Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Diminuição na produção de leite

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Diminuição na produção de leite

    Boa noite,



    à muito tempo que, de vez em quando, aqui venho dar uma espreitadela.

    Tenho aprendido imenso e o que me parecia um bicho de sete cabeças transformou-se num momento maravilhoso.

    Amamentei em exclusivo a minha filha até aos 6 meses e comecei a congelar leite nessa altura. Altura em que comecei a introduzir a sopa e posteriormente a papa. Comecei a trabalhar quando ela tinha 7 meses, em Agosto. Tirei sempre leite à mesma hora para poder ir substituindo o que retirava do congelador. Até Setembro tirava sempre 150 de uma só mama, pois a minha filha só mamava da mama direita. Tirava da esq 50, só para dizer que não tirava nada. Por essa altura já não aceitava a mama esq. No final do mês comecei a sentir uma baixa enorme na produção do leite. Eu que sentia sempre as mamocas a ficarem cheias nunca mais as senti. Tenho leite e continuo a amamentar de manhã, por vezes ao lanche e à noite. Acontece que primeiro que o leite suba ela tem que estar a estimular um bocado e ás vezes até fica chateada por não vir logo!!!

    Estou um bocadinho triste, pois não sei o que fazer. Sinto que tenho muito menos leite e já nem consigo tirar leite suficiente para lhe deixar... Alguém me poderá aconselhar e orientar para poder amamentar mais um tempinho?



    Obrigada

  • #2
    RE: Diminuição na produção de leite

    Tens duas escolhas:



    A primeira é contactar uma CAM e ver o que ela te diz, a segunda é esperar pelas respostas que te vão dar aqui.



    Como não sou CAM, deixo-te a minha opinião.



    Para produzires mais tens que dar mais, porque a produção do leite baseia-se na procura. Quanto mais o bebé mama ou quanto mais leite tiras, mais produzes. Se não consegues tirar mais leite com a bomba, podes tentar manualmente, se não consegues manualmente, não sei que te diga....

    Há uns medicamentos que se podem tomar, feno grego e mais um que agora não me lembro. Dizem que aumenta a produção, não sei porque nunca usei. Ao aumentar a produção deves acompanhar esse aumento com o retirar mais leite, para haver um estimulo, não é tomares o feno grego e esperares milagres. É tomar e estimular.



    Se por último, não conseguires aumentar a produção, deves ter em conta que estás a produzir para as necessidades do teu bebé, se estás produzir menos é porque ele mama menos, mas não é por isso que vais deixar de ter leite. Se o bebé continuar a querer mamar, ele vai ser o responsável pela continuação da amamentação. Se ofereceres, ele mama, por isso continuas a oferecer. É claro que tem um pouco mais de trabalho, porque a mama não está tão cheia.... mas por exemplo o meu mama sempre quer esteja cheia quer não esteja e digo-te mais, ele gosta mais do leite que é produzido quando a mama está mole do que quando está cheia. porque quando a mama está cheia o leite é mais aguado, tem outro sabor. O leite produzido na hora, numa mama mais vazia é mais espesso, mais gordo e por isso mais saboroso.

    O trabalho é recompensado.



    Continua a oferecer e vais ver que tudo vai correr bem.



    Bjs

    Comentar


    • #3
      RE: Diminuição na produção de leite

      Bom a Dulsa disse tudo



      So quero acrescentar q o outro "produto" q aumenta a produçao (ou ajuda) é o Promil. Vende-se nas farmacias. Pessoalmente nunca me dei bem c aquilo...é carote e nunca me fez efeito nenhum. Mas conheço casos positivos.



      Qt ao feno grego tens varias hipoteses (cha, capsulas e ainda em granulado..acho...). Tomei algumas vezes qd o Afonso andava em "abstinencia". Tal como a Dulsa disse, aquilo n faz milagres. Tens q estimular ou por o teu filho a fazer o trabalhinho dele e esse é o melhor estimulo possivel.



      Eu tomava duas capsulas á noite (de dia acabei por n estimular, pq era mt dificil tirar no trabalho e nunca me ajeitei c a bomba nem manual e como ele n mamava durante o dia pq n estavamos juntos, assim regularizou a produAÇAO nessa altura), tentava estimular c a bomba (mm n saindo grd coisa..mas q eu lhe dava nas papas e na sopa) e punha-o mts vezes na mama. Como andava em fase "não" so dava umas chupadelas e n queria mais. Mas era o suficiente p o corpo receber a "ordem".



      Dormia tb c ele na maior parte da noite. Qd ele ia p a caminha dele, pq a minha filha queria tb vir p a nossa cama, dormia c uma roupa dlee na almofada ou junto a mim.



      Tal como tu, deixei d conseguir deixar leite p o meu filho. Optei por lhe dar, na minha ausencia outras coisas...iogurte, fruta, pão, sopa...



      Qd estava c ele nas folgas ele mamava sempre que queria, durante o dia e a noite. Qd estava na escola (das 8h30 ás 18h ), mamava antes de jantar, ao deitar e qd pedia.

      Nesta altura ja n tirava..ele devia ter uns 8 meses..acho eu...e tenho leite ate hoje...ele tem 15 meses.



      Enquanto o teu filho mamar, mm q tenha dias q so mame uma ou duas vezes, n ficas sem leite! N tenhas medo! Acredita na tua capacidade de alimentar o teu filho, sem inseguranças acredita!!


      [/url]


      o nosso blog
      http://pontodeviragem-rlla.blogspot.com

      Comentar


      • #4
        RE: Diminuição na produção de leite

        Oi,



        há uma certa altura em que é normal não sentires o peito encher muito, isso não quer dizer que não tenhas leite.

        Pelo que percebi, dás mama de manhã e depois, nem sempre ao fim do dia, é isso? Se realmente é isso, o problema é falta de estímulo mesmo. A minha rapariga vai fazer 2 anos e mama de manhã e 2 vezes antes de ir dormir. Por vezes também depois do lanche. Ou seja, mama 3 a 4 vezes por dia e assim mantenho a produção.

        Pelo que percebi a tua rapariga tem cerca de 9 meses, certo? O meu conselho é que dês mama mais vezes - aproveita o fim-de-semana para ofereceres mais, nem que seja para ela beber pouco, o estar ali a mamar estimula! - e continuares a estimular o peito esquerdo, agora tiras pouco, mas se continuares, vais ver que tiras mais. Bebe mais água e experimenta o Promil ou as cápsulas de feno grego (têm o inconveniente de te deixar a cheirar a caril, mas ao fim de uns dias notas realmente a diferença! ).

        Como disse, já levo quase 2 anos de mama e tirei leite durante cerca de 1 ano. Passei por fases em que quase não tirava leite e ficava em pânico. Experimentei o Promil, o feno grego e até papas de aveia. Aprendi a tirar leite à mão. Levava um vídeo da minha piolha no telemóvel para o trabalho, tentei todos os truques, mas percebi que são fazes. Quanto mais te preocupas, menos leite tiras.

        Como o texto já vai longo, vamos a resumir, dá mais mama e tem calma, vais ver que o leite volta.



        Beijocas grandes,



        Tânia
        http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 7

        Comentar


        • #5
          RE: Diminuição na produção de leite

          Obrigada pelas vossas respostas ajudam imenso. Pelo menos tenho a opinião de alguém mais experiente que eu!!!



          Continuo a oferecer mama à Carminho e ela aceita, embora perca por vezes a paciência, como já disse, por não vir logo leite de imediato!!!



          Realmente, vendo bem, o que se deve passar mesmo é falta de estímulo. Pois ela mamava de 3 em 3 horas até eu começar a trabalhar. Depois foi deixando de o fazer, começou a dormir a noite praticamente toda, o que não acontecia, começou a mamar de manhã, à tarde e à noite. Agora mama de manhã, por vezes à tarde, nem sempre e à noite. Deixei de tirar leite ao almoço, pois no trabalho estava a ser muito complicado. Menos um estímulo!



          Vou tentar que mame mais durante o fim de semana. Vamos ver como corre, mas não vou deixar de lhe dar mama, isso não vou.







          Beijinhos

          Comentar


          • #6
            RE: Diminuição na produção de leite

            Olá

            Como ainda tem 9 meses e até aos 12 o leite é o principal alimento, experimenta também dar-lhe maminha antes das refeições que está contigo. Só depois dás a alimentação complementar. Se não aguentar tanto quanto com sopa e tiver fome mais cedo, tornas a oferecer. Não há qualquer problema e é óptimo para ambas.

            BJ

            Comentar


            • #7
              RE: Diminuição na produção de leite

              Boa SuMa!! é isso mm!! ainda ninguem tinha referido isso e é uma dica optima!!


              [/url]


              o nosso blog
              http://pontodeviragem-rlla.blogspot.com

              Comentar


              • #8
                RE: Diminuição na produção de leite

                Já agora, qual é o esquema de alimentação da tua rapariga? Se só mama de manhã e ao fim do dia, o que dás nas outras refeições?

                Se ela ainda só tem 9 meses, o leite deve estar muito presente nas refeições, não te esqueças...



                Tânia
                http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 7

                Comentar


                • #9
                  RE: Diminuição na produção de leite

                  Boa noite,



                  de manhã dou-lhe maminha, 3/4 horas depois come sopa com carne ou peixe e fruta, 4h depois leite materno/i ogurte/ papa, 3h depois sopa de carne ou peixe e fruta e leite materno durante o resto da noite é consoante vai pedindo.



                  Beijinhos

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Diminuição na produção de leite



                    Olá Nônô



                    Por volta dos 9M eu só dava 2 refeições de sólidos aos meus filhos (almoço e papa ao lanche) porque mais do que isso ia interferir na amamentação. Eles já dormiam a noite toda, portanto, só mamavam de dia - de manhã e depois da hora do lanche até à hora de dormir - faziam assim cerca de 4 a 5 mamadas.

                    Mais perto dos 12M, como estão a crescer vão comendo mais, já jantavam connosco, mantendo sempre o mesmo nº de mamadas que faziam antes (ou fazendo menos mamadas mas mamando mais tempo).



                    Tive muitas vezes baixas de produção, não por amamentar menos vezes, mas por estar muito focada no trabalho ou por fazer trabalhos físicos intensivos. Como não tirava leite com bomba, o estimulo que podia fazer era oferecer peito sempre que estava com o respectivo filhote, isto já eu fazia...

                    Por isso resolvia a questão assim: optava por uma de duas vias, ou pela via da tremenda batota tomando feno grego em cápsulas (que em mim funciona) ou pela via da mentalização zen (tinha que estar com disposição para isso), ie, punha a tocar as wind serenade ou um qualquer concerto para piano do Mozart (por exemplo) sentava-me com o bébé e dava peito, fechava os olhos e focava-me só no que estava a fazer, fazia-lhe festinhas na cabeça ou pegava-lhe na mão - traduzindo - estimulava a oxitocina, que é comportamental, relaxando, ouvindo e fazendo coisas de que gosto.

                    Ah, antes bebia um belo copo de água.



                    Ficam as sugestões.






                    Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

                    Comentar


                    • #11
                      RE: Diminuição na produção de leite

                      SuMa (11-10-2010)Olá



                      Como ainda tem 9 meses e até aos 12 o leite é o principal alimento, experimenta também dar-lhe maminha antes das refeições que está contigo. Só depois dás a alimentação complementar. Se não aguentar tanto quanto com sopa e tiver fome mais cedo, tornas a oferecer. Não há qualquer problema e é óptimo para ambas.



                      BJ
                      Precisamente o que eu fiz hoje.

                      A minha filha estava a comer sopa e depois eu ia à ama dar-lhe de mamar....ela coo tens dentes a sair começou a não querer mamar depois da sopa....e eu , pimba, troquei-lhe as voltas e fui lá antes dela comer a sopa...mamou que nem uma beleza



                      Eu complemento sempre as refeições dela com leite, seja da fonte ( a mamar directo) seja misturado noutros alimentos.



                      Para se aumentar a produção é preciso oferecer.

                      Para se perceber o que se passa deves contactar uma CAM(conselheira em Aleitamento MAterno), que, ao telefone te poderá ajudar a perceber se a tua filha está a receber o leite que precisa.

                      Beijinho

                      Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
                      Madrinha de treinos : da *Fofinho*

                      Comentar


                      • #12
                        RE: Diminuição na produção de leite

                        PS - Esqueci-me de dizer que a minha filha também só come comida de colher até Às 17horas (faz sopa fruta e papa, mas só até essa hora).

                        A partir do momento que estou com ela, só mama. E há-de ser assim até aos 12meses, altura em que vou reavaliar a situação.

                        Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
                        Madrinha de treinos : da *Fofinho*

                        Comentar


                        • #13
                          Ola!

                          Sou nova por aqui (ainda hoje me inscrevi!) e tambem estou preocupada com uma repentina baixa na quantidade de leite materno.

                          Comecei a trabalhar ha pouco tempo (o piolho tem agora 4 meses e 2 semanas) e portanto tive mesmo que arranjar um esquema de conciliar amamentacao com trabalho.
                          Mas ultimamente quando tento extrair leite com a bomba ah hora do almoco so consigo tirar cerca de 60 a 80 ml de leite dos dois peitos quando antigamente conseguia tirar 80 de cada um!!!

                          Isto esta-me a deixar tao triste porque nao queria parar de amamentar tao cedo

                          Alguma de voces tem experiencia com o Promil?

                          Obrigada a todas pela ajuda!


                          Comentar


                          • #14
                            Inserido Inicialmente por myuki Ver Mensagem
                            Sou nova por aqui (ainda hoje me inscrevi!) e tambem estou preocupada com uma repentina baixa na quantidade de leite materno.

                            Comecei a trabalhar ha pouco tempo (o piolho tem agora 4 meses e 2 semanas) e portanto tive mesmo que arranjar um esquema de conciliar amamentacao com trabalho.
                            Mas ultimamente quando tento extrair leite com a bomba ah hora do almoco so consigo tirar cerca de 60 a 80 ml de leite dos dois peitos quando antigamente conseguia tirar 80 de cada um!!!

                            Isto esta-me a deixar tao triste porque nao queria parar de amamentar tao cedo

                            Alguma de voces tem experiencia com o Promil?

                            Obrigada a todas pela ajuda!
                            Ola!
                            Para alem das dicas que te possam dar sobre como aumentar aproduçao deixa-me dizer-te que tirar 80 mL nao esta mal! Eu nem sempre tirava isso depois de 7 horas sem dar mama (nao tinha onde tirar no trabalho). Como tu comecei a trabalhar cedo (4 meses e meio) e consegui manter a amamentaçao em exclusivo ate aos 6 meses à custa de tirar bocadinhos! Tirava sempre qu epodia, desde que chegava a casa ate ir dormir e ia fazendo stock. Mesmo nao conseguindo tirar muito leite isso nao foi impeditivo dos 6 meses e de depois continuar a amamentar enquanto o bebe quis, ja para la dos 2 anos! so espero com este segundo filho conseguir o mesmo !

                            Beijinhos

                            Rute

                            O meu parto de 14 dias
                            Bebes e Mamas marcianas de 2008
                            Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                            CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                            Comentar


                            • #15
                              Inserido Inicialmente por myuki Ver Mensagem
                              Isto esta-me a deixar tao triste porque nao queria parar de amamentar tao cedo
                              Alguma de voces tem experiencia com o Promil?
                              Obrigada a todas pela ajuda!
                              Olá
                              Não fiques triste, que não vale a pena. Pensa positivo e gere cada dia com esse pensamento.
                              Não sei a que horas tornas a amamentar o bebé depois do trabalho, mas sugeria-te que tentes tirar mais vezes leite, além da hora do almoço, pelo menos mais uma vez, ou a meio da manhã ou depois do almoço, nem que seja só de uma mamoca, por causa da gestão tempo/trabalho. Pois se tiveres tempo de tirar das duas, tanto melhor. Não precisas mais que 10/15 minutos no total. Já sabes que a produção obedece ao estímulo. Quando chegas a casa, nunca dês refeições de outro leite ou alimentação complementar ao bebé, mas unicamente leite materno. Ele ainda é muito pequenino, não precisa de mais nada. Oferece várias vezes, não imponhas horários. Não sei se já optaste por introduir sopas ou papas, mas podes evitá-las se criares também uma mamada fictícia num horário em que ele não mame. Assim, já é mais uma refeição de leite materno que ele leva para a creche ou avós.
                              Acerca da tua frase de não quereres deixar de amamentar tão cedo, acredita em ti e em mim e em nós todas por aqui: Enquanto ofereceres e ele aceitar, não vais deixar de amamentar, vais continuar sempre a produzir. O cerne da questão, repito, é sempre oferecer, muitas vezes se for necessário ou se ele não ficou satisfeito.
                              Sobre o Promil... em tempos também gastei dinheiro com isso, mas sem grandes resultados. Também fiz grande busca aqui, e os resultados eram contraditórios. Com algumas pessoas funciona, com outras não. Se entretanto decidires experimentar esse ou outro produto que faça aumentar a produção, não o faças sistematicamente, mas sim apenas nos dias em que sentires que estás mesmo, mesmo a precisar.
                              Ah, e reparaste se essa quebra de produção tem a ver com outros factores? Menstruação, stress, preocupações, etc?
                              de qualquer forma, também ajuda a produzires e a tirares o estado de satisfação, de calma, de relaxamento. Bebe bastante água, alimenta-te, tenta descansar, não stresses com quantidades.
                              Vai tudo correr bem, e se precisares, aparece.
                              BJ

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X