente foi so uma semana ma, mas com o outro as lagrimas corriam pela abaixo cada vez que amamentava. Parecia que tinha vidros no mamilo. Horrivel.

    As boas noticias é que se resolve e passa!

    Entao por partes.

    O bebedeve mamar com a boca bem aberta, abocanhando a aureola e nao apenas o mamilo e de forma a que os labios dele enrolem para tras. Como conseguir? Tocas com o mamilo no labio superior do bebe e quando ele abrir a boca enfias a mama la dentro apontada para o ceu da boca. Se precisares de corrir nunca puches o mamilo. Mete o dedo no canto da boca do bebe para desfazer o vacuo. Tambem podes usar o dedo para revirar o labio inferior se nao o revirou ele.

    Nada de chupetas nem tetinas. Se nao aguentares podes extrair o teu leite para lhe dar de copinho uma mamada ou outra para o mamilo descansar. Tirar o leite com a omba possivelmente tambem vai doer mas podes tirar manualmente.

    Uma recurso de SOS se estas com gretas graves podem ser os mamilos de silicone. Mas como tendem a piorar a pega ainda mais sao um amigo envenenado. Eu usei nos dias piores e resultou, mas com muito cuidado e pouco tempo.

    Para recuperar esses mamilos tens de espalhar uma gota de leite e deixar secar ao ar. Depois poes lanolina purificada (purelan por exemplo) e ar sempre. Nao precisas nem deves limpar o creme para a mamada seguinte, nao é toxico.

    Agora tenho uma fralda suja para trocar mas depois passo por ca outra vez. Coragem.

    Beijinhos
    Rute

    O meu parto de 14 dias
    Bebes e Mamas marcianas de 2008
    Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
    CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

    Comentar


    • #3
      Liga para mim, tá? Vamos ver o que se anda a passar com calma. Também tenho rede fixa, que não publico aqui, portanto liga-me para o tlm.
      tlm : 96.3246335.
      Abraço
      Joana.

      Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
      Madrinha de treinos : da *Fofinho*

      Comentar


      • #4
        Sonia uma causa recorrerente de mas pegas e pegas dolorosas é o bebe ter o freio curto (a lingua travada). A do meu mais novo ate bifurcava na ponta. eu optei por nao fazer nada porque quando pensei nessa possibilidade ja as coisas estavam melhores, mas pode-se cortar um bocadinho o freio (é uma coisa simples nos bebes) e com isso consegue-se milagres. O freio curto tambem pode trazer complicaçoes na fala por isso a norma ate é cortar sempre que ele é curto. O meu marido teve o dele cortado.

        Tefona a Jo que seguramente que ele te ajudara. COmo ja ajudou muitas mamas por aqui. E se forpreciso ajuda presencial e ela nao puder ja te encaminhara para alguem que possa.

        Beijinhos
        Rute

        O meu parto de 14 dias
        Bebes e Mamas marcianas de 2008
        Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
        CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

        Comentar


        • #5
          Já estás orientada por isso só vou mandar um beijinho. Acredita que as coisas melhoram. Ainda hoje tenho, ocasionalmente, que corrigir a pega da minha filha de 20 meses... Tens de ter muita paciência. Quando o meu sobrinho nasceu, fui praticamente todos os dias à maternidade, alguns dias duas vezes. A pega é difícil de corrigir, mas se estiveres aberta aos excelentes conselhos que já te deram. Tem calma e corrige a pega dez vezes na mesma mamada, se precisares. Eu fiz isso e cheguei, até ver, aos 20 meses de amamentação!
          2 filhotes lindos

          Comentar


          • #6
            Olá de novo,

            Sim, já falei com a Joana, a qual agradeço a sua disponibilidade e paciência.

            As dicas estão dadas agora o problema ainda está por resolver. Nesta ultima mamada não sei quantas vezes tirei o rapaz da mama para ver se melhorava, as primeiras chupadelas são sempre dolorosas, mas depois ou não dói tanto ou habituo-me à dor. O pior é depois de ele mamar que fico com umas dores horriveis, parece que o meu peito está em fogo, tudo me incomoda, o soutien, a roupa, enfim tudo...

            Realmente não há nada como dar de mamar sem dor. Na minha primeira filha tudo correu às maravilhas, não tive nada de dores.

            Obrigado a todas pelas vossas respostas.

            Bjs

            Comentar


            • #7
              Revejo-me nas tuas palavras Sonia a serio. E com o frio é pior... O meu filho nasceu Fevereiro e eu lembro-me de andar em casa de camisa aberta e estremecer toda por uma nisca de camisa roçar no peito.

              Essa dor que é pior no inicio esta relacionada com o magoado que o mamilo esta. vais ter de lhe dar tempo de recuperar. Em 2 ou 3 dias vais sentir-te outra.

              Por isso a esperança que te posso dar é mesmo essa. Resiste e corrige o que esta mal que as coisas vao melhorar.

              Beijinhos

              Rute

              O meu parto de 14 dias
              Bebes e Mamas marcianas de 2008
              Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
              CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

              Comentar


              • #8
                Olá Sónia,

                Bem encaminhada já estás... venho dar-te uma dica sobre a dor - inspira fundo quando ele faz a pega, tal como fizeste no parto, esse tipo de respiração, e depois sopra uma vela. Penteia a mama em direção ao mamilo para que o leite desça e as sucções iniciais não sejam tão dolorosas. O bebé há-de-se aperfeiçoar na pega e o peito também ficará mais calejado. Acredita que essa dor vai passar.

                Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

                Comentar


                • #9
                  Inserido Inicialmente por Maria Verde Ver Mensagem
                  Olá Sónia,

                  Bem encaminhada já estás... venho dar-te uma dica sobre a dor - inspira fundo quando ele faz a pega, tal como fizeste no parto, esse tipo de respiração, e depois sopra uma vela. Penteia a mama em direção ao mamilo para que o leite desça e as sucções iniciais não sejam tão dolorosas. O bebé há-de-se aperfeiçoar na pega e o peito também ficará mais calejado. Acredita que essa dor vai passar.

                  Também ia dizer o mesmo: não é só eles aprenderem, a maminha ganha calo!

                  Tanto num como noutro, tinha dores no início da mamada nas primeiras semanas e, pode ser ignorância minha, mas encarei não só como dificuldades iniciais da pega, mas como o peito a habituar-se às novas funções.

                  Mas, felizmente, passa! As melhoras!




                  Comentar


                  • #10
                    Meninas, este é um tema controverso e com barbas
                    A história do mamilo ganhar calo Quando isso acontece é porque a pega não foi corrigida e o mamilo acaba por se adaptar à má pega. Percebem? Foi o que aocnteceu durante anos e anos e que deu azo a muitas historias do género : Doía muito, ganhou calo e deixou de doer..
                    Mas não tem que ser assim! A pega depois de corrigida não à calo para ganhar. O mamilo retorna à sua forma inicial, sai da boca do bebé redondinho (não achatado portanto), e se estiver magoado, como o da Sonia está demora a cicatrizar e é doloroso.

                    Gostava de ver pessoalmente, para ajudar de forma mais eficaz.
                    Uma pega correcta não doi, e não há necessidade nenhuma de calejar.

                    No meu primeiro filho acabei por deixar que isso acontecesse. Não tinha conhecimento nem ajuda e portanto o mamilo acabou por ganhar calo de estar permanentemente magoado. Ficou portanto com uma forma diferente da que tinha e sarou sozinho.
                    Desta segunda vez também tive que corrigir, de inicio aquando da descida do leite e outra vez aquando da saída dos primeiros dentes e de vez em quando tenho que dar umas achegas na pega para que não me magoe.

                    Eu sei que há correntes de pessoas que dizem que há casos que têm que doer. Que há situações que não dá para corrigir. Eu propria ouvi isso pessoalmente.
                    Não concordo, não concordo mesmo.
                    O que acontece é que por vezes não se consegue corrigir, e se isso acontecer comigo, eu prefiro procurar ajuda de quem saiba do que me conformar e dizer que é impossível.

                    Dar de mamar não tem que doer, não tem que calejar. Ás vezes é preciso perícia e paciencia mas corrige-se sempre.

                    PS - Sónia, tenho um encontro da Liga la Leche dia 12 de Janeiro. Em Lisboa. Gostava muito que viesses e sempre conversavamos um pouco. O que achas? Se quiseres liga-me.
                    Isto é também para as restantes meninas. Rosinha....Vens?
                    Um abraço

                    Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
                    Madrinha de treinos : da *Fofinho*

                    Comentar


                    • #11
                      Concordo com essa do calo, porque quando a minha filha mamava mais não me doía. Entretanto passou a mamar duas ou 3 vezes por dia. Naqueles dias em que quer mamar mais por estar doente ou assim volta a doer-me. Sinto a mama massacrada, o que antes não sentia por isso acredito que haja um calo qualquer
                      2 filhotes lindos

                      Comentar


                      • #12
                        Ola!

                        Entao Sonia ja esta um bocadinho melhor?

                        Quanto ao doer, e apesar de ja nao se aplicar ao caso da Sonia, eu acredito que ha uma dor que é inevitavel que a da hipersensibilidade que algumas mulheres teem durante a gravidez e logo a seguir ao parto. Eu tive a prova disso quando amamentei gravida e voltei a ter dor, mesmo estando o Bruno a fazer bem a pega. O problema nao estava no mamar mas sim no excesso de sensibilidade suponho eu que por causas hormonais. Nos primeiros dias de mama creio que alguma dessa sensibilidade ainda se mantem e isso com um RN que mama a toda a hora pode ser doloroso mesmo com uma boa pega. Depois as hormonas mudam e essa dor vai-se. Pode dar a odeia que o mamilo calejou...

                        Eu tenho filhos com boca pequenina e freio curto. A pega ´tem muitas vezes de ser corrigida. Este segundo filho mamou bastante bem nos primeiros dias com uma pega aceitavel, mas depois piorou e eu nao fui lesta o suficiente a corrigir porque gretei e passei um mau bocado, felizmente curto. Nessa semana valeram-me os mamilos de silicone para evitar que sangrasse mais. Deixei cicratizar e quando desapareceram as crostas escuras de tecido cicatrizado fora com os mamilos nao facilitando em nada com a pega e voila resolvido.

                        Mas apesar da pratica de vez em quando faço asneiras. Ontem por exemplo distrai-me com a bomba e fiquei dorida

                        Por isso la esta nao é suposto doer, pode amamentar-se sem dor, mas é facil que algo corra menos bem e que se sofra isso na pele. Temos de estar muito atentas e nao facilitar para que amamentar possa ser so um gosto e nao um sacrificio.

                        Beijinhos
                        Rute

                        O meu parto de 14 dias
                        Bebes e Mamas marcianas de 2008
                        Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                        CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                        Comentar


                        • #13
                          É isso mesmo Rute. Não facilitar.
                          Com o tempo a passar e à medida que ele ficam mais crescidos nós temos alguma tendencia para facilitar. Ás vezes dou por mim a dar de mamar em pé, com ela em cima da cama em pé....ou noutras posições menos convencionais...
                          Mas assim que me doi ou que sinto a mama sensível corrijo. Porque se deixo arrastar a coisa pode complicar-se.
                          Eles vão crescendo mas a preocupação em manter uma boa pega, as costas direitas e as mamas bem apoiadas deve ser uma prioridade.

                          Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
                          Madrinha de treinos : da *Fofinho*

                          Comentar


                          • #14
                            Inserido Inicialmente por Jo&Xande&Babs Ver Mensagem
                            Meninas, este é um tema controverso e com barbas
                            A história do mamilo ganhar calo Quando isso acontece é porque a pega não foi corrigida e o mamilo acaba por se adaptar à má pega. Percebem? Foi o que aocnteceu durante anos e anos e que deu azo a muitas historias do género : Doía muito, ganhou calo e deixou de doer..
                            Mas não tem que ser assim! A pega depois de corrigida não à calo para ganhar. O mamilo retorna à sua forma inicial, sai da boca do bebé redondinho (não achatado portanto), e se estiver magoado, como o da Sonia está demora a cicatrizar e é doloroso.

                            Gostava de ver pessoalmente, para ajudar de forma mais eficaz.
                            Uma pega correcta não doi, e não há necessidade nenhuma de calejar.

                            No meu primeiro filho acabei por deixar que isso acontecesse. Não tinha conhecimento nem ajuda e portanto o mamilo acabou por ganhar calo de estar permanentemente magoado. Ficou portanto com uma forma diferente da que tinha e sarou sozinho.
                            Desta segunda vez também tive que corrigir, de inicio aquando da descida do leite e outra vez aquando da saída dos primeiros dentes e de vez em quando tenho que dar umas achegas na pega para que não me magoe.

                            Eu sei que há correntes de pessoas que dizem que há casos que têm que doer. Que há situações que não dá para corrigir. Eu propria ouvi isso pessoalmente.
                            Não concordo, não concordo mesmo.
                            O que acontece é que por vezes não se consegue corrigir, e se isso acontecer comigo, eu prefiro procurar ajuda de quem saiba do que me conformar e dizer que é impossível.

                            Dar de mamar não tem que doer, não tem que calejar. Ás vezes é preciso perícia e paciencia mas corrige-se sempre.

                            PS - Sónia, tenho um encontro da Liga la Leche dia 12 de Janeiro. Em Lisboa. Gostava muito que viesses e sempre conversavamos um pouco. O que achas? Se quiseres liga-me.
                            Isto é também para as restantes meninas. Rosinha....Vens?
                            Um abraço
                            Pronto, setôra, eu concordo! Como disse, fiquei com essa sensação porque aconteceu igualzinho nos dois. E passado pouco tempo, não tenho qualquer espécie de desconforto.




                            Comentar


                            • #15
                              olá, será que não ajudava colocares conchas colectoras de leite?
                              eu tive o mesmo problema e usava-as para que os mamilos não tocassem no soutien e tivessem tempo de arejar e sarar porque as conchas tem buraquinhos. foram-me muito úteis!

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X