Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Como fazer a introdução aos sólidos sem prejudicar o LM?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Como fazer a introdução aos sólidos sem prejudicar o LM?

    Minhas queridas, o baby vai fazer os 6 meses na sexta feita e até agora mamou em exclusivo. Já pensei em várias coisas sobre esta nova fase, já conversamos bastante sobre isto no tópico das mamãs de Setembro 2010 mas continuo com tantas dúvidas... Não queria MESMO prejudicar a amamentação... Podem ajudar-me, por favor?

    Eu trabalho a part-time e saio de casa por volta das 8h30m, chegando pelas 13h30m. Dou de mamar antes de sair e quando chego a casa. No Sábado planeio fazer a introdução á sopa. Aqui vem a pergunta nº1: como se faz a sopinha para os bebés? Tem alguma quantidade definida de legumes? Devo dar 1º mama e depois sopa ou ao contrário? E a sopa é com ou sem sal? (Jasus! Eu pareço os putos na idade dos porquês...)

    Planeio intrroduzir a fruta no Sábado a seguir (26/03), posso cozê-la sem casca, arrefecer e dar ou convém ser crua? madurinha? O Dinis faz duas refeições na creche, acham boa ideia ser a frutinha ou será melhor a sopa, tendo em conta o meu horário? (estou inclinada para a primneira opção mas sei lá... Ainda dizem que dar a mama é que é complicado... o_O)

    Já agora, e como poderei fazer a introdução aos cereais? É que o Dinis é P75-90, farinha de engorda é capaz de não ser boa ideia... Ou será que posso misturar um pouco de papa não láctea na fruta?

    Acima de tudo: é melhor dar sempre maminha antes/depois de dar essas refeições?

    Eu sei, eu sei... Caneco, que eu estou toda desorientada... Eu perguntaria isto á minha médica mas já que ela queria que eu trocasse para LA aos 4 meses, não me parece que o LM é a coisa que vá ser protegida na introdução aos sólidos.

    Bem, got to go, que o puto aprendeu a rebolar e agora é a pura da loucura, já saiu fora do tapete de actividades... XD

    Beijocas e muito obrigada por aturarem a minha mega panca.

  • #2
    Inserido Inicialmente por Sugarpops Ver Mensagem
    Minhas queridas, o baby vai fazer os 6 meses na sexta feita e até agora mamou em exclusivo. Já pensei em várias coisas sobre esta nova fase, já conversamos bastante sobre isto no tópico das mamãs de Setembro 2010 mas continuo com tantas dúvidas... Não queria MESMO prejudicar a amamentação... Podem ajudar-me, por favor?
    Olá!

    Eu estou como sabes no mesmo barco que tu, mas com a vantagem de ser repetente e como equipa que ganha nao se muda vou fazer praticamente igual ao primeiro.

    A regra de oiro é nao substituir mamadas por solidos. Ou seja, sendo possivel dar sempre mama, se preferencia antes, e se o bebe faz alguma refeiçao longe da mae essa deve ser a refeiçao de solidos. A saga da minha "primeira vez" esta no topico




    Inserido Inicialmente por Sugarpops Ver Mensagem
    Eu trabalho a part-time e saio de casa por volta das 8h30m, chegando pelas 13h30m. Dou de mamar antes de sair e quando chego a casa. No Sábado planeio fazer a introdução á sopa. Aqui vem a pergunta nº1: como se faz a sopinha para os bebés? Tem alguma quantidade definida de legumes? Devo dar 1º mama e depois sopa ou ao contrário? E a sopa é com ou sem sal? (Jasus! Eu pareço os putos na idade dos porquês...)
    A sopa faz-se com pouca agua e sem sal, cozendo pouco os alimentos, ou seja como devia ser para nos tambem. Depois poes azeite e trituras. Nao ha quantidades definidas mas é recomendavel por poucos legumes de cada vez para teres margem de manobra para variar. Os legumes devem ser frescos ou entao congelados e nao devem passar mais de 24 horas no frigorifico crus para evitar a acumulaçao de nitratos. S primeiras sopas do meu mais velho foram:

    sopa 1 - frango, batata, cenoura, corgete, cebola
    sopa 2 - frango, batata, cenoura, alho frances e feijao verde
    sopa 3 - frango, batata, cenoura, corgete, alho frances e feijao verde

    Inserido Inicialmente por Sugarpops Ver Mensagem
    Planeio intrroduzir a fruta no Sábado a seguir (26/03), posso cozê-la sem casca, arrefecer e dar ou convém ser crua? madurinha? O Dinis faz duas refeições na creche, acham boa ideia ser a frutinha ou será melhor a sopa, tendo em conta o meu horário? (estou inclinada para a primneira opção mas sei lá... Ainda dizem que dar a mama é que é complicado... o_O)
    Fruta de preferencia crua, madurae triturada na hora. Se nao pode ser na hora entao coze. Eu introduzo tudo no mesmo dia, mas com nao ha por ca historial de alergias confesso que nunca fui muito cuidadosa com dias de intervalo entre novos alimentos. Quanto a creche, envia o que queres que ele coma e contigo so mama! Em principio ele so precisaria de 1 refeiçao que ate poderias alternar (um dia sopa e outro fruta com cereais) mas como duizes que faz duas refeiçoes na creche...

    Inserido Inicialmente por Sugarpops Ver Mensagem
    Já agora, e como poderei fazer a introdução aos cereais? É que o Dinis é P75-90, farinha de engorda é capaz de não ser boa ideia... Ou será que posso misturar um pouco de papa não láctea na fruta?
    Os cereais sem glutem podes introduzir dando papas nao lacteas com o teu leite (nao recomendo porque sim é farinha de engorda), adicionando so uma colherinha ou duas a engrossar a fruta, pondo arroz na sopa de vez em quando, dando-lhe arroz muito cozido, ...

    O gluten deve ser introduzido com algum cuidado. a recomendaçao do pedi dos meus filhos é usar o pao, dando uns bocadinhos para ele ir roendo. Depois ja vais poder usar papa com glutem se for essa a tua opçao, por massa na sopa, dar massinhas bem cozidas, açordas,...

    Inserido Inicialmente por Sugarpops Ver Mensagem
    Acima de tudo: é melhor dar sempre maminha antes/depois de dar essas refeições?
    Sim sempre, de preferencia antes.

    Inserido Inicialmente por Sugarpops Ver Mensagem
    Eu sei, eu sei... Caneco, que eu estou toda desorientada... Eu perguntaria isto á minha médica mas já que ela queria que eu trocasse para LA aos 4 meses, não me parece que o LM é a coisa que vá ser protegida na introdução aos sólidos.

    Bem, got to go, que o puto aprendeu a rebolar e agora é a pura da loucura, já saiu fora do tapete de actividades... XD

    Beijocas e muito obrigada por aturarem a minha mega panca.
    Beijinhos
    Rute

    O meu parto de 14 dias
    Bebes e Mamas marcianas de 2008
    Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
    CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

    Comentar


    • #3
      Sugar,

      Acrescento só que no início a quantidade que eles comem é muito pouca - talvez engulam 25%, no babete e na mesa devem ficar 50% e o resto no prato. Eles vão aprendendo a enrolar a língua, mas pode demorar um bocadito, dá perto do canto da boca porque pode ter ainda o reflexo de extrusão. E deixa-o mexer à vontade, eles gostam.

      Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

      Comentar


      • #4
        Oi,
        eu comecei bem mais devagar que a Rute a introdução dos alimentos, mas foi por indicação da pediatra. Dei mama até aos 6 meses e depois substitui uma mamada por sopa (embora continuasse a mandar LM para a creche para complementar, pois ela demorou uns tempos a comer a sopa toda!). Primeiro fiz só um puré de batata e cenoura, sem sal e um fio de azeite. Depois fui introduzindo um legume verde na sopa por semana para ver se havia reacção. A seguir comecei a dar fruta depois da sopa, cozida ou crua passada. Só depois introduzi a carne e o peixe. Não tenho bem presente o timing, mas sei que segui as indicações da pediatra. As papas foram introduzidas ali pelo meio, todas não-lácteas e feitas com LM. A minha rapariga sempre foi P75-90, por isso começámos com a sopa e a fruta.
        Ah, e sim, a mama é tão mais fácil! P
        Para a 1ª sopa coze 1 batata, 1 cenoura, 1 bocadinho de cebola, tritura e junta 1 fiozinho de azeite. Se tiveres sorte consegues que ele coma uma colher, mas também pode rejeitar e chorar muito desconsolada como a minha, ou começar a comer como se não houvesse amanhã, tudo é possível!

        Beijocas
        http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 7

        Comentar


        • #5
          Inserido Inicialmente por taniasofia2002 Ver Mensagem
          ... ou começar a comer como se não houvesse amanhã, tudo é possível!
          O meu foi destes LOL Dai ter começado com a AC em força e dar muita coisa rapidamente. Ele aceitava tudo! Dos 7 para os 8 meses ja lhe dava legumes cozidos inteiros (bocadinhos de brocolo, batata, cenoura) para ele petiscar depois da sopa! Para terem uma ideia ele pesava 6350 g no dia em que fez 6 meses, 7050g 15 dias depois e 7400g a 2 dias dos 7 meses! Comia tudo o que lhe desse e ainda mamava por cima!

          Beijinhos
          Rute

          O meu parto de 14 dias
          Bebes e Mamas marcianas de 2008
          Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
          CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

          Comentar


          • #6
            Eu sempre deixei as refeições de sólidos para quando eu não estava (nem que comesse sopa ao lanche ) e sempre, mas sempre, dei mama depois das refeições. Ainda hoje a minha filha de 22 meses gosta de tomar um cafézinho
            2 filhotes lindos

            Comentar


            • #7
              Minhas queridas, muito obrigada por toda a ajuda! (rbalmeid: um beijinho especial para ti, que tens sido maravilhosa com a tua ajuda!)

              Confesso que hoje estou meia burra das ideias. O Dinis está doentinho (3 semanas de creche, duas doenças - fantástico, não? ) e passamos uma noite épica, com febrão super alto, que chegou aos 40,5º. Eu sei que a febre é uma aliada para matar os vírus/bastérias que lá estão, que aqjuda-o a ganhar defesas mas lá está, ver o meu filhotinho sofrer e não poder valer-lhe é pavoroso. Melhor que ninguém, vocês entendem-me.

              Beijinhos!

              Comentar


              • #8
                Inserido Inicialmente por Sugarpops Ver Mensagem
                Minhas queridas, muito obrigada por toda a ajuda! (rbalmeid: um beijinho especial para ti, que tens sido maravilhosa com a tua ajuda!)

                Confesso que hoje estou meia burra das ideias. O Dinis está doentinho (3 semanas de creche, duas doenças - fantástico, não? ) e passamos uma noite épica, com febrão super alto, que chegou aos 40,5º. Eu sei que a febre é uma aliada para matar os vírus/bastérias que lá estão, que aqjuda-o a ganhar defesas mas lá está, ver o meu filhotinho sofrer e não poder valer-lhe é pavoroso. Melhor que ninguém, vocês entendem-me.

                Beijinhos!
                Linda controla bem a febre do Dinis!!!!
                O Rodrigo com 3 anos teve um febre assim.. e no espaço de 10minutos (mesmo após ter tomado o brufen) a febre disparou e fez convulsão febril. Quando o inem chegou ele já estava desmaiado a 7 minutos, sem reacção nenhuma e ainda mesmo depois de 7minutos a fazer o arrefecimento, enquanto o inem não chegava, ainda estava com 42º!!!!
                Em caso de febre alta, o que os pediatras do Hospital D. Estefanea me dizeram para fazer foi:
                - Deixar apenas em cuecas e uma camisola interior (no teu caso será fraldinha e body)
                - Encher uma banheira com a agua sensivelmente a mesma temperatura do corpo.. pelo menos 37/38º, a ideia de colocar numa banheira com agua fria esta errada
                - Antes de colocar na banheira, ir fazendo o arrefecimento com toalhas no rosto, pescoço, pernas, braços!! Nunca no tronco e costas!!!

                Em caso de convulsão febril:
                - Mantem td o k escrevi atrás e ainda colocar deitado de lado e chamar o INEM!!!

                Jokinhas e as melhoras do principe!!!

                Comentar


                • #9
                  Olá Sugar!

                  Basicamente as meninas já disseram tudo (olha que o supra sumo das mães OMS veio responder-te em massa, eh eh), quero só acrescentar que eu pessoalmente comecei pelas papas sem gluten, apesar da bebé já ter seis meses quando iniciou a AC, preferi introduzir o gluten já próximo dos 8 meses.
                  Quanto à maminha, continua a dar a pedido e se tiveres esse possibilidade faz as papas com o teu leite,a minha filhota faz um ano este mês e ainda come as papas com LM
                  Beijinhos e boa sorte!
                  http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 115 http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 115





                  Comentar


                  • #10
                    Nós estamos cá é para ajudar, eu fui muito ajudada e se sou "mãe OMS" é por causa deste grupo!
                    Quanto à febre, sim, faz bem, agora eu começo a preocupar-me com febre de 39º e com 40º então... Toma atenção a isso, isso já é sinal de que há algo mesmo mal. E nem estou a falar de convulsões, pois para isso não é preciso chegar a tanto.
                    mas sabes o que ele tem para ter tanta febre? Está medicado?
                    As melhoras ^-^
                    http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 7

                    Comentar


                    • #11
                      Obrigada novamente pelas dicas! Estão todas anotadas para conseguir amamentar.

                      Em relação ao febrão do Dinis, ontem fomos ao HSJ despistar possíveis infecções urinárias- que felizmente não é! Com o problema da atrofia do rim, sempre que ele tem febre, tenho de ir lá com ele fazer exames à urina. Ele está com uma nasofaringite aguda, que eu penso que signifca "constipação forte". Ontem de manhã, na creche, fez febre que baixou sem ben-u-ron; entretanto fui basucá-lo e de tarde, voltou a fazer febre - 38.7º na axila. No HSJ deram o ben-u-ron às 17h e mandaram controlar a febre e dar ben-u-ron caso fosse necessário. Também me deram brufen pediátrico para usar em SOS mas a médica disse para evitar ao máximo por causa de possíveis intolerâncias e por causa do rim. Deitei-o às 22h30m sem que tenha volado a ter febre e acordamos ás 4h com ele com 40,5º. Pu-lo em roupa interior, descoberto, dei ben-u-ron e colinho e a febre baixou para os 39.8º. Fiquei naquela de o voltar a levar ao hospital mas o Rui achou que deviamos esperar para ver se o medicamento fazia efeito - e fez. De manhã, às 8h, não tinha febre nenhuma mas às 9h já tinha 38.2º e às 11h ia em 39,4º. Voltei a dar ben-u-ron. Passou bem a tarde mas agora já está a fazer febre novamente (vai em 38,2º).

                      Ele parece-me bem disposto, está aqui a conversar com a chupeta mas ele estava com 39,4º e a rir-se para mim. Só gemeu de madrugada mas penso que também era do sono.

                      Confesso que tenho dificuldade em perceber quando o devo levar ao hospital. A febre só quebra medicado mas isso a Dr.ª disse que também poderia acontecer uns 3/4 dias (pntem, hoje, amanhã e depois). Enfim...

                      Desculpem lá os pormenores todos mas estava a ver se, escrevendo tudo, conseguia perceber a seriedade do que está a acontecer.

                      Obrigada pelos conselhos.

                      beijocas nossas!

                      Comentar


                      • #12
                        Bem, connosco a introdução dos sólidos até parecia correr bem...mas agora na consulta dos 6 meses fiquei muito preocupada - o meu bebé num mês só engordou 20 gr . Está com 7,120 Kg e desceu para o percentil 25.

                        O médico não mostro preocupação, mas eu estou triste.

                        Começou por comer sopa ao almoço e papa ao lanche e de resto só LM (isto pq foi p a creche). Após a introdução do sólidos, deixou de mamar com até ali.

                        Não sei o q fazer, mas estou desanimada...




                        Comentar


                        • #13
                          Ola!

                          Sugar as melhoras do Dinis! isso é algum virusito e com o tempo vai la

                          Joanita o que se passaou com o teu filhote é muito comum. É que a sopa e a fruta nao teem tanta gordura (boa) como o LM e muitos bebes aumentam menos na introduçao dos solidos. Soluçao? Dar mais mama. Tu dizes que esta a mamar diferente... Pois devia mamar igual. So das solidos quando esta longe de ti e se ao fim de semana por exemplo queres dar da mama tambem. Ou seja a refeiçao é solidos mais mama. A ideia da alimentaçao complementar nao é substituir LM por solidos mas sim conseguir dar mama mais os solidos.

                          beijinhos

                          Rute

                          O meu parto de 14 dias
                          Bebes e Mamas marcianas de 2008
                          Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                          CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                          Comentar


                          • #14
                            Olá!

                            Esta fase para mim já passou à algum tempo então é difícil estar aqui a espremer o miolo.....
                            Mas há algo importante que retive numa das minhas leituras... nos outros animais a introdução da comida também é feita a par da amamentação (quando são mamiferos claro!) e as crias comem e depois mamam....
                            A minha avó sempre me disse para dar a mama depois das refeições para ele ficar "mais compostinho".
                            Quer dizer que deves dar de mamar sempre depois das refeições, porque eles precisam mesmo desse plus. Podem não ter comido o suficiente e sobretudo o LM é o principal alimento até aos 12 meses, por isso é usar e abusar se for possível.

                            Bjs

                            Comentar


                            • #15
                              Sugar,

                              As convulsões são originadas por uma súbida brusca de temperatura e não, necessariamente, por a temperatura ser elevada.
                              Eu estou mais do que habituada a altas temperaturas, e não me assustam muito. A S. quando tinha febre, tinha mesmo febre, era muito comum febres de 39.6-40.5 quando tinha otites, por exemplo. Chegou mesmo a ter praticamente 42º e levei-a ao hospital porque a febre não baixava e de repente começou a baixar. Controla a febre, obviamente, e tem muita atenção pois o Dinis ainda é pequenino.
                              a Inês nunca fez tão altas mas chega facilmente aos 39 e qq. por uma simples virose.

                              Eu deixei de dar banho quando elas estavam com febre. Ensinaram-me que a água deve estar a 1ºc a menos do que a temperatura corporal, mesmo assim, a sensação que eu fiquei era que o alívio era breve e que, em nada de nada, a temperatura voltava a subir. Prefiro apenas as toalhitas húmidas na testa e deixá-las nuas.

                              Quanto à introdução dos sólidos, a Babs chegou a referir este artigo http://whqlibdoc.who.int/hq/2000/WHO_NHD_00.1.pdf

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X