Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Pico de crescimento?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Pico de crescimento?

    Olá meninas

    Bem sei que a questão dos picos de crescimento já foi abordada aqui por diversas vezes, mas aqui vai...

    O meu menino tem 15 dias de vida, estou a amamentar em exclusivo, dou quando ele quer e durante o dia se a sesta já vai grande (mais de 3 h) e as mamas reclamam de cheias tento despertá-lo suavemente para mamar. Apesar das dores iniciais nos mamilos (e mesmo nas mamas... será normal doerem as mamas?) actualmente os mamilos estavam a começar a sarar e tudo corria bem, até dois dias atrás.

    Ele mama com intervalos variáveis (entre 1:30 a 4h à noite) mas começou com o seguinte comportamento: mama uns 40 minutos de uma mama (com um intervalo pelo meio), depois tenho de oferecer a outra no mesmo esquema (a primeira está muito molinha, apesar de ainda conseguir uma gota para espalhar nos mamilos), continua a reclamar (chora, esfrega-se no meu peito como se procurasse mama e se estiver deitada com ele ao lado até parece que rasteja até à mama, lol), tento distrai-lo, embalá-lo, parece que vai adormecer e lá chora novamente... uma destas noites foi da meia-noite até quase às 3:30, ontem comecei a dar de mamar às 20h, às 23:30 entreguei-o ao pai para ver se o acalmava (e já tinha a mais velha a querer dormir comigo), continuou no esquema choro/dorme/choro, à meia noite e meia ofereci-lhe novamente a mama e lá acalmou... Este comportamento só ocorre numa das mamadas (depois ando nas horas seguintes com as mamas quase a rebentar). Já me lembrei que fossem cólicas, mamãs experientes, o que acham?

    ps: sei que ele mama pois nesses episódios as fraldas enchem e por vezes até extravasam... por vezes já não consigo tirar uma gota de leite de uma das mamas mas a outra tem sempre qualquer coisinha... ah, e ele raramente larga a mama, tenho de ser eu a retirá-lo, até porque os mamilos estão doridos (para o retirar não é fácil, pois ele tem um poder de sucção...)
    tenho dois príncipes no meu reino: a princesa Beatriz e o príncipe José Maria


    Vendas em 1ª e 2ª mão;

  • #2
    Ola! parabens pelo bebe!

    Sim, pelo que contas tem ar de ser o primeiro pico... Por outro lado esse comprotamento ao fim do dia muitas vezes é só sinal de strss/cansaço, por nao saber gerir os estimulos todos a que foi exposto. Nao sei se tens tido muitas visitas, mas se sim pode ser boa ideia tentares restringir nesta fase e tambem implementar aquelas regras do menso luz, menos ruido (sim como se com um filho mais velho fosse possivel) e tal a ver se num ambientemais tranquilo adormece mais pacificamente.

    Sobre a dor nas mamas, pode ter sido sinal de engorgitamento, por nao teres a ianda aproduçao equilibrada. A mama fica demaseado cheia, inflama e doi. Se vires que se mantem pode ser boa ideia extraires um bodinho de leite manualmente quando te sentires incomoda com a pressao da mama muito cheia. Se ja nao doi e essa impressao nao é demaseado incomoda deixa andar que com os dias regulariza sozinho.

    Beijinhos
    Rute

    O meu parto de 14 dias
    Bebes e Mamas marcianas de 2008
    Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
    CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

    Comentar


    • #3
      Obrigada pela resposta. Quanto às dores nas mamas, acontece principalmente quando "esvaziam"... não é nada que não se suporte, só um pouco incómodo!
      tenho dois príncipes no meu reino: a princesa Beatriz e o príncipe José Maria


      Vendas em 1ª e 2ª mão;

      Comentar


      • #4
        Antes de mais parabéns pelo teu bebé! espero que esteja tudo a correr bem!

        Quanto à tua duvida parece mesmo um pico de crescimento!

        Olha o que dizem no Mamar ao peito:

        "Quando é que os bebés têm picos de crescimento?
        As alturas mais comuns de picos de crescimentos são nos primeiros dias do bebé, por volta dos 7-10 dias, 2-3 semanas, 4-6 semanas, 3 meses, 4 meses, 6 meses e 9 meses, é claro que estas são alturas que podem variar de bebé para bebé ou podem acontecer e a mãe nem dar por isso, mas é bom ter uma ideia das alturas aproximadas em que isto pode acontecer. Estes picos podem continuar a ocorrer após o primeiro ano, mas como a criança já come outros alimentos mais regularmente, não são tão fáceis de detectar."

        beojinhos e tudo a correr bem

        Carla


        Comentar


        • #5
          Olá!

          Parabéns pelo bebé
          Pode ser de um pico de crescimento.
          No meu caso, a minha filha mais nova à volta dessa idade passava a vida na mama, resmungava muito, e bolçava em jacto, eu optei por deixar de beber leite de vaca e fez milagres.

          Em relação às mamas, fui ao centro de saúde, ao cantinho da amamentação e pedi ajuda na pega, e melhorou muito. Fazia massagens e ela ensinou-me que para alivir era melhor tirar o leite manualmente e não com a bomba.

          Bjks

          Comentar


          • #6
            Se à duas noites foi pacifico, esta noite reinou novamente o caos... só se calava na mama... ninha, também pensei em restringir o leite de vaca, se calhar vou experimentar, já que ontem bebi um pouco mais... na véspera também tinha bebido chá de funcho, mas ontem já não... enfim, estas noites em branco põem-nos com a cabeça em água!
            tenho dois príncipes no meu reino: a princesa Beatriz e o príncipe José Maria


            Vendas em 1ª e 2ª mão;

            Comentar


            • #7
              Não custa nada tentares, eu da minha mais velha não fazia a mais pequena ideia que ela era intolerante e bebia muito leite, e ela tinha imensas cólicas. Da mais nova como já tinha noção que ela também poderia cortei logo.

              O que eu fiz foi trocar o leite normal de vaca por leite de vaca sem lactose e beber menos vezes ao dia.
              É um despiste que não custa nada fazer e que pode ser que ajude

              Bos sorte e melhores noites

              Comentar


              • #8
                filomena cuidado com o cha de funcho que em excesso é toxico e como simula estrogenios pode inibir a produçao de leite.

                Beijinhos
                Rute

                O meu parto de 14 dias
                Bebes e Mamas marcianas de 2008
                Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                Comentar


                • #9
                  Inserido Inicialmente por rbalmeid Ver Mensagem
                  filomena cuidado com o cha de funcho que em excesso é toxico e como simula estrogenios pode inibir a produçao de leite.

                  Beijinhos
                  Rute
                  épa, a sério? Ando eu a ler em todo o o lado que faz bem às cólicas e, inclusivé em alguns locais, é indicado como uma planta que favorece o aleitamento... acho que não bebo muito, talvez meio litro de chá que faço com sementes de funcho e um pouco de cardo mariano (o principio activo do promil).
                  Agora que pesquisei, encontrei um documento http://pt.scribd.com/doc/25901279/Me...terno-infantil que indica o funcho como potencialmente perigoso durante a lactação!!!
                  tenho dois príncipes no meu reino: a princesa Beatriz e o príncipe José Maria


                  Vendas em 1ª e 2ª mão;

                  Comentar


                  • #10
                    xiça, por acaso nunca fui fã do funcho, mas no meu caso custou-me largar o chá preto:P substitui por água morna, já que de inverno me custava beber a água gelada; de vez em quando, fazia chá de limão caseiro: agua+casca de limão.
                    Agora já me atrevo de vez em quando a beber o chá preto. Não que notasse alteração no M. quando bebia, mas como me apetecia principalmente antes de ir dormir, evitava para não arriscar ter uma noite agitada:P

                    Comentar


                    • #11
                      Inserido Inicialmente por sdias Ver Mensagem
                      xiça, por acaso nunca fui fã do funcho, mas no meu caso custou-me largar o chá preto:P substitui por água morna, já que de inverno me custava beber a água gelada; de vez em quando, fazia chá de limão caseiro: agua+casca de limão.
                      Agora já me atrevo de vez em quando a beber o chá preto. Não que notasse alteração no M. quando bebia, mas como me apetecia principalmente antes de ir dormir, evitava para não arriscar ter uma noite agitada:P
                      O unico problema do cha preto é mesmo o existante que pode agitar um beb mais sensivel. Estes excitantes (cha preto, cafe, cacau e afins) nem na gravidez estao proibidos se consumidos com moderaçao e nao houver tensao alta. E na amamentaçao idem. o problema do fyncho é o tal possivel efeito inibidor da produçaod e leite que no cha preto nao ha. De resto o consumo moderado ano é problematico. É uma questao de sensibilidade de cada mae e cada bebe.

                      Beijinhos
                      Rute

                      O meu parto de 14 dias
                      Bebes e Mamas marcianas de 2008
                      Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                      CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                      Comentar


                      • #12
                        Obrigada Rute, eu durante a gravidez bebi imenso chá preto e comia chocolate e como ainda, mesmo amamentando; quando ele nasceu decide reduzir ao chá preto para prevenir, e das vezes que bebi ele nunca demonstrou reacção estranha, felizmente. mas nunca bebi muitos dias seguidos, por exemplo, como o fazia. Por acaso a unica reacção que ele fez, foi uma vez que comi "bacalhau dourado" ou bacalhau à brás, que por cá faço com cominhos e ele reagiu a estes.
                        bj

                        Comentar

                        slot_bottomleaderboard_post

                        Collapse
                        Working...
                        X