Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

É possivel acabar com o suplemento?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • É possivel acabar com o suplemento?

    Olá mamãs!

    Tenho uma amiga que teve bebé no dia 6 de Dezembro e estava a amamentar em exclusivo. O menino mama muito bem... Liguei-lhe no outro dia a ver se estava tudo bem, e, para meu espanto, ela ja estava a dar mama+suplemento! Ela disse-me que numa semana o menino ganhou 300grs e que na semana seguinte só ganhou 70grs e que a médica do centro de saude mandou dar suplemento... Ela disse-me que o menino mamava 60 do leite dela (presumo que tire à bomba e que talvez não esvazie a mama) e que mamava quase outro tanto de suplemento a seguir... Disse também que o menino se fartava de chorar de fome com o leite dela e que com o suplemento já ficava satisfeito... Bem, eu dei-lhe o numero na conselheira de amamentação do meu centro de saude e disse-lhe que ela poderia (com ajuda) regredir a situação e voltar a amamentar em exclusivo... Espero não a ter induzido em erro!! É possivel, não é? Em todo o caso, ela não me pareceu muito entusiasmada com a ideia
    Agora digam-me... Os médicos recebem comissão por mandar uma mãe dar LA ao seu filho? A médica não deveria encaminhar a minha amiga para o cantinho da amamentação para a ajudar?? Como já fui mal instruida uma vez, casos como este revoltam-me!! Desta vez até posso não conseguir também, mas concerteza não será por falta de tenativas!!
    Beijocas!




    Realizando os meus sonhos...

  • #2
    Olá!
    Claro que é possível acabar com o suplemento! E quanto mais cedo, melhor.
    Sugeria a tua amiga primeiro, arranjar uma médica que apoie a amamentação ou então riscar esse da lista de assuntos a discutir com a actual médica. Nem tudo o que eles dizem se escreve.
    Ela que procure mesmo uma conselheira em aleitamento materno, que leia em sites fidedignos mais sobre a amamentação.
    Quanto mais cedo retirar o biberão, melhor. Não sei há quanto tempo ela o faz, mas esse costuma ser um processo faseado, não brusco, e para isso tem que se informar com a conselheira. No entanto, como ao primeiro mês de idade a mãe costuma ter o grande Boooommm de produção, diria até que é possível não dar mais suplemento algum já de repente.
    Se o bebé chora, que dê mama, sempre. Chora e oferece, chora e oferece, e sempre eliminado as outras razões de choro como frio, calor, fralda suja, sono, carinho, etc. E que esvazie bem a primeira mama, oferecendo a outra depois, garantindo qeu fica bem alimentado. Se a mama estiver cheia mas o leite não sair, que coloque uma toalha quente à volta da mama ou faça algumas massagens.
    O bebé a partir desta altura chora muito com cólicas. Se calhar ela confunde esse choro com fome, pois acontece durante e após a mamada, e sobretudo quando fazem má pega ou engolem ar. As cólicas são fáceis de detectar, pois o bebé contorce-se todo e estica-se de imediato, com a cabeça para trás e pernas sempre a dobrar e esticar.
    São só algumas dicas...
    BJ

    Comentar


    • #3
      Obrigada!
      Assim vou aprendendo e vou tentar ajudá-la!!




      Realizando os meus sonhos...

      Comentar


      • #4
        A minha cunhada deu suplemento duas vezes ainda na maternidade. Entretanto, tanto ajudei e corrigi a pega que o puto chegou a engordar 40 g por dia só com mama. Sim, é possível!
        2 filhotes lindos

        Comentar


        • #5
          Ola!

          Claro que é possivel! o meu filho mais velho nasceu prematuro e so teve alta ao fim de 14 dias. Todos os dias tomava 1 ou 2 biberoes de LA. Veio para casa e nem uma lata de leite comprei. Amamentei em exclusivo ate aos 6 meses e depois ate aos 26 meses!

          Beijinhos
          Rute

          O meu parto de 14 dias
          Bebes e Mamas marcianas de 2008
          Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
          CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

          Comentar


          • #6
            Obrigada meninas!
            Vou ver se a consigo trazer cá a casa para lhe mostrar que é possivel (ela não tem pc nem net)...
            Eu passei um mau bocado a dar LM+suplemento à minha princesa e não quero que a minha amiga passe pelo mesmo!!
            Beijinhos a todas!!




            Realizando os meus sonhos...

            Comentar


            • #7
              Olá, aqui vai alguma informação sobre o assunto!

              Excerto do livro "Manual Prático do Aleitamento Materno" do Dr. Carlos Gonzalez (retirado do site Mamar ao Peito)

              "Uma estratégia possível para retirar gradualmente os suplementos seria:

              .Dar a primeira mama até que o bebé a largue ou até que pareça óbvio que já não está a mamar apesar da compressãob mamária (consiste em fazer uma pressão ligeira no peito para que o leite saia mais facilmente);
              .Dar a segunda mama;
              .Se está a extrair leite, dar-lhe o seu próprio leite.
              .Se o bebé fica aparentemente satisfeito, não se deve dar-lhe leite artificial.
              .Se ao fim de pouco tempo, mesmo que sejam apenas 15 ou 30 minutos, o bebé parecer estar com fome, voltar a amamentar.
              .Só dar leite artificial se, quando se acabou de dar a segunda mama (e os suplementos de leite materno, se for caso disso), o bebé se queixa com fome. Mas nesse caso não se dará a mesma quantidade, mas muito menos, 30 ou 60 ml. O objectivo não é que "aguente" quatro horas, mas que volte a mamar dentro de uma hora ou duas.
              .É preferível o copinho ou outro meio, no entanto não há que temer o biberão. No total pode já ter tomado vários. O objectivo não é que tome suplementos com copinho, mas sim que não tome suplementos. Para algumas mães ou algumas crianças o copinho é incómodo e deseperadamente lento, e seria melhor aproveitar esse tempo para dar mama, retirar o leite ou para descansar.
              .Se ao fim dos 30 ou 60 ml o bebé continuar a queixar-se com fome dão-se mais 30 ml e assim sucessivamente até se chegar, se for necessário, à quantidade de suplemento que tomava nos dias anteriores.
              Ou seja: se o bebé tem mesmo fome, dá-se todo o leite artificial que pedir. Não se trata de o fazer passar fome, nem queremos que perca peso novamente. Mas se se "satisfaz" com menos, dá-se-lhe menos. Desta forma, se um bebé mamava e bebia um biberão de quatro em quatro horas torna-se fácil amamentá-lo a cada hora e meia ou duas horas, sendo-lhe administrado leite artificial cada cinco ou seis horas. No espaço de alguns dias é possível eliminar completamente o leite artificial. É sempre importante frisar a necessidade de um controlo rigoroso de peso e de um acompanhamento adequado, pelo menos durante um mês, para verificar se a amamentação decorre sem problemas."

              Podes também dar os contactos de conselheiras em aleitamento materno, assim ela poderá procurar alguma ajuda nesse sentido!


              Jocas,
              Patrícia Paiva
              - Educadora Perinatal
              - Conselheira em Aleitamento Materno
              - Professora Ginástica para Bebés

              BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

              Comentar


              • #8
                Eu comecei agora, após três meses de amamentação exclusiva a dar suplemento a Lia porque a menina em dois meses em lugar de ganhar 750g em cada mês dos últimos dois ganhou apenas 500g no total. Foi uma grande descida de percentil mas há muito que já desconfiava e já lhe tinha começado a dar papas uma semaninha antes dela ir a consulta onde se descobriu tudo. (irónico porque já há dois meses que ela andava a perder peso e eu que vou lá todos os meses as consulta já tinha na consulta anterior falado disso e era normalíssimo a perda de peso). Resolução, fomos ao hospital com ela fazer uricul e a analise não acusou nada de nada...era apenas fome que ela tinha. No meu caso ate apoiaram bastante a amamentação dai que eu me tenha visto obrigada a dar-lhe papas por conta própria para lhe acalmar a fominha lol... mas seja como for eu agora já iniciei o Aptamil confort e ela engordou numa semana 300g...sinceramente o meu peito já produzia tão pouco e cada vez menos que já só fica a mamar durante escassos segundos em cada mama e começa a chorar de fome, dou-lhe então o biberão e ela fica saciada...por mim...prefiro vê-la assim. E olha que durante o tempo todo que mamou mamava que nem uma maluca, mal via a mama agarrava-se duma maneira que parecia que não havia amanha e ainda é assim...mas o biberão é que a alimenta mesmo...da minha mama já só tira anticorpos necessários ao sistema imunitário dela porque alimento duvido muito que haja...e normal a tua amiga não estar muito virada a recomeçar a amamentação por ja ser tarde demais, como no meu caso, ou por não ter mesmo um leite bom que alimente bem o filho...qualquer mae preferira ver o seu bebé satisfeito mesmo que com LA do que sempre cheio de fome após uma longa mamada...entendes?


                Já agora é o meu primeiro post meninas. Prazer em conhece-las. Beijinhos






                http://www.youtube.com/watch?v=ma9I9VBKPiw

                http://www.youtube.com/watch?v=P3VJgkLSFws

                Comentar


                • #9
                  Marisa.

                  Só duas perguntas para desvendar o misterioso caso do peso insuficiente: Davas mama de quanto em quanto tempo? Cumprias algum horário? Limitavas a duração da mamada, tipo dez minutos em cada mama?

                  E outra coisa. Dizes: "...era apenas fome que ela tinha. No meu caso ate apoiaram bastante a amamentação dai que eu me tenha visto obrigada a dar-lhe papas por conta própria para lhe acalmar a fominha lol..." Quem te apoiou a amamentação? De que forma?

                  E deixa-me só corrigir, assim de imediato, duas ou três coisas que dizes erradamente, não vão as mães com dúvidas pensar que é verdade:
                  "e normal a tua amiga não estar muito virada a recomeçar a amamentação por ja ser tarde demais, como no meu caso" - Nunca é tarde demais. Olha que há pessoas que até quiseram amamentar mesmo não estando grávidas, para conseguirem dar mama a bebés adoptivos. Se elas conseguiram estimular tanto, qualquer mãe com o seu biológico (excepto raras excepções de saúde, por exemplo), conseguem. Qualquer mãe consegue estimular a sua produção.,

                  "ou por não ter mesmo um leite bom que alimente bem o filho"... - Não há leites fracos. Por isso, garantidamente algo correu mal nesse teu processo de amamentação, mas certamente não foi o teu tipo de leite.

                  e dar papas aos três meses.... nem comento.

                  Se puderes responde. É sempre bom esclarecer todas as dúvidas. E deixa-me dizer-te que nem para ti é tarde demais. Podes ainda voltar à amamentação em exclusivo. Mas vamos por partes.
                  BJ

                  Comentar


                  • #10
                    Olá SuMa!

                    Fui eu que iniciei este topico e devo dizer que, infelizmente não ajudou a minha amiga, pois ela não quis insistir
                    Eu dei-lhe o numero que a conselheira de amamentação nos deu no curso de preparação para o parto e ela nem sequer lhe ligou
                    No entanto, muitas das respostas aqui dadas ajudaram e continuam a ajudar-me a mim, que estou quase quase a ser mamã outra vez!
                    Tal como a Marisa, eu também pensava que o meu leite era fraco e a enfermeira na altura também me disse isso :S
                    Hoje ja estou mais bem informada, embora saiba que me irão surgir mais duvidas... :P Por exemplo: os bicos de silicone interferem na amamentação? Há 4 anos, usei os bicos para amamentar a minha filha e ela acabava sempre por adormecer e mamava muito devagar... Será que os bicos influenciam uma bebé que ja por si era malandra a mamar? até no biberão ela demorava eternidades a mamar... Confesso comprei bicos de silicone e que já os pus na mala de maternidade, no entanto, estou a pensar em tirá-los e deixá-los em casa (junto com a xuxa...)
                    Uma vez mais, obrigada!




                    Realizando os meus sonhos...

                    Comentar


                    • #11
                      Interferem sim. Conheço uma pessoa que teve de "abombentar" em exclusivo até aos 6 meses porque na maternidade usou bicos de silicone e o bebé depressa rejeitou o peito. Curiosamente, a mesma pessoa teve a gentileza de sugerir à minha cunhada os mesmos bicos de silicone. Há gente que não aprende nem à força... Felizmente, ela ouviu-me e nunca os usou. E tenho uma amiga que também os usou e acabou por os deixar porque o bebé mamava imenso ar.
                      2 filhotes lindos

                      Comentar


                      • #12
                        Bem... Só me resta levantar daqui e ira à mala retirar os bicos!! É que os meus bicos são médio-pequeno, mas não são invertidos nem nada do género! Mas lá está, há 4 anos, a enfermeira no hospital mandou-me usar e eu usei... Agora, com as dicas que tenho lido, ja vou pensando mais pela minha cabeça e vou tenatndo perceber a lógica das coisas antes de fazer o que quer que seja...




                        Realizando os meus sonhos...

                        Comentar


                        • #13
                          Boa tarde!

                          Os mamilos de silicone podem interferir sim, assim como a chucha (que acho que interfere mais) mas no meu caso não interferiu, mamou neles durante 3 semanas e depois voltou ao mamilo sem problemas e ainda continua. Mas acho que não deves levar para a maternidade e os deves evitar ao máximo, de qualquer das maneiras, só estou a mostrar que usar os de silicone não te impossibilita totalmente de amamentar. Eu dei LM exclusivo até aos 5 meses

                          BJS e uma hora pequenina
                          Mães OMS Sócia n.º 123

                          Madrinha: Lila&Lucas, que espera a doce Lara A princesa nasceu a 20/9/2010 Parabéns!

                          Comentar


                          • #14
                            Obrigada!

                            Ai se eu tivesse este fórum há 4 anos atrás... As coisas teriam sido bem diferentes... Mas ainda vou a tempo!!
                            Uma Beijoca a todas!




                            Realizando os meus sonhos...

                            Comentar


                            • #15
                              Olá!

                              Sim, os bicos interferem bem como as chupetas.
                              O melhor é nem usar nem uns nem outros.

                              Se o bebé pegar mal deves corrigir a pega e não usar os bicos. mas conheço quem usou os bicos para se sentir um pouco melhor devido ás gretas que criou. Curou as gretas, deixou de imediato os bicos e não houve mais problemas. mas é preciso ter cuidado.

                              Em relação ao teu caso, informa-te bem e mantém alguém, uma enfermeira ou conselheira ao teu lado, que te possa dar ajuda presencial se precisares. Ás vezes isso faz toda a diferença.

                              Por mais que nós queiramos ajudar somos mais uma duma tela de computador e o nosso testemunho acaba por valer tanto do que uma pessoa que vem para aqui afirmar que não teve leite e outras coisas que tais....

                              Ah! E se tiveres oportunidade porque não fazes um workshop de amamentação?

                              bjs

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X