Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Dúvidas- pedido de ajuda.

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Dúvidas- pedido de ajuda.

    Olá!
    Tenho uma bebé de 1 mês e 1 dia, e algumas dúvidas acerca da amamentação que gostava que alguém experiente me ajudasse. Ultimamente, e apesar de achar que me coloco numa posição confortável assim como a bebé, quando começa a mamar fica bastante inquieta, está sempre a mexer-se sem largar a mama, o que se torna desconfortável para ela e para mim. Será porque não está a conseguir extrair leite? Outro motivo que me leva a pensar que será a dificuldade em mamar leite é porque, apesar de fazer uma boa pega (agarra em toda a aréola), a sucção é tão forte que fico com os mamilos muito sensíveis e doridos, tenho de usar sempre as conchas de amamentação porque não aguento que os mamilos estejam em contacto com nada.
    Por último, desde que nasceu contam-se pelos dedos as vezes que conseguisse que arrotasse. Pelo que tenho lido, provavelmente não está a ingerir ar que a faça arrotar, mas será que quando adormece à mama, posso deitá-la logo de seguida?
    Desculpem todas estas dúvidas, mas na primeira filhota não consegui amamentar e desta vez já lá vai um mês e quero muito dar continuidade à amamentação.

    Agradeço desde já a vossa ajuda

  • #2
    Olá,

    Uma posição confortável poderá ser sentada com a bebé em cima de uma almofada (ou aqueles chouriços de amamentar que têm um nome que não me recordo), barriga com barriga e a cabeça mais alta que os pés (ligeiramente) e assim consegues ficar com as costas direitas.

    Para estar com a pega bem feita e em vácuo a bebé deve ter o mamilo e o hemisfério norte da aureóla na boca e o lábio inferior virado para fora (podes até fazê-lo com um dedo).

    Quando a bebé está a mamar e engolir, as bochechas enchem e esvaziam, ouve-se o leite a ser engolido (mas se não ouvires não quer dizer que não engula) mas hás-de reparar que faz a flexão na garganta de engolir.

    Os mamilos doridos pode significar uma pega menos correcta, pelo menos algumas vezes pode ter acontecido, ou então largou a mama ainda em vácuo (para isto não acontecer pões o teu dedo mindinho na boquita dela para despegar). Aplica o teu leite nos mamilos (algumas gotas), deixa ao ar um pouco e passa lanolina (Purelan ou Lansinoh) nos mamilos antes de colocar os discos.

    Para arrotar... ou acontece nos 1ºs 10 minutos com ajuda ou há-de arrotar quando lhe apetecer, por si, é a minha regra. Cada bebé tem a sua manha para arrotar, sendo que alguns não arrotam mesmo, pode ser o caso.
    Coloca-a na tuas pernas deitada, a cabeça mais alta que os pés, e fica assim uns quantos minutos... o tempo de uma canção de embalar (por exemplo ), depois levanta-a e aguardas o tal som que aos nossos ouvidos parece música (LOL). Ou então, senta-a na tua barriga com as pernas à chinês.

    Quando adormece à mama... deita-a de seguida, em equipa vencedora não se mexe.

    Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

    Comentar


    • #3
      Está tudo dito!

      No meu caso, os meus às vezes arrotavam, outras nem por isso... mas bebé adormecido na mama é para ir para cama directo, há que aproveitar, porque eles vão muitas vezes quase "anestesiados" :-)

      Felicidades!




      Comentar


      • #4
        A minha filha nunca arrotava nem que a pusesse a fazer o pino. Quando era pequenina, o médico sugeria mantê-la na vertical uns 10 minutos antes de a deitar. Habituou-se de tal forma que nunca gostou de estar ao colo deitada Agora parece um carroceiro quando arrota
        2 filhotes lindos

        Comentar


        • #5
          Olá!

          Os mamilos doridos não é grande sinal, pode de facto existir algum problema com a pega.
          No entanto a tua bebé faz bastante xixi? 8 a 10 vezes por dia? e cocó?
          Tem aumentado bem de peso?

          A agitação dela não lhe passa se a embalares um pouco, se lhe fizeres festinhas na cabeça, no corpo? Se ouvires musica suave ou cantares ou pouco para ela?

          Em relação ao arrotar, pode mesmo não arrotar, apesar de tentares tudo e mais alguma coisa. segue as dicas da maria verde e logo ves se ela começa a arrotar mais vezes.
          O meu quando não arrotava , eu deixava-o dormir, até porque era praticamente impossivel acordá-lo e muito menos fazê-lo arrotar... não tem mal nenhum.

          Comentar


          • #6
            Esqueci-me....
            Ela usa chupeta? Se usa tenta que não use durante uns dias a ver se a pega melhora e deixam de doer os mamilos. pode ser algo ao de leve... que se resolva rápido.

            Comentar


            • #7
              A mim parece-me que está a fazer uma boa pega porque corresponde à descrição que a Maria fez. Quando nasceu, demorou de facto a conseguir fazer bem a pega, e nesse período deixou-me os mamilos numa lástima (num deles ainda tenho uma marca bem vincada), o que eu penso que poderá também ser é os mamilos ainda não terem recuperado totalmente (mas já lá vai um mês..). Já fui pesá-la e esta semana aumentou para cima das 200gr , para além de que suja bastante a fralda, por isso o meu receio de não estar a extrair bem o leite não deve ter fundamento.
              Quanto ao arrotar vou seguir as vossas sugestões e não tentar stressar muito com isso.

              Obrigada pelas vossas respostas!

              Comentar

              slot_bottomleaderboard_post

              Collapse
              Working...
              X