Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Peso- Será motivo para preocupação?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Peso- Será motivo para preocupação?

    Olá!

    Há umas semanas atrás escrevi no fórum porque estava com algum receio de não ter leite suficiente para a minha pipoca, agora por mais caricato que pareça volto aqui precisamente pelo contrário. Nas últimas 3 semanas o aumento tem sido muito significativo, 410gr, 340gr e hoje voltei a pesar e aumentou 310gr, e não sei se será demasiado. A minha filhota nasceu com 2990gr, agora tem 1 mês e 23 dias e pesa 4910gr. Provavelmente muitas mães estarão a pensar "dá Deus nozes a quem não tem dentes", mas o meu receio deve-se ao facto da minha filha mais velha ter entrado em dieta quando tinha 6 meses (ultrapassou o percentil 95) e não querer que aconteça o mesmo à mais nova. A mais velha só bebia LA, e o que fazia era reduzir os ml de leite e nada de papas, só sopa e frutinha (isto tudo claro por indicação da pediatra). Agora não sei se me deva preocupar ou simplesmente gozar a amamentação, sem qualquer receio de ela ficar com excesso de peso. Neste momento mama 20 minutos em cada mama, já me lembrei de lhe reduzir o tempo da mamada, mas por outro lado penso que é como se estivesse a tirar-lhe o prato da frente quando ainda tem comida...

    Gostava de saber as vossas opiniões.

  • #2
    Não reduzas nada.
    meu filho engordou 2,500 kgs em dois meses, nos dois primeiros meses. Nasceu com 2570 e aos dois meses passava dos 5 kgs.
    Mas depois começou progressivamente a engordar menos, o que é perfeitamente normal num bebé amamentado.
    A tua bebé se calhar precisava de engordar isso tudo e depois vai estabilizar.
    Não te preocupes, o LM não é nada como o LA e não terás que fazer dieta

    Comentar


    • #3
      TÁ TUDO DITO... com leite materno, nem stresses...a minha passou do percentil 5 para o 95 em 4 meses... uma badocha. mas como era só leite meu, a pediatra disse que estava óptima.
      se introduzires LA, aí sim é preciso ter cuidado com a obesidade, enquanto for leite materno, não te preocupes.
      se te sentires mais descansada, fala com a pediatra... mas sinceramente, deixava-a mamar à vontade.
      bj

      Comentar


      • #4
        Já está dito LM não é LA, o peso do bebé com LM é saudável.
        2 filhotes lindos

        Comentar


        • #5
          Exactamente!
          Se ela tem fome, pode mamar à vontade. Não te preocupes com dietas e controlo de quantidades, pois o LM é o melhor alimento para ela.
          Contudo, apenas deixo a nota que não é necessário estares a pesar a bebé todas as semanas. Deixa-a crescer e alimentar-se sem preocupações tuas!
          Imagina que na próxima semana ela só aumentava 80gr... Já ficavas preocupada novamente, quando ela apenas quis fazer uma pausa no apetite....
          Enquanto não houver alterações de alguns dias de fomes e comportamentos, problemas de saúde, etc não vale a pena o controlo apertado.

          Boa continuação!

          Comentar


          • #6
            Realmente, a história do peso continua a ser um drama tipo telenovela, eheheh! Também para mim o foi...

            Eu tenho 2 filhotes completamente diferentes: o 1º (fez agora 2 anos), nasceu com 2,875kg, era muito preguiçoso para mamar, adormecia logo, era um castigo para o acordar. Resultado: aumentava muito pouco de peso, 80g por semana talvez (e tinha que o pesar todas as semanas, por vezes mais). O pediatra incentivou a amamentação, mas como ele teimava em não aumentar de peso, não mamava a dormir e dormia mais de 12 horas seguidas (era capaz de mamar e adormecer às 21h e só acordava depois das 10 ou 11h da manhhã!), sugeriu introduzir 1 biberon de LA à noite, para tirar as teimas, por volta dos 5 meses. Ele andava sempre à volta/abaixo do percentil 5. Não resultou, só começou mesmo a aumentar bem de peso depois de introduzirmos as 2 refeições de sopa, perto dos 7 meses. Agora, está no percentil 50.

            O mais novo, agora com 7 meses, é um mamão de 1ª. Nasceu com 3,195kg e com fome de leão! Ainda não tinha 24h de vida e já me tinha feito ferida num dos mamilos, queria estar sempre agarrado à mama. Mamava de 3 em 3 horas, como um relógio. Resultado: engordou quase 1,5kg no 1º mês. E esta semana foi ao pediatra e está com 9,100kg e 70cm. Um grandão. Sempre com LM até aos 6 meses, altura em que introduzimos a AC, mas ele não acha muita piada, continua fã da maminha.

            Isto tudo para dizer que os bebés são todos diferentes, e mesmo que a mana tenha feito "dieta" não quer dizer que esta tenha que fazer, especialmente porque está a LM. Deixa-a comer quanto e quando quiser, aproveita enquanto há e ela quer!

            Felicidades!

            Comentar

            slot_bottomleaderboard_post

            Collapse
            Working...
            X