Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Continuar a amamentar...

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Continuar a amamentar...

    Olá a todas!

    Costumo ler este cantinho, mas há tantas mamãs experientes que não costumo participar.

    Hoje venho pedir a vossa ajuda, tenho 2 filhotas, uma com 4 anos que amamentei até aos 16 meses e uma prestes a fazer 6 meses. O que acontece é que estou a ficar com pouco leite e queria pedir-vos dicas para que eu consiga amamentar durante o máximo de tempo possível e não fazer já o desmame.

    Ela já come sopa/papa/fruta e LA (só ao lanche).

    Para terem uma ideia a rotina é: dou de mamar de madrugada (+-5h); ao acordar tiro leite para mandar para o lanche da manhã (hoje só consegui 50ml que é pouquissimo); à tarde qd a vou buscar volto a dar de mamar, mas ela mama sempre mt pouco; e novamente qd me vou deitar.
    Os "sólidos" são: sopa+fruta ao almoço; iogurte ou LA ao lanche; papa ao jantar.

    Só que estou a ficar com pouco leite e acho que daqui a pouco nem consigo cumprir com esta rotina.

    Com a mais velha nunca tive este problema e nem sequer tirava leite para ela levar para a creche pq ela recusava o biberão...

    Desde já obrigada pelas dicas que me possam dar!
    Bjs
    :w00t: As minhas Madrilhadas lindas: PatriciaCampino Fofinho Pedro 06/12/2010; Telminha Linda Lara 06/12/2010; Fairy D. Bia, estamos a espera! DPP 23 Dezembro :w00t:

    www.ideiasepoeiras.blogspot.com

    Sócia nº 77 Clube 2 Em Busca da Cegonha




  • #2
    ola Violet!

    Virão aqui pessoas mais esclarecidas do que eu mas já agora porque é que das LA ao lanche? com a maminha funciona mt bem a lei da oferta e da procura, quanto mais dás mais estimulas.
    Pelo que percebi já estas a dar AC nas 3 principais refeições, o que acaba tb por estimular pouco a maminha. Pq é que não tentes substituir uma dessas refeições pelo LM, tipo o lanche ou o jantar, ou pelo menos complementar com LM?


    Comentar


    • #3
      Praline,
      Infelizmente não estou com ela nem a hora de almoço nem ao lanche... logo não é possível dar-lhe maminha.
      Ao jantar com a papa dou maminha se ela pedir... é q ela janta pouco tempo depois de chegarmos a casa e de eu lhe dar de mamar.
      :w00t: As minhas Madrilhadas lindas: PatriciaCampino Fofinho Pedro 06/12/2010; Telminha Linda Lara 06/12/2010; Fairy D. Bia, estamos a espera! DPP 23 Dezembro :w00t:

      www.ideiasepoeiras.blogspot.com

      Sócia nº 77 Clube 2 Em Busca da Cegonha



      Comentar


      • #4
        Porque não dás a papa ao lanche e ao jantar dás só maminha? Depois do pôr-do-sol, penso que se estimula mais a produção por causa da produção da prolactina ser maior à noite (não sei se estou a dizer asneiras). Se ela bebe LA ao lanche, é porque só tem duas refeições de sólidos. Deixas essas duas para quando não estás e dás só mama ao jantar. Era o que eu fazia: papa e sopa ficavam para quando eu não estava. No meu caso, era sopa pelas 11h30 e lanche de papa.
        2 filhotes lindos

        Comentar


        • #5
          Oi Violet

          Olha como a tua menina ainda nem 6 mesinhos tem, pk não eliminar o jantar!?

          Podias fazer assim:

          Ao acordar mama
          meio da manha frutinha
          almoço sopa
          lanche LA
          e apartir dai apenas mama

          Quanto mais ela mamar mais leite irás produzir!

          Mas certamente que mais mamãs experientes te iram ajudar.

          Bjinhos

          Comentar


          • #6
            Ola!

            Se queres produzir mais tens de inverter a marcha e dar mais de mamar. Sem este principio vai ser muito dificil.

            Ideias:
            - Se vais estar fora muitas horas dar de mamar deve ser a ultima coisa que fazes antes de sair. Nao precisas de o acordar podes tentar que pegue a dormir. As vezes ate mamam melhor assim. Se das por volta das 5 mesmo que saias de casa as 7 ja havera apetite suficiente para uma mamada seguramente. Quando voltas a estar com bebe oferece sempre. Se nao tiver fome recusa mas o mais provavel é qu emesmo que nao tenha aceite.

            - as refeiçoes de alimentaçao complementar devem ser quando tu nao estas. Se nao estas com o bebe ao almoço nem ao lanche entao a sopa/fruta e papa devem ser dadas nesses horarios. Nesta idade nem precisarias do iogurte. O ideal seria a sopa+ fruta ao almoço ou fruta a meio da manha e sopa ao almoço, e ao lanche papa nao lactea feita com um bocadinho do teu leite (rende mais que no biberao) e com fruta mistura para ficar mais saborosa.

            -quando estas como o bebe preferencialmente so mama a pedido. durante o dia ja comer solidos que cheguem e sobem para a idade mas se queres oferecer algo ao jantar da sempre mama primeiro.

            - nao esperes que peça, oferece tu!

            Beijinhos
            Rute

            O meu parto de 14 dias
            Bebes e Mamas marcianas de 2008
            Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
            CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

            Comentar


            • #7
              Olá! Antes do mais obrigada! Realmente eu sei que o principal é mesmo estimular oferecendo a mama + vezes e tem mesmo de partir de mim porque ela é daquelas bebés que não pede ou raramente o faz...
              Parte do problema creio que tb é eu andar a beber menos água, por isso ontem já voltei ao chá de funcho e vá de beber muita águinha! Isso e ter oferecido mais ajudaram, hoje consegui dar de mamar e ainda tirar 90ml

              Rbalmeid, (respondo com base no teu comentário porque foi o mais completo...)
              - Já experimentei dar de mamar de madrugada e depois novamente antes de sair de casa... ela recusa sempre. por isso prefiro tirar com a bomba e mandar para a escola para lhe darem um pouco mais tarde.

              - O iogurte intriduziu-se pq ela parece não gostar muito do LA (não admira né?)

              - Quanto a papa ao jantar... não a quero tirar, porque ela é daqueles bebés que dorme a noite toda, mas antes de começar com as papas começou a acordar com muita frequência para mamar. Introduzimos a papa e ela voltou a dormir bem. Portanto o esquema tem sido: papa ao jantar, maminha à ceia antes de eu me deitar. Refiro tb que ela adormece por iniciativa própria por volta das 19/20h.

              O que penso fazer além da água e chá de funcho: continuar com a maminha ao acordar - se for mais cedo q o normal, volto a oferecer antes de sair, mesmo q tenha o peito vazio - e tirar com bomba para o lanche da manhã; maminha ao lanche; maminha antes e depois da papa (pq ela fica com sede, por isso vamos aproveitar!); maminha na ceia. Durante o fim de semana antes de qualquer refeição vou oferecer mama e claro nada de LA ou iogurte!

              O que acham?
              :w00t: As minhas Madrilhadas lindas: PatriciaCampino Fofinho Pedro 06/12/2010; Telminha Linda Lara 06/12/2010; Fairy D. Bia, estamos a espera! DPP 23 Dezembro :w00t:

              www.ideiasepoeiras.blogspot.com

              Sócia nº 77 Clube 2 Em Busca da Cegonha



              Comentar


              • #8
                Inserido Inicialmente por Violet Ver Mensagem
                Olá! Antes do mais obrigada! Realmente eu sei que o principal é mesmo estimular oferecendo a mama + vezes e tem mesmo de partir de mim porque ela é daquelas bebés que não pede ou raramente o faz...
                Parte do problema creio que tb é eu andar a beber menos água, por isso ontem já voltei ao chá de funcho e vá de beber muita águinha! Isso e ter oferecido mais ajudaram, hoje consegui dar de mamar e ainda tirar 90ml

                Rbalmeid, (respondo com base no teu comentário porque foi o mais completo...)
                - Já experimentei dar de mamar de madrugada e depois novamente antes de sair de casa... ela recusa sempre. por isso prefiro tirar com a bomba e mandar para a escola para lhe darem um pouco mais tarde.

                - O iogurte intriduziu-se pq ela parece não gostar muito do LA (não admira né?)

                - Quanto a papa ao jantar... não a quero tirar, porque ela é daqueles bebés que dorme a noite toda, mas antes de começar com as papas começou a acordar com muita frequência para mamar. Introduzimos a papa e ela voltou a dormir bem. Portanto o esquema tem sido: papa ao jantar, maminha à ceia antes de eu me deitar. Refiro tb que ela adormece por iniciativa própria por volta das 19/20h.

                O que penso fazer além da água e chá de funcho: continuar com a maminha ao acordar - se for mais cedo q o normal, volto a oferecer antes de sair, mesmo q tenha o peito vazio - e tirar com bomba para o lanche da manhã; maminha ao lanche; maminha antes e depois da papa (pq ela fica com sede, por isso vamos aproveitar!); maminha na ceia. Durante o fim de semana antes de qualquer refeição vou oferecer mama e claro nada de LA ou iogurte!

                O que acham?
                sim oferecer o mais possivel...

                Sabes identifico muito contigo pq com o Martim aconteceu o mesmo. Ele dormia a noite toda (mas não dava papa), dava a ultima maminha as 21h e ele só acordava as 7h do dia seguinte. Tb era um bebé que nunca pedia e hoje estou convicta que se deixei cedo de amamentar foi pq tb nunca insisti.
                Tirava sempre de manha para ele levar para a creche mas em casa praticamente só sólidos, só a noite maminha...acho que foi o meu erro.

                Hoje estou mais esclarecida e acho que devias eliminar a papa ao jantar...sei que ela dorme a noite toda mas se já aprendeu a dormir tudo seguido pode ser com com a maminha tb acontece o mesmo. Mas isso é a minha opiniao


                Comentar


                • #9
                  Inserido Inicialmente por praline Ver Mensagem
                  sim oferecer o mais possivel...
                  Hoje estou mais esclarecida e acho que devias eliminar a papa ao jantar...sei que ela dorme a noite toda mas se já aprendeu a dormir tudo seguido pode ser com com a maminha tb acontece o mesmo. Mas isso é a minha opiniao
                  Sim posso sempre experimentar durante o fim de semana a ver se ela se aguenta. É que já ando tão cansada que por mim deitava-me com ela às 19/20h todos os dias. Se tiver de acordar a meio da noite para dar de mamar mais vezes nem sei...
                  Com a mais velha foi tudo diferente, ela mamava imenso, podia comer sólidos a vontade que durante a noite continuava a mamar 3 e 4 vezes. Acabou por começar a dormir connosco para facilitar a amamentação e eu não ficar tão cansada. Já a pequenita, se a meter a mamar deitada, não mama nada e deita tudo fora.
                  :w00t: As minhas Madrilhadas lindas: PatriciaCampino Fofinho Pedro 06/12/2010; Telminha Linda Lara 06/12/2010; Fairy D. Bia, estamos a espera! DPP 23 Dezembro :w00t:

                  www.ideiasepoeiras.blogspot.com

                  Sócia nº 77 Clube 2 Em Busca da Cegonha



                  Comentar


                  • #10
                    Sabes que se ela mama menos de dia pode começar a acordar para mamar mais vezes de noite? Quando comecei a ficar o dia inteiro sem a minha filha, já ela era maiorzita, tive umas noites infernais, com ela a passar a noite pendurada na mama. Com o meu sobrinho aconteceu o mesmo: andam a reduzir a mama de dia e ele vinga-se e mama 4 vezes de noite.
                    2 filhotes lindos

                    Comentar


                    • #11
                      Inserido Inicialmente por Violet Ver Mensagem
                      Olá! Antes do mais obrigada! Realmente eu sei que o principal é mesmo estimular oferecendo a mama + vezes e tem mesmo de partir de mim porque ela é daquelas bebés que não pede ou raramente o faz...
                      Parte do problema creio que tb é eu andar a beber menos água, por isso ontem já voltei ao chá de funcho e vá de beber muita águinha! Isso e ter oferecido mais ajudaram, hoje consegui dar de mamar e ainda tirar 90ml

                      Rbalmeid, (respondo com base no teu comentário porque foi o mais completo...)
                      - Já experimentei dar de mamar de madrugada e depois novamente antes de sair de casa... ela recusa sempre. por isso prefiro tirar com a bomba e mandar para a escola para lhe darem um pouco mais tarde.

                      - O iogurte intriduziu-se pq ela parece não gostar muito do LA (não admira né?)

                      - Quanto a papa ao jantar... não a quero tirar, porque ela é daqueles bebés que dorme a noite toda, mas antes de começar com as papas começou a acordar com muita frequência para mamar. Introduzimos a papa e ela voltou a dormir bem. Portanto o esquema tem sido: papa ao jantar, maminha à ceia antes de eu me deitar. Refiro tb que ela adormece por iniciativa própria por volta das 19/20h.

                      O que penso fazer além da água e chá de funcho: continuar com a maminha ao acordar - se for mais cedo q o normal, volto a oferecer antes de sair, mesmo q tenha o peito vazio - e tirar com bomba para o lanche da manhã; maminha ao lanche; maminha antes e depois da papa (pq ela fica com sede, por isso vamos aproveitar!); maminha na ceia. Durante o fim de semana antes de qualquer refeição vou oferecer mama e claro nada de LA ou iogurte!

                      O que acham?
                      Nao me parece um mau plano. É importante dares mama sempre antes dos solidos (quando estas com ela) e ao fim de semana podes aproveitar e dar mesmo nas refeiçoes todas. Se depois ainda quer comer os solidos pois come, mas garantes que a mama ja la esta!

                      Beijinhos

                      Rute

                      O meu parto de 14 dias
                      Bebes e Mamas marcianas de 2008
                      Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                      CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                      Comentar


                      • #12
                        Segunda-feira já vos conto como correu! Mas para já acho q está a melhorar com + oferta + água + chá de funcho Estou feliz!
                        Obrigada pelas dicas!
                        :w00t: As minhas Madrilhadas lindas: PatriciaCampino Fofinho Pedro 06/12/2010; Telminha Linda Lara 06/12/2010; Fairy D. Bia, estamos a espera! DPP 23 Dezembro :w00t:

                        www.ideiasepoeiras.blogspot.com

                        Sócia nº 77 Clube 2 Em Busca da Cegonha



                        Comentar


                        • #13
                          Olá!
                          Só para vos dar um update... Tenho oferecido mais maminha (principalmente no fds) e estou a tomar o Promil + chá funcho + água. Sinto as maminhas mais cheias, mas continua a ser um dia de cada vez...
                          Se alguém tiver mais dicas ou sugestões, agradeço!
                          Entretanto obrigada a quem já ajudou!
                          Bjs
                          :w00t: As minhas Madrilhadas lindas: PatriciaCampino Fofinho Pedro 06/12/2010; Telminha Linda Lara 06/12/2010; Fairy D. Bia, estamos a espera! DPP 23 Dezembro :w00t:

                          www.ideiasepoeiras.blogspot.com

                          Sócia nº 77 Clube 2 Em Busca da Cegonha



                          Comentar


                          • #14
                            Ja sabes qual é o caminho: quanto mais mamas deres mais produzes!

                            E pensa sempre que no primeiro ano de vida o leite materno deve ser o principal alimento deles. Se um bebe mamar quando quer facilmente passa a quantidade que precisa e ate podes dispensar LA ou outros lacteos (incluindo papas lacteas)

                            Beijinhos
                            Rute

                            O meu parto de 14 dias
                            Bebes e Mamas marcianas de 2008
                            Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                            CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                            Comentar


                            • #15
                              Definitivamente a coisa está melhor! Já vou sentindo o peito mais cheio!
                              Oh Rute ela mama quando quer e quando não quer! É que ela raramente pede... e raramente reclama quando tem fome... Mas vamos progredindo um dia de cada vez!
                              Obg
                              bjs
                              :w00t: As minhas Madrilhadas lindas: PatriciaCampino Fofinho Pedro 06/12/2010; Telminha Linda Lara 06/12/2010; Fairy D. Bia, estamos a espera! DPP 23 Dezembro :w00t:

                              www.ideiasepoeiras.blogspot.com

                              Sócia nº 77 Clube 2 Em Busca da Cegonha



                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X