Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Recuperação da Cesariana

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Recuperação da Cesariana

    Olá meninas, gestantes e candidatas!

    Eu estou grávida do meu 2º filho.
    Ora, o meu primeiro filho, que nasceu há 16 meses, o parto foi por cesariana, e a médica obstetra disse-me que dado serem duas gravidezes tão próximas, que este parto por uma questão de segurança também teria que ser uma cesariana.
    O problema é que sofri horrores com a primeira cesariana... tive muuuitas dores!! Quando pedi analgésicos no hospital, não mos deram; não me conseguia colocar em pé que parecia que ia abrir toda, não conseguia tossir, nem andar... tudo isto e ainda ter que tomar conta de um bébé pequenino... foi absolutamente horrível. Nem queria acreditar que terei que passar por tudo outra vez!!

    Alguma dica para se superar melhor as dores da cesariana?
    A partir de quando é que devemos levantar-nos e andar?
    Já vi aqui no fórum meninas que receberam Morfina para as dores. Isso não passa para o leite?

    Estou assustada!!

    Cláudia

  • #2
    RE:

    Olá Bézinha,

    A minha cesariana está fresquinha por isso posso dar-te alguns detalhes.
    A recuperação é bem dolorosa, sei do que falas. A morfina é dada na coluna no cateter da anestesia por isso não passa para o leite.
    Eu pude levantar-me passadas 12 horas da administração da epidural. E sim as primeiras 24 horas são muito custosas.
    No meu caso, no dia seguinte já me levantava sozinha mas muito muito devagar.

    Também me arrepia em sequer pensar em passar por aquilo novamente, mas será de certo um bom sinal...virá outro bébé a caminho.

    E como todos os partos são diferentes pode ser que desta vez a tua recuperação seja mais fácil.

    Bjokas


    Comentar


    • #3
      RE:

      Olá mamã!

      Eu também fiz cesariana porque a minha princesa, esteve sentada os 9meses. Recebi morfina lá no hospital. Ela nasceu às 19:12 e às 08:00 do dia seguinte as enfermeiras vieram por-me a andar. Eu pensei, elas são loucas...eu não vou conseguir de maneira alguma levantar-me, o parto em si foi péssimo, mas aos poucos lá fui andando. De inicio senti-me tonta mas passado 10mns lá tentava novamente, elas diziam que quanto + cedo começasse a andar melhor seria a recuperação.
      Tenho uma familiar que 6meses antes também tinha tido cesariana mas como foi no privado só passado 2dias é que a mandaram levantar-se. Quando ela me viu já a pé ficou abismada e disse que era louca já andar, mas se me mandavam ...que remédio tinha eu.

      O pós-parto não me posso queixar, custou-me porque os agrafos infeccionaram, mas tirando isso... sinceramente estava à espera de nos 1ºs dias não conseguir tratar da minha menina mas felizmente....agora também sei que se não tivesse feito tantos esforços, com certeza os agrafos não infeccionavam. A mãe e a sogra queriam que fosse o 1º mês lá para casa mas eu queria vir para o meu canto gozar a minha familia, estar só, eu o pai e a nossa menina

      E penso que não há problema de amamentar por causa da morfina, se fizesse mal, eles não nos deixavam amamentar. Inclusivé muita gente me dizia que não podia comer verduras, nem café, nem leite, e enquanto estive lá elas davam-me de tudo para comer, quem melhor que elas para saber se faz mal ou não?

      Bj e Felicidades

      Comentar


      • #4
        RE:

        Inserido Inicialmente por Marília Santos
        Olá mamã!
        Tenho uma familiar que 6 meses antes também tinha tido cesariana mas como foi no privado só passado 2dias é que a mandaram levantar-se. Quando ela me viu já a pé ficou abismada e disse que era louca já andar, mas se me mandavam ...que remédio tinha eu.

        ....agora também sei que se não tivesse feito tantos esforços, com certeza os agrafos não infeccionavam.
        Não me interpretes mal mas a minha irmã é enfermeira e eu também tive de ir para cesariana de urgência porque a minha filhota estava em sofrimento fetal. Eu fiz a cesariana ás 9 da manhã e no proprio dia, ás 9 da noite fiz o "levante" (pediram-me que me levantasse e se fosse capaz tomar uma banhoca que "me soube pela vida"!!!). A minha irmã explicou-me que só há vantagens em andar e sentar para ultrapassar as dificuldades do pós-operatório! E o que é certo é que só me posso queixar das 1ªs 24h, porque depois até nem foi assim tão difícil. 15 dias depois estava lindamente!

        Ficar deitada durante 2 dias não sei se será assim tão vantajoso, ainda que imagine que seja muito confortável! De facto é o que apetece!

        Acho que uma atitude positiva é o melhor remédio para sobreviver ás dores e incómodos de uma cesariana!

        Beijinhos!

        Comentar


        • #5
          RE:

          Olá Querida,

          O intervalo entre os partos é inferior a 24 meses? Se for superior talvez possas ter um parto normal.

          ... era o que eu queria ter tido, por isso engravidei por forma os meus filhos terem mais de 2 anos de diferença.

          Mas olha tive 2 cesarianas, e a segunda custou-me muito menos. Estava mais magra que na primeira, mas penso que o fundamental foi porque eu ja sabia onde ia doer, entao ja sabia que tinha que evitar tossir, rir, etc... e agarrava aquela zona da cicatriz para me levantar da cama.

          Senao me engano o levante foi 12 horas após a cesariana. Desta vez correu bem melhor, deixaram-me o cateter da epidural e de vez em quando metiam lá um reforço de análgesico que me sabia mesmo bem até tomei duche sozinha desta vez e da outra nao consegui, teve que ser sentada.

          Amamentei ambos os filhos logo imediatamente, aqui no HGO é uma pratica corrente. Assim que saí da sala de operações. Foram ambas com epidural.

          Bjinho e que corra tudo bem
          Sónia, Pedro David e João Dinis

          Comentar


          • #6
            RE:

            Inserido Inicialmente por EliGee
            [Acho que uma atitude positiva é o melhor remédio para sobreviver ás dores e incómodos de uma cesariana!
            Queria só sublinhar que concordo a 100% com esta frase. Temos de acreditar que um dia tudo voltará ao sitio. Claro que quando estamos com dores é dificil pensar seja no que for...

            E tb me levantei 12 h depois e tomei banho, mas com ajuda. Custou fisicamente, mas fez-me muito bem psicológicamente.

            Quantos aos intervalos entre proxima gravidez pós cesariana tenho dúvidas...os 24 meses é para um parto normal, certo? Pois...tb receio esperar esse tempo e depois ter de ser novamente cesariana e assim sendo a espera não teve sentido....

            Jinhos


            Comentar


            • #7
              RE:

              Inserido Inicialmente por Azulinha77
              Quantos aos intervalos entre proxima gravidez pós cesariana tenho dúvidas...os 24 meses é para um parto normal, certo? Pois...tb receio esperar esse tempo e depois ter de ser novamente cesariana e assim sendo a espera não teve sentido...
              Os 24 meses são uma medida mais ou menos arbitrária e em função do que se sabe. Não significa que menos de 24 meses seja perigoso, significa apenas que não há informação suficiente. Há uma mae aqui do fórum que teve um parto vaginal após cesariana (VBAC) com menos de 24 meses e correu lindamente. Também já aqui vi referência a um médico que dá como margem os 18 meses.

              Num VBAC é muito importante compreender as causas da cesariana anterios, principalmente se foi por falta de progessão. Uma mulher que não dilata é muito raro, o que ja não é tão raro é uma mulher que não dilata porque as condições em que decorre o parto não são as que ela necessita para dilatar.

              Uma mulher que queira um VBAC tem de se preparar activamente para ele, não chega "confiar no médico e esperar que as coisas corram de maneira diferente desta vez". Para quem quiser fazer essa preparação, há imensa boa informação disponível na net!

              Bjs
              [hr]Sara - Mãe, Doula, Educadora Perinatal, Conselheira em Aleitamento Materno pela OMS/UNICEF e directora da Baby Signs Portugal - ufa!

              Comentar


              • #8
                RE:

                Acho que cada experiência é única, mas aqui fica a minha, porque, do ponto de vista de recuperação foi excelente (e acho que te faz bem saber que não é obrigatório passar mal depois de uma cesariana):

                A minha filha nasceu sexta-feira, às 16.25h, fui cosida e fui logo para o quarto, onde a primeira coisa que fiz foi dar de mamar à minha bebé.

                Dores: nenhumas (só recebi algo para as dores via cateter durante a noite, depois foi apenas benurons)! Levantei-me na manhã seguinte e tomei duche sozinha, a única limitação que senti foi ter que pedir ajuda para tirar a bebé do berço.

                Tivémos alta na segunda-feira de manhã e em casa tive uma dorzinhas passada uma semana, mas acho que foi porque abusei (dado sentir-me tão bem, não me poupei a esforços).

                Se tiver mesmo que ser cesariana, pensamento positivo!




                Comentar


                • #9
                  RE:

                  Inserido Inicialmente por Sara Doula
                  Num VBAC é muito importante compreender as causas da cesariana anterios, principalmente se foi por falta de progessão. Uma mulher que não dilata é muito raro, o que ja não é tão raro é uma mulher que não dilata porque as condições em que decorre o parto não são as que ela necessita para dilatar.
                  Olá, desculpa, mas esta frase suscitou-me curiosidade e já percebi que entendes destas coisas...! Quando falas em condições para dilatar referes-te a que? É que eu sempre sonhei com um parto normal, sou mesmo um bocadinho contra as cesarianas electivas, por exemplo, embora aceite que é uma decisão individual de cada mãe. Entrei na maternidade ás 2 da manhã com 1 cm de dilatação (que alias já tinha há uma semana) e não fiz mais do que 4 cm de dilatação em 7 horas que culminaram com a libertação de mecónio da minha bébé no liquido aminiotico e desacelerações no CTG que indicavam sofrimento fetal. Daí ter evoluído para cesariana. Fiquei muito revoltada e triste com o desfecho, que ainda por cima teve como conequencia que não pude amamentá-la logo e a sua primeira refeição foi um biberom... chorei muito nesse dia...

                  Tenho medo que o proximo também seja assim, não pelas dores (uma episiotomia também pode não ser pera doce e infelizmente é pratica rotineira em muitos hospitais) mas porque não me queria submeter a outra cirurgia (já vão 4 no meu currículo!) ... achas que poderia ter sido de outra forma?

                  Comentar


                  • #10
                    RE:

                    aqui vai a minha ecperiencia de há 5 anos.

                    Foi no privado, fiz cesareana de emergencia pois o meu filho entrou em sofrimentos, ele nasceu às 13.36 e as 21 as enferemiras foram ter comigo para fazer o levante, correu bem, e no dia seguinte já me levantei sozinha da cama. Durante o internamento não tive muitas dores pois estava medicada, para casa a minha GO receitou-me benurom, que eu não tomei pq sou casmurra, mas as dores suportavam-se, só não conseguia levantar-me sozinha da cama ou do sofa durante a primeira semana....e passados 15 dias estava fresca.

                    Esta semana vou fazer a minha segunda cesareana, e acredito que também vai correr bem (mas confesso que desta vez tomarei o benurom...pois n há necessidade de se ter dores)
                    My Blog

                    My Boys - James & Rod - My reason for living!


                    Listinha das barrigas de Setembro/Outubro 2008 - Que saudades!!!

                    I´LL BE THERE FOR YOU

                    Comentar


                    • #11
                      RE:

                      Inserido Inicialmente por EliGee
                      Inserido Inicialmente por Sara Doula
                      Num VBAC é muito importante compreender as causas da cesariana anterios, principalmente se foi por falta de progessão. Uma mulher que não dilata é muito raro, o que ja não é tão raro é uma mulher que não dilata porque as condições em que decorre o parto não são as que ela necessita para dilatar.
                      Olá, desculpa, mas esta frase suscitou-me curiosidade e já percebi que entendes destas coisas...! Quando falas em condições para dilatar referes-te a que? É que eu sempre sonhei com um parto normal, sou mesmo um bocadinho contra as cesarianas electivas, por exemplo, embora aceite que é uma decisão individual de cada mãe. Entrei na maternidade ás 2 da manhã com 1 cm de dilatação (que alias já tinha há uma semana) e não fiz mais do que 4 cm de dilatação em 7 horas que culminaram com a libertação de mecónio da minha bébé no liquido aminiotico e desacelerações no CTG que indicavam sofrimento fetal. Daí ter evoluído para cesariana. Fiquei muito revoltada e triste com o desfecho, que ainda por cima teve como conequencia que não pude amamentá-la logo e a sua primeira refeição foi um biberom... chorei muito nesse dia...

                      Tenho medo que o proximo também seja assim, não pelas dores (uma episiotomia também pode não ser pera doce e infelizmente é pratica rotineira em muitos hospitais) mas porque não me queria submeter a outra cirurgia (já vão 4 no meu currículo!) ... achas que poderia ter sido de outra forma?
                      Pois, aqui eu tb concordo com a Sara. As condições... O meu parto foi horrivel, foi induzido às 42s, tive o dia inteiro a sofrer com dores, só me deram epidural às 18h e às 2 da manhã ainda continuava com 4 cms. Já tinha 3cms desde há 3 semanas antes. Ás 4 da manhã e sem epidural à 2 horas desmaiei com dores e finalmente levaram pro bloco e deram anestesia geral. Já tava com crise de espasmos plo corpo todo. Entrei em choque.
                      Tudo pq tenho a bacia duma forma mais parecida com a dos homens do q a das mulheres, é mais fechada e o bebé nunca lá passava. Ele nunca desceu totalmente e a dilatação ñ avançou.
                      Penso q se tivesse um parto na água como queria tb ñ conseguisse nada naturalmente pq o problema era de outra ordem.
                      Mas a falta de acompanhamento das grávidas é demais. Marcam-se as consultas, somos vistas como gado, umas a seguir às outras, os mesmo procedimentos rotineiros e nada de atenção especial aos receios e espectativas das futuras mães.
                      Mas tenho q fazer justiça, eu até gostei da minha médica, tinha experiência, era mt meiga e tirava-me as dúvidas, mas estava num gabinete do hospital onde tinha q ver mais 15 grávidas nessa manhã e além disso estava de banco na urgência e às vezes até estava tb no piso de nascimentos. Claro q ela tinha mais em q pensar do q na minha condição...
                      É o público...

                      Comentar


                      • #12
                        RE:

                        Inserido Inicialmente por EliGee
                        Inserido Inicialmente por Sara Doula
                        Num VBAC é muito importante compreender as causas da cesariana anterios, principalmente se foi por falta de progessão. Uma mulher que não dilata é muito raro, o que ja não é tão raro é uma mulher que não dilata porque as condições em que decorre o parto não são as que ela necessita para dilatar.
                        Olá, desculpa, mas esta frase suscitou-me curiosidade e já percebi que entendes destas coisas...! Quando falas em condições para dilatar referes-te a que? É que eu sempre sonhei com um parto normal, sou mesmo um bocadinho contra as cesarianas electivas, por exemplo, embora aceite que é uma decisão individual de cada mãe. Entrei na maternidade ás 2 da manhã com 1 cm de dilatação (que alias já tinha há uma semana) e não fiz mais do que 4 cm de dilatação em 7 horas que culminaram com a libertação de mecónio da minha bébé no liquido aminiotico e desacelerações no CTG que indicavam sofrimento fetal. Daí ter evoluído para cesariana. Fiquei muito revoltada e triste com o desfecho, que ainda por cima teve como conequencia que não pude amamentá-la logo e a sua primeira refeição foi um biberom... chorei muito nesse dia...

                        Tenho medo que o proximo também seja assim, não pelas dores (uma episiotomia também pode não ser pera doce e infelizmente é pratica rotineira em muitos hospitais) mas porque não me queria submeter a outra cirurgia (já vão 4 no meu currículo!) ... achas que poderia ter sido de outra forma?
                        Não te sei dizer se o teu resultado teria sido diferente (até porque não sei as condições exactas do teu parto), mas sei que as condições hospitalares são opostas às condições que muitas mulheres precisam para parir.

                        A dilatação ocorre da melhor forma quando há libertação máxima de oxitocina e mínima de adrenalina. Isto ocorre tipicamente num ambiente com pouca luz, pouco ruído, pouca confusão, poucas fontes de stress, ambiente acolhedor e confortável, com total liberdade de movimento e posição, com total liberdade de comer e beber, liberdade de ir à casa-de-banho, liberdade de vocalização, acesso a meios de alívio da dor não-farmacológicos (como a água quente), apoio e suporte físico e emocional e total fé e confiança na capacidade inata da mulher para parir. Foi isto que tiveste? Aposto que não, pelo contrário. Enbora totalmente possível, estas condições não são respeitadas nas nossas maternidades. Acredito que muitas mulheres que têm cesarianas por falta de progressão e stress fetal poderiam ter tido um desfecho diferente, em condições diferentes.

                        Num próximo filho, informa-te o mais possível sobre estas coisas e luta por elas!

                        Strat, o teu relato arrepiou-me ... Que violência para ti e o teu bébé ...

                        Beijos grandes para vocês as duas
                        [hr]Sara - Mãe, Doula, Educadora Perinatal, Conselheira em Aleitamento Materno pela OMS/UNICEF e directora da Baby Signs Portugal - ufa!

                        Comentar


                        • #13
                          RE:

                          Nao estou na mesma situacao, mas queria só dizer que no meu hospital, depois da cesariana, aconselharam-me a esperar 12 meses antes de voltar a engravidar. Tanto que assim que a minha filhota fizer um ano entramos em treinos :-D Ainda assim falarei primeiro com o meu GO cuja mulher fez o primeiro parto de cesariana (bebé pélvico e uma rotacao externa do bebé que correu mal e acabou em cesariana de urgência) e os 3 partos seguintes vaginais, de modo que acho que ele entende do assunto... Ainda nao marquei a próxima consulta, mas direi depois aqui a opiniao dele. Eu pessoalmente acho que sim, que é possível um parto vaginal, mas eu nao tenho experiência nem sou especialista...

                          bjos
                          ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------






                          Comentar


                          • #14
                            RE:

                            Eu fiz Cesariana de urgencia no particular, porque a minha filha entrou em sofrimento eram 17:35 e as 23h já estavam 2 enfermeiras a ajudarem-me a levantar da cama. No dia seguinte de manhã fui logo tomar um duche e já andava pelo meu pé e conseguia tratar da minha bébé. Estava a ser medicada pelo cateter mas depois quando fui para casa o meu GO receitou-me analgesico e tudo passou lindamente e digo que a toda a gente que não me custou. Para a semana que vem vou repetir a experiência de voltar a ser mãe e não tenho receio nenhum que seja cesariana.






                            MADRINHA - Nokas4

                            AFILHADAS- Taniab, Marthakristina e Rosa Choque



                            www.caracol-azul.blogspot.com

                            Comentar


                            • #15
                              RE:

                              Inserido Inicialmente por Mãeaos30
                              Acho que cada experiência é única, mas aqui fica a minha, porque, do ponto de vista de recuperação foi excelente (e acho que te faz bem saber que não é obrigatório passar mal depois de uma cesariana):

                              A minha filha nasceu sexta-feira, às 16.25h, fui cosida e fui logo para o quarto, onde a primeira coisa que fiz foi dar de mamar à minha bebé.

                              Dores: nenhumas (só recebi algo para as dores via cateter durante a noite, depois foi apenas benurons)! Levantei-me na manhã seguinte e tomei duche sozinha, a única limitação que senti foi ter que pedir ajuda para tirar a bebé do berço.

                              Tivémos alta na segunda-feira de manhã e em casa tive uma dorzinhas passada uma semana, mas acho que foi porque abusei (dado sentir-me tão bem, não me poupei a esforços).

                              Se tiver mesmo que ser cesariana, pensamento positivo!

                              A minha experiência é semelhante. A minha cesariana foi óptima, não tive dores e a recuperação foi muito boa. Levatei-me na manhã seguinte, tomei banho, etc. Tudo devagarinho, é claro!!!! Em casa, sempre fiz tudo sozinha.

                              A minha recuperação também foi à base de benurons apenas.

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X