Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

suplemento: sim ou nao??

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • suplemento: sim ou nao??

    Ola a todas!

    Mais uma vez venho pedir a vossa ajuda!

    Ontem foi a consulta de 1 mes da Bia, esta com 3870kgs e com 52cm, engordou 1kg e 10gr. E cresceu 4cm desde que nasceu.

    Isto so com o meu leite! So que falamos com a Pediatra sobre o choro intenso que a Bia tem todas as noites, que chora muitas vezes desde a meia noite ate as 6h da manha mas ultimamente tem comecado mais cedo por volta das 20h ou das 18h!

    Muitas vezes sei que sao colicas e ja experimentamos, colibaby, colimil, infacol e colikind estas ultimas sao as que ela se da melhor! A pedi confirma que tem a barriga cheia de ar!

    So que tambem notei que ultimamente as mamas nao enchem tanto principalemte a noite, porque de dia ela aguenta 3h sem comer mas a noite quer estar sempre a mamar!

    A pedi deu-me 2 opcoes: uma seria dar um suplemento de 30ml apenas na mamada do inicio da noite para ver se ela aguenta mais tempo a dormir e que fosse rico em fibra p ajudar nos gases! Ou dar um cha! Tanto a Pedi como eu achamos melhor tentar o cha! Optamos pelo cha da nutiben para os gases!

    So que a Bia nao bebe o cha! No inicio pensei que seria por causa da tetina visto ela nao gostar de xuxas, mas esta noite depois de ela mamar, usei pela 1 vez a bomba para ver se ainda tinha leite, e de uma mama nao tinha nada, entao tirei da outra e consegui 50ml que ofereci e ela bebeu tudinho!

    As 3h da manha acordou para comer e fiz o mesmo, voltou a mamar e a beber os 50ml que tirei da mama, mas desta vez dormiu meia hora! Voltei a dar peito as 5h adormeceu, acordou passado 1hora ja dei peito novamente e agora ta a dormir no meu colo, mas tenho receio que fique com fome porque assim que a puser na cama, seja na dela ou na minha ela peca mais mama, e que tenho as mamas bem molinhas!

    tambem ja bebi cha de funcho para ajudar na producao do leire, mas choro muitas vezes quando ela chora porque nao consigo acalma-la e nao sei se isso esta a influenciar na prodducao do leite!

    Desculpem o testamento mas precisava de concelhos sobre se devo ou nao dar esse suplemento ou se deva tomar promil que ouvi dizer que ajuda na producao do leite! E se o promil posso comprar sem receita medica!

    Obrigada a todas!

    Beijinhos


    Madrilhadas de Parto - Telminha Já nasceu a Princesa Lara dia 06/12 ///// Violet Já nasceu a Princesa Alice dia 01/12

  • #2
    Princesa, já ouviste falar em cólicas de raiva? Um dia destes de manhã, num daqueles programas da Sic, estava um pediatra a falar precisamente nisso. São cólicas que têm origem nervosa e que se traduzem num choro intenso e aflitivo. Os bebecas estão dentro da nossa barriga e têm tudo em dose moderada: som, luz, toque. Para além disso, não têm desconfortos como a fome, o frio, o excesso/falta de calor humano, cansaço... Chegam cá fora e têm isso tudo e muito mais! Acabam por criar tensões que depois precisam de ser descarregadas. O resultado? Choro intenso que pode chegar a ser gritos. Não haverá possibilidade de ser isto? Vocês notam se é pior nos dias em que houveram mais novidades (tipo visitas, mais colinhos, alguma saída, etc.)?

    Em relação ao suplemento para dormir melhor, isso é uma faca de dois (le)gumes. A enfermeira da PPP explicou-nos da seguinte forma: quando vamos para aqueles almoços intermináveis, em que ficámos cheios só com os aperitivos e mesmo assim comemos mais dois pratos e sobremesas, depois ficamos sonolentos, né? O metabolismo precisa de ficar mais lento para que consiga processar tanta comida.... E isso não é bom, certo? Com o suplemento pode ser exatamente a mesma situação. Se a tua menina está satisfeita, dando suplemento pode ficar naquele estado chamado "enfardamento total" e, claro, fica sonolenta. Mas isso não significa que seja uma coisa boa... Ela está a aumentar bem de peso, cresceu lindamente, para quê dar suplemento? Se ela tem cólicas, vão piorar porque o corpinho dela tem de se habituar a alimentos processados...

    Pá, é claro que vocês é que são pais e são vocês que decidirão, em última instãncia, o que é melhor para a vossa filhota, mas no vosso lugar, eu não daria o suplemento. Ah, lembro.me de estar a conversar com a minha madrinha de amamentação, a Jo&Xande&Babs e de ela ter comentado uma coisa que é bem verdade: para as mães de primeira viagem, quando os filhos choram é SEMPRE fome. E pode não ser bem isso... Respira fundo, acalma-te e tem confiança que TU dás o que é preciso à tua filhota. Isso é meio caminho andado para conseguires amamentar e especialmente, para tirares esses fantasmas do teu armário.

    Em relação ao chá, aconselho-te experimentares dar com uma seringa. É a forma que eu costumo dar o antibiótico ao meu filhote e também dou assim o colimil. Funciona muito bem cá em casa!

    Beijocas e espero que tudo melhore rapidamente.

    Comentar


    • #3
      Oi,

      se queres mesmo continuar a dar mama, bebe mais água, alimenta-te bem (a aveia é um alimento muito rico e ajuda na produção de leite, tenta umas papas de aveia, comigo resultou!).
      Então e já experimentaste dar a segunda mama em vez de dares o leite que tiraste? É que dado no biberon é mais fácil ela beber e não te vai dizer que não, mesmo que não tenha fome, percebes?
      Ela chorar não quer dizer que tenha fome, se até a pediatra confirma que são cólicas é normal. A minha também passava os fins de dias e noites assim e só adormecia ao nosso colo, mas depois fizemos o colimil e resultou.
      Se ela aumentou de peso e aguenta 3h durante o dia é porque o teu leite é mais que suficiente, disso podes ter a certeza, agora é só umas questão de resolveres aí as cólicas.
      O Promil nunca experimentei, mas podes comprar na farmácia sem receita e experimentar se ficas mais descansada.
      Boa sorte e beijocas,

      Tânia
      http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 7

      Comentar


      • #4
        A sugarpops explicou bem. O meu sobrinho tomou duas vezes suplemento na maternidade por incompetência nas explicações à minha cunhada. Entretanto, em casa, teve essas cólicas horríveis e os pais, desesperados, deram suplemento e ele adormeceu de imediato. Quando foram ao pedi ele explicou o mesmo que a sugarpops disse. Como o LA é tão pesado, eles ficam mais sonolentos. Para além disso, é provável que o LA dê mais cólicas por ser de mais difícil digestão. Eu também acho que são cólicas de stress. A minha filha às vezes tinha-as em dias mais agitados e eu limitava-me a deixá-la chorar ao meu colo, num sítio com pouca luz e a cantar-lhe baixinho.
        O meu sobrinho também chora imenso de noite e tem imensas cólicas mas é como te dizem: se eles aguentam 3 horas de dia e aumentam bem de peso, não vale a pena o LA.
        Experimenta outras soluções para as cólicas: a tummy tub, aqueles saquinhos de caroços de cereja ou cereais para aquecer no microondas e meter-lhes na barriguita...
        2 filhotes lindos

        Comentar


        • #5
          Obrigada a todas pelas dicas!

          Hoje acordou quase ao meio dia, e mamou 3 vezes numa mama e 1 vez noutra, e parou por ela, empurrou mesmo a mama.. depois resolvi tirar o restante para ver se ainda tinha leite e saiu uns 40ml dessa mama que so mamou 1 vez, o pai deu-lhe no biberão e bebeu quase tudo, depois adormeceu e ainda esta a dormir, apesar de se manifestar de vez enquanto!

          Comprei o Promil para ver se ajuda na produção do leite, pois tenho receio de estar a ficar com menos leite, mas so vou tomar 1 saqueta por dia, em vez das 2 que recomendam, pois eu tenho leite é só mesmo para prevençao!

          Não vou dar o suplemento, quero mesmo que resulte assim! comprei uma seringa para tentar dar-lhe um pouco do tal chá, e voltei a beber o meu chá de funcho que tinha parado, com receio que fosse isso que lhe fizesse mais cólicas! Também já tentamos as almofadas de caroços de cerejas, eu tenho uma que usava sempre nas mamas antes de cada mamada quando estavam muito cheias, como isso agora já não acontece já não tenho usado!

          Também encontramos na net uma coisa que se chama Happi Tammi que é para para aquecer no microondas e colocar a volta da barriguinha, vamos mandar vir para ver se resulta!

          Em relação a visitas e agitação, nos não recebemos visitas em casa e vamos apenas jantar aos meus pais e sogra 1 vez por semana e elas só pegam na Bia 1 vez quando é para arrotar (e o miminho que lhe damos), porque se esta a dormir ninguém a acorda! As vezes saímos para ir ao shopping e ela esta o tempo todo a dormir, enquanto anda na rua no ovo ou de carro esta sempre sossegada a dormir!

          Vamos lá ver como corre a noite de hoje, porque fico desesperada com ela aos gritos, sem conseguir ajuda-la!


          Madrilhadas de Parto - Telminha Já nasceu a Princesa Lara dia 06/12 ///// Violet Já nasceu a Princesa Alice dia 01/12

          Comentar


          • #6
            Eu sugiro um sling para andares com ela durante o dia porque ajuda a soltar os gases a posição em que lá estão e pode ser que à noite se acalme porque esteve melhor durante o dia. O sistema de suplementar com o teu leite parece-me muito bem. Se estás segura que a pega está bem feita, agora a decisão é tua, dar suplemento ou não dar, vocês são os pais. Já sabes que estou por perto, já me ofereci para o que precisares. Um beijo

            Comentar


            • #7
              Inserido Inicialmente por mãede3 Ver Mensagem
              Eu sugiro um sling para andares com ela durante o dia porque ajuda a soltar os gases a posição em que lá estão e pode ser que à noite se acalme porque esteve melhor durante o dia. O sistema de suplementar com o teu leite parece-me muito bem. Se estás segura que a pega está bem feita, agora a decisão é tua, dar suplemento ou não dar, vocês são os pais. Já sabes que estou por perto, já me ofereci para o que precisares. Um beijo

              Obrigada linda!

              Eu uso o sling quando ela nao para de chorar de maneira nenhuma, e ai sempre se acalma e dprmita um pouco, alias foi assim que consegui jantar ontem, mas assim que a tirava de la comecava a gritaria!

              A pega parece-me bem defenida, pois ela mama bem, continua a nao pegar em xuxas porque nao consegue segura-la pois mama nna xuxa em vez de chupar!

              Mas neste biberao da medela que vem na bomba ela pega bem e parece que aquele bocadinho a sacia melhor!

              Vamos la ver a noite de hoje!!


              Madrilhadas de Parto - Telminha Já nasceu a Princesa Lara dia 06/12 ///// Violet Já nasceu a Princesa Alice dia 01/12

              Comentar


              • #8
                Ola!

                Ja te disseram quase tudo mas vou deixar mais unas ajudas.

                As colicas dificilmente começam por ser um problema de dores de barriga. um bebe chora porque esta cansado, ou irritado, ou com fome, ou com frio, ou com calor ou quer colo, ou seja la o que... ao chorar engole ar.. que lhe da as dores de barriga... e chora... e engole mais ar...

                Assim que o melhor remedio para as colicas começa por ser evitar que chora e claro que engula ar. Isto dito assim parece simples mas claro que se fosse facil que deixasse de chorar ja o tinhas feito
                Entao por partes. Tenta antecipar situaçoes que a deixem irritada ou cansada. Ha bebe que precisam de mais colo outros que se cansam de colos e preferem uns bocadinhos no berço. Nao deixes que fique com muita fome e da a mama antes. Oferece que se ela quiser come. Estar menos sofrega ajuda a que pegue melhor na mama e logo engula menos ar. O biberao seja com LM, LA, agua, cha ou medicamentos pode aumentar as colicas porque facilita que engulam ar, logo eu evitaria usa-lo. Se achas que deves suplementar tenta com copo ou seringa sem agulha.
                mantem a bebe o mais relaxada possivel. Evita a tal sobreestimulaçao que ja referiram e lembra-te que uma simples luz intensa ou a tv ligada pode estar a irrita-la. Se notas que esta agita tenta leva-la para um sitio mais tranquilo com musica suave e pouca luz. Ou entao canta-lhe ou fala-lhe com voz suave. Os fins de tarde e principio de noite costumam ser a altura pior e por isso a hora preferida para um banho relaxante (a banheira shantala faz milagres) e uma massagem... Ha massagens especificas para bebes com colicas, fazendo bicicletas, movimentos circulares no sentido dos ponteiros do relogio na barriga ou pressionando as pernas contra o corpo. Colo ou usar um sling tambem ajudam, mas claro depende dos bebes. Tens de ter muita calma e descobrir o que resulta com a tua filha. Ha bebes especialmente irritaveis e outrso mais resistentes.

                Se acreditas que chora memso com dor a massagem ajuda muito e podes faze-la de forma preventiva antes de cada mamada. Tambem ha o celebre truco do tubo de bebegek cortado (ou seja so o tudo e nao o medicamento) que se usa para ajudar o gas a escapar e aliviar a barriguita.

                Lembra-te que o LA é sempre um alimento menos digesto que ao dar-lhe uma digestao mais pesada pode complicar a coisa. Ate pode ser que chore menos e durma mais, mas a digestoa sera pior e arriscas prisao de ventre. Depois la teras de mudar para outro LA... Depois ao tomar LA a tua filha tomara menos LM e como os anticorpos so estao no LM e nao no LA estaras a dar-me menos ajuda imunitaria que so dando LM...

                Beijinhos
                Rute

                O meu parto de 14 dias
                Bebes e Mamas marcianas de 2008
                Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                Comentar


                • #9
                  Olá Rute!

                  Já tentei tudo... Massagens, colo, sling, banho, nunca a deixo chorar com fome, assim que vejo que esta a despertar, levanto-a para ver a fralda, colocar o soro e dar as bolinhas homeopáticas.. e depois então dou a mama...

                  Evitar que ela chore era tudo o que eu mais queria, mas não vejo como... A única coisa que resulta sempre é ir passear com ela.. mas não posso andar na rua desde as 18h ate as 6h da amanha.. porque ela pode tar bem ferrada a dormir e ate ressonar, mas assim que vai para o berço ou mesmo para a nossa cama, começa a choradeira...

                  Mas pronto la terei de continuar com o que faço, e esperar que esta fase passe depressa....


                  Madrilhadas de Parto - Telminha Já nasceu a Princesa Lara dia 06/12 ///// Violet Já nasceu a Princesa Alice dia 01/12

                  Comentar


                  • #10
                    Pois la esta se fosse facil seguramente que ja tinhas conseguido

                    O meu filho mais velho tambem achava que a alcofa tinha picos. Passei a deixa-lo no ovo mesmo em casa e mais tarde numa espreguiçadeira que me ofereceram. Tens de ir tentando a ver o que a tua gosta. Este meu mais novo gosta do sofa! Ponho umas almofadas e ja esta...

                    Beijinhos
                    Rute

                    O meu parto de 14 dias
                    Bebes e Mamas marcianas de 2008
                    Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                    CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                    Comentar


                    • #11
                      Só deixo também mais umas achegas...
                      Em relação ao choro, faz-me lembrar o meu filhote mais velho. Por essa idade eu passava as noites em claro, via o amanhecer todos os dias. Ainda hoje os vizinhos me lembram que ele era muito chorão. Paciência e dedicação, e a certeza que quando ele adormecesse durante o dia eu também iria dormir um pouco, eram as únicas coisas que não me faziam desanimar ou deprimir. Por desconhecimento, não usei sling, mas tu já verificaste que resulta.
                      De noite, passava horas com ele virado de barriga para baixo, em pé pela sala, fazia muitas massagens ou punha-me meia sentada/meia deitada no sofá, com ele de barriguita para baixo em cima da minha barriga, com pernas e braços flectidos. O bater do meu coração e o facto de estar numa posição (tipo aninhado/posição fetal) de barriga para baixo e rabito para o ar, acalmava-o bastante.
                      Já disseram que LA está fora de questão e não se justifica. Aliás, o próprio facto de o bebé o ingerir ainda pode complicar mais as cólicas.
                      Quanto ao chá de funcho, creio ter lido qualquer coisa sobre o cuidado de não exagerar na dose, pois em grande quantidade pode ser prejudicial ao bebé e até na produção. Terá sido a APPM ou BABS (conselheiras de aleitamento) a escrever algo sobre isto, mas não estou certa.
                      Funcho e Promil são apenas ligeiros complementos para uma mãe que quer aumentar a produção (sendo que o Promil nem resulta com todas). A fórmula ideal é: quanto mais ofereces e ele mama, mais produzes. Se lhe deres sem horários, frequentemente, e cada que pedir, terás produção necessária assegurada. Se houver alguma diminuição pontual e o bebé não ficar bem, ele certamente pedirá mais vezes e a mãe deve oferecer sem medo de não ter leite. Se não tiver agora, terá daí a meia hora, duas horas, etc.
                      É ainda desaconselhado dar outros alimentos, ainda que líquidos, aos bebés, para não encham o estômago com algo não nutritivo. O leite materno é suficiente para tirar sede e fome durante os primeiros 6 meses. No entanto, uma colher de sopa de chá creio que não fará mal se tomada fora da refeição, e se vires que resulta.
                      A especial dica vai para o uso do biberão: Ainda é muito cedo para lho dares, pelo menos frequentemente, pois corres o risco dele começar a preferir a facilidade de saída do leite de um biberão, em detrimento do “esforço” que fará na mama. Caso queiras suplementar com o teu leite, tenta com um copinho, à colher ou à seringa. Um biberão não fará mal, se for pontual, não diário. Algumas mães dizem que não houve preferência, outras utilizam tetinas de baixo fluxo, mas o melhor é não arriscar.
                      Boa amamentação e muita paciência! Descansa, relaxa, dorme quando ela dorme, alimenta-te bem, vive cada momento. Uma mãe calma é meio caminho andado.
                      BJ e desculpa o testamento

                      Comentar


                      • #12
                        Mais uma vez obrigada pelas dicas.

                        Parei de complementar com o meu leite no biberão porque notei que ela estava a tentar usar a minha mama como usou a tetina!

                        Ainda lhe dei 2 vezes com seringa mas agora só tenho dado a maminha!

                        Parei de beber o chá de funcho e tenho bebido 2 vezes ao dia meia chavena do chá que era para ela, e acho tem feito efeito!

                        Continua com muitas cólicas e a dormir pouco!

                        Por incrível que pareça hoje estava em mais uma crise de choro e adormeceu ao colo do pai assim que liguei o aspirador, e o engraçado foi que assim que acabei de aspirar ela acordou!

                        Enfim nos tentamos de tudo para não a ouvirmos chorar!


                        Madrilhadas de Parto - Telminha Já nasceu a Princesa Lara dia 06/12 ///// Violet Já nasceu a Princesa Alice dia 01/12

                        Comentar


                        • #13
                          Fairy os bebecas gostam desse tipo de ruidos. O meu tambem se cal acom o aspirador. Exaustor e secador de cabelo sao outros do genero!

                          Beijinhos
                          Rute

                          O meu parto de 14 dias
                          Bebes e Mamas marcianas de 2008
                          Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                          CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                          Comentar


                          • #14
                            Ainda bem que as coisas estão a correr melhor!
                            Sim, isso é o chamado ruído branco e costuma funcionar bem. O barulho de algo a trabalhar (o motor de um mobile que ande sozinho, por ex) o um rádio sem estar sintonizado também funcionam e não fazem tanto barulho, experimenta!
                            Beijocas,

                            Tânia
                            http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 7

                            Comentar


                            • #15
                              Olá!
                              Sei bem o que dizes e sentes...passei há bem pouco tempo por isso! Era impossivel deitar a minha filhota,fosse onde fosse! Acontecia-me exactamente o que a SuMa te disse: noites a andar de um lado para o outro de bruços ou então,quando acalmava um bocadinho,lá me conseguia pôr meia sentada meia deitada no sofá com ela na minha barriga. Podia estar assim a dormir descansada há 1 ou 2h que bastava deita-la na alcofa e demorava 5min para (re)começar o berreiro.
                              Tentei o colimil,acho que abrandou,mas não solucionou! Sinceramente acho k só com o tempo comecei a conseguir deitá-la na caminha dela sem que ela acordasse...
                              Felizmente a parte do leite não me aconteceu! De noite cumpria as 3h,às vezes de dia é k se lembrava de 1h30 ou menos (ainda hoje fez isso toda a tarde!)...as maminhas estavam sempre molinhas,mas nunca me pareceu k ficasse com fome e tem desenvolvido mto bem. Muitas vezes tinha a nítida sensação de que pedia maminha não por fome,mas sim por conforto. Eu dava-lhe e ela lá acalmava! É só miminho,mas fazemos tudo para que se calem e fiquem bem! Lol
                              Lamento dizer-te,mas acho mesmo k não há fórmula mágica,só mesmo o tempo... A minha filha ainda não se livrou das cólicas,mas está muiiiiiiiito melhor!! O pai diz k não,mas eu é k sei como passava as noites a pé e agora dorme a noite toda,só acordando para mamar com o 1o intervalo de 5/6h e a seguir 3 ou 4h! BEM BOM!!! Às vezes lá chora ao final da tarde,inicio da noite,mas passa bem mais rápido! Acima de tudo,de noite dorme na cama dela sem problemas (digo de noite,pq de dia continuo a não a conseguir deitar e vê-la lá mais de 15min sem acordar... mas melhor de dia que de noite! Lol Torna-se "mais fácil" de suportar!).
                              O meu conselho é,tal como me foi dado aqui quando desesperava como tu, muiiitas massagens (cada vez mais noto como resultam!!), e muiiiiiiiiiiiiiiiiiita paciência. Uma dia há-de passar,ainda acredito nisso!!
                              Boa sorte!
                              Beijinhos,
                              Luisa.
                              Ultima edição por lmngs; 29-01-2011, 03:14.



                              Madrinha querida e eterna Amiga: Ana Helena

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X