Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Vomita - o que fazer

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Vomita - o que fazer

    Olá

    Tenho um bebe que faz amanha 3 semanas, o que acontece é o seguinte:
    Ele mama com muita força, faz bastante barulho, algumas vezes até se engasga. Quando tinha mais ou menos 1 semana, começou a bolsar de vez em quando. A semana passada houve um dia em que vomitou, eu acho que ele deitou fora o leite todo que tinha mamado. Durante o dia as vezes acordo-o porque passam as 3 horas e ele não acorda (para ver se ele não tem tanta fome e mama mais devagar). De noite ele as vezes dorme mais de 3 horas e se eu não acordar também não o acordo.
    No final da semana passada começou a ficar com cólicas, uns dias mais outros menos, estou a dar-lhe biogaia a três dias, por indicação da enfermeira do centro de saúde.
    Ontem aconteceu o seguinte:
    - Ao fim da tarde começou com cólicas
    - Só ficava sossegado no colo, de barriga para baixo
    - assim esteve até as 8 e pouco
    - depois dei-lhe banho e dei-lhe de mamar
    - ele estava cansado e entretanto adormeceu
    - de vez em quando choramingava, eu dava-lhe a chupeta e dava-lhe umas lapadinhas no rabo e voltava a adormecer
    - passada prai mais hora acordou, andei com ele ao colo para se acalmar
    - Por volta das 11 horas dei-lhe de mamar, ele estava constantemente a mamar no meu braço (se calhar por causa das cólicas)
    - La para a meia noite adormeceu
    - Acordou as 4 e pouco, dei-lhe de mamar e ele não voltou a adormecer, chorava com colicas
    - Andei com ele ao colo para acalmar
    - Como ele tinha mamado pouco, ele engasgou-se e eu tirei-lhe a mama com medo que ele vomitasse tudo
    - as 6 e tal dei-lhe de mamar outra vez
    - passado um bocadinho de ter mamado vomitou tudo, tudo, de jacto, fiquei aflita, tive que lhe mudar de roupa e tudo
    - deixei passar mais ou menos 20 minutos e dei-lhe um bocadinho de mamar, pouco, ele tava com fome, as não queria que ele vomitasse outra vez
    - Eram uma 7 horas adormeceu
    - Acordou perto das 8 a chorar, com fome
    - Mamou, adormeceu e mamou ate as 10:30
    - Mamou e esta no carrinho a dormir, as vezes choraminga
    - desta ultima vez q mamou bolsou um bocadinho pouquinho

    O que eu acho é q ele acaba de mamar eu ponho-o a arrotar e ele normalmente arrota só que ele começa a fazer força, como quando esta a puxar e acaba por deitar o leite fora
    Fico preocupada porque não sei se isto é normal e só na próxima 5ªfeira dia 20 vou pesá-lo
    Nas primeiras duas semanas ele aumentou muito de peso, mas agora não sei...tenho medo q não aumente
    Não sei se devo dar-lhe de mamar mais vezes e durante menos tempo
    Estou preocupada
    Com a minha filha não aconteceu nada disto e ela há um ano trás ainda mamava, deixou de mamar na semana antes de fazer 3 anos, porque a madrinha lhe prometeu umas barbies.

    Digam-me, por favor, o que acham que devo fazer.

    Obrigada
    Filipa
    A tentar engravidar desde Janeiro 2004
    Ovários micropoliquisticos
    Drilling Ovárico em 31 Outubro de 2006
    Dufine em Janeiro e Fevereiro de 2007
    Engravidei com o 2º ciclo de Dufine
    Maria nasceu em 11/12/2007

    Em Janeiro de 2011 engravidei "sem contar"
    O Tomás nasceu a 23/09/2011

  • #2
    Olá gostaria mto de te ajudar...só te posso dizer k tenhas calma....fala com a pedi dele ...para evitar que bolse mto, tenta dar-lhe de mamar quase k sentado, ao meu filho ajudava..e para as cólicas dava-lhe o arerom...
    Boa sorte e calma
    Bj

    Comentar


    • #3
      Fala com o pediatra, sobretudo por causa da questão de vomitar " de jacto"...

      Comentar


      • #4
        Olá Karakoll,

        Se li bem o teu filhote vomitou 2 vezes num espaço de 1 semana, e nas restantes mamadas bolsou um pouco. O bolsar é normal, e o vomitar tudo o que mamou de jacto pode ter acontecido por ter mamado muito depressa e ter engolido muito ar, havendo ar para expelir o organismo não esteve com meias medidas e atira tudo cá para fora e ficou o assunto resolvido. É a minha opinião, ressalvo, no entanto, que não tenho experiência em casos de refluxo por isso não sei como começam e com que frequência, caso seja refluxo.

        Uma pega com barulho não é uma boa pega, o barulho é o ar a entrar, portanto não está a fazer vácuo e por conseguinte pode não mamar eficazmente. A chupeta pode estar aí a fazer algum prejuízo na "arte de bem pegar" no mamilo. É apenas uma hipótese, não sei se é isso.

        Queres ver a pega do bebé com uma CAM que esteja perto da tua zona? Se quiseres, envia-me PM com as tuas coordenadas que eu arranjo-te contactos. E vou ver se arranjo um video com boa pega para por aqui.

        Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

        Comentar


        • #5
          Aqui há alguns bons:

          Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

          Comentar


          • #6
            Comingo aconteceu o mesmo, mas foi desde os 1ºs dias,tinha de estar sempre com fraldas à volta do pescoço, até para dormir tinha de ter babetes, apesar de ele vomitar a jacto, como estava a ganhar peso ( não muito, mas algum) a pediatra desvalorizou, com 1 mês ainda não tinha chegado aos 3 Kg, por aí já vês, e mesmo assim a pediatra não ficou nada alarmada. Aos 2 meses e qlq coisa começou a tomar o montilium antes de todas as mamadas e a partir das 3/4 semanas começou a tomar LA AR porque entretanto fiquei sem leite.
            O que eu fazia inicialmente, era tirar o leite com a bomba e da-lo no biberão, confesso que não sei se fiz bem, mas a verdade é que no biberão ele não bolsava tanto, porque eu dava-lhe o bib com ele quase de pé, no fim deixava-o arrotar e pousava-omuito devagarinho na alcofa com a cabeceira elevada, tal como acontece com o teu bebe, o pior era quando ele começava a fazer força, que vinha sempre leite para fora, para isso dei-lhe o biogaia, a mando da pediatra, não sei se fez-lhe bem ou não mas deixou de estar constantemente a fazer força ( mas como o LA fazia-o fazer cocós muito moles tb não sei se foi disso).
            Sempre foi um bebe com percentis entre 5 e 10, mas muito saudavel, a 1ª vez que ficou doente tinha 13 meses e foi quando entrou para a creche. não te preocupes que se ele estiver a ganhar peso, mesmo que pouco, não é preocupante.
            Eu continuaria a dar-lhe mama com menor espaço de tempo para ver se ele não mama tão depressa com a fome e falava com a pedi sobre a hipotese de ele tomar biogaia ( ou outra coisa do genero) para ver se ele não puxa tanto, fala-lhe tb na hipotese do montilium.
            Boa sorte




            Madrinha querida Caty80
            Madrilhada fofucha Julit

            Comentar


            • #7
              ola

              obrigada a todas pelas respostas.

              beijinhos
              filipa
              A tentar engravidar desde Janeiro 2004
              Ovários micropoliquisticos
              Drilling Ovárico em 31 Outubro de 2006
              Dufine em Janeiro e Fevereiro de 2007
              Engravidei com o 2º ciclo de Dufine
              Maria nasceu em 11/12/2007

              Em Janeiro de 2011 engravidei "sem contar"
              O Tomás nasceu a 23/09/2011

              Comentar


              • #8
                Olá Filipa!

                Primeiro que tudo calma Como a Maria Verde disse não me parece que seja preocupante 2 vezes numa semana mas ninguém melhor que tu para o avaliares. Acho que deves falar nisso á pedi, sim, não desvalorizes.
                Eu tive (e tenho) uma bebé bolsadora que, como a tábita disse, andava de fralda enrolada no pescoço e dormia de babete. Ás vezes é desesperante, eu chegava a acordar com ela, de madrugada, a bolsar do nada, já tinha mamado á um bom tempo, adormecido tranquila e mesmo assim acordava toda suja. Cheguei a mudá-la aí 3 vezes por noite, cama, pijama, a minha cama

                O que te sugiro é que tentes ter a certeza da boa pega, dar mama sentada e com o bebé mais sentado, fazê-lo arrotar muito bem e nunca o deitar logo depois de mamar, anda pelo menos 20/30 min com ele "em pé" e dar mama de menos em menos tempo, pelo menos durante o dia, para ir menos sofrego á mama e mamar melhor

                A minha também tomou motilium até aos 5 meses mas acho que não fez muita diferença, eu dava na mesma, ela lambia-se toda mas foi mais por descargo de consciência.. Ainda fiz uma ecografia que detectou o refluxo mas não há muito a fazes nestes casos. Ainda é uma bebé sensível de estomago, que arrota muito e faz mal a digestão :/

                Ah! Se for o caso, passar para LA não resolve muito porque têm tendência para ficar mais presos, fazem mais força e é pior a emenda que o soneto.. A minha mamou até ao ano, nunca foi bebé gorducha nem de engordar muito (na fase do teu engordava 0,5kg/mês) mas tendo em conta o que bolsava o pedi ficava satisfeito e nunca recomendou LA, pelo contrário, o LM é muito melhor digerido

                Beijinhos e tudo a correr bem*
                Mães OMS Sócia n.º 123

                Madrinha: Lila&Lucas, que espera a doce Lara A princesa nasceu a 20/9/2010 Parabéns!

                Comentar


                • #9
                  Olá!

                  A minha filha mais nova bolçava imenso, de vez em quando ia tudo em jacto e quando tinha cólicas podia até ter acabado de mamar que lá ia ela outra vez e só se calava com a mama na boca.
                  Como tinha tido a experiência da minha filha mais velha ser intolerante à lactose optei por deixar de beber leite de vaca e foi remédio santo

                  Como já referiram tenta ver também a pega, se ele faz bem a pega, e tenta dar de mamar com ela um bocado mais vertical

                  bjks

                  Comentar


                  • #10
                    A minha tb era uma "bolsadeira" muitas vezes saia em jacto.. acho q deves falar com o pedi, cada bebé é um bebé...
                    Para as cólicas podes experimentar o coliprev ou o infacalm. Cuidado com o aero-om, tem imenso açucar e não resolve o problema.

                    Comentar

                    slot_bottomleaderboard_post

                    Collapse
                    Working...
                    X