Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Medo!! Leite artificial do grupo Sanlu matou 13 bébés na China

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Medo!! Leite artificial do grupo Sanlu matou 13 bébés na China

    transrevo a seguinte noticia que me deixou terrivelmente chocada

    "Vítimas do leite em pó para bebés adulterado tendem a aumentar

    O número de crianças chinesas ameaçadas pelo leite em pó tóxico é provável que suba. Estão confirmados dois mortos e mais de 1200 crianças ficaram doentes depois de ingerir leite em pó adulterado do Grupo Sanlu.

    O Governo chinês enfrenta uma crescente contestação, na sequência das duas mortes. Os números oficiais contabilizam mais de 50 crianças com cálculos renais graves causados por um produto químico proibido, melamina, adicionado ao leite antes da transformação, numa aparente tentativa de enganar os inspectores sanitários.

    "O número de vítimas pode subir como a busca de mais bebés alimentados com leite Sanlu a espalhar-se por todo o país rural", relatou o jornal “China Daily”. O número de vítimas “pode subir acentuadamente nos próximos dias quanto mais pais levarem os filhos para um exame médico", acrescenta o texto, citando o ministro da Saúde, Zhu Chen.

    A melamina é rica em nitrogénio, um elemento frequentemente utilizado para medir as proteínas, e pode ser usado para disfarçar leite diluído.

    Há um ano, o Grupo Sanlu foi louvado pela televisão estatal chinesa como um modelo de qualidade confiável. Mas agora, os esforços da empresa e do Governo para dar garantias de segurança dos produtos enfrentam a crescente indignação do público, que duvida seriamente das reformar implementadas.

    O Grupo Sanlu, detido em 43% pelo gigante de lacticínios da Nova Zelândia, o Grupo Fonterra, suspendeu a produção na semana passada, após o anúncio dos investigadores de tinham encontrado o problema. Só depois das queixas neozelandesas, ao mais alto nível, é que a China tomou medidas.

    "A indústria leiteira chinesa tem demasiado depressa para ser acompanhada pela administração de segurança para as acompanhar. Não existem normas uniformes e existem lacunas na supervisão jurídica", disse à Reuters Lao Bing, gerente da empresa leiteira Mingtai Dairy Industry. Os inspectores do Governo não têm capacidade para lidar com as indústrias leiteiras espalhadas pelo país, acrescentou.

    Melamina amplamente utilizada

    Outro perito da indústria leiteira, Li Zhiqi, disse ao “China Daily” que a melamina é amplamente utilizada. "Em cada fase, as pessoas podem acrescentar melamina para melhorar a qualidade do leite", disse.

    A China é o segundo maior mercado do Mundo de leite em pó para bebés, e o Grupo Sanlu tem sido a companhia de topo nos últimos 15 anos, com, com 18,3% de quota de mercado em 2007.

    O Sanlu domina nas zonas rurais mais pobres, onde agricultores e trabalhadores migrantes encontram frequentemente no leite uma solução mais fácil do que a amamentação, e, por vezes, acreditam que é também mais saudável.

    O governo considerou o envenenamento de "Nível 1" na segurança alimentar e formou uma equipa de emergência para lidar com o problema, relatou a agência noticiosa Xinhua.

    A equipa ordenou imediatamente uma inspecção de todos os produtores de leite em pó do país, disse o Ministério da Saúde na sua página na internet (www.moh.gov.cn). As acções de todas as empresas leiteiras cotadas na bolsa caíram, em média, 10%, no início, mas recuperaram algumas das suas perdas mais tarde.

    Leite sem valor nutritivo matou 13 bebés

    Mas a raiva do público tem aumentado à medida que aumentam as alegações de que a empresa e os funcionários deveriam ter agido mais cedo.

    O China Daily diz que o Grupo Sanlu já sabia do aumento de casos de pedras nos rins entre as crianças, desde Junho, mas esperava que o problema pudesse ser resolvido sem anúncios públicos ou de grande alarido.

    Nos últimos anos, a China tem estado envolvida numa série de escândalos domésticos e internacionais sobre os produtos perigosos e tóxicos. Em 2004, pelo menos 13 bebés morreram no leste da província de Anhui após beber leite em pó falso, sem qualquer valor nutritivo.

    Mas no ano passado, O Grupo Sanlu foi louvado por um programa de televisão estatal chinês, o "Relatório Semanal do Consumidor", como um modelo de boa qualidade."

    in jornal de noticias 16 de Setembro de 2008

  • #2
    RE: Medo!! Leite artificial do grupo Sanlu matou 13 bébés na China

    Bom post.

    Comentar


    • #3
      RE: Medo!! Leite artificial do grupo Sanlu matou 13 bébés na China

      StelaV (17-07-2009)Bom post.


      :doze: és realmente uma gaja mesmo estranha...





      Ah, tb reparaste que este topico já tem quase 1 ano?



      dahhhhh... enfim...



      Pobres crianças... pobres bebés... salvo erro, os donos da fábrica já foram condenados, e eu com conhecimento da legislação alimentar que a Comunidade Europeia tem, e sabendo das inumeras obrigações que temos de controlar para que um produto alimentar saia para o mercado, revolta-me mto a parvalheira que andas a defender. Enfim...



      Fala do que sabes, e não do que ouves/lês.



      Informa-te, lê, instrui-te e aí sim, defende o que quiseres sem seres rele e mal informada.



      Fui. :neutral:

      Comentar


      • #4
        RE: Medo!! Leite artificial do grupo Sanlu matou 13 bébés na China

        Nem reparei na data do 1º post mas reportei ao administrador à mesma...






        (o meu piolhito está a ficar um menino grande! )





        Comentar

        slot_bottomleaderboard_post

        Collapse
        Working...
        X