Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Leite acaba de um dia para o outro?!

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Leite acaba de um dia para o outro?!

    É possível o leite acabar de um dia para o outro após uma situação de stress emocional?
    Tenho estado a amamentar em exclusivo e estava a correr tudo bem. Este fim de semana passei por uma situação que me enervou e na 2ªf tinha muito menos leite. Pensei que a produção se restabeleceria mas ontem já tive que recorrer ao LA ao fim do dia e hoje não tenho leite praticamente nenhum. É possível acabar assim de repente?
    Como posso reverter a situação? Queria muito continuar a amamentar o meu filho...

  • #2
    Tenho sempre receio de opinar nestes posts porque há aqui mamãs com muito mais conhecimento e experiência do que eu MAS uma vez que a amamentação funciona com base na oferta e procura, aconselho-te a continuares a oferecer frequentemente a maminha!

    Se só ontem deste LA parece-me que deve ser facil recuperar...

    Boa sorte!

    ps. tenho também ideia que para secar o leite tem que ser NERVOS a sério e não apenas uma situação ... (não quero obviamente desvalorizar a tua situação até porque não a conheço mas ainda a semana passada fui com a minha mais velha passar uma noite no hospital com uma gastrointrite e estive mesmo nervosa com isso mas não notei alteração na amamentação do pequeno)!

    Carla


    Comentar


    • #3
      Olá Rosinhas,

      Dei-lhe ontem 1 bib e hoje já lhe dei outro que ele devorou, estava mesmo cheio de fome, tadinho. :S
      Continuo a pô-lo na mama mas noto mesmo que ele não consegue tirar grande coisa e fica cheio de fome, inquieto, a mamar nas mãozinhas e não consegue adormecer. Depois de lhe dar 1 bib de LA ficou calminho, adormeceu e dormiu 4 horas seguidas. Mesmo com este intervalo de tempo tão grande, era suposto ficar com as mamas cheias e duras e não aconteceu nada disso. Continuo a oferecer-lhe sempre primeiro a maminha (aliás, as duas) mas, pelo menos por enquanto, não noto aumento nenhum na produção de leite.

      Comentar


      • #4
        Ola!

        O stress nao impede que o leite se produza mas sim que seja ejectado. Um mamifero que esta a amentar nao se pode dar ao luxo de fugir de um predador a pingar leite. Seria facilmente detectado. Assim a adrenalina bloqueia a saida de leite de leite e como isso é uma vantagem evolutiva (as femeas que continuavem a cheirar a leite eram mais facilmente devoradas) com o tempo a tendencia foi para todas as femeas terem esse mecanismo por seleçao natural

        Ora uma mama com leite nao produz leite porque leite tem uma susbtancia que inibe a produçao (senao a mama rebentava)

        Agora a situaçao é reversivel sim, mas para isso tens de relaxar e relaxar e relaxar. Toma um banho de imersao com oteu bebe, bebe umas infusoes calmantes como tilia, camomila, dorme co o te bebe ao lado (nao precisa de ser de noite pode ser a sesta, mas de facto de noite funciona melhor para a produçao de leite) e acima d etudo da muita mama. Oferece muitas vezes. Se tiveres bomba podes usar para extrair leite depois do bebe mamar e esses bocadinhos usas como suplemento na mamada seguinte. Se das suplemento o ideal era nao usar biberao (porque a forma de mamar é diferente e pode levar a rejeitar a mama) mas sim dar o leite por copo ou âs colheres. Se achas que precisas de dar LA d o minimo. Preparas e das so 30 mL e so memso se o bebe nao ficar satisfeito é que preparas mais. Porque nao queremos o bebe com fome, mas tambem nao queremos que fique demasedo satisfeito: queremos que volte a ter fome depressa.

        Essas 4 horas sem mamar sao mas noticias para a tua produçao. O ideal é que o bebe 2h, ou 1h, depois volte a pedir para dares esse estimulo extra à mama. Quanto mais vezes tiveres de dar de mamar mais depressa a tua produçao se restablece.

        Agora deixa-me tambem dizer-te que essas hormonas que nos deixam stressadas tambem passam no leite e de qualquer forma a agitaçao da mae é percepcionada pelo bebe, que fica confuso porque afinal sente que algo nao esta bem mas nao tem capacidade para perceber o que... Por isso é mesmo muito importante que relaxes e te tranquilizes, para que o teu bebe esteja calmo tambem.

        E seja o que for que te enervou espero que esteja resolvido!

        Beijinhos
        Rute

        O meu parto de 14 dias
        Bebes e Mamas marcianas de 2008
        Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
        CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

        Comentar


        • #5
          Rute, muito obrigada por responderes.
          De facto, faz sentido o que disseste.
          Tenho continuado a oferecer a mama e também me lembrei de dormir com ele, deixei-o adormecer na minha cama agarrado à mama e ali ficou toda a noite.
          Vamos ver se consigo dar a volta à situação.
          Bjs

          Comentar


          • #6
            Inserido Inicialmente por aidualc Ver Mensagem
            Tenho continuado a oferecer a mama e também me lembrei de dormir com ele, deixei-o adormecer na minha cama agarrado à mama e ali ficou toda a noite.

            Bjs
            Parece-me uma excelente ideia!

            A Rute tem, como sempre, muita razão!

            Boa sorte!

            beijinhos

            Carla


            Comentar


            • #7
              de nada aidualc

              O de dormir com o bebe nao é uma mariquice. É que pelos vistos de noite a hormona que regula a produçao de leite esta mais activa. E nós como maes pressentimos a presença do bebe, sentimos o cheirinho e sem querer o nosso corpo reage produzindo leite. E a dormir é mais facil estar relaxada e nao haver ca stress a atrapalhar

              Agora é uma questao de paciencia, jogar de forma a ir evitando o suplemento para maximizar o estimulo e aproveitar muito.

              Beijinhos

              Rute

              O meu parto de 14 dias
              Bebes e Mamas marcianas de 2008
              Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
              CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

              Comentar


              • #8
                Rute:

                Já te disse ue gosto mesmo de ti!!!! és uma gaja fixe

                aidualc: Só te posso dizer uma coisa: muita maminha e problema resolvido ))

                Bjokas

                Comentar


                • #9
                  Olá vou contar uma coisa que aconteceu comigo que tem alguma coisa a ver com o teu caso ( stress) ...o meu Gustavo quando nasceu ,desconfiou-se que tinha um problema grave no coração, e no dia seguir a ter alta do Hospital,tivemos que ir de ir ao Santa Marta para ver o que se passava....nem imaginam o que passei nesse dia/noite...foi o meu primeiro filho,sem experiência nenhuma,foi mto stress...só sei que a mama secou...todo o dia teve que beber LA ( nem fazia ideia de como se preparava um biberão,lol )....só te sei dizer que após a bendita consulta , onde o médico explicou que o que o meu menino tinha era um sopro inocente,nada de grave portanto e que com a idade passava,só lhes sei dizer que á saida do consultório o leite quase que " saltava " da mama...e tive que parar no caminho para lhe dar mais e dei assim esteve até aos 5/6 meses....

                  Comentar


                  • #10
                    Mamãs,

                    obrigada a todas as que aqui escreveram. Tenho boas notícias: não voltei a dar LA. Tem sido maminha a 100%.
                    O pequenote tem dormido comigo e aumentei a ingestão de líquidos. Parece que vamos aguentar só com maminha por mais uns tempos.

                    Beijocas

                    Comentar


                    • #11
                      Sancha, mais uma prova de que a nossa cabecinha manda e muito.

                      Bjs

                      P.S. O meu filho mais velho tb teve um sopro inocente que entretanto fechou, não é nada de preocupante.

                      Comentar


                      • #12
                        Boa aidualc!

                        Problema resolvido A velha maxima, os problemas da amamentaçao resolvem-se amamentando!

                        Beijinhos

                        Rute

                        O meu parto de 14 dias
                        Bebes e Mamas marcianas de 2008
                        Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                        CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                        Comentar

                        slot_bottomleaderboard_post

                        Collapse
                        Working...
                        X