Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Introdução de alimentos sólidos

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Introdução de alimentos sólidos

    Bom dia, tenho uma bebé que vai fazer 5 meses na próxima semana, está exclusivamente a LM e a livre demanda, aos 6 meses vai começar com a papa feita com o meu leite, a causa deste meu tópico é: Dou mama a seguir á papa, ou não? è que ela não gosta de chucha e usa a mama para fazer as birrinhas do sono, o problema é que ela vai ter de ir para a ama quando eu for trabalhar (em principio quando ela fizer os 9 meses), e depois como vai ser sem mamaminha por perto e sem chucha? Daí a minha dúvida de dar ou não mama a seguir ás refeições....

  • #2
    Olá!

    Podes dar a maminha antes ou depois.
    Enquanto estiveres com o bebé complementa a refeição com a maminha, não tem mal nenhum.
    Quando o bebé estiver com a ama vais ver que em algum tempo ele adapta-se e arranja o seu próprio esquema. Pode começar a gostar de chupeta ou não, pode comer melhor ou pior.... enfim. Mas eu sou de opinião que não vale a pena andar a tentar mudá-los antes da mudança.
    Como até os 12 meses o leite é o principal alimento e como tu podes estar com ela até aos 9 meses, aproveita e complementa as refeições. Se ela for de comer muito e não querer mama depois, dás um pouco antes. Senão... se vires que tal não dás. depende tb de como o bebé se habitua à comida.

    Bjs

    Comentar


    • #3
      Olá Dulsa, obrigada pela resposta, o meu stress é mesmo ela não usar chucha e ter de ficar sem mama e ao mesmo tempo ter de se adaptar á ama, ou não teria este tipo de dúvida e dava se ela pedisse, tal como tenho feito até agora.
      bjs e mais uma vez obrigada

      Comentar


      • #4
        Olá
        Eu também tenho um bebé "anti-chupeta". Tem já 6 meses e já começou a ir para casa dos avós.
        Eles distinguem perfeitamente as situações e as casas onde estão, provavelmente contigo precisará da mama para adormecer, mas com outras pessoas nem sequer vai pensar nela, afinal a mama não está lá.
        A ama e o bebé irão arranjar rapidamente uma fórmula mágica para adormecer.

        Comentar


        • #5
          Ola!

          O meu mais novo tambem nao gostad e chupeta. Eu voltei ao trabalho pouco depois dos 4 meses e passou a ficar umas 6/7 horas diarias sem mama nem chucha. ficava com o pai que era quem lhe tentava dar o biberao de LM. Nao houve stress. Ele nao mamava grande coisa mas vingava-se quando eu chegava.

          Na introduçao da AC (alimentaçao complementar) a regra de oiro é que nada substitui a mama. Se estas por pwerto as refeiçoes sao mama e numa delas complementas com papa/sopa/fruta como preferires. Se tu nao vais estar numa das refeiçoes pois entao essa é a que é de AC e no resto dia so das mama!

          No primeiro filho tive a mesma duvida que tu e como ele almoçava na creche pois nao dava mama nessa refeiçao nunca porque afinal na creche nao queria que ficasse â espera. Inutil! Neste abandonei essa ideia e dou mama sempre que ele pede.

          beijinhos
          Rute

          O meu parto de 14 dias
          Bebes e Mamas marcianas de 2008
          Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
          CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

          Comentar


          • #6
            Oi,
            a minha nunca foi grande fã de chupeta e foi para a creche sem problema nenhum. Eu mandava, só para prevenir, mas era raro ela lhe pegar. Quanto à mama depois da papa, eu pessoalmente não daria, mas isso já é uma decisão tua.

            Beijocas
            http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 7

            Comentar


            • #7
              A minha nunca usou chupeta e sempre dormiu bem quando não está comigo. Quanto à mama, dei sempre depois das refeições, sem problema nenhum. Ela chegava a mamar como se não tivesse enchido a barriga de sopa e fruta, o que era sinal que precisava da maminha, não é? Quando não queria, recusava e pronto.
              Boa sorte
              2 filhotes lindos

              Comentar


              • #8
                Entretanto surgiram-me mais 2 dúvidas, uma é...quando começar com as papas necessita beber água, dou com que frequência? Dou só depois da refeição da papa? Dou durante o dia? Outra das dúvidas...com que intervalo (em dias, semanas...) introduzo outra refeição? é que segundo a pediatra a cada semana (e não estou a referir-me a componentes da sopa) introduzo nova refeição, a ser assim ao fim do sexto mês estava só com mama de manhã e á noite...o que me parece muito rápido. Pareço mãe de 1ª viagem lol, mas á certas coisas que já não me recordo.

                Beijo a todas e obrigada pelas respostas

                Comentar


                • #9
                  BekaBeka eu antes dos 7/8 meses a menos que tenha necessidade por eu nao estar nao introduzo sequer segunda refeiçao por sistema. Posso dar dois alimentos diferentes na mesma por exemplo sopa+fruta reduzindo quantidades, ou alternar um dia sopa, outro fruta. O meu filho mais novo faz 8 meses na proxima terça feira e so come solidos por sistema ao almoço. As vezes ao lanche se eu nao estou.

                  Quanta a agua vais oferecendo sem insistir. Cuidado com a agua imediatamente antes ou imediatamente depois das refeiçoes. É meio caminho para vomitar.

                  Beijinhos

                  Rute

                  O meu parto de 14 dias
                  Bebes e Mamas marcianas de 2008
                  Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                  CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                  Comentar


                  • #10
                    Obrigada Rute, como já tinha dito atrás, amamentei o meu 2º filho até aos 28 meses, e tinha quase a certeza que não tinha introduzido tanta refeição em tão curto espaço de tempo, acho que era de mês a mês, e comecei pela sopa, desta vez a pediatra mandou começar pela papa....começaste com quê?
                    Beijinhos

                    Comentar


                    • #11
                      Inserido Inicialmente por BekaBeka Ver Mensagem
                      Obrigada Rute, como já tinha dito atrás, amamentei o meu 2º filho até aos 28 meses, e tinha quase a certeza que não tinha introduzido tanta refeição em tão curto espaço de tempo, acho que era de mês a mês, e comecei pela sopa, desta vez a pediatra mandou começar pela papa....começaste com quê?
                      Beijinhos
                      Ola!

                      A primeira refeiçao foi sopa, mas ja com carne (tinham os 6 meses feitos). Ma so pedi deles nao insiste muito no espaçar de alimentos diferentes. Diz para irmos vendo. No caso do Bruno que era de baixo peso a provou papa logo no dia seguinte e usava para engrosar a fruta. O Carlos que é pesadote provou umas duas vezes e nao é fa, nem eu tenho grande empenho em que coma. Os cereais prefiro introduzir pondo na sopa ou dando pao.

                      Beijinhos
                      Rute

                      O meu parto de 14 dias
                      Bebes e Mamas marcianas de 2008
                      Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                      CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                      Comentar


                      • #12
                        Inserido Inicialmente por rbalmeid Ver Mensagem
                        Ola!

                        A primeira refeiçao foi sopa, mas ja com carne (tinham os 6 meses feitos). Ma so pedi deles nao insiste muito no espaçar de alimentos diferentes. Diz para irmos vendo. No caso do Bruno que era de baixo peso a provou papa logo no dia seguinte e usava para engrosar a fruta. O Carlos que é pesadote provou umas duas vezes e nao é fa, nem eu tenho grande empenho em que coma. Os cereais prefiro introduzir pondo na sopa ou dando pao.

                        Beijinhos
                        Rute
                        Re Olá!

                        Pelo que tenho lido de ti, és bastante informada em relação á alimentação dos petizes, eu estou bastante á vontade com a amamentação, mas um pouco dependente da pediatra em relação aos sólidos (ou AC como vocês dizem). fiquei estupefacta quanto a teres dado sopa com carne aos teus miúdos logo de inicio, mas muito interessada no teu método! Importas-te de me dar umas "luzes"? nem que seja por PM? Dás pão quando? Cereais? Como fazes a sopa (eu comecei sempre com a cenoura o alho e a batata...) esse tipo de ajuda..percebes? Não sei se estou a ser muito chata

                        Beijinhos

                        Comentar


                        • #13
                          Inserido Inicialmente por BekaBeka Ver Mensagem
                          Re Olá!

                          Pelo que tenho lido de ti, és bastante informada em relação á alimentação dos petizes, eu estou bastante á vontade com a amamentação, mas um pouco dependente da pediatra em relação aos sólidos (ou AC como vocês dizem). fiquei estupefacta quanto a teres dado sopa com carne aos teus miúdos logo de inicio, mas muito interessada no teu método! Importas-te de me dar umas "luzes"? nem que seja por PM? Dás pão quando? Cereais? Como fazes a sopa (eu comecei sempre com a cenoura o alho e a batata...) esse tipo de ajuda..percebes? Não sei se estou a ser muito chata
                          Beijinhos
                          Nao és nada chata mulher. A falar e a partilhar experiencias é que a gente pode aprender e refletir sobre as coisas. Eu do primeiro filho andei numa de recolher informaçao e à custa disso ha um post na nutriçao (sticky esta logo no inicio) que fez o apanhado de tudo o que os varios pediatras iam dizendo (a mim e outras maes aqui do forum) e uma partilha grande de experiencias.

                          Depois tambem as recomendaçoes do pediatra dos meus filhos foram muito liberais. Ele dei alguns conselhos, a maioria no sentido de priviligiar a continuaçao do LM, mas sempre deixou claro que cada familia tem de encontrar a sua formula e que cada criança em um caso. Tambem li o "Mi niño no me come" do pediatra Carlos Gonzalez (mais tarde já o meu mais velho comia de tudo) o que confirmou algumas das minhas intuiçoes e trouxe outras ideias.

                          A ideia base é dentro do possivel (e que a criança aceite) caminhar no sentido de que coma comida como a nossa e nao de bebe. Porque afinal é isso que ele vai comer mais cedo ou mais tarde, certo? Ou seja se o bebecas aceita comer pao é melhor que comer papas
                          Opedi deu a iondicaçao que sendo aos 6 meses a introduçao dos alimentos pode ser mais rapida e nao ha razao para tantos "preliminares". Sugeriu coisas como introduzir os cereais dando bocadinhos de pao, o peixe dar grelhado, legumes cozidos sem migar,...

                          Agora tenho de ir mas vamos falando

                          Beijinhos
                          Rute

                          O meu parto de 14 dias
                          Bebes e Mamas marcianas de 2008
                          Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                          CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                          Comentar


                          • #14
                            Estou a adorar este tópico pelas dicas da rbalmeid.. é que eu também estou a amanetar em exclusivo até aos 6 meses (se tudo correr bem).. a Bia faz no dia 22 de Maio 5 meses... e em Junho depois da consulta a dia 17, vamos iniciar os sólidos.. pelo que percebi ela deu-me um plano do que iniciam os bebes alimentados a LA mas que no nosso caso o que eles começaram aos 4 meses e meio nós iniciamos aos 6 meses e por aí fora.. ou seja iremos ainda demorar bastante a introduzir sólidos...

                            Também tenho os mesmo receios que a Beka, pois a Bia não gosta de xuxa, para dormir durante o dia é no colinho e a noite é na maminha... estou desempregada e não sei quando terei de deixar a minha filhota com a avó, mas como amamento em livre demanda tenho receio de como vai ser a introdução dos sólidos...

                            Vou andar atenta a este tópico para ver o que acontece...


                            Madrilhadas de Parto - Telminha Já nasceu a Princesa Lara dia 06/12 ///// Violet Já nasceu a Princesa Alice dia 01/12

                            Comentar


                            • #15
                              Olá fairy, tanta coisa em comum lol o meu filhote faz 12 anos no dia 22 de maio...eu estou na mesma situação que tu em questões de emprego e a minha bebé detesta chucha lol...também estou a beber os ensinamentos da Rute (achei o máximo a Rute começar com a sopa logo com carne..já agora...que tipo de carne?). Já agora fairy...a pediatra da minha bebé é da cuf...não me digas que a da tua bebé também lol....

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X