Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Amamentação e Sporanox

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Amamentação e Sporanox

    Olá!

    Tenho uma dúvida em relação à informação do site e-lactancia
    Eu tenho um fungo/micose numa unha da mão há mais de 2 anos. Já tratei (tentei) com vários medicamentos, já mediquei com sporanox, Floxaopen, mais sporanox e ciproxina, tentei locetar combinado com essa medicação toda e continuei com a minha unha tipo " batata frita" de tão ondulada.
    Desisti da unha, engravidei, tive o meu piolho mais novo e estou a amamentar.
    Mas isto continua cá. Na maior parte do tempo, é apenas um questão estética, mas há alturas em que me doi e queria tratar isto de uma vez.
    Voltei ao médico que me enviou a um dermatologista. A opção agora é ou lancetar a sério, ou mesmo retirar a maldita unhaa, mas implicará tomar provavelmente sporanox.
    Perguntei se podia porque estava a amamentar. Resposta imediata "nem pensar, que o sporanox é muito tóxico".

    Fiquei de deixar estar, mas agora fui ao e-lactancia que me apresenta o sporanox como nivel de risco 0.

    E assim pergunto eu. A informação é MESMO segura?

    Obrigada

  • #2
    Segundo o RCM :

    "Aleitamento:

    Uma pequena quantidade de itra****zol é excretada no leite materno. Assim, deve
    ponderar-se se os benefícios do tratamento com Sporanox cápsulas justificam os
    potenciais riscos da amamentação, nestes casos. Em caso de dúvida a doente não
    deve amamentar."

    Daqui: http://www.infarmed.pt/infomed/downl...3&tipo_doc=rcm ponto 4.6

    EDIT: o nome do princípio activo foi censurado mas é itraco-nazol sem ífen lol
    Ultima edição por AnaGL; 06-06-2011, 12:39.

    Comentar


    • #3
      Eu tinha ideia que o e-lactancia era muito seguro...

      Mas não te sei responder! Espero que alguma das CAM's te ajude!

      Beijinhos grandes

      carla

      PS) LOl... demorei a perceber porque é que o nome do principio activo foi censurado!


      Comentar


      • #4
        Ola!

        Uma coisa é que seja excretado no leite, outra que a quantidade excretada seja suficiente para ter qualquer efeito no bebe e outra ainda que a ter algum efeito esse seja suficientemente nocivo para ser importante.

        Por exemplo o voltaren é excretado no leite, mas a quantidade resulta ser inoqua para o bebe.
        Alguns anti-estaminicos sao de risco 2 porque podem intrferir com a produçao, mas o seu unico efeito no bebe é uma possivel sonolencia. Como ha outros equivalentes opta-se por estes, mas se nao houvesse seria um dos tais casos de pesar se o possivel efeito secndario que é pouco grave e reversivel é suficiente para desaconselhar o tartamento.
        dito isto, sim podes fiar-te do e-lactancia, mas para nao ficares com macaquinhos eu vou ver se te arranjo um contacto de medico que seja CAM para tirar teimas!

        Beijinhos
        Rute

        O meu parto de 14 dias
        Bebes e Mamas marcianas de 2008
        Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
        CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

        Comentar


        • #5
          Inserido Inicialmente por AnaGL Ver Mensagem
          Segundo o RCM :

          "Aleitamento:

          Uma pequena quantidade de itra****zol é excretada no leite materno. Assim, deve
          ponderar-se se os benefícios do tratamento com Sporanox cápsulas justificam os
          potenciais riscos da amamentação, nestes casos. Em caso de dúvida a doente não
          deve amamentar."

          Daqui: http://www.infarmed.pt/infomed/downl...3&tipo_doc=rcm ponto 4.6

          EDIT: o nome do princípio activo foi censurado mas é itraco-nazol sem ífen lol
          Obrigada pela resposta, não tinha presente a bula do sporanox, presumia que dissesse isso, como aliás dizem todos, desde o brufen ao antibiotico mais "bravo". Neste caso, mais facilmente deixo o tratamento para depois do que paro a amamentação. Pelo menos por causa disto. Ainda que por vezes doa, é suportável.

          Comentar


          • #6
            Inserido Inicialmente por Rosinhas Ver Mensagem
            PS) LOl... demorei a perceber porque é que o nome do principio activo foi censurado!
            o que me ri com a censura Rosinhas

            Fico na dúvida se trato já ou se devo adiar este "capricho"

            Comentar


            • #7
              Inserido Inicialmente por rbalmeid Ver Mensagem
              Ola!

              Uma coisa é que seja excretado no leite, outra que a quantidade excretada seja suficiente para ter qualquer efeito no bebe e outra ainda que a ter algum efeito esse seja suficientemente nocivo para ser importante.

              Por exemplo o voltaren é excretado no leite, mas a quantidade resulta ser inoqua para o bebe.
              Alguns anti-estaminicos sao de risco 2 porque podem intrferir com a produçao, mas o seu unico efeito no bebe é uma possivel sonolencia. Como ha outros equivalentes opta-se por estes, mas se nao houvesse seria um dos tais casos de pesar se o possivel efeito secndario que é pouco grave e reversivel é suficiente para desaconselhar o tartamento.
              dito isto, sim podes fiar-te do e-lactancia, mas para nao ficares com macaquinhos eu vou ver se te arranjo um contacto de medico que seja CAM para tirar teimas!

              Beijinhos
              Rute
              Obrigada Rute, como sempre "sai uma resposta bem estruturada e esclarecedora"
              Não tenhas mais trabalho com isto do que aquele que já tiveste.
              Quanto aos macaquinhos... bem... isto da maternidade é para se andar sempre com alguns macaquinhos atrás, ora com isto, ora aquilo.

              A minha dúvida agora, está na urgência do tratamento.
              Aceito que o sporanox seja risco 0, e para simplificar vou colocá-lo ao nível do benuron. (resalvo que me faz bem pior, nomeadamente ao fígado)
              Mesmo sendo seguro, eu não tomo benurons a a torto e a direito, tomo-os com critério. Agora não sei como vou ponderar se vale o risco, mesmo sendo ele 0.

              Comentar


              • #8
                Olá,

                Fui procurar também no lactmed (http://toxnet.nlm.nih.gov/cgi-bin/sis/htmlgen?LACT) dos americanos e parece que eles nem comercializam lá o Itra****zol porque vem not found.

                Não haverá um substituto? Talvez a tua GO saiba indicar outro antibiótico igualmente eficaz ou esteja mais informada sobre os efeitos na amamentação do Sporanox.

                Fiquei a pensar, se os americanos não usam este, o que é que usarão?

                Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

                Comentar


                • #9
                  Ena, a censura aqui não brinca.

                  LOL
                  Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

                  Comentar


                  • #10
                    Ola giz

                    A CAM médica é a DRa. Mónica Pina. Ve por exemplo aqui http://maemequer-maemequer.blogspot....search-results

                    Beijinhos
                    Rute

                    O meu parto de 14 dias
                    Bebes e Mamas marcianas de 2008
                    Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                    CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                    Comentar


                    • #11
                      Giz, é mesmo um capricho? é puramente uma questão de estética?

                      Não deve ser muito saudável viveres com um fungo.

                      Comentar


                      • #12
                        O Itra****zol n é um antibiotico é um anti fungico, tens tb o flu****zol é tb eficaz, mas mais fraco, podes usar na amamentação mas convém sempre falar c o médico assistente.

                        Comentar


                        • #13
                          Obrigada pelos links, e opiniões.
                          Quando falei em questao estética, queria dizer que não é um caso muito urgente.
                          Mas já tratei de marcar no dermatologista, e em princípio e unha vai à vida.
                          Vamos ver

                          Comentar

                          slot_bottomleaderboard_post

                          Collapse
                          Working...
                          X