Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Descida de percentil

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Descida de percentil

    Olá mamãs!

    Antes de ir trabalhar, introduzi a papa e a sopa ao meu bebé, mas dava sempre maminha no fim. Nesse mês, ele engordou bastante e até passou do P5 para o P10
    Eu comecei e trabalhar quase há um mês e dou sempre mama quando estou em casa. Quando vou trabalhar, ele come 1 papa e uma sopa. Se tem fominha, come uma fruta, para aguentar até eu chegar e dar a maminha. As mamas habituaram-se e não tive problemas. Ele não come grandes pratadas, mas em dias bons, chega a comer 170ml de papa e 300ml de sopa! Em dias menos bons, come metade disso.

    O meu problema é: na consulta dos 5 meses, pesei o meu filho em casa com a roupa e dava 6.500kg. Agora, tem 6 meses e meio e voltei a pesar na balança cá de casa e pesa 6.800kg
    Eu noto que ele começa a mamar e o leite demora muito a subir, mas quando sobe, ele até se engasga, pois sai de esguicho. Outro problema é que, além de mamar bastantes vezes (durante a noite acorda para mamar), mama pouco, ora porque se distrai a olhar para a parede, ora porque se senta e teima que não quer mais maminha.

    Ele é muito activo e já gatinha (à maneira dele, mas gatinha). Eu noto-o mais comprido e veste roupa de 6 meses.

    Tenho a consulta dos 6 meses (e meio) na 6ª feira e aí poderei ver a real evolução, mas, ao que parece, ele vai descer do P10 para abaixo do 5.

    Estou triste e gostaria de saber se será normal...

    Bjinhus!
    Ultima edição por Rojão; 24-08-2011, 21:21.




    Realizando os meus sonhos...

  • #2
    Ola!

    Na introduçao dos solidos é normal sim. Nao acontece com todos mas com uma boa maioria e em especial com os amamentados. Motivos. Por um lado é uma etapa de desacelaraçao natural. Iso nao implicaria mudanças de percentil mas significa que a diferença entre percentis sao menos gramas. Depois como os solidos saciam mais ele tendem a mamar menso, mesmo com pquenas quantidades de comida. Ora nada os engorda tanto como o leite materno, carregadinho de gordura, e muito menos os cereais, frutas e verduras que els ainda digeram tao mal. E com o regresso ao trabalho ele acabam por mamar ainda menos...

    Para veres com o meu mais novo, com 6 meses, nates de iniciar a alimentaçao complementar pesava 8120. Um mes depois tinha erdido uns 100 g. Aos 9 meses estava com 8420...

    Beijinhos
    RUte

    O meu parto de 14 dias
    Bebes e Mamas marcianas de 2008
    Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
    CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

    Comentar


    • #3
      Rute, obrigada. Ao ver os valores do teu filho já fiquei um bocado menos preocupada...

      Entretando lembrei-me e fui ver o boletim da mais velha. Dos 6 aos 9 meses ela também desceu de percentil. Estava no 5 e ficou sem percentil. Ela bebia LA e iniciou os sólidos aos 4 meses.
      Tenho de me conformar de que os meus bebés não são comilões e tenho de os respeitar...

      Bjinhus!




      Realizando os meus sonhos...

      Comentar


      • #4
        Como a rbalmeid disse pode acontecer na intrudução dos solidos uma baixa de percentil, para além deste factor, há tb o facto dele ter começado a gatinhar, para nós pode não parecer grande coisa, mas para ele é muito exercicio isto pode tb ter interferido.
        O É. quando começou a andar tb baixou o percentil, e a pedi disse que não era preocupante. Ultimamente aprendi a tentar viver sem os percentis, só me davam dores de cabeça, tento lhe dar o maximo de comida possivel, faço 30 por uma linha para ele comer 200 ml de sopa e uma amostra de comida, as vezes insisto tanto que ele caba por vomitar tudo, por isso esteja no percentil 5 ou no 90 não posso fazer mais nada, já é dele.
        Não stresses tanto com isso e espera pela consulta, com um bocado de jeito nem sequer desce de percentil.

        PS- Não adianta andares a ver o boletim da mais velha, os valores de referencia mudam de rapaz para rapariga, pode te induzir em erro e ficares ainda mais preocpada




        Madrinha querida Caty80
        Madrilhada fofucha Julit

        Comentar


        • #5
          Obrigada Tábita!

          Eu sei que os valores variam (e muito) entre as meninas e os meninos! A minha filha era muito mais magrinha e tinha os mesmo percentil...

          Eu é que pensava que ia ter aqui um gorduchinho e afinal estou a ver que vai ser um pisco como a irmã...

          Ah, em relação ao É, deve ser como a minha filha que também vomitava se eu insistisse! Agora, com 4 anos, está no percentil 50 e só não come mais, porque não deixo!! :P

          Bjinhus!




          Realizando os meus sonhos...

          Comentar


          • #6
            Olá e concordo com a tábita, pois há mto tempo k tive k desligar dos percentis,pois tenho 2 filhotes,e o mais velho nunca teve percentil de peso, somente agora aos 6 anos ( pesa 16kg e mede 1.10mt ) mas esse come mto mal,agora o mais novo k é um comilão, e também está no percentil 5 ( tem 27 meses e pesa 10Kg e mede 0.88cm), acredita já me tiraram e confesso k ainda tiram muitas noites de sono,mas a pediatra diz k o pior já passou para o mais velho, agora temos k controlar o mais novo...e o pior é k nós mães temos a mania de andar a comparar com os irmão e os amiguinhos e cada bébé tem o seu ritmo.Para tu veres o mais velho já vai para a 2ª classe e tem muito boas notas ,embora é o mais pekenito da sala e tem muita pena de ser assim(as crianças são cruéis nestas idades ).
            Verás k tudo se irá resolver,as crianças demoram a habituar-se a novos horários.Boa sorte.

            Comentar


            • #7
              Pois é Sancha, nós mães é que queremos sempre mais


              Bjinhus!




              Realizando os meus sonhos...

              Comentar


              • #8
                O meu filho esteve sempre perto do P50 enquanto mamou em exclusivo. Assim que introduzi a sopa caiu para o P25. E quando começou a andar, ui, foi parar ao P15 que é onde ainda se mantém.

                Comentar


                • #9
                  Olá!

                  É normal que os bebés baixem de percentil quando e feita a introdução dos alimentos, ainda mais os que não comem bem. Se juntares a isso o facto dele ter começado a gatinhar mais normal será
                  O pediatra da minha filha mais velha começou logo a embirrar com a mama e eu mandei-o ir dar uma volta ao bilhar grande, então a miuda engordava bem quando mamava e quando começam os alimentos deixa de engordar e a culpa é da mama?

                  Uma coisa que eu fiz com a mais velha foi ouvir tudo o que me diziam, não dava mama antes nem depois dela comer e evitava dar durante o dia para ela se habituar aos alimentos e foi um descalabro, passou do PC 25-50 para menos do 5 em poucos meses
                  Da mais nova fiz orelhas moucas e sempre que ela queria tinha e não baixou tanto como a outra

                  Comentar


                  • #10
                    O meu pediatra sempre disse que os percentis que estão nos livros estão desactualizados e so servem muitas vezes para confundir as mães, para já pq o crescimento/peso de um bebe LA é completamente diferente de um LM e no fundo todos se guiam pela mesma tabela. Qto ao peso, acho que não tens de te preocupar, antes a menos que a mais..
                    A Maria nasceu com P25 de peso e só passou para P50 aos 4 meses. Não faço ideia como está o peso dela agora..

                    Comentar


                    • #11
                      Já agora vou-me colar. Como é que calculamos o percentil?? É que eu não faço a mínima ideia do dele :\ Já andei a vasculhar na net mas acho que não bate certo....
                      Só sei que antes de nascer era P50.

                      Comentar


                      • #12
                        Inserido Inicialmente por IN_AND_OUT Ver Mensagem
                        Já agora vou-me colar. Como é que calculamos o percentil?? É que eu não faço a mínima ideia do dele :\ Já andei a vasculhar na net mas acho que não bate certo....
                        Só sei que antes de nascer era P50.
                        Está no boletim de saúde dele, o livrinho azul. O pediatra aponta o peso e desenha a curva no quadro de percentil em cada consulta.

                        Comentar


                        • #13
                          Inserido Inicialmente por miosotis Ver Mensagem
                          Está no boletim de saúde dele, o livrinho azul. O pediatra aponta o peso e desenha a curva no quadro de percentil em cada consulta.
                          Não
                          Aqui são uma cambada de incompetentes. Por isso é que no próximo mês já vai a um pedi particular.

                          Comentar


                          • #14
                            Inserido Inicialmente por IN_AND_OUT Ver Mensagem
                            Não
                            Aqui são uma cambada de incompetentes. Por isso é que no próximo mês já vai a um pedi particular.
                            Inês, arranjas facilmente na net uma ferramenta para calcular o percentil do G no peso, comprimento e PC. :-)

                            Comentar


                            • #15
                              In, o boletim tens, certo? é só veres na tabela, tds os boletins têm. Qt pesa e mede o G. agora?

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X