Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

P. F. partilhem experiências positivas de amamentar e trabalhar

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • P. F. partilhem experiências positivas de amamentar e trabalhar

    Olá mamãs,
    Tenho um piolho com quase 6 meses e regressei agora ao trabalho. O meu pirolito não dorme quase nada de dia, o que depois se reflete numas horas valentes de sono durante a noite. Mas temo que este facto se revele inimigo da amamentação
    A nossa rotina é mais ou menos esta:
    8H- mama
    11H- come sopa e fruta (infantário)
    14H30- come papa(inf.)
    16H30-17H -vou buscá-lo e mama
    20H-mama e dorme cerca de 8H
    4H- mama
    Para já a coisa tem corrido bem, mas eu chego ao fim-de-semana e faço a aldrabice de não lhe dar papa para estimular mais produção de leite. Segundo me lembro, a 2ª sopa começa por agora e então fico só a dar de mama 3X por dia o que me parece pouco para manter a produção...

    Para ajudar à festa eu não consigo tirar nada de jeito com a bomba (só consigo 30, 40 e na melhor das hipóteses 50 ml) por isso não posso contar com esta ajuda

    Contem-me as vossas experiências para eu me animar!

  • #2
    Olá!

    Eu fui trabalhar aos 5 meses do Duarte e posso dizer-te que sem usar a bomba, amamentei até aos 18 meses. E acabou por iniciativa dele!
    Apenas tens de fazer o que estás a fazer! Enquanto trabalhas, o teu filho come sopa, papa, fruta... Quando estás com ele, dás mama sempre que ele e tu quiserem! Aos fins de semana, podes manter os sólidos, mas podes dar um pouco de mama no fim (ou até antes) das papas ou da sopa, pois ajuda na estimulação. Ou até podes mesmo substituir a papa por mama. Tu e o bebé é que vão descobrir o melhor esquema!
    Não te preocupes muito com isso e vai dando mama sempre que os 2 queiram e fica aqui o meu testemunho que com apenas 3 mamadas/dia se chega aos 18 meses ou mais, sendo que no meu caso não ultrapassou porque o meu peste decidiu que não queria mais!

    Bjinhus!




    Realizando os meus sonhos...

    Comentar


    • #3
      Agama... eu estou na mesma fase que tu! A Sara está com 7 meses acabados de fazer e com almoço e lanche de sólidos que são as refeições que faz na creche! Ando a adiar a introdução do jantar que pela Pediatra já tinha acontecido, mas pelo menos até aos 8 meses vai andar só a mama enquanto está comigo. A minha mama às 6:30h, 8:30h/9h, 17h, 19h, 21h, 24h... A ultima mamada é forçada por mim e vou lá dar-lhe com ela a dormir antes de eu me ir deitar, pois ela começou a dormir a noite inteira e acho essencial para manter a produção, qd está comigo practicamente só almoça e o resto é só mama e uma peça de fruta/bolacha aqui ou ali sempre precedidos ou procedidos de mama. Tb pouco consigo tirar com bomba 100ml/120ml no máximo depois de estar 4h/5h sem dar mama. Tenta dar-lhe mama com ele a dormir antes de te ires deitar e adia a introdução do jantar e reforça a mama ao fim de semana, são os conselhos que te posso dar e que me foram dados por uma CAM.

      Beijinhos

      Comentar


      • #4
        Obrigada pela força!

        Vou manter mais ou menos o que estou a fazer, para a semana vou ao pediatra e lá ele vai recomendar a sopa ao jantar... mas acho que vou ser marota e adiar um bocadinho Além de que acho que vai ser dificil dar-lhe sólidos à noite pois já quando está bem acordado é sempre a reclamar, nos dias em que está com sono desisto pq é só birras quer é leite!

        Dar a mama antes de deitar é que não resulta Ou não abre a boca da pedrada de sono, ou se o acordo um bocado mais depois desperta e adeus sono.

        Mas ele vai acordando às vezes a meio da noite para compensar.

        Já estou mais animada, obrigada!

        Comentar


        • #5
          Agama nao estas a fazer batota nenhuma! É mesmo assim que se deve fazer, e alias com menos de 6 meses ate podias nem dar refeiçao nenhuma e so dar mama ao fim de semana. So um reparo. Se estas com ele nao substituas nunca mama por comida. Das mama e depois a alientaçao complementar da qual ele come o que quiser. Ate ao ano o leite continua a ser o mais importante.
          E nao precisa de outra refeiçao de solidos! Muito menos de outra sopa. Quando muito podes depois da mama deixa-lo roubar comida da vossa refeiçao: uma batata cozida, uns greiros de arroz,..

          Beijinhos
          Rute

          O meu parto de 14 dias
          Bebes e Mamas marcianas de 2008
          Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
          CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

          Comentar


          • #6
            Olá Rute!

            Como vão os teus meninos?

            Pois vou responder-te a algumas coisas e perguntar outras na tua resposta:

            Inserido Inicialmente por rbalmeid Ver Mensagem
            Agama nao estas a fazer batota nenhuma! É mesmo assim que se deve fazer, e alias com menos de 6 meses ate podias nem dar refeiçao nenhuma e so dar mama ao fim de semana. Introduzi os sólidos aos 4 meses não só pq ía para o infantário mas pq estive cerca de 1 mês e meio a dar suplemento (30 ml a todas as refeições) pois ele teve sapinhos e deixou de fazer a sucção correctamente e perdi bastante leite. Felizmente recuperei a 100%. Nestes casos não recomendam a amamentação em exclusivo até aos 6 meses pois perdeu-se o equilibrio de nutrientes do leite materno
            So um reparo. Se estas com ele nao substituas nunca mama por comida. Das mama e depois a alientaçao complementar da qual ele come o que quiser. Ate ao ano o leite continua a ser o mais importante.
            E nao precisa de outra refeiçao de solidos! - Pois esta é daquelas coisas que me chateia! Realmente são lactentes, certo? Logo o leite devia ser o alimento mais importante, mas então pq é que os pediatras recomendam a 2ª sopa logo aos 6 meses? O que é realmente o mais adequado?
            Muito menos de outra sopa. Quando muito podes depois da mama deixa-lo roubar comida da vossa refeiçao: uma batata cozida, uns greiros de arroz,..

            Beijinhos
            Rute
            Beijinhos e Obrigada!

            Comentar


            • #7
              Agama, Mesmo introduzindo os sólidos aos 4 meses, acho muito cedo dar 2ª sopa aos 6... Se não estou em erro, o meu pediatra só me deu indicação para o fazer, perto dos 8-9 meses.
              Mas lá está, cada pediatra segue a sua linha de pensamentos, mas a ultima palavra é da mãe e se também achas cedo, podes mesmo dizer isso ao pediatra! Conversem e explica-lhe que queres manter a mama ao jantar mais uns meses.

              Bjinhus!




              Realizando os meus sonhos...

              Comentar


              • #8
                Agama

                É como diz a Rojão, cada pediatra segue a sua linha de pensamentos e uns apesar de se dizerem a favor da amamentação, não o são verdadeiramente, porque não percebem que a dinamica de um bebé amamentado é diferente de um bebé não amamentado. O que é que isto quer dizer?
                Quer dizer que um bebé amamentado não pode encher a barriga com comida senão depois não vai ter espaço nem vontade para mamar o que precisa. E por isso um bebé amamentado aos 6 meses devia estar a introduzir a comida e nunca com duas refeições de sopa. Por isso sim é um erro que pode comprometer a amamentação. Vai diminuir o volume de leite produzido e o interesse do bebé no mesmo.
                E não vale aplicar num bebé amamentado frases que se aplicam nos bebés que não mamam. Ai e tal os bebés não amamentados bebem leite e comem. Pois... bebem leite de biberão que lhes exige muito menos esforço e apetite e a mãe não tem que se preocupar se está ou não a produzir leite suficiente.
                E isto são as questões práticas.
                Depois tens a teoria que te diz que os bebés são lactentes e por isso devem beber leite maioritariamente até ao ano. Infelizmente há muitos médicos que não sabem o que isto é.
                O teu bebé pode perfeitamente passar sem a 2ª sopa até aos 8 / 9 meses, e até aos 12 meses fazer apenas 3 refeições de sólidos.

                Bjs

                Comentar


                • #9
                  Ola!

                  Agama, os meus meninos estao bem, obrigada. Com os virus de outono mas nada de grave.

                  Eu percebi que introduziste a alimentaçao aos 4 meses, referia-me aos fins de semana em que omites uma refeiçao. Poi sna verdade podias ate omitir as duas LOL Mas nao precisas do o fazer.

                  A principal questao nem é o introduzir a segunda sopa, mas sim usa-la para susbtituir uma mamada. Isso sao hereanças de medicos habituadoa ao LA: Nao se deve dar LA na mesma refeiçao que umafonte ferro porque intrefere na absorçao. Logo substitui-se LA pela comida. Isso nao se aplica ao LM logo nao se substitui!

                  A associaçao de peditria espanhola tem um bom resumo sobre a introçao de solidos:

                  ¿Cuándo puedo ofrecerle algo más además del pecho? La alimentación complementaria, introducción de papillas

                  La situación ideal es que el niño permanezca los 6 primeros meses con lactancia materna exclusiva. Pasado este periodo las necesidades nutricionales se modifican, está agotando sus reservas de hierro y es necesario que tome alimentos que contienen más hierro. Además ya está preparado desde el punto de vista psicomotor (se sienta o está a punto de hacerlo, se interesa por las cosas que le rodean echando las manos a lo que le llama la atención) y es un buen momento para iniciar la administración de alimentos que complementan la lactancia materna.

                  La mayoría de los bebés:

                  Hacia los 6 meses se mantiene sentado con ayuda y puede tomar con cuchara “barriéndola” con el labio superior.
                  Hacia los 8 meses, pueden masticar y tragar alimentos más sólidos (troceados o chafados).
                  Sobre los 9-12 meses, empiezan a poder alimentarse por si mismos.

                  Los nuevos alimentos se deben dar triturados y con cuchara, no aconsejándose el uso de biberones ni para las papillas, ni para darles líquidos como zumos o agua, ya que pueden tomarlos perfectamente empleando un vasito. Antes de los 6 meses si están con lactancia materna exclusiva, no necesitan ningún líquido más, aparte de la leche materna.

                  La alimentación complementaria se basa en:

                  Alimentos de transición o intermedios (en forma de purés, alimentos triturados, semisólidos), que pertenezcan a los grupos principales de alimentos y adaptados para satisfacer las particulares necesidades del niño.
                  Alimentos familiares: La alimentación complementaria debe estar basada en la dieta familiar, si ésta es variada y equilibrada, debiendo adaptarse a la capacidad de comer del niño. El paso de lactancia materna exclusiva a alimentación complementaria y de ésta a la dieta familiar normal debe ser gradual.

                  Se debe ofrecer el pecho antes de los otros alimentos para que se pueda mantener la lactancia el mayor tiempo posible. La leche materna sigue siendo el alimento fundamental del niño hasta el año de edad y la alimentación complementaria, es eso: complementaria al pecho.

                  La madre se puede extraer leche después de que mame el bebé y congelarla, para que se pueda utilizar cuando tenga que ausentarse (por trabajo u otros motivos), incluso para preparar papillas.

                  Los cereales se pueden mezclar con leche materna, con las verduras o con las frutas, por lo que no es adecuado emplear una “leche artificial” para preparar las papillas de cereales.

                  Algunas recomendaciones generales:

                  Se debe introducir un alimento nuevo cuando el niño tome bien el anterior (5 ó 10 días), para que se acostumbre al nuevo sabor y poder valorar la aparición de intolerancias o alergias.
                  Ofrecer alimentos propios de la zona y según la cultura y los gustos familiares, introduciendo gradualmente una dieta variada y agradable.
                  Aunque no es importante el alimento que se ofrece primero, es aconsejable ofrecer cuanto antes alimentos que contengan hierro, como las carnes.
                  En cuanto al gluten (contenido en el trigo, cebada, centeno), lo más adecuado es introducirlo en pequeñas cantidades al mismo tiempo que se continúa dando el pecho, por su efecto protector frente a la enfermedad celiaca.
                  Evitar al principio alimentos que pueden contener muchos nitratos (como la remolacha, espinacas y zanahoria).
                  Se puede añadir al puré de verduras un poco de aceite de oliva.
                  No se debería añadir azúcar ni sal a los alimentos del bebé durante el primer año. Después es conveniente utilizar pequeñas cantidades de sal yodada.
                  Si el bebé hace unas 4 tomas de pecho, no necesita otros alimentos lácteos (como yogur, queso, “leches artificiales” en papillas).
                  Dejar que el niño “experimente” comiendo primero con sus dedos, luego con la cuchara...
                  Es una buena idea que el niño coma en la mesa con todos, la comida también es un acto social y el niño puede ver y aprender.
                  No tiene sentido introducir papillas u otros alimentos para que duerma más, ni para que se “acostumbre” antes de que su madre empiece a trabajar, o para que gane más peso. No olvidemos que el aumento excesivo de peso en las primeras etapas de la vida puede predisponer a obesidad futura.


                  Fonte: http://www.aeped.es/comite-lactancia...uentes#t48n145

                  Beijinhos

                  Rute

                  O meu parto de 14 dias
                  Bebes e Mamas marcianas de 2008
                  Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                  CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                  Comentar


                  • #10
                    Olá,

                    Não sou sespecialista em amamentação como as meninas que te deixaram conselhos, mas como nem sempre a prática se pode adequar à teoria dou-te o meu caso prático.

                    Até aos 4 meses a minha filha só mamou, nunca bebeu uma gota de suplemento, mas como eu tinha de começar a trabalhar perto dos 5 meses dela e não tenho condições para tirar e conservar o leite no emprego começou com as sopas por volta dos 4 meses, para ser eu a introduzir os alimentos. Quando foi para a escola mamava de manhã, por volta das 8, comia sopa por volta das 11 e bebia LA por volta das 15.30. Quando eu a ia buscar começava a mamar.

                    Por volta dos 5 meses e pouco começou com uma segunda refeição ao jantar. Nesta altura passou a mamar apenas 3 vezes por dia, de manhã, ao deitar e quando eu me ia deitar. Depressa passou para apenas 2 vezes, de manhã e por volta da meia noite quando eu me ia deitar (bebia mesmo a dormir).

                    O motivo pelo qual te dou o meu exemplo não é certamente por ser o mais correcto segundo as teorias mais recentes sobre amamentação, mas é porque dando apenas 2 vezes por dia de mamar e tendo a minha filha uma refeição de LA por dia, nunca deixei de produzir nem ela de beber. Quando ela tinha mais ou menos um ano é que começou a recusar a minha mama e eu não insisti. Nessa altura eu ainda produzia tanto que tive de tomar comprimidos para secar.

                    As situações são diferentes, vai fazendo o que achas melhor e o que se adequa mais à tua vida. Boa sorte para ti e para o teu piolho.

                    Comentar


                    • #11
                      Obrigada a todas! Em especial à Rute pelo artigo de pediatria espanhol Faz mesmo sentido...

                      Vou falar calmamente com o pediatra que é a favor da amamentação (o filho foi amamentado até aos 2,5 anos) e ver a abertura dele. No meu outro filho tive que deixar de dar de mamar por volta dos 6 meses e por isso a situação foi diferente. Provavelmente aconselhou logo a 2ª sopa pq era preferível ao LA...

                      Também lhe vou dizer que nos fins-de-semana não lhe tenho dado papa e ver o quê que ele diz. As quantidades de sólidos também estão a ser limitadas pois ele tem muito refluxo e não pode comer muito de uma vez. Mesmo assim está no percentil 50 de peso e 25 de comprimento, ou seja está gordinho o que é um bom argumento de partida para a conversa

                      A consulta é para a semana, depois venho cá contar como correu!

                      Bjs

                      Comentar


                      • #12
                        Ora cá venho eu dar notícias!

                        Começo logo por dizer que foi a única consulta com o pediatra que não correu nada bem do início ao fim

                        Ele disse que para a semana ía de férias e se calhar já estava a pensar nelas...

                        Começamos a falar da alimentação e eu disse que no fim-de-semana não dava papa. Ele respondeu logo que não era isso que ía fazer com que ficasse com mais leite. E eu lá perguntei que falta é que a papa lhe estava a fazer, visto que estava bem gordinho (felizmente foi antes de o pesar pois caiu para o percentil 25 de peso o que quer dizer que agora está igual em peso e altura). E ele fez um trejeito de quem não gosta mas aceita... ainda ía a argumentar e eu perguntei pq é que até 1 ano são considerados lactentes, se aos 6M já tinha metade das refeições sólidas...

                        Depois claro que me deu um pleno standard em que lá constava a 2ª sopa aos 6 meses e eu disse que gostava de manter a amamentação ao jantar, até pq ele fica com tanto sono que eu não sei como lhe iria dar a sopa assim.

                        Lá constestou... e então como é que quer fazer para introduzir o peixe aos 9 meses? Introduz logo a sopa com o peixe, não pode ser! Eu muito calmamente lá disse que podia introduzir a sopa aos 8 meses e o peixe nessa sopa aos 9M. Lá concordou e disse assim já estava bem.

                        Depois pesamos o piolho e fiquei parva com a descida de percentil, a sério às vezes parece que as balanças se enganam. Eu acho que nunca o vi tão gordinho, está mesmo uma bolachinha e até o pediatra disse o mesmo: parece que está mais gordinho agora que na ultima consulta...

                        Bem tb não tem qualquer importância, visto que agora é que está um percentil a bater com o outro.

                        Concluindo vou manter o que estou a fazer, passo a colocar carne na sopa ao almoço e aos 8M lá dou a 2ª sopa.

                        Se conseguir chegar aos 9M a amamentar já fico feliz Se passar daí, melhor!

                        Beijinhos e obrigada pela força!

                        Comentar


                        • #13
                          É normal que os bebés abrandem um pouco no peso quando começam a diversificação alimentar! E ainda por cima se o teu bebé te parece bem, não te deves preocupar com isso! O meu filho era e é bebé de percentil 5 e abaixo (ou seja, sem precentil de peso) e o pediatra diz que ele está muito bem, pois vai mantendo +/- a curva.

                          Beijinhus!




                          Realizando os meus sonhos...

                          Comentar


                          • #14
                            Agama. so uma nota. Aos 9 meses ate lhe podes introduzi ro peixe danod o peixe, sem sopa! Ca em casa cozia ou grelava um bocadinho de filete ou lombo de pescada e dava-lhe em falhinhas e era o jantar
                            De resto subsvrevo o que Rojao ja escreveu.

                            Beijinhos

                            Rute

                            O meu parto de 14 dias
                            Bebes e Mamas marcianas de 2008
                            Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                            CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                            Comentar


                            • #15
                              Não estou nada preocupada com a queda de percentil pois agora é que ele está em concordância peso-comprimento. Dantes estava acima no peso mas tb quase não se mexia e agora já mexe por todo o lado!

                              Essa ideias das lascas de peixe é interessante.

                              Bjs

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X