Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Duas dúvidas

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Duas dúvidas

    Olá!
    Tenho um menino de 5A que mamou até aos 2 anos e meio, e uma menina de 4m que mama também. Tive leite de uma gravidez para a outra, um colostrozito, porque nenhum dos médicos que me acompaha quis que secasse artificialmente.

    De há uns 15 dias para cá noto diferença no ritmo das mamadas à noite. Antes mamava às 21h, mais ou menos, por volta das 2h e depois às 5h-6h- Havia noites que só acordava a meio da noite e depois de manhã, raras, mas aconteceu.
    Agora começou a mamar com intervalos de 2h, como de dia e de início, pós o nascimento, e esta noite foi de hora a hora.
    Eu tenho leite e ela mama bastante de cada vez.
    Comecei a dar sopa ao almoço no sábado, e ela aceitou muito bem, no rpimeiro dia comeu quase toda e nos dias seguintes comeu mesmo tudinho.
    A alteração começou antes da sopa, mas...
    É normalk? Passa com o quê? Estou de rastos, hoje...

    Dúvida nº2: daqui a um mês vou começar a dar papa, das que são feitas com leite.
    Apesar de eu ter leite, as mamocas não estão a esguinchar leite como na altura do Afonso e nos primeiros tempos de nascida da Inês, pelo que presumo que será mais complicado proceder à extracção...
    Estou entre tirar leite depois de lhe dar a sopa, da mama que seria a usada a essa hora, e fazer com leite em pó. A médica disse-me que seria indiferente, porque ela continúa a mamar ( e nessa altura nem era de hora a hora de noite!!!!!!!).
    Que me aconselham? Como fizeram?

    Obg,
    carmen


    Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
    Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

  • #2
    Olá Carmen,

    Eu no 2º filho também tinha o leite mais à conta... dois sempre dão mais trabalhinho e parecendo que não isso reflecte-se na produção, já não descansamos tanto.

    Sobre o sono, pode não ter nada a ver com a sopa, porque até começou antes, pode ser algum surto de crescimento e precisa de mamar mais; pode também estar a alterar o padrão de sono e despertar mesmo e depois precisa de consolo para readormecer. Pode-te parecer um retrocesso mas é o contrário, antes era mais dorminhoca e agora segue uma programação neurológica natural da idade dela - vários despertares nocturnos - que até é preventivo da morte súbita do latente. Mas deixa qualquer mãe KO! Ela dorme contigo ou num berço ao lado? A rbalmeid tem uma geringonça tipo side-car que permite ter o filhote mais perto para dormir mais sossegado e mamar mais facilmente.
    Em suma, acordam porque têm um mecanismo de "segurança" para confirmação que a progenitora está no perímetro, para readormecer há que fazer o que está ao nosso alcance para que se sintam serenos - mamar, proximidade física, etc - mas fazer rapidamente para que nem acordem totalmente (LOL).

    Quanto aos sólidos, eu comecei já perto dos 6M, para a imunidade deles é importante e estou a dizer isto porque ela é irmã do Afonsito (conheço por alto o historial dele), ela pode não vir a ter nada, é claro!
    Além disso, há excelentes pediatras (não estou a ironizar) que sabem muito pouco de amamentação e propõem introdução dos sólidos aos 4M como se fosse igual ao litro... e pode não ser, cada vez há mais literatura científica sobre isto, mas eles não lêem, mesmo os que apoiam a amamentação. E como não sei se estás a par ou não, resolvi abordar este ponto.

    Há papas sem leite, podes fazer com água ou com fruta e dás mama a seguir (no Celeiro e na Biocoop encontras várias sem gluten e biológicas). Digo isto, porque o leite de vaca (neste caso leite adaptado) tem potencial alérgico, pode ir "acordar" qualquer coisa no organismo e mais uma vez, por ser mana do Afonso é que eu estou aqui armada em "papa"... não lactea. LOL

    Se substituires uma mamada por papa/sopa, podem acontecer 2 coisas: 1º - ela mamar mais quando está contigo (estou a assumir que vais trabalhar), inclusivamente de noite, para compensar; 2º - se não fizer isto, vai mamar menos quantidade (teoricamente) e até ter 1 ano o leite é o alimento principal, o que absorvem dos outros alimentos é cada vez mais, mas inicialmente é muito pouco.

    Bem, isto saiu um bocado estilo retórico, mas eu já te leio há tanto tempo que acho que vais ler o que te interessa e fizer sentido para ti e o resto pões de lado sem constrangimentos que és moça desempoeirada.

    Beijinho
    Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

    Comentar


    • #3
      Ola!

      A minha geringonça é uma cama de grades comum,s em a lateral amovivel, nivelada com a minha cama de forma a ficar colchao com colchao sem diferenças de altura e amarada à minha cama com abraçadeiras. A vantagem é que o bebe esta na cama e espaço dele sem roubar espaço na cama nem stressar a mae que nao se sente confiante para dormir com o bebe na cama dela, e com roup ad ecama propria, com todas as vantagens de dormir com o bebe: facilidade para amamentar, nao apanham frio, a mae esta ali ao lado logo o bebe adormece ou readormece mais facilmente.
      Sobre o sono aos 4 mess é quando se começa a alterar o padrao de sono de 2 fases para 4 fases, mais fases mais possibilidades de despertares nocturnos e se acordam pois pedem a mae e porque nao a mama tambem. O livro "Dormir sin lagrimas" da Rosa Jove (pedopsiquiatra com consulta de sono) é muito bom para entender como se desenvolve o sono deles e o porque das alteraçoes nos despertares.

      Quanto as papas, nao ganhas nada em fazer com leite em po. Se a bebe mama sempre que quer quando estas com ela é suficiente e nao precisa de outros lacteos. Alias nutricionalmente entre os 4 e os 6 meses nem precisam de nada mais do que a mama (as recomendaçoes actuais sao de manter a amamentaçao em exclusivo ate aos 6 meses e se ha historico de alergias tem isso em atençao) por isso se introduzes alimentaçao complementar (por conveniencia tua ou porque te apetece) lembra-te que precisar ela nao precisa e que a prioridade deve ser sempre dada â mama! As papas podes fazer com leite extraido, ou com agua e fruta. Ca em casa as papas sao todas assim, fruta passada com a farinha, a agua que fizer falta para corrigir a textura e papa em cima. Se eu estou pois mama antes ou depois e se nao estou mama quando eu chego.

      Beijinhos
      Rute

      O meu parto de 14 dias
      Bebes e Mamas marcianas de 2008
      Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
      CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

      Comentar


      • #4
        Obrigada pelas respostas.
        No caso das noites, esta correu melhor, acordou à 1h e tal, 3h e tal e 6h e tal, o que folgou um pouco mais... Ela dorme numa cama de grades ao meu lado, mas não tem parte amovível. Foi um tio do meu marido que fez para a neta e até as dimensões são um pouco mais pequenas que as tradicionais...
        Eu, e a pediatra, sabemos que a OMS recomenda exclusividade até aos 6m e complementaridade até aos 2A, pelo menos. N entanto, eu vou trabalhar antes dela ter os 6m, e como vai para a creche tenho de a levar habituada à colher, aos sabores e fazer uma adaptação umas semanas antes, não a quero deixar lá um dia inteiro sem estar ambientada ao espaço e às pessoas... Vicissitudes da vida, que nos obrigam a tomar estas decisões. Por isso começámos com a sopa pelos 4,5m, fruta cozida e um mesito depois, bem ertinho de ir para a escolinha, com a papa e carne na sopinha...
        Nunca fiz papa com fruta e água, embora tenha feito muita mistela com fruta para o Afonso... Em casa dá, mas será que na creche, com várias crianças, elas farão? Usam fruta cozida, é?
        Papas sem leite, para fazer com água parecem-me bem... Tenho aqui um Celeiro, e no Jumbo também há um do género, tenho de vêr isso...
        Ainda quanto ao sono, o meu marido mexe-se muito, e acho que ela dá por isso, mas a mamar assim não dá para pôr no quarto dela tão cedo... O Afonso foi aos 7m, mas acho que só acordava 2x por noite, e passou rapidamente só para uma, rondava sempre as 4h da manhã. Ao ano deixou de acordar. Com 2 pedia xixoca...

        Vou avaliando como correm as noites, sem grandes opções...
        E vou vêr essas papas sem leite no Celeiro, experimentanto tirar algum leite meu, mas no FDS, que ainda não lavei a bomba a preceito...

        Bjs e obg,
        carmen


        Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
        Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

        Comentar


        • #5
          Ola!
          Pois la esta, as vezes a nossa conveniencia implica começar antes dos 6 meses... Paciencia. Eu tambem fui trabalhar aos 4 meses e meio em ambos os casos, mas como tenho horario flexivel (posso trabalhar desde casa) bastava com deixar um biberao de LM que para a segunda toma ja estava em casa. Depois dos 6 meses passaram a a comer a sopa i/ou a papa nesse horario e pronto.

          Para a creche podes levar fruta cozida e ela misturam a papa nesse pure como se fosse para mistural no leite, corigindo com agua se for preciso. Depois de introduzires o gluten tenho uma receita optima para uma papa alternativa: cozes maça ou pera ou ambas com puca agua e quando estao quase cozidas juntas flocos de aveia (dos que se compram nos supermercados para aveludar as sopas) mais 5 ou 6 minutos sempre a mexer para nao pegar e passas tudo. Fica um papa divina. Doce sem ter açucar. Depois guardas no frio em copinhos e levas para a creche ja pronta. Tambem podes fazer o mesmo com maisena que como nao tem glutem podes dar antes dos 6 meses, mas nao fica tao bom.

          Beijinhos
          Rute
          Ultima edição por rbalmeid; 19-10-2011, 10:33.

          O meu parto de 14 dias
          Bebes e Mamas marcianas de 2008
          Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
          CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

          Comentar


          • #6
            Obrigada!
            Eu fazia era com iogurte natural de soja, dava simples, com fruta (primeiro maçã ou pera cozidas, depois com manga ou papai passadas), com bolacha esmagada no almofariz ou com as duas coisas: fruta e bolacha. Dá uma imensidão de lanches!
            Mas só vou dar iogurte natural de soja depois de bem habituada à colher, porque a textura é mais líquida e anida se está a habituar à colher...
            Ontem xperimentei tirar leite... para meu desgosto, confirmo que já não sou a mesma leiteira do Afonso... Não saía quase nada, a mamoca mais mole, menos leite a sair, enfim... quando ela mama sai mais, sinto, mas com a bomba não dá... Ainda por cima foi da mama maior, da que, supostamente, tem mais e seria mais fácil... fiquei um pouco desanimada, confesso. Mas desde que ela consiga mamar já é bom, quero prolongar a mamoca como fiz com ele...

            Bjs,
            carmen


            Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
            Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

            Comentar


            • #7
              Carmen tu bem sabes o volatil que é esta historia do quanto sai hoje ou amanha com a bomba. Um bocadinho mais de cansaço ou de stress e esta o caldo entornado. Noutras alturas sera melhor! Como dizia a Feijoca, tirar leite enquanto se le uma revista, se toma uma bebida quante e se pensa noutras coisas!

              E já agora deixa-me dizer-te que tu foste um dos meus modelos quando em 2008 nasceu o meu filho mais velho e eu descobri o lindo mundo da amamentaçao. Quando fui descobrindo que amamentar nao era uma questao de sorte e que amamentar bem para la dos habituais 3 ou 4 meses era uma meta curta, fui brindada com uns quantos exemplos de maes com bebes mais crescidos que amamentavam. Tu foste uma delas. E desta vez tambem vais vencer as dificuldades com o mesmo sentido pratico que sempre demonstraste. Alias tu ate ja fizeste coisas mais dificeis e depois de tudo ainda encontraste força e vontade para mais um bebe!

              Beijinhos
              RUte

              O meu parto de 14 dias
              Bebes e Mamas marcianas de 2008
              Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
              CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

              Comentar


              • #8
                Oh, filha, que me deixaste de lágrimas nos olhos!!
                Até podia dizer que era das hormonas, mas não é!! Eu sou mesmo demasiado sensível por natureza!!...
                Não sabia que tinha tido essa influência! Aliás, amamentar - para mim - era o que de mlhor fazia ao Afonso, com tudo o que ele teve...
                É curioso dizeres que ainda arranjei corajem para ter mais um bebé... porque o meu marido durante bastante tempo se escondei atrás da questão económica para dizer que só podíamos ter um... quando, bem esmiuçado, acabou por me dizer que não sabia se conseguia passar por tudo outra vez, não esquecendo a questão do orçamento familiar... Eu respondi que agora estavamos formados em doenças, que seria muito mais fácil identificar sinais e sintomas, agir! Além disso, já temos o melhor alergologista do mundo, pelo que era "só" acrescentar uma paciente à sua lista... e tratada desde cedo, não teria metade dos problemas do Afonso...
                Parece que resultou, a piolha cá está!
                O Afonso saiu da IPSS, onde pagava perto de 300€, e foi para a pré pública (aqui aos 5A é relativamente fácil ter vaga...) onde pago 100€, e a menina paga 200€ e tal na IPSS. Fica mais caro, mas não é o dobro. A pública onde ele está é muito, muito boa. Já tinha boas referências e facilitou ser praticamente ao lado do meu trabalho, não ficou a perder! E está a gostar muito!
                Ela vai dentro de uma semanita, mais ou menos, começar a adaptação. Ela... e eu!!...
                As minhas mamocas têm, definitivamente, menos leite. Não devo conseguir tirar com a bomba, estou (mais ou menos) conformada... Mas não vou deixar de amamentar, isso não!! Porque a sucção do bebé é diferente da bomba, e também porque é diferente para nós, mães, estar a olhar para aquilo que mais amamos a beber o leitinho do que ter um bocado de plástico pendurado no mamilo por acção do vácuo...
                Não vou stressar. Vou dar mama directamente e com as papas vou vêr as tais do celeiro e experimentar com a fruta e água.
                Quando começaste com o leite de vaca adaptado? com as papas ou com o iogurte, mais tarde?

                Obrigada por me fazeres sentir tão bem, estava mesmo a precisar! Às vezes, muitas vezes, exigímos mais de nós que dos outros, depois quando as coisas não correm como esperado acabamos por ficar tristes por percebermos que não somos o clone da super-mulher... lembraste-me que vou a meio caminho... ;-))

                Bjs,
                carmen


                Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                Comentar

                slot_bottomleaderboard_post

                Collapse
                Working...
                X