Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Extracção de leite com a bomba

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Extracção de leite com a bomba

    A minha cunhada foi mãe há 15 dias e tal como na primeira gravidez tem os mamilos rasos e portanto tem de usar daqueles de silicone. Da primeira vez correu bem, mas goar com o Afonso não dava, era um berreiro. E ele sempre bebeu suplemento porque o leite dela não era suficiente.
    Como tudo isto era um stress e o mais importante era ele beber o leite da mae, fomos alugar uma bomba para ver como corria. Correu bem....mas só tira 20/30 ml de cada vez...e ele bebe 60 ml a cada 3 horas.
    Ela acha que o leite está a acabar....eu acho que ainda não subiu totalmente, porque já da primeira vez foi assim.

    Opiniões e conselhos
    Inicio dos treinos Janeiro 2011

    Positivo a 31 de Maio 2012, e a 1 de Junho.

    O meu blog: http://gastaosalsinha1.blogspot.pt/


  • #2
    Ola!
    Ora aqui estou eu com a bomba numa mao e a escreverc om a outra!

    Primeiro ter mamilos rasos nao implica que se tenham de usar mamilos de silicone! Se ao apertar a aurela na zona do mamilo ele sai para fora entao pode edeve amamentar directamente. os mamilos de silicone nao facilitam a pega e sendo menos eficiente o mamar contribuem para que haja menos leite.

    Depois tambem acredito que a subida de leite ainda nao esta completa. Aconteceu-me isso no primeiro filho que nasceu prematuro e esteve internado 15 dias com suplemento. So tive subida de leite a serio em casa quando omiti o suplemento e passei a dar so mama a pedido.

    Quando â quantidade que tira é perfeitamente normal! Eu tirava menos e fiz stock para o regresso ao trabalho com bocadinhos de 10 mL. Com a pratica e o tempo conseguira tirar mais.

    se a tua cunhada quer amamentar deveria:

    - esquecer os mamilos de silicone se o o mamilo dela permite fazer um prega. Numa pega correcta o bebe mama na aurela e nao apenas no mamilo. Se ela fizer uma prega na aurela com o mamilo no meio e o bebe pegar o mamilo forma-se com a sucçao

    - amamentar a pedido sempre, o bebe mama o que quer quando quer

    - procurar ajuda presencial de uma voluntaria ou conselheira para ajudar a corrigir a pega

    -tentar reduzir ou eliminar o suplemento. Sobre isso cito o que foi publicado noutro topico

    Inserido Inicialmente por APPM Ver Mensagem
    Olá, aqui vai alguma informação sobre o assunto!

    Excerto do livro "Manual Prático do Aleitamento Materno" do Dr. Carlos Gonzalez (retirado do site Mamar ao Peito)

    "Uma estratégia possível para retirar gradualmente os suplementos seria:

    .Dar a primeira mama até que o bebé a largue ou até que pareça óbvio que já não está a mamar apesar da compressãob mamária (consiste em fazer uma pressão ligeira no peito para que o leite saia mais facilmente);
    .Dar a segunda mama;
    .Se está a extrair leite, dar-lhe o seu próprio leite.
    .Se o bebé fica aparentemente satisfeito, não se deve dar-lhe leite artificial.
    .Se ao fim de pouco tempo, mesmo que sejam apenas 15 ou 30 minutos, o bebé parecer estar com fome, voltar a amamentar.
    .Só dar leite artificial se, quando se acabou de dar a segunda mama (e os suplementos de leite materno, se for caso disso), o bebé se queixa com fome. Mas nesse caso não se dará a mesma quantidade, mas muito menos, 30 ou 60 ml. O objectivo não é que "aguente" quatro horas, mas que volte a mamar dentro de uma hora ou duas.
    .É preferível o copinho ou outro meio, no entanto não há que temer o biberão. No total pode já ter tomado vários. O objectivo não é que tome suplementos com copinho, mas sim que não tome suplementos. Para algumas mães ou algumas crianças o copinho é incómodo e deseperadamente lento, e seria melhor aproveitar esse tempo para dar mama, retirar o leite ou para descansar.
    .Se ao fim dos 30 ou 60 ml o bebé continuar a queixar-se com fome dão-se mais 30 ml e assim sucessivamente até se chegar, se for necessário, à quantidade de suplemento que tomava nos dias anteriores.
    Ou seja: se o bebé tem mesmo fome, dá-se todo o leite artificial que pedir. Não se trata de o fazer passar fome, nem queremos que perca peso novamente. Mas se se "satisfaz" com menos, dá-se-lhe menos. Desta forma, se um bebé mamava e bebia um biberão de quatro em quatro horas torna-se fácil amamentá-lo a cada hora e meia ou duas horas, sendo-lhe administrado leite artificial cada cinco ou seis horas. No espaço de alguns dias é possível eliminar completamente o leite artificial. É sempre importante frisar a necessidade de um controlo rigoroso de peso e de um acompanhamento adequado, pelo menos durante um mês, para verificar se a amamentação decorre sem problemas."

    Podes também dar os contactos de conselheiras em aleitamento materno, assim ela poderá procurar alguma ajuda nesse sentido!


    Jocas,

    Pode usar a bomba depois do bebe mamar para esvaziar melhor a mama (5/7 minutos de cada lado) e usar esse leite para suplementar. Esse estimulo extra tambem ajuda a aumentar a produçao.

    É muito importante que ela acredite que consegue. O leite nao esta acabar, ainda nem começou! Como te disse eu tambem dei suplemento no meu primeiro filho ate aos 15 dias e depois amamentei em exclusivo ate aos 6 meses e ele desmamou ja com 26 meses!

    Beijinhos
    Rute

    O meu parto de 14 dias
    Bebes e Mamas marcianas de 2008
    Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
    CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

    Comentar


    • #3
      Obrigado pela resposta.
      Já estou mais esclarecida.
      Quanto a não usar o silicone não dá mesmo, não há sitio onde o o bebe agarrar e mesmo no hospital aconselharam o uso.
      Inicio dos treinos Janeiro 2011

      Positivo a 31 de Maio 2012, e a 1 de Junho.

      O meu blog: http://gastaosalsinha1.blogspot.pt/

      Comentar


      • #4
        Olá!

        Talvez fosse boa ideia contactarem uma conselheira de amamentação.
        Não tarda nada e não há leite para ninguém. Quer dizer, pode não haver já que as dificuldades estão a ser muitas e produção ressentir-se verdadeiramente.
        Nos hospitais dão-se muitos conselhos errados por isso é necessário procurar onde realmente a informação está correcta. Podem contactar o SOS amamentação ou directamente uma conselheira. Era o que eu faria.
        Porque há vários problemas:
        usar os bicos de silicone
        o suplemento
        o biberão
        e uma produção que não está a corresponder ás necessidades.

        Se a ideia é manter a amamentação convém não deixar crescer o problema que já está grande o suficiente.

        O meu post não é uma critica mas um alerta.

        Comentar


        • #5
          Só um aparte. O bebé agarra na aureola e não no bico, logo não interessa se é raso, interessa que ele pega na aureola na totalidade.

          Comentar


          • #6
            DEixo-te aqui o link da associçao espanhola de pediatria sobre "pezon plano" ou seja mamilo plano

            http://www.aeped.es/faq/tengo-pezon-...odre-dar-mamar

            "pezonera" é o mamilo de silicone que eles sugerem para algunscasos como soluçao transitoria ou seja usar uns dias e depois deixar...

            Se tiveres dificuldade com o espanhol avisa que eu traduzo.

            beijinhos

            Rute

            O meu parto de 14 dias
            Bebes e Mamas marcianas de 2008
            Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
            CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

            Comentar


            • #7
              Obrigado a todas.
              Passo a esclarecer o seguinte....sem o silicone não funciona mesmo.
              Do primeiro filho (neste caso meu sobrinho, o Miguel) foram muitas horas a insistir sem o silicone e não resulta, ele não agarrava mesmo. Com o silicone foi complicado ao inicio, mas depois lá se adaptou e mamou até aos 5 meses, e só não foi mais porque a mãe teve de ir trabalhar, os horarios eram muito dificeis e ela não se dava, mesmo, com a bomba. E de salientar que ele também bebeu suplemento nos primeiros 15/20 dias até o leite ser em quantidade.
              Agora com o Afonso, ele não pega na mama, nem no silicone. Lá fomos tentar a bomba e ela aguenta bem, só que só tira 20/30 ml e ele bebe 60 ml...mas eu acredito que daqui a uns dias normalize e já dê para tirar mais.
              E a pega tem sido sempre bem feita, e tudo como manda a sapatilha. E temos uma enfermeira sempre disponivel e que tem ajudado tanto do miguel como do afonso.
              Inicio dos treinos Janeiro 2011

              Positivo a 31 de Maio 2012, e a 1 de Junho.

              O meu blog: http://gastaosalsinha1.blogspot.pt/

              Comentar


              • #8
                Olá
                Ela pode sempre tentar puxar o mamilo para fora antes de dar a mama. Compra uma seringa daquelas maiorzitas, corta a parte onde está o bico, de modo a ficar com duas zonas iguais abertas, no fundo e no topo. Coloca uma das extremidades (a aberta de origem) na mama e faz sucção com a parte interna da seringa, puxando o mamilo para fora, suavemente, para não magoar.
                BJ

                Comentar

                slot_bottomleaderboard_post

                Collapse
                Working...
                X