Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Pouco aumento de peso - Preocupada

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Pouco aumento de peso - Preocupada

    Olá,



    Hoje venho aqui porque ando um pouco preocupada. Fui pesar o meu filho ontem (tem quase 3 meses e meio) e ele apenas aumentou 400g num mês. Anda muito chato para mamar, pega na mama pouco tempo (não conto o tempo mas são entre 1 a 2 minutos + ou -) e depois começa logo a refilar, meto-lhe a chucha para o enganar e depois tento dar-lhe mais mama, ando nisto não mais do que 5 minutos em cada mama, às vezes mudo-o para a outra e volto à primeira. É muito cansativo e fico preocupada se ele estará a alimentar-se bem (porque quando a mama está mais cheia sinto que ele fica mais calmo mas pouco), isto porque ele está sempre bem disposto, só faz birras para dormir. Ele faz xixi mas cocó tem feito apenas uma vez por dia e só lá vai se estimular. Ocasionalmente já lhe dei algumas colheres de água porque tenho medo que desidrate.



    Não tenho leite de esbanjar e já tentei dar-lhe um extra de leite meu que já havia congelado mas ele não é muito fã. Provei o leite e o sabor é diferente, daí ele não achar tanta piada. Vou tirando com a máquina (eléctrica da Avent) mas tiro muito pouco. Ontem, por exemplo, esteve muito rabugento das vacinas e tive que lhe dar biberão. Tirei do meu leite e dei-lhe (ele não mamava há 2h30 e só consegui tirar 60ml (( ). Tento sempre dar-lhe mama nem que seja de hora a hora para ver se estimulo mais a produção (e também porque ele está pouco tempo a mamar de cada vez que o faz), mas como ando preocupada a produção de leite é logo prejudicada, só me apetece chorar porque não queria nada ter de lhe dar suplemento.



    Preciso muito de palavras de conforto para ver se fico mais animada e a produção aumenta. Às vezes fico preocupada antes de lhe dar mama só porque penso se terei leite suficiente para lhe dar quando ele está mais de 1h30 a 2h sem mamar. :S



    Já li pelo fórum fases dos bebés que começam a recusar a mama, mas não deixam de ser fases que passam. Espero que comigo também seja assim.



    Alguém já passou por isto?



    Ah, esqueci-me de dizer que o Tiago é um bebé muito activo, só quer estar sentado ou de pé (faz até imensa força com o pescoço para se levantar), palra e grita imenso, mexe-se muito e começou a agarrar bem os objectos da noite para o dia. Também cresceu bastante, (chego a vestir-lhe roupa de 6 meses que não lhe fica assim tão grande), será também por isso que não engordou tanto?



    Agradeço desde já qualquer resposta.
    http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 117

  • #2
    RE: Pouco aumento de peso - Preocupada



    Eu não acredito. Estive aqui a dar-te uma resposta toda animada e quando fui postar houve aqui um tilt qualquer e perdeu-se tudo. E agora tenho que ir coser uns remendos numa saia de bruxa de uma menina que neste momento está a sonhar com esta saia que é até aos pés.



    Se acabar a horas ainda cá venho se não venho de manhã.



    Surto de desenvolvimento é o que o teu bébé deve ter. Isso passa. É uma de muitas fases. Deixa-me ir.






    Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

    Comentar


    • #3
      RE: Pouco aumento de peso - Preocupada

      Olá



      O que estás a passar é muito comum, mas não te preocupes, pois acaba por passar. Nesta idade esse comportamento deve ter a ver com duas situações: eventualmente alguma colicazita chata a somar a um eventual pico de crescimento ou um surto de desenvolvimento que o leva a não querer perder tempo com mamocas. Eles ficam assim, impacientes, mas é uma situação que acaba por passar após alguns dias.

      Para ultrapassares isto, vai depender um pouco de ti: não te preocupares nem ficares angustiada, e colocares como prioritário todo o teu tempo a esse bebé, pelo menos nestes dias. Não vale a pena stressar. Passa mais tempo com ele. Deita-te com ele, observa-o, brinca, deixa as mamocas disponíveis, oferece sem horários. Descansa quando ele descansar. Alimenta-te bem e mantém-te hidratada. Ouve música suave, até as de bebés nos relaxam a nós. Daqui a uns dias já passou. Agora coisas mais específicas:



      O aumento de peso de 400gr: Nada de preocupante, na minha opinião. Eles não são máquinas, têm variações de apetite, de comportamentos, cólicas chatas, desconfortos, dores que nem sempre detectamos. Um bebé até ao 3º ou 4º mês de vida aumenta 113 a 227 g/semana e entre o 4º e o 6º mês de vida, 85 a 142 g/semana. Estás dentro da média, ou pensando pela negativa, que não gosto nada, no limite. Ele não perdeu peso, está bem.



      isto porque ele está sempre bem disposto, só faz birras para dormir: queres melhor indicação de que ele está bem? É só uma fase. No entanto, experimenta pressionar o nervo do ouvido para ver se se queixa. Normalmente é um dos factores que interfere em muito na amamentação, pois o movimento do maxilar provoca muitas dores de ouvido. Mas não acredito que seja o caso.



      Ele faz xixi mas cocó tem feito apenas uma vez por dia e só lá vai se estimular – Os bebés amamentados chegam a estar vários dias sem fazer cocó. Não estimules diariamente, pois corres o risco dele se habituar a fazer unicamente quando isso acontece. Deixa-o à vontade, e se vires que sente desconforto, digamos, após um dia ou dois, ou três, faz-lhe umas massagens na barriguita e uma ginástica com as pernas flectidas sobre a barriga.



      Ocasionalmente já lhe dei algumas colheres de água porque tenho medo que desidrate. – Não deves fazê-lo. Estás a enganar o estômago dele com algo que não o alimenta. Para resolveres este problema oferece muitas vezes mas sem stressar. Deita-te com ele, mantém-no junto a ti, até pode ser despida na cama para que ele tenha acesso fácil e rápido e sobretudo aliciante às mamocas. Se tiveres coisas para fazer em casa, arranja um sling, mantém a mamoca disponível para ele ir mamando quando lhe apetecer.



      Não tenho leite de esbanjar (…) Vou tirando com a máquina (eléctrica da Avent) mas tiro muito pouco. – Não tiras pouco, não. A máquina nunca tira o que o bebé consegue realmente mamar, por isso não te preocupes. E não vais conseguir tirar muita quantidade se continuares angustiada. A tua produção está regulada para as necessidades dele. No entanto, se achares que esta fase de não mamar te está a afectar demasiado a produção e tens medo que quando recuperar o apetite já não respondas em quantidade, podes sempre ir tirando, só de uma mama, por exemplo, para continuares a estimular. No entanto, não ligues à quantidade. Também não deves substituir uma extracção pela hora da mamada. Ele deve mamar livremente, e só depois dele mamar e achares que vai dormir, ou assim, deves tirar, ou acabar de esvaziar a mama. Em caso de desconfiares de desidratação ou que ele não ficou bem, então sim, dá-lhe do teu leite como suplemento, mas evita que seja por biberão, senão começa a preferi-lo, pois não precisa de se esforçar. Oferece por copo, colher, seringa. Sobre a desidratação, um dos sintomas é a fontanela (ou moleirinha) encovada. Vai também controlando o xixi das fraldas.



      palavras de conforto MAS VERDADEIRAS: – relaxa, descansa, vai passar. Muitas de nós no aleitamento materno já passaram tudo isso e sempre deixamos a garantia, porque é mesmo uma garantia: vai passar. Sim, tu tens leite, e vais continuar a ter. Dedica-te a ele sem te questionares das tuas capacidades de mãe e de amamentadora. Tu vais conseguir como todas nós conseguimos. É apenas um bebé fofinho e lindo (e por sinal bem grande, saudável e desenvolvido. E sim, pode ser por isso que de repente quis fazer uma pausa na engorda :-D) que precisa de uns miminhos de uma mãe relaxada. Se tiveres dúvidas, conta connosco.



      BJ

      Comentar


      • #4
        RE: Pouco aumento de peso - Preocupada

        A Suma já te disse tudo.

        Li algumas coisas no teu texto que me deixam a pensar se não te ajudaria uma Conselheira observar a mamada e dar-te uma mãozinha.

        Terás mesmo que usar a chucha? Não conseguirás acalma-lo de outra forma? É que a forma como ele posiciona a boca na chucha ãda tem que ver com a forma como ele irá mamar....



        O aumento de peso parece-me bastante normal...mas a minha experiencia diz-me que se a mãe está a precisar de confiança e de uma mãozinha deve mesmo telefonar e pedir.

        Tens várias conselheiras de várias organizações, basta escolheres uma que te possa acompanhar.

        Se precisares de contactos manda-me PM, não lhe vas introduzir um suplemento sem que sejas vista por um consultor de lactação.

        Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
        Madrinha de treinos : da *Fofinho*

        Comentar


        • #5
          RE: Pouco aumento de peso - Preocupada

          Já disseram tanto.... que não resta nada para mim.



          Acredita em ti mulher! Foi á custa de a minha filha só ter engordado assim um peso desses aos 3 meses que lhe deixem de dar de mamar. e podes crer que os 3 meses foram a época mais difícil de dar de mamar ao meu filho. Foi um stress sempre a pensar se me ia acontecer o mesmo......

          na verdade há uma baixa de produção normal, porque o corpo se está a adaptar, e cada vez fica mais esperto :P mas isso não quer dizer que não tenhas leite.



          os bebés são assim , tolitos que só querem colo. Há que dar !!!!!



          E por fim , os problemas de amamentação resolvem-se amamentando, cada vez mais percebo está frase. Acredita é tão verdade.



          Continua a dar de mamar e se puderes contacta alguém que ao vivo te dê bons conselhos e uma palavra amiga.



          Bjs

          Comentar


          • #6
            RE: Pouco aumento de peso - Preocupada

            Anjedi (28-10-2010)Olá,







            Hoje venho aqui porque ando um pouco preocupada. Fui pesar o meu filho ontem (tem quase 3 meses e meio) e ele apenas aumentou 400g num mês. Anda muito chato para mamar, pega na mama pouco tempo (não conto o tempo mas são entre 1 a 2 minutos + ou -) e depois começa logo a refilar, meto-lhe a chucha para o enganar e depois tento dar-lhe mais mama, ando nisto não mais do que 5 minutos em cada mama, às vezes mudo-o para a outra e volto à primeira. É muito cansativo e fico preocupada se ele estará a alimentar-se bem (porque quando a mama está mais cheia sinto que ele fica mais calmo mas pouco), isto porque ele está sempre bem disposto, só faz birras para dormir. Ele faz xixi mas cocó tem feito apenas uma vez por dia e só lá vai se estimular. Ocasionalmente já lhe dei algumas colheres de água porque tenho medo que desidrate.







            Não tenho leite de esbanjar e já tentei dar-lhe um extra de leite meu que já havia congelado mas ele não é muito fã. Provei o leite e o sabor é diferente, daí ele não achar tanta piada. Vou tirando com a máquina (eléctrica da Avent) mas tiro muito pouco. Ontem, por exemplo, esteve muito rabugento das vacinas e tive que lhe dar biberão. Tirei do meu leite e dei-lhe (ele não mamava há 2h30 e só consegui tirar 60ml (( ). Tento sempre dar-lhe mama nem que seja de hora a hora para ver se estimulo mais a produção (e também porque ele está pouco tempo a mamar de cada vez que o faz), mas como ando preocupada a produção de leite é logo prejudicada, só me apetece chorar porque não queria nada ter de lhe dar suplemento.







            Preciso muito de palavras de conforto para ver se fico mais animada e a produção aumenta. Às vezes fico preocupada antes de lhe dar mama só porque penso se terei leite suficiente para lhe dar quando ele está mais de 1h30 a 2h sem mamar. :S







            Já li pelo fórum fases dos bebés que começam a recusar a mama, mas não deixam de ser fases que passam. Espero que comigo também seja assim.







            Alguém já passou por isto?







            Ah, esqueci-me de dizer que o Tiago é um bebé muito activo, só quer estar sentado ou de pé (faz até imensa força com o pescoço para se levantar), palra e grita imenso, mexe-se muito e começou a agarrar bem os objectos da noite para o dia. Também cresceu bastante, (chego a vestir-lhe roupa de 6 meses que não lhe fica assim tão grande), será também por isso que não engordou tanto?







            Agradeço desde já qualquer resposta.
            Já agora acrescento uma coisa por causa da frase que coloquei a bold.

            Eu estou praticamente um dia inteiro sem dar de mamar. Dou às 8 da manhã e depois dou ao meio dia mais ou menos, e depois dou a partir das 17horas...e tenho leite suficiente para a demanda da minha filhota Sem problemas. Nós produzimos o que eles nos pedem. Não temos que produzir mais do que aquilo que é necessário. a minha filha quando quer mais ela vem estimular o peito para que eu produza mais, é por isso que nós costumamos dizer que somos uma "unidade de produção"



            Vá telefona-me lá para conversarmos um bocadinho, a ver se te animo

            Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
            Madrinha de treinos : da *Fofinho*

            Comentar


            • #7
              RE: Pouco aumento de peso - Preocupada

              Colo, Dulsa Tens toda a razão. Colo, muito colo, muita maminha e muito colo, e muitos miminhos.

              Satisfazer as necessidades emocionais dos bebés é tão importante quanto amamentar a pedido.

              Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
              Madrinha de treinos : da *Fofinho*

              Comentar


              • #8
                RE: Pouco aumento de peso - Preocupada

                Ola!



                Pois eu concordo com tuso o que ja te disseram. So mais umas achegas.



                Nao fui verificar se 400g na idade do teu bebecas é mais ou menso que a media. Porque os bebecas nao evoluiem sempre igual e é natural uns meses ganharem mais e outros menos. Mas tambem é sabido que os bebes amamentados em exclusivo costumam ganham mais peso no principio, logo que amamamentaçao esteja bem estabelecida, e depois desacelarar engordando menos por mes. Ou seja é de esperar que a dada altura passema engordar menos que nos meses anteriores e menos que bebes com LA.



                Quanto a nao querer o teu leite no biberao, mais que o sabor eu diria que lhe estranha o "contentor". entao achas mesmo que vai tendo uma maminha macia, morninha e cheirosa ele vai preferir um tubo de plastico com tetina de borracha! :w00t: Dar mama nao é so alimento, é mito carinho, toque, contacto.



                Ha muitos motivos pelos quais um bebe pode mamar pior uma temporada sem ser uma recusa. Para que tenhas uma ideia, sendo que muitos nos motivos nao se podem sequer aplicar no teu caso quer porque o bebe esta bem quer pela idade. Pode ser que algo o incomode (um nariz entupido, uma dor de ouvidos, um dente a romper, uma vacina numa zona que apoia enquanto mama),... O sabor do leite pode estar alterado por algo novo que comeste (pensa la se comeste algo que nao costumas comer) ou por niveis hormonais (semana antes do periodo, estar menstruada, estar gravida). Mas tudo isto é passageiro (bem o estar gravida um cadinho menos) e as coisa voltam ao normal por si so.



                Relaxa, descansa e confia. O resto vem naturalmente e o teu corpo vai produzir exactamente o que o bebe precisa!



                Beijinhos

                Rute

                O meu parto de 14 dias
                Bebes e Mamas marcianas de 2008
                Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                Comentar


                • #9
                  Ok, finalmente venho cá dar novidades.

                  Antes de mais obrigada por todas as respostas e em especial o carinho com o que o fazem. Realmente ele passou por uma fase muito estranha e o problema disto tudo é que como não mamava quase tempo nenhum, ele enervava-me e prejudicava a descida do leite, claro que acabava por ser um ciclo vicioso porque quanto mais ele chorava, mais eu enervada ficava (embora por dentro para tentar que ele não ficasse ainda pior).

                  Entretanto fui ao centro de saúde falar com a minha enfermeira favorita (ela tenta tudo para que as mães amamentem) e lá o viu mamar. Disse-me que ele mama tipo à peixinho (ou seja, de forma incorrecta) e que será dificil corrigir. Deu-me algumas dicas para melhorar a pega mas tranquilizou-me dizendo que ele tem um poder de sucção muito forte e que precisa de pouco tempo para beber o leite que precisa.

                  Bom, viemos para casa e tive uma semana maravilhosa a amamentar, como nunca tinha tido antes (comecei a meter a bomba de noite só para estimular) e mesmo assim ele aumentou apenas 90g na semana seguinte. Portanto tenho que me ir habituando a isso.

                  Na semana seguinte lá esteve um pouco mais complicado. Tudo tem a ver com os meus níveis de stress que tenho dificuldade a diminuir (devido ao trabalho) e isso prejudica imenso a produção de leite. Antes de ficar grávida estive a curar uma depressão e ainda hoje faço psicoterapia para manter as coisas no positivo.

                  Todas as dicas que aqui disseram tento ir sempre fazendo, nunca tive horários para ele, nunca substitui uma mamada pela bomba (aliás quando tiro é sempre assim que ele mama para que depois ele tenha leite para beber), já dormi nua e até o coloco algumas vezes na nossa cama para ele ficar aconchegadinho e eu poder sentir-lhe o cheiro. Aliás nunca mais usei perfume e detesto quando ele vai ao colo de outras pessoas que estão cheias de perfume e fica com o cheiro, pois assim não consigo sentir o cheirinho genuíno dele. Também deixei de dar chucha tantas vezes e isso também ajudou. Coisas que não consigo fazer por mais que tente, dar-lhe de mamar deitada, sem a almofada de amamentação e no sling, tudo porque tenho as mamocas grandes e muito moles e ele não consegue ficar com a mama na boca nestas posições. Dar-lhe de mamar mais vezes também fiz e vou fazendo mas parece que é pior porque o peito não tem tempo de encher e ele fica mais irritado e além disso é complicado quando já se está a trabalhar.

                  Vou metendo a bomba algumas vezes (uma delas sempre de noite) mas mesmo assim a produção de leite não é estável e vejo que ele algumas vezes não está a beber grande coisa porque não o oiço engolir, mas deixo-o mamar o tempo que ele quer mesmo quando está só a chuchar porque sempre vai estimulando. Vocês mamãs ouvem os vossos filhos engolir leite do princípio ao fim da mamada?

                  Estou a pensar introduzir a sopa e fruta, antes isso que suplemento. Hoje vou à pediatra, a ver vamos o que vai dizer.

                  Quanto ao estímulo no rabinho só faço porque ele chora de dores e tem muitos gases, fora isso deixo-o fazer força e ele acaba por fazer sozinho.
                  Quanto ao biberão era o cheiro deixado pela máquina de esterilizar, que já resolvi, e ele aceita bem as raras vezes que lhe dou.

                  Babs, desculpa não te ter ligado mas o tempo é escasso e não tive oportunidade. De qualquer forma obrigada por todo o apoio. Eu vou vivendo um dia de cada vez, sempre pensando que ao passar mais um dia é de vitória!

                  Obrigada mais uma vez pelo apoio de todas.
                  http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 117

                  Comentar


                  • #10
                    Ola!

                    Fazes-me lembrar muito a minha experiencia do primeiro bebe... Foi um prematuro por isso era especialmente importante que aumentate de peso e aquilo ia devagar, devagarinho, com problemas de pega, mamadas muito longas...

                    Sentia como tu que passava o tempo na mama a chuchar sem engolir leite, tanto que cheguei ao ponto de contar o numero de vezes que o ouvia engolir e calcular quantos mililitros teria ele de engolir de cada vez para ter mamado o suficiente! Que stress!

                    Sobre o dar de mamar deitada, se tens mamocas grandes, ja experimentaste dar da outra mama? Eu do primeiro filho deitada so dava da mama que ficava em baixo porque a outra nao chegava la. So com ele bem grandinho. Desta vez experienmtei logo no inicio e cheguei a conclusao que me da mais jeito! Dou sempre da mama que esta por cima.
                    Beijinhos

                    Rute

                    O meu parto de 14 dias
                    Bebes e Mamas marcianas de 2008
                    Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                    CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                    Comentar


                    • #11
                      Eu nunca tirei grande coisa com a bomba (tirei uma vez rara 100 ml mas a partir daí foi sempre uma desgraça, tanto que desisti). tive de introduzir a sopa aos 4,5 meses porque o stress de tirar com a bomba era demasiado, mas sempre tive leite para ela mamar. Não stresses e relaxa. Nunca tirei mais de 30 ou 40 ml com a bomba e a minha filha tem 18 meses e ainda mama 2 a 3 vezes por dia
                      2 filhotes lindos

                      Comentar

                      slot_bottomleaderboard_post

                      Collapse
                      Working...
                      X