Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

medos incontroláveis

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • medos incontroláveis

    Bom dia a todas,

    Estou a escrever-vos porque estou neste momento a precisar de partilhar alguns momentos menos felizes desde que tive o meu bebé.
    Por diversos motivos, quase todos ligados a razões emocionais, tive que deixar de amamentar o meu bebé (infelizmente!!!) A partir desse momento (tinha o Tomás 10 semanas) comecei a experimentar sensações completamente novas e que não consigo ignorar por serem muito intensas. Primeiro veio a sensação de que eu ia morrer e perder o crescimento do meu bebé. Isso fez com que eu começasse a ter medo de estar sozinha com ele: a suposta morte podia acontecer e o meu bebé ficaria desamparado. Depois, a sensação estúpida de que a vida não tem sentido nenhum: o que andamos aqui a fazer se um dia vamos todos morrer? de onde vimos? para onde vamos? valerá a pena sofrer tantas angústias?. Na semana passada, tive de pedir ao meu marido para me ir buscar porque eu tinha saído com o meu filho e não me sentia capaz de conduzir com ele dentro do carro. Tinha medo que acontecesse alguma coisa.
    Regressei ao trabalho para tentar distrair-me, mas penso que a coisa piorou. Eu trabalho como professora num ATL. O facto de estar responsável por outras crianças deixa-me numa situação desconfortável. Tenho os mesmos medos em relação aos outros miúdos.

    Sinto que o meu Tomás anda muito stressado com o facto de lhe ter tirado a mama. Ele pede-me a mama e quando lha dou (apesar de já ter muito pouco leite) fica muito tranquilo e relaxado. Mama cerca de 5 minutos e deixa-se adormecer. O problema é que por causa destas sensações comecei a tomar ansiolíticos ( nem sempre, só quando me sinto pior) e nessas alturas ele fica insuportável por eu não poder amamentá-lo.

    A coisa tem evoluído: sinto-me muito insegura quando estou sozinha e tenho procurado sair sempre de casa e estar sempre com amigos ou familiares. Mas o pior de tudo é às vezes a sensação de que não gosto do meu filho, principalmente quando ele chora ( e eu sei que ele chora para mamar). Depois vem o sentimento de culpa por me ter passado pela cabeça que não gosto do meu filho. Outras vezes não suporto ver outras pessoas da família serem carinhosas com o meu menino (sinto que essas pessoas me querem mal porque querem ficar com o meu bebé)

    Não sei muito bem o que fazer! É horrível sentir-me assim. Não sei se está tudo relacionado com o desmame. Estou quase arrependida de lhe ter tirado a mama, sinto que me prejudicou a mim e ao meu bebé. Mas a mama não o satisfazia e eu estava a sentir-me esgotada. Não queria ficar dependente de medicamentos. Já me inscrevi na Yoga e vou começar esta semana para ver se me acalmo sem drogas. Mas entretanto gostava de saber se tudo isto que eu estou a sentir é normal, se tem alguma coisa a ver com a tão célebre depressão pós-parto.

    Eu estranho esta sensação porque até ela surgir o meu estado era de euforia e de grande felicidade por ter sido mãe. E agora mudou como da água para o vinho.

    Gostava de saber a vossa opinião, os vossos conselhos, as vossas histórias...

    Obrigada,

    Com carinho,

    Lídia

  • #2
    RE:

    Olá Lidia,

    É normal sentir medos e incertezas após o nascimento de um filho, muito especialemente se este for o primeiro.

    Eu sou mãe de uma menina de 2 anos e quando ela nasceu foi uma alegria. No entanto, como o meu marido trabalha (bem como a minha mae e sogra), passava muto tempo só com a minha filhota.

    Isolei-me muito também, pois não queria sair de casa com medo de acontecer alguma coisa do género: e se ela tem que mamar? e se começa a chorar muito? Coisas tão simples como estas, mas que na altura me pareciam gigantes.

    Chorava muito porque parecia que já não tinha ordem na minha vida. Não conseguia fazer nada em casa. Estive à beira de uma depressão pós-parto.

    Hoje, olho para trás, e vejo o quanto tonta fui.

    É dificil, sim, ter um novo ser, tão pequeno e frágil, na nossa vida, mas não é nenhum bicho-de-7-cabeças. A nossa mente é que assim o faz! Eu não vivi os primeiros meses de maternidade como deveria ter vivido, pois fechei-me no meu casulo.

    É óbvio que temos que ter cuidados redobrados com o bebé, mas também temos que pensar em nós, sair com eles, passear, rir entre mudas de fralda e choros.

    Teremos sempre medo a nossa vida inteira. De vez em quando surgem-me pensamentos de medo face à morte. Mas tento desviá-los imediatamente da cabeça e penso em algo bom.

    A Lidia não se refugie nos medicamentos, pois é o pior que está a fazer. Estes não lhe irao resolver nenhum problema.

    Procure ajuda nas terapias naturais. Faça yoga, como disse. Irá judá-la a encontrar o seu interior.
    Experimente tomar florais (são essencias - não sao consideradas medicamento). Veja em www.materlux.com

    Dê de mamar ao seu bebé e faça disso um momento especial (coloqie musica calma, cante para ele), para que no futuro nao se arrependa de nao o ter feito. Pense no bem que está a fazer ao seu filho.

    Actualmente também sou professora num atl mas para os miudos do 2º ciclo. Com crianças temos sempre responsabilidade acrescida, mas nunca colocar os nossos medos à frente de tudo!

    Estamos vivos e temos que CELEBRAR A VIDA! CADA MINUTO QUE PASSA É PRECIOSO!

    Não há duvida que todos nós um dia partiremos, mas se estivermos constantemente a pensar nisso, então estamos a envelhevecer e a decair prematuramente!!!!

    Pense nisso.

    Espero ter ajudado. E se precisar de mais alguma coisa é só dizer.

    Tudo de bom!
    Vania

    Comentar


    • #3
      RE:

      Olá

      antes de mais, estás a tomar a medicação mediante aconselhamento médico?
      Se sim, já falaste certamente sobre isso para te prescreverem a medicação.
      Se não, não o faças por ti própria, a auto-medicação é um risco muito grave e se tens um bebé pequeno não deves mesmo fazê-lo.
      Não sou médica mas parece-me que estás a entrar num quadro de depressão. Porque não falas com a tua/teu GO? Eles costumam estar atentos e informados sobre a depressão pós-parto e sabem melhor o que nos aconselhar. Não fiques à espera que tudo passe...
      As tuas melhoras e não te recrimines por teres deixado de amamentar... sei que nós sonhamos com a perfeição, mas a vida é diferente e o que interessa é fazer aquilo que nos parece melhor e da forma mais serena possível para que os nossos filhos cresçam de forma equilibrada. Se ele te sentir tensa e stressada é claro que vai chorar mais, é um ciclo. O cortão umbilical foi cortado mas a ligação mãe/filho essa não foi cortada.

      Bjs





      Tenho duas Madrinhas







      Carlabisnaga: André nasceu a 20 de Abril



      e



      Missnini: Gabriela nasceu a 18 de Março











      E duas afilhadas:







      CCCP: Carolina nasceu a 28 de Abril



      e



      XG: Gabriel nasceu a 13 de Abril

      Comentar


      • #4
        RE:

        Lydia,

        Eu diria que estás, de facto, no início de uma depressão e que, muito possivelmento, esta está relacionada com o desmame precoce (que tanto está a perturbar o teu bebé e a ti própria). Não é a primeira vez que oiço uma hisória assim. Recomendo-te vivamente que contactes por PM a APPM ou a BABS (conselheiras de aleitamento materno), que certamente te darão uma ótima ajuda para conseguires voltar a amamentar.

        Um beijinho,
        Sara

        Comentar


        • #5
          RE:

          Olá

          É normal sentir receios depois de ter um bébé...é tudo novo e as preocupações são mais do que muitas. Mas não vale a pena cair no exagero. O melhor é não te deixares abater e não te isoles dos amigos nem da familia. Quanto mais apoio receberes, melhor.

          Tentar procurar apoio psicológico ou psiquiátrico junto de um profissional. Os desequilíbrios emocionais pós-parto são normais...desde que não sejam exagerados e a meu ver os teus já estão a sair fora dos limites.

          Desejo-te tudo de bom

          Ana Rita

          Comentar


          • #6
            RE:

            Apesar de não ser possível fazer um diagnóstico apenas pela leitura do teu post (nao seria ético e nem profissional), aquilo que descreves parece de facto apontar no sentido de uma depressão pós-parto devida a sentimentos de culpa por não amamentares, a um possível cansaço decorrente desta fase de habituação a um filho (qualquer mudança no ciclo de vida é sempre geradora de stress) e ao receio de não seres capaz de cumprir com o teu papel de mãe/cuidadora.
            Isto é muito comum, e sobretudo em mamãs primiparas.
            Deves tentar falar com o teu médico de família e ele, se assim o entender, encaminha-te para um psicólogo (caso haja necessidade). Não deves auto-medicar-te até porque há varios tipos de ansiolíticos e nem todos sao tomados apenas "em SOS".
            Acredita em ti e nas tuas capacidades, disfruta ao máximo dos momentos em que estás com o teu bebé e não te preocupes se por xs falhares pois isso acontece a todas. Afinal, ser mae, tb se vai aprendendo com o tempo e nao é por sermos perfeccionistas que significa que nunca cometamos erros na educação dos nossos pequenos.
            Coragem e se precisares de desabafar podes enviar-me mp.
            Mãe da Beatriz e da Leonor





            Os meus blogs:



            http://aventuraspelasartes.blogspot.com

            http://miminhos-para-maes-e-bebes.blogspot.com/





            Afilhadas: catiaa, Little Devil e aleluia



            Madrinha de forum: bekas

            Comentar


            • #7
              RE:

              Não sou médica nem profissional, nunca passei por isso, mas a tua mensagem tocou-me muito e tudo o que descreves me parecem ser sintomas de depressão pós-parto. O que sei sobre o tema é o que li, e também o que me contou a minha mãe que passou com o nascimento da minha irmã. Depressão mesmo, não início de depressão ou primeiros sintomas. Penso que deves partilhar tudo o que sentes com o teu marido (provavelmente já o fazes) e procurar rapidamente ajuda médica, preferencialmente um psiquiatra com experiência no assunto. A depressão pós-parto é uma doença que tem de ser tratada, não é uma “mania” ou um “humor”, e não deve ser alvo de qualquer vergonha ou discriminação, nem de sentimentos de culpa.
              Rápidas melhoras são o meu desejo,
              Maria Ana

              Comentar


              • #8
                RE:

                Inserido Inicialmente por MariaAna
                Não sou médica nem profissional, nunca passei por isso, mas a tua mensagem tocou-me muito e tudo o que descreves me parecem ser sintomas de depressão pós-parto. O que sei sobre o tema é o que li, e também o que me contou a minha mãe que passou com o nascimento da minha irmã. Depressão mesmo, não início de depressão ou primeiros sintomas. Penso que deves partilhar tudo o que sentes com o teu marido (provavelmente já o fazes) e procurar rapidamente ajuda médica, preferencialmente um psiquiatra com experiência no assunto. A depressão pós-parto é uma doença que tem de ser tratada, não é uma “mania” ou um “humor”, e não deve ser alvo de qualquer vergonha ou discriminação, nem de sentimentos de culpa.
                Rápidas melhoras são o meu desejo,
                Maria Ana
                olá...
                pensei exactamente o mesmo que a MariaAna... se ainda não o fizeste, procura ajuda profissional... apesar de tudo o que estás a sentir ser natural, creio que está a ser elevado a uma proporção demasiado grande e isso não tem nem deve ser assim.
                Espero que encontres um médico que te guie nos tempos próximos para que possas usufruir de seres mãe... que acredita, é uma coisa maravilhosa e tu mereces vivê-la.
                tanta picuinhice com a assinatura que fiquei sem a barrinha de idade do meu pimpolho:crying:





                Afilhada lindona: Terpsichore... está tudo de treinos suspensos indefinidamente, incluindo eu :crying:

                Comentar


                • #9
                  RE:

                  Olá Lydia, identifiquei-me bastante com o teu relato mas a uma escala mto menor. Ainda continuo a ter receio qdo estou sozinha com ele, que me aconteça alguma coisa, mas tento imediatamente afastar esses pensamentos, desfrutar a vida e deixar-me levar. Acho q às vezes é mesmo uma questão de nos deixarmos levar pelo desconhecido q é a vida, não podemos controlar tudo. Depois tb tive imensas questões existenciais nosprimeiros tempos a seguir ao parto, o que faço aqui, para quê colocar uma criança no mundo se vamos todos morrer - parvoíces, acho q tb é uma questão hormonal - estão complkeatemente descontroladas. Penso q deves voltar imediatamente à amamentação, ajuda-te a ultrapassar estes maqaquinhos ou a torná-los mais suaves, mesmo por questões hormonais ajuda a colocar tudo no lugar e a definir o teu papel enquanto mamã.

                  Bjinhos e força

                  Comentar


                  • #10
                    RE:

                    Na minha opinião ignorante sobre a relação depressão-amamentação, axo mesmo ke n tem nada a ver com akilo ke estás a passar..
                    eu amamentei em exclusivo até aos 6 meses e continuo a amamentar e a minha filha tá já a fazer 1 ano daki a uns dias
                    e tb senti-me bastante deprimida no começo da vida como mãe..tinha um medo horrivel de tar sozinha com a minha filha (galinhice ) tinha medo de tudo e tenho e vou ter sempre..é isso ke é ser mãe..ter amor e medo incontroláveis....só tens ke procurar um medico para tratares a ansiedade para n correres o risco de teres atakes de panico ke são dificeis de lidar e depois perceber e aceitares ke agora o medo vai te acompanhar sempre.. isso chama-se ser mãe galinha..tb gostava de não ser..mas eu já bati os recordes todos da galinhice..ja tanta gente me odeia..lol

                    beijos e força..procura ajuda médica..e uma amiga frontal

                    Comentar


                    • #11
                      RE:

                      Eu passei por uma fase complicada pois nunca fui nem me considero uma pessoa insegura e dava comigo a pensar e se eu morrer, e se acontece alguma coisa ao meu filho, e se eu não estou perto dele...e ficava com um nó na garganta e só me apetecia chorar.
                      Digamos que são sentimentos de angústia que no fundo têm razão de ser pois é o nosso "instinto" de mães.
                      Depois fui-me habituando.
                      Não vou dizer que esses sentimentos não me ocorram de vez em quando, em especial qundo vejo ou oiço alguma notícia má. Mas tento distrair a minha atençaõ para outra coisa.
                      Se tens consciência que te sentes bastante afectada deves procurar alguém com quem possas falar abertamente- Porque não um psicólogo? Podes estar mesmo a passar, como já aqui disseram, por um início de depressão.

                      Beijinhos

                      Comentar


                      • #12
                        RE:

                        Eu diria que estás com uma depressão pós-parto, procura ajuda especializada se ainda não o fizeste. Não deixes arrastar a situação.

                        O facto de o teu filho te parecer nervoso, poderá ser um reflexo do teu próprio nervosismo.


                        Procura ajuda, não coloques tanta pressão em ti. Nem te culpes por teres deixado de amamentar. Amamentar é apenas uma infima parte de tudo o que poderás dar ao teu filho.

                        bjs

                        Comentar


                        • #13
                          RE:

                          Olá.

                          Não posso dizer-te o que tens porque tb não sou médica nem nada que se pareça.
                          No entanto os teus sintomas chamaram-me a atenção por ter um colega na mesma situação.
                          Poderá ser sintomas de depressão pós-parto, mas a tua discrição é exactamente o que ele descreve que sente. Foi-lhe diagnoticado sindrome de pânico.
                          Tem medo de estar sozinho, tem medo de conduzir, tem medo de morrer tal como tu disseste.
                          Compreendo perfeitamente que queiras evitar medicação, até porque estou numa situação +- parecida. :?
                          Não quero alarmar-te mas sim dar-te um testemunho de alguem que está com os mesmos sintomas que tens. Pode não ter nada a ver, mas tb pode ter...
                          Acho que deves procurar um médico o mais breve possivel para que ele possa diagnosticar corretamente o que tens.

                          Bjinhos





                          Comentar


                          • #14
                            RE:

                            Eu também acho que deves procurar ajuda médica. Acho que pode ser o início de uma depressão ou pode ser realmente síndrome de pânico, como diz a Marita.
                            Eu senti o que tu sentiste no início, tinha muito medo de morrer e de o meu filho ficar sem mim. Era uma angústia mto grande que me fazia chorar muitas vezes. Até deixava de sair de casa, porque achava que reduzia as hipóteses de me acontecer alguma coisa, tipo acidente ou assim. É uma estupidez, mas é mesmo como tu dizes, medo incontrolável.
                            Foi só o primeiro mês, depois começou a passar, as hormonas devem ter acalmado. Mas compreendo-te bem porque é mesmo terrível, um desespero. Espero que procures ajuda, é natural que o teu bebé esteja mais nervoso, eles captam todas as energias.

                            As melhoras.
                            Rita

                            Comentar


                            • #15
                              RE:

                              Bem... Tbm eu me identifikei com o teu relato... mas tbm numa escala menor... Quando o Eric nasceu fikei eufórica por ser mãe... mas depois... Andava mt cansada... a subida do leite deu-me muitas dores, ñ aguentava os pontos... ñ durmia... andava mt cansada... então volta e meia o Eric chorava e eu chorava tbm... pois achava k ele tava a chorar pk eu ñ tava a ser boa mãe e a dar "conta do recado"... Andei assim um tempo... se o meu filho chorava... eu chorava também...

                              Depois tinha ciumes das outras pessoas, ñ o keria dividir com ninguém... só com o pai... e pouco... lol...

                              isolei-me... era eu e o meu bebé...

                              Depois esses malvados pensamentos... eu vivia atormentada com a orte subita dos bebés... andava sempre a espreita-lo e a ver se tava a respirar... depois fazia grandes filmes na minha cabeça... tinha mt, mt medo k algo de mal acontecesse ao meu bebé... ou a mim... tinha medo de morrer e ñ poder cuidar dele... Confesso k esses receios volta e meia me vêm de novo a cabeça... :? O Eric tem 2 anos e 3 meses e até hoje nunca o deixei mais k 6h com ninguém... dormir fora de casa nas avós tá completamente fora de questão... ainda ñ ta na creche e so de pensar em pô-lo lá entro em pânico...

                              Enfim... Eu acho k sou um cadito paranoica mesmo por natureza... e mt, mt galinha... mas tu acho k tens mesmo é uma depressão... fala com o teu médico de familia para k te encaminhe... e ñ te auto-mediques nunca...

                              As melhoras...

                              Beijoca!!!



                              http://alojinhadoeric.blogspot.com/
                              (Visitem o nosso blog! )


                              Para terem um rendimento extra: http://www.publipt.com/pages/index.p...=deniseaytekin

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X