Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

o leite artificial, sim ou não?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • RE:

    Inserido Inicialmente por APPM
    Inserido Inicialmente por alendcs
    Inserido Inicialmente por APPM

    Em relação a esta parte da Maternidade Amiga da Amamentação é que gostava de esclarecer, é que neste momento são apenas 3 os Hospitais Amigos dos Bebés, há muitos (que eu tenha conhecimento são cerca de 17) que são candidatos, mas os que são certificados são apenas os seguintes:

    Hospital Garcia de Orta, desde 2005
    Maternidade Bissaya Barreto, desde Julho de 2007
    Centro Hospitalar Barlavento Algarvio, desde 6 de Outubro 2008
    Oi APPM,
    Não são tres mas sim 4 hospitais. O Hospital S. Marcos em Braga também pertence aos Amigos dos Bebés, foi o que disseram no meu curso de preparação para o parto. Aliás disseram que lá não entrava chupetas nem biberões e que já tinham lá pessoas especializadas na amamentação. Por isso já são 4, porque em Junho quando disseram quais os hospitais amigos dos Bebés, já eram 3 e visto que o Centro Hospitalar Barlavento Algarvio só o é desde 6 de Outubro 2008.
    Jocas
    Tenho a certeza do que digo! Os 3 que coloquei foram-me indicados pela Organização da Iniciativa Hospitais Amigos dos Bebés na Conferência do dia 6 de Outubro, e como disse há muitos que são candidatos e esse provavelmente é um deles, e estes candidatos têm o folheto da Iniciativa e até podem cumprir alguns requisitos mas não têm o certificado pelo facto de ainda não terem sido certificados pela entidade responsável.

    Jocas
    Olá APPM
    Desculpa então o erro, mas foi o que a enfermeira nos disse, que o Hospital de S. Marcos já pertencia aos Amigos dos Bebés. Ness altura só haviam três. Decerto estava mal informada...
    ops:

    Beijocas

    Comentar


    • RE:

      olá a todas!

      Quando engravidei sempre pensei que queria dar de maminha a minha princesa. Tive sorte, apesar de ter sido cesariana assim que saí do bloco ainda eu estava meia zonza puseram a matilde no peito e ela mamou, qd saíu do hospital já estava a engordar.
      Acho que nesse aspecto sou uma previligiada, porque como ela sempre foi comilona nunca teve problemas em mamar, e eu nunca tive nenhum problema com o peito, nem com os mamilos...
      Mas o LM não é uma fonte inesgotavel, já tive muitas vezes a sensação que ela queria mais, mas não havia:? , fui a farmacia e comprei LA. Tenho uma embalagem fechada em casa, como fomos a pedi e ela estava num bom percentil, vamos continuar só com LM.
      No entanto se achasse que ela estva a passar fome, nem pensava duas vezes dava-lhe LA.
      Não é dar LM que faz uma boa mãe, mas sim tentarmos fazer o melhor que conseguimos e pudemos pelos nossos pimpolhos, imagino o que muitas mães passam por não conseguirem amamentar... Mas o que tem de pensar é que fazem o melhor que são capazes pelos seus filhotes, e que são as melhores mães do mundo pois o melhor que pudemos dar aos nossos filhos é AMOR!

      Comentar


      • RE:

        Inserido Inicialmente por s_guerreiro
        olá a todas!

        Quando engravidei sempre pensei que queria dar de maminha a minha princesa. Tive sorte, apesar de ter sido cesariana assim que saí do bloco ainda eu estava meia zonza puseram a matilde no peito e ela mamou, qd saíu do hospital já estava a engordar.
        Acho que nesse aspecto sou uma previligiada, porque como ela sempre foi comilona nunca teve problemas em mamar, e eu nunca tive nenhum problema com o peito, nem com os mamilos...
        Mas o LM não é uma fonte inesgotavel, já tive muitas vezes a sensação que ela queria mais, mas não havia:? , fui a farmacia e comprei LA. Tenho uma embalagem fechada em casa, como fomos a pedi e ela estava num bom percentil, vamos continuar só com LM.
        No entanto se achasse que ela estva a passar fome, nem pensava duas vezes dava-lhe LA.
        Não é dar LM que faz uma boa mãe, mas sim tentarmos fazer o melhor que conseguimos e pudemos pelos nossos pimpolhos, imagino o que muitas mães passam por não conseguirem amamentar... Mas o que tem de pensar é que fazem o melhor que são capazes pelos seus filhotes, e que são as melhores mães do mundo pois o melhor que pudemos dar aos nossos filhos é AMOR!
        Comigo aconteceu exactamente o mesmo, até que um dia realmente achei que o meu filho ainda tinha fome e devia abrir a lata de leite, isto aos 5 meses e meio, até aos 6 meses devo ter dado 5 ou 6 vezes e não é por isso que deixo de achar que amamentei em exclusivo até aos 6 meses.






        Comentar


        • RE:

          No meu caso: LA sim!

          Não li todas as páginas, apenas o essencial.

          No meu caso sim, porque a minha bébe tinha fome e eu a pensar que eram cólicas, birras, eu sei lá.

          Enfim, um belo dia fui pesar à farmácia e vi que apenas tinha engordado 30 grs em uma semana, longe das 200gr. Ainda insisti no LM exclusivo e fui a outra farmácia e o peso permanecia o mesmo.

          Até que comecei a pereber a razão de tanto choro. Era fome.

          Custou-me muito deixar a amamentação exclusiva, sinceramente doeu. Mas depois quando percebi a fome que a minha Maria João tinha passado fiquei de rastos! Tadinha tanta hora a chorar e eu a dar mama e achar que fome n era. E como não vale a pena chorar sobre o leite derramado, em um par de dias superei o facto de a ter deixado passar fome. Até porque n queremos depressões pós-parto, n é?

          Com um mês e meio de vida passei a introduzir o suplemento, foi o melhor que fiz. E há semanas em que vou duas vezes à farmácia pesa-la.

          Ainda dou LM até quando não sei, mas deixar o LA nem pensar.

          Há muitos mitos em volta do LA e do biberão. Dizem que os bébes dormem mais (só se for por não chorarem a noite toda com fome), que largam a mama ( a minha continuou a mamar como antes), que aprendem menos por dormirem demais, que s gordos e ficarão adultos gordos...enfim uma chorrilhada de disparates!

          Na minha opinião, LA sim quando o LM não é suficiente. "Quem dá o que tem, a mais não é obrigado"!

          Em relação às polémicas sobre este assunto, nem percebo o motivo. O que interessa é saber que há de facto muitos bébes amados, como os deste fórum.

          Beijinhos a todas

          Azulinha


          Comentar


          • RE:

            O leite melhor pro meu bebe é aquele que o satisfaz e o faz crescer saudável, no meu caso o LA.
            O meu menino uma semana dps de nascerr tinha menos quase 300gr.
            Duas semanas dps de nascer ainda n tinha atingido o peso de nascença.
            Eu tinha leite mas em muito pouca quantidade e ele cansava-se de tanto chupar e pouco sair.
            Para piorar as coisas, ele bolsava tudinho o que bebia.
            Na 2ª semana de vida teve uma noite e uma manha inteira a chorar e eu a pensar q era colicas. Dei-lhe mama a cada 20 minutos, ja tinha os bicos em ferida. Ja chorava de desespero. Até que disse ao meu marido pra passar na farmacia e comprar-lhe leitinho.
            Bebeu 60ml em segundos e aterrou em 3h de sono, tava mortinho de fome.
            N me arrependo de ter iniciado o LA, n podia o ver o meu filho com fome.
            A partir daí e apesar de ele nunca ter rejeitado a mama, pelo contrario, sempre a procurou e sempre pegou bem, o meu leite foi desaparecendo e esgotou-se sozinho de tao pouco que era.
            Hoje so dou LA e n me acho má mãe, pelo contrário, procurei uma solução pra fome do meu filho e faria tudo de novo.
            Tenho pena de n amamentar pela ligação que se estabelece e ate ja tenho saudades.
            Hoje ele n é mais gordo que os bebes que mama LM e nem dorme mais, por isso, acho isso um mito.
            BJS

            Comentar


            • RE:

              A minha flor, de há 1 mês para cá, também bebe LA como suplemento em cada mamada.
              Espero continuar a ter leite para lhe dar, mas sei, que só a mama não a satisfaz.
              Foi por conselho da pediatra, pois no 1º mês tentámos de tudo para que ficasse bem só com a mama, saciava momentaneamente, mas continuava com fome.

              Sinto que ela agora está bem, e eu também! :-)
              Desejo tudo de bom às minhas queridas afilhadinhas Ella.E e Essezinha!

              Comentar


              • RE:

                Boa noite!
                As minhas gemeas praticamente nao mamaram, foram alimentadas a biberao, sao duas crianças extraordinarias, nao sao gordas, aos oito anos estao com 1,35m, sao inteligentes e nunca tiveram problemas de saude!!! Apesar de ter tentado a amamentaçao, porque era o que era esperado, acho que nao senti grandes incentivos para o fazer e confesso que nao me importei muito! A rotina dos biberoes, as horas certas, a minha indepedencia, as minhas horas de sono.... foram compensadoras porque vi-as crescer bastante bem, felizes, e posso dizer sem mentir que dificilmente conseguiria ter uma relaçao mais proxima com elas! Sao a minha vida!!!
                Como profissional de saude, sei de cor todas os pontos apresentados a favor do aleitamento materno, mas tambem sei que ser constantemente bombardeada com a mesma conversa nao e pera doce,nem um pouco agradavel! Muitas vezes o que acontece e precisamente o contrario do que se pretende especialmente se a mae ja nao esta muito motivada para o fazer! Durante o curso, foi-nos reforçado varias vezes que o respeito pelas decisoes que cada individuo se deveria sobrepor as nossas mais intimas convicçoes e que fazer juizos de valor acerca das mesmas era anti-etico e que so serviria para romper a ligaçao de confiança estabelecida entre nos e a dita pessoa! No entanto, fui constatando ao longo da vida profissional e pessoal um total desrespeito pelas decisoes alheias e consequentemente pelas pessoas, por parte de profissionais que se esquecem que deveriam estar ao lado delas e nao contra ! Desculpem caros colegas, mas a nossa missao e informar as pessoas do que esta mais correcto e ajuda-lo a tomar as suas opçoes, nao e substitui-lo na tomada das mesmas adoptando a postura "do eu e que sei, e tem que fazer assim", sem ao menos tentar perceber os sentimentos que o conduzem a outra opçao. Ajudar a adoptar comportamentamentos saudaveis nao significa lavagens cerebrais, nem a imposiçao pelo cansaço, a pessoa depois de informada deve sentir desejo de os adoptar pelas vantagens que estes lhe possam trazer, mas tem de partir dela. Claro que a informaçao deve ser isenta, sem tendencias e nao focando apenas os pontos considerados vantajosos!!!
                Pessoalmente,como vos disse e apesar de tudo,nunca me senti muito motivada a amamentaçao; e nao sendo uma pessoa muito pudica a ideia de chegar a qualquer sitio e zas! mama de fora! nao me agrada nada, nao lido muito bem com a exposiçao publica e ainda menos com mirones!!
                Neste momento estou gravida de quase 8 meses e sinto a mesmissima coisa;sei que o meu marido, e sei la quem mais, esperam que amamente mas a perspectiva de passar dias a fio com as mamocas ao leu e as noites em branco enquanto ele dorme descansadinho nao me agradam(sobretudo porque sou terrivel com o sono). Ainda nao consegui dizer o que sinto relativamente a isto e nao sei muito bem como faze-lo, mas logo se ha-de ver !!!

                Comentar


                • RE:

                  Inserido Inicialmente por daisy7447
                  Boa noite!
                  As minhas gemeas praticamente nao mamaram, foram alimentadas a biberao, sao duas crianças extraordinarias, nao sao gordas, aos oito anos estao com 1,35m, sao inteligentes e nunca tiveram problemas de saude!!! Apesar de ter tentado a amamentaçao, porque era o que era esperado, acho que nao senti grandes incentivos para o fazer e confesso que nao me importei muito! A rotina dos biberoes, as horas certas, a minha indepedencia, as minhas horas de sono.... foram compensadoras porque vi-as crescer bastante bem, felizes, e posso dizer sem mentir que dificilmente conseguiria ter uma relaçao mais proxima com elas! Sao a minha vida!!!
                  Como profissional de saude, sei de cor todas os pontos apresentados a favor do aleitamento materno, mas tambem sei que ser constantemente bombardeada com a mesma conversa nao e pera doce,nem um pouco agradavel! Muitas vezes o que acontece e precisamente o contrario do que se pretende especialmente se a mae ja nao esta muito motivada para o fazer! Durante o curso, foi-nos reforçado varias vezes que o respeito pelas decisoes que cada individuo se deveria sobrepor as nossas mais intimas convicçoes e que fazer juizos de valor acerca das mesmas era anti-etico e que so serviria para romper a ligaçao de confiança estabelecida entre nos e a dita pessoa! No entanto, fui constatando ao longo da vida profissional e pessoal um total desrespeito pelas decisoes alheias e consequentemente pelas pessoas, por parte de profissionais que se esquecem que deveriam estar ao lado delas e nao contra ! Desculpem caros colegas, mas a nossa missao e informar as pessoas do que esta mais correcto e ajuda-lo a tomar as suas opçoes, nao e substitui-lo na tomada das mesmas adoptando a postura "do eu e que sei, e tem que fazer assim", sem ao menos tentar perceber os sentimentos que o conduzem a outra opçao. Ajudar a adoptar comportamentamentos saudaveis nao significa lavagens cerebrais, nem a imposiçao pelo cansaço, a pessoa depois de informada deve sentir desejo de os adoptar pelas vantagens que estes lhe possam trazer, mas tem de partir dela. Claro que a informaçao deve ser isenta, sem tendencias e nao focando apenas os pontos considerados vantajosos!!!
                  Pessoalmente,como vos disse e apesar de tudo,nunca me senti muito motivada a amamentaçao; e nao sendo uma pessoa muito pudica a ideia de chegar a qualquer sitio e zas! mama de fora! nao me agrada nada, nao lido muito bem com a exposiçao publica e ainda menos com mirones!!
                  Neste momento estou gravida de quase 8 meses e sinto a mesmissima coisa;sei que o meu marido, e sei la quem mais, esperam que amamente mas a perspectiva de passar dias a fio com as mamocas ao leu e as noites em branco enquanto ele dorme descansadinho nao me agradam(sobretudo porque sou terrivel com o sono). Ainda nao consegui dizer o que sinto relativamente a isto e nao sei muito bem como faze-lo, mas logo se ha-de ver !!!
                  Olá,

                  Apenas para te dizer q concordo plenamente ctg.

                  E se de vez enquando davas umas espreitadelas sobre o tema nos vários Tópicos q apareceram, deves ter visto discussões mt assanhadas... pq nunca aceitei fundamentalismos. Sim, pq aqui fundamentalistas... vai lá vai

                  E falta de respeito pelas decisões dos outros e falta de tolerância à diferença - irrita-me profundamente.

                  Enfim, cada um faz o q acha melhor para o seu filho e de certo não é o LA, ou LM q vai fazer a diferença como ser humano.

                  Ah! ! Já agora parabéns pela tua nova estrelinha... q está quase, quase aí a brilhar.
                  LuaCheia






                  O parto relâmpago da minha Estrelinha: http://foruns.pinkblue.com/goforum.a...posts&t=249525

                  Madrinha: Nesha
                  Madrinha: Xoxa

                  Comentar


                  • RE:

                    Ola, mamãs!

                    Nunca pensei que tt tempo dps de lançar o post c o meu desabafo este ainda fosse comentado!é um tema que gere alguma polemica mas que pelos vistos afecta muitas mamãs, assim não me sinto sozinha, afinal existem mais maes que por este ou aquele motivo deixaram de amamentar mais cedo do que o esperado.Obrigado a todas pelo apoio e pela troca de ideias!

                    Neste momento ja ultrapassei essa fase, tenho um filho lindo com quase 9 meses e que é td para mim!

                    Qt ao assunto delicado LM/LA apenas tenho a dizer que se tiver um 2º filho estarei, ou penso estar, mais elucidada sobre a amamentação e que tentarei dar peito mais tempo do que dei ao 1º.Tentarei fazer da amamentação um acto natural e nao de um acto que tem que ser, tentarei dar-lhe LM se nao conseguir por algum motivo dar-lhe-ei LA sem receio, sem medo e sobretudo farei o que o meu coração de mae ditar.

                    Nao seguirei manuais nehnuns, farei o que o meu instinto de mae disser, nao seguirei regras que considero demais, nem entrarei em extremismos.

                    Se tiver que dar suplemento, chucha e introduzir ots alimentos mais cedo faço-o, nao deixarei um filho meu à fome nem farei da mama o cordao umbilical que ainda não foi cortado...Darei, se conseguir, ate o meu filho ter um ano...se nao der paciencia...a vida continua!

                    Força a tdas as mamãs, sobretudo as que enfrentam a situação que enfrentei e que custa, pois estamos constantemente a ouvir/ler manuais completos de como amamentar, fazendo isto ou akilo e nc fazendo akele ot...de como o LM é bom (que é, ninguem discute isso) e mais umas ots coisas que agora nem me lembro!

                    para quem n quer, n pode ou nao consegue existem, FELIZMENTE, alternativas!O LA!!

                    obrigado!

                    jinhos


                    PS-Adorava ir a uma formação sobre aleitamento materno mas por estas bandas nao ha nada, gostava por curiosidade, gostava para saber se realmente nos ensinam algo de novo mas que nos no nosso subconsciente saibamos.Gostava mas como nao ha prefiro seguir o meu instinto e fazer o que conseguir, da melhor maneira possivel pois informação a mais por vezes so nos bloqueia as ideias e deixamos de pensar como maes e começamos a pensar como autenticos robos, od so sabemos fazer o que os manuais mandam e esquecemos o que nos deve guiar verdaeiramente:O AMOR PELOS NOSSOS FILHOS!!


                    (o meu piolhito está a ficar um menino grande! )





                    Comentar


                    • RE:

                      Olá a todas!
                      Demorei horas a ler este tópico e confesso que chorei várias vezes.
                      Fui mãe no dia 30 de Outubro! E também eu passei os tormentos da amamentação.
                      Tive um parto normal e a minha filha mamou na primeira hora de vida, sem qualquer problema. Mas a partir dai foi um tormento, ela ou adormecia ou não pegava e ficava sempre com fome, todas as enfermeiras que foram rodando os turnos me tentaram ajudar, com todas as tecnicas possiveis e o máximo que ela mamava eram 5m. Ao fim de 2 dias nem havia sinal d subida do leite e eu tive complicações, febres altíssimas. Não conseguia estar acordada, quanto mais dar peito. Deram suplemento por um copo à minha filha, e ela comeu imenso, tal era a fome.
                      A minha filha teve icterícia e teve de ficar a fazer fototerapia, também tivemos de recorrer ao suplemento e foi o unico dia que ela aumentou de peso.
                      Já em casa foi um tormento, ela não mamava nem por nada e perdeu muito peso, além de quase não ter reacção, só dormia. Quando fui à pediatra foi-me aconselhado o LA, tenho tirado o meu com a bomba (que é pouco) e depois dou suplemento.
                      Amamentar sempre foi uma prioridade e sempre o desejei mas a vida pregou-me uma partida. Não sei se por falta de sorte, se porque a vida assim o quis. Mas ter a certeza que o nosso filho tem fome e que estamos a falhar na necessidade mais básica dele é horrível. Deu-me volta à cabeça. Tenho uma enorme tristeza de não amamentar em exclusivo, tristeza essa que durante alguns dias me impediu de disfrutar da minha filha mas decidi que pelo menos ela está alimentada. E dar biberão é também muito cansativo pois tenho de acordar, tirar o leite com a bomba e depois fazer mais outro biberão.
                      Mas por eles fazemos tudo, e polémicas e estudos científicos à parte, o importante é que a minha filha esteja bem. Nesta matéria não há fundamentalismos, porque o fundamentalismo´é o AMOR que temos aos nossos filhos!
                      Todas nós, mamãs de biberão ou de maminha somos excelentes mães pois fazemos o melhor pelos nossos filhos!
                      Rita

                      Aborto espontâneo às 8 semanas- 20 Agosto 2007Em treinos desde Outubro 2007- POSITIVO a 17/03/2007

                      A minha filha nasceu dia 30/10/2008 e é linda!!!Grávida novamente!Positivo a 27/05/2009! A Elisa nasceu a 14/01/2010! Duas princesas!

                      http://eestahein.blospot.com











                      A minha afilhada é a Tininha!

                      A minha madrinha é a Isaríbas!

                      Comentar


                      • RE:

                        Beijocas a todas as mamãs que aqui deram a sua opinião e os seus exemplos... TODAS são CERTAMENTE as melhores mamãs do mundo para os seus rebentos.
                        Também eu fui mal informada e mal orientada quando o Dinis nasceu há menos de 2 meses. Agora que leio estes posts, percebo que para amamentar com LM é preciso calma, serenidade e muita informação.
                        Eu considero-me vitima de um hospital que quer ser Amigo dos Bebés mas cujos profissionais de enfermagem se contradizem a toda a hora quanto à amamentação...
                        Agora o Dinis é alimentado a LA apesar de eu continuar a dar-lhe a mama que ele quase sempre rejeita por ter pouco leite. E aqui, eu aprendi a respeitar o bebé e a fazer dos minutos de mama os melhores de cada dia: se ele mamar 10 minutos, OPTIMO, se mamar 2, optimo também.... e quando o meu leite secar - o que eu sinto que está para muito breve pois ele estimula pouco o peito, vou transformar os minutos ao biberão, nos melhores em proximidade e alegria...
                        Apesar de não estar preparada para desistir já do LM, sou feliz por ver o rapaz a crescer saudavel e feliz!
                        Parabéns a TODAS as que aqui mostram e partilham as suas preocupações.
                        15/09/ 2008 NASCEU O DINIS com 2690Kg e 48 cm

                        Comentar

                        slot_bottomleaderboard_post

                        Collapse
                        Working...
                        X