Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Cesariana vs Parto Normal - prós e contras...

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Cesariana vs Parto Normal - prós e contras...

    Olá a todas as grávidas e mamãs.



    Gostava de lançar o debate. Estou muito indecisa entre a cesariana e o parto normal. :unsure:



    Qual é a vossa opinião e/ou experiência???

    Qual preferem????



    Cesariana programada:

    Prós:

    - a mãe pode decidir quando será o parto. É realizada no mesmo dia do internamento.

    - não se sentem as dores e contracções;

    - não se provoca o parto, estando muitas horas ligada ao CTG,a soro e com as contracções a intensificar até ficar com os 4 dedos de dilatação (altura que se pode pedir a epidural);

    - não se faz episiotomia, prática comum - a zona da vagina e perínio fica intacta;

    - bebé não fica com marcas do parto, por causa dos forceps, ventosas, canal...

    - bebé não entra em sofrimento fetal, nem corre o risco de ter o cordão à volta do pescoço;

    - a gestante tem certeza de que o médico que a acompanhou estará disponível para fazer o parto;

    - o acompanhamento de enfermeiras e médicos é maior.



    Contras:

    - o médico deve avaliar muito bem a idade gestacional para não nascer cedo demais;

    - dependendo de mulher para mulher, na recuperação pós-parto o levante ao fim de 12h pode ser mais doloroso (mas com analgesicos não custará) e poderá ter mais ou menos dificuldade em tratar do bebe.

    Em muitos relatos as mães conseguem fazê-lo, mas com cuidado para não fazer esforços, protegendo a barriga com cintas e fazendo as coisas com calma;

    - fica uma cicatriz abaixo na linha do biquini (mas que não se vê);

    - só se poderá engravidar ao fim de 18 meses;

    - tem um custo maior para os pais (minimizado com Seguros de saúde) e para o hospital;

    - trata-se de uma cirurgia, com todo risco de complicações de qualquer cirurgia comum (infecções, sangramentos, risco anestésico, trombose nas pernas).



    Parto Normal:

    Prós:

    - Permite à natureza seguir seu rumo, nascendo o bébé no tempo certo;

    - Favorece a expulsão dos líquidos pulmonares do bebê;

    - Tem menor custo para os pais e para o hospital;



    Contras:

    - como não há hora para nascer, muitas vezes o médico não está disponível e um médico de plantão ou obstetra conduz o parto;

    - As dores de parto começam devagar e espaçadamente, e depois ficam mais fortes e frequentes, ajudando a dilatar o cólo do útero, que deve chegar a 10 cm para que o bebê nasça. As dores se assemelham a cólicas fortes, refletindo no baixo ventre (pé da barriga) e nas costas, e vêm a cada 5 minutos.

    - Não se pode decidir o momento em que o bebê vai nascer. Deve-se esperar as contrações e a dilatação do cólo do útero. Após 37 semanas, a mãe deve diminuir suas atividades normais e esperar pelo parto tranquilamente. Pode ser a qualquer momento... quando menos se espera, podem rebentar as águas;

    - trabalho de parto dura em média 12 horas... varia de mulher para mulher, sendo que umas apresentam evolução mais rápida, outras vão para o hospital muito cedo, ainda com pouca dilatação;

    -quando tem de se procovar /acelerar a dilatação e ficam ainda mais tempo em trabalho de parto - ligada ao CTG, a soro e com as contracções a intensificar até ficar com os 4 dedos de dilatação (altura que se pode pedir a epidural);

    - episiotomia no momento do parto, principalmente na primeira gravidez, que é um corte ao lado da vagina para ampliar a saída do bebê... provoca incómodo ao sentar, tem de ser cosida, com as consequentes complicações dos pontos-> Mal cicatrizada provoca dificuldades em evacuar, dores nas relações sexuais, etc.

    - pelo esforço feito na expulsão, pode provocar derrames oculares, incontinência, etc.

    - bebé pode ficar com marcas do parto, por causa dos forceps, ventosas, canal...

    - bebé pode entrar em sofrimento fetal, correr o risco de ter o cordão à volta do pescoço - ter de fazer uma cesariana de urgência,



    Em certos casos, o parto cesariana é indicado:

    + Quando o bebê está sentado,

    + em gestação de gêmeos,

    + quando há complicações durante o parto normal, quando há sofrimento do bebê,

    + quando há placenta prévia,

    + quando há alguma patologia grave, quando o bebê passou do tempo de nascer e não se pode induzir o parto, quando há mecônio espesso, entre outras.

    O mecônio são as fezes do bebê. Quando estão em grande quantidade, tornam o líquido amniótico espesso e, se aspirado pelo bebê, gruda nas vias aéreas e dificulta a respiração.



    MITOS: Leite não sobe com a cesariana.
    Beijinhos

    08.03.2010: Nasceu a LARA!!!
    http://www.fertilityfriend.com/home/22fcde - Positivo!
    Meu BLOG: http://porqueteamotequero.blogspot.com/

  • #2
    RE: Cesariana vs Parto Normal - prós e contras...

    Acho que os cinco primeiros pontos dos CONTRA no parto natural não são sequer desvantagens. É só um relato do que acontece.







    Falta uma desvantagem da cesariana. Por vezes há um número limite conforme o "estado" do útero.



    Faltam ainda algumas vantagens no parto normal: contração do útero para regressar ao estado pre gravidico, e tempo de recuperação mais curto que me lembre



    Não sou suspeita porque fiz duas cesarianas mas este texto parece-me um bocadinho tendencioso a favor da cesariana
    [hr]\"Eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo\" Raul Seixas

    Comentar


    • #3
      RE: Cesariana vs Parto Normal - prós e contras...

      Olá

      Embora eu não seja nada contra as cesarianas, até porque fui "obrigada" a fazer uma, acho que se tudo estiver a correr bem deve-se deixar que a gestação siga o seu curso normal.

      Comentar


      • #4
        RE: Cesariana vs Parto Normal - prós e contras...

        Olá, também eu fui obrigada a fazer uma cesariana. Agora estou grávida novamente e espero que desta vez seja um parto normal, sou da mesa opinião que devemos deixar a natureza seguir o seu rumo.



        Beijinhos


        É UM MENINO!!

        A NOSSA MADRINHA A ROSANA

        Comentar


        • #5
          RE: Cesariana vs Parto Normal - prós e contras...

          Falando objectivamente, recordo-me de ter lido numa revista médica um estudo/comparação entre cesariana e parto normal. A única vantagem da cesariana relativamente ao parto normal dizia respeito ao pavimento pélvico e protecção do períneo com todas as complicações eventuais. Não há necessariamente episotomia num parto natural, mas é a situação mais comum (pelo menos em Portugal).

          Nas complicações que poderiam surgir numa cesariana encontravam-se, embolias, risco superior de hemorragia pós-parto, aderência do útero e as complicações que poderiam surgir devido à aderência (dificuldade em engravidar, próxima gravidez de risco, etc.).

          Outra vantagem do parto natural no que diz respeito ao bebé é a prevenção de problemas respiratórios ao nascer.

          Comentar


          • #6
            RE: Cesariana vs Parto Normal - prós e contras...

            eu Fiz cesariana e o leite subiu e tive bastante colostro e até hoje amamento, quase 12 meses, por isso não passa de falatório!

            Comentar


            • #7
              RE: Cesariana vs Parto Normal - prós e contras...

              Parto por Cesariana por Mary Zwart



              “Como já tinha uma cesariana anterior.... marcaram-me uma nova cesariana... à medida que fui levada... senti-me como se fosse um animal prestes a ser chacinada, sem pensar pela minha cabeça e a fazer o que me mandavam. Não foi dada qualquer consideração aquilo que sentia. Esatava deitada enquanto me era inserido o cateter da epidural, a gritar por dentro: porquê, porquê, eu não quero isto.”



              Em Portugal, cerca de 1 em cada 3 mulheres dá à luz através de cesariana.



              Estes números fazem com que a cesariana seja a operação cirurgica mais realizada em Portugal. A OMS (Organização Mundial de Saúde) refere que a percentagem de cesarianas não deve ser superior a 15%.



              Com este artigo, pretendo informar acerca dos riscos para as mulheres e bebés das cesarinas sem indicação médica (cesariana electivas), porque esses riscos podem ser evitados.



              Vamos ver artigos dos Estados Unidos e outros países e comparar com a situação presente em Portugal.



              Gostaria de agradecer a Nicette Jukelevics pelo seu livro acerca deste assunto.



              Compreendendo os perigos do parto por cesariana: Tomar decisões informadas ISBN 978-0-275-99906-3 – há vários recursos e material para profissionais de saúde e para mães disponivel para download em www.dangersofcesareanbirth.com



              Os médicos que efectuam cesarianas a pedido, acreditam que este tipo de parto promove a saúde e bem-estar tanto da mulher como do seu feto, mais do que num parto vaginal. Por isso eles dizem ser ético este tipo de procedimento. No entanto, esta crença não é suportada pelas evidências científicas.



              As mulheres acreditam que a cirurgia irá prevenir problemas futuros no suporte pélvico e problemas de disfunção sexual, mas não há provas de qualidade que substanciem qualquer uma destas crenças. Em Março de 2006, na Conferência promovida pelo US National Institutes od Health State, em Bethesda, Maryland, sob o tema “Cesarianas electivas a pedido da mãe”, não foi apresentado um único estudo que suportasse o facto de as mulheres norte-americanas fazerem cesarianas a pedido, sem indicação médica.



              O inquérito conduzido pela organização “Childbirth Connection” em Nova Iorque, decobriu que apenas menos de 1% das mulheres que responderam ao questionário queria uma cesariana elecctiva sem indicação médica para tal. Mas por todo o país e nos media estava a começar uma discussão acerca da cesariana electiva ser uma opção que as grávidas deveriam discutir com os seus médicos.



              Isto apesar de o Colégio Americano de Enfermeiros-Obstetras e a Sociedade de Obstetras e Ginecologistas do Canadá, a Associação Canadiana de Parteiras, O Colégio Real de Ginecologistas da Grã-Bretanha, o Colégio Real de Parteiras do Reino Unido e a Federação Internacional de Obstetras e Ginecologistas não suportarem a cesariana elecctiva a pedido da mulher, por não haver evidências de que seja mais benéfico do que um parto normal.



              Num ensaio publicado nos Anais de Medicina Familiar os médicos Lawrence M. Leeman e Lauren A. Plante escreveram: “Nos tempos mais recentes temos observado o declínio da escolha da mulher por um parto vaginal, enquanto que o parto vaginal após cesariana anterior se torna cada vez menos disponível e o parto pélvico vaginal raramente é exeutado. A questão que se coloca acerca da escolha pela cesariana electiva apenas incide sobre o direito de uma mulher em escolher a cesariana sem indicação médica. O direito da mulher de optar por um parto vaginal não é sequer abordado... Para quê defender a escolha da mulher, se a única opção disponível é a cesariana?”



              Hoje em dia, graças à pesquisa e investigação disponível, sabe-se que até em bebés de termo a mortalidade neonatal é quase o dobro em crianças nascidas de cesariana electiva sem indicação médica, quando comparada com o parto vaginal.



              Em França, investigadores concluíram que o risco de morte pós-parto para as mães era 3,6 vezes superior depois de uma cesariana planeada para bebés pélvicos, do que que num parto pélvico vaginal. Por esta razão, os prestadores de cuidados maternos (médicos , enfermeiras, parteiras) devem discutir a versão externa por volta das 36/37 semanas de gestação, como opção de forma a evitar uma cesariana marcada por posicionamento pélvico fetal.



              Riscos para os bebés



              Numa cesariana programada, sem entrar em trabalho de parto, é mais propício a que os bebés nasçam pré-termo.



              Muitas das cesarianas efectuadas em Portugal são planeadas pelos bebés serem demasiado pequenos, ou demasiado grandes para a idade gestacional. Quase nenhum desses bebés pesa menos de 2500gramas (dismaturidade para bebés de termo) ou superior a 4200gramas (macrossomia para bebés de termo).



              Com uma cesariana programada, os bebés estão mais propícios a nascer pré-termo. As complicações respiratórias podem ser sérias o suficiente para internamento numa unidade de cuidados intensivos para recém-nascidos.



              A massa cerebral de bebés pré-termo tardio (34-36 semanas de gestação) é cerca de 70% da que apresenta um bebé de termo. Os bebés que nascem entre as 34 e 36 semanas são mais propícios a ter problemas de aprendizagem e comportamento em idade escolar, do que aqueles nascidos entre as 40 e 41 semanas.



              Comparando um parto vaginal com uma cesariana, é mais difícil às mães e aos bebés de beneficiarem das vantagens em termos de saúde de:



              - Contacto pele com pele.

              - Não separação da mãe e bebé.

              - Amamentação na primeira hora de vida

              - Corte tardio do cordão umbilical



              Riscos para as mães



              O parto por cesariana pode ter impacto nas seguintes áreas:



              - Auto-estima

              - Apego da mãe ao bebé

              - Relacionamento matrimonial

              - Capacidade da recente mãe para responder às necessidades do recém-nascido

              - Fertilidade/ nº de filhos

              - Problemas futuros com a placenta

              - Nados-mortos e morte neonatal inexplicavéis, numa gravidez subsequente

              - Repetição de cesariana

              - Dor prolongada

              - Embolia pulmunar

              - Trombose

              - Risco de enfarte



              Alguns destes factores de risco são 7 vezes superiores do que num parto vaginal.



              A Cesariana tem indicações médicas em cerca de 15% de todos os partos



              Um das razões pelas quais são realizadas cesarianas tem a ver com a duração do trabalho de parto. Mas quando é que uma mulher está em franco trabalho de parto? Para responder a esta pergunta temos que diferenciar a fase latente do trabalho de parto da fase activa. Com menos de 4 cm de dilatação a mulher não está em trabalho de parto activo e os bebés quase nunca têm problemas. Com mais de 4 cm de dilatação, as mulheres devem poder comer, beber e ter total liberdade de movimentos. A água pode ajudar no alívio da dor e as mulheres também podem beneficiar do alívio natural da dor, pelas endorfinas produzidas normalmente pelo organismo.



              - Com um trabalho de parto normal, as mulheres não deviam nunca estar deitadas de costas ou monitorizadas de forma contínua com o CTG. Ambas as práticas aumentam o risco de cesariana.

              - As cesarianas também são realizadas por distócia entre a pelvis da mãe e o tamanho da criança após o começo activo do trabalho de parto.

              - As cesarianas são muitas vezes realizadas por induções que falharam. A indução do trabalho de parto aumenta também o risco de cesariana.

              - O Cytotec/Mysoprostol, uma droga usada para dar início ao trabalho de parto, não está aprovada pela FDA americana para esse propósito.



              Como evitar o risco de uma cesariana:



              - Preparação para o parto

              - Reconhecer as diferenças entre trabalho de parto latente e fase activa de trabalho de parto

              - Hidroterapia

              - Música, relaxamento

              - Suporte contínuo durante o trabalho de parto (doulas)

              - Fazer o trabalho de parto fora do ambiente hospitalar

              - Avaliação de risco feita por um profissional de saúde menos intervencionista, como uma parteira ou médico de família



              Procedimentos a evitar durante a gravidez



              Pesquisas recentes demonstraram que as práticas a seguir descritas aumentam o risco de cesariana, sem aumentar os benefícios de saúde tantos para mães como bebés:



              - Ecografias de rotina depois das 24 semanas

              - Ecografia para determinar macrossomia

              - Cesariana electiva por indicação de macrossomia

              - Cesariana electiva em gémeos

              - Cesariana electiva para bebés pequenos de acordo com a idade gestacional

              - Cesariana electiva para evitar disfunção do soalho pélvico



              Fonte: http://www.humpar.org/Parto%20por%20...ry%20Zwart.htm



              P.s.: o meu filho nasceu por cesariana, devido à posição pélvica, acho que sem haver uma indicação médica real, a cesariana deve ser evitada!





              Jocas
              Patrícia Paiva
              - Educadora Perinatal
              - Conselheira em Aleitamento Materno
              - Professora Ginástica para Bebés

              BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

              Comentar


              • #8
                RE: Cesariana vs Parto Normal - prós e contras...

                Olá,



                APPM: excelente artigo; muito completo.



                Queria só acrescentar que o meu parto foi normal e que correu tudo lindamente. Mas foi normal e correu lindamente porque eu sou nova, não tenho problemas de saúde, tive uma gravidez santa, o bébé pôs-se logo na posição correcta para nascer ás 20 e tal semanas... tudo se proporcionou para "a natureza correr o seu rumo" (como bem disseram aqui algumas meninas).



                O que eu quero dizer, sem me estender muito, é que a cesariana só deveria ser feita se algum problema comprometer tanto a vida do bébé como a da mãe... e não simplesmente porque a mãe tem medo da dor, ou porque tem medo que o bébé sofra ao nascer. A minha cunhada antes de ficar grávida das duas vezes, assegurou-se que nenhum deles nascesse de parto normal porque ela tinha horror á dor de parto (não sei como, se ela nunca soube o que é!#-o). Isso é que eu não consigo perceber... Porque essa dor de parto de que as mulheres tanto temem é necessária, faz parte da nossa natureza, sempre existiu e tem uma função que é ajudar a mãe a dar luz ao filho.



                Espero que faças a decisão certa, porque, de cesariana ou normal esse será o dia mais feliz da tua vida!


                Comentar


                • #9
                  RE: Cesariana vs Parto Normal - prós e contras...

                  Baby:



                  Pela forma como colocas as vantagens/desvantagens diria que estas mais inclinada para a cesariana pois no parto normal só estas a ver contras, a começar pela data do nascimento, que é decidida pelo bebé e pode nao calhar em dia de serviço do GO que acompanhou a gravidez...isso para mim nao é desvanatagem, é deixar a natureza actuar qd ela pode e deve actuar e para mim a data deve ser escolhida pelo bebé, isto se a gravidez estiver a correr bem e nao houver indicações pelo contrario.



                  Para mim a cesariana será sempre a ultima opção, nao por ser fundamentalista nem por querer ser melhor, mas pq é a forma como encaro o parto. Para mim o parto em 1ª escolha será natural pois é um processo natural e benefico para ambas as partes.



                  Ah, e nao ha nada como o bebé escolher o seu dia!!O meu escolheu o seu dia e a sua hora e eu ja tinha indução marcada para dali a 8 dias, por ter uma gravidez de risco mas que dava para aguardar uma semana, pois o meu "problema" eram as contracções que vieram cedo de mais mas depois ate foram bastante beneficas e tive um parto que se desencadeou e resolveu em 2 horas, e de um 1º filho.



                  Independentemente da tua escolha, que corra td bem!!!



                  jinhos


                  (o meu piolhito está a ficar um menino grande! )





                  Comentar


                  • #10
                    RE: Cesariana vs Parto Normal - prós e contras...

                    santi&mami (24-10-2009)Baby:















                    Pela forma como colocas as vantagens/desvantagens diria que estas mais inclinada para a cesariana pois no parto normal só estas a ver contras, a começar pela data do nascimento, que é decidida pelo bebé e pode nao calhar em dia de serviço do GO que acompanhou a gravidez...isso para mim nao é desvanatagem, é deixar a natureza actuar qd ela pode e deve actuar e para mim a data deve ser escolhida pelo bebé, isto se a gravidez estiver a correr bem e nao houver indicações pelo contrario.















                    Para mim a cesariana será sempre a ultima opção, nao por ser fundamentalista nem por querer ser melhor, mas pq é a forma como encaro o parto. Para mim o parto em 1ª escolha será natural pois é um processo natural e benefico para ambas as partes.















                    Ah, e nao ha nada como o bebé escolher o seu dia!!O meu escolheu o seu dia e a sua hora e eu ja tinha indução marcada para dali a 8 dias, por ter uma gravidez de risco mas que dava para aguardar uma semana, pois o meu "problema" eram as contracções que vieram cedo de mais mas depois ate foram bastante beneficas e tive um parto que se desencadeou e resolveu em 2 horas, e de um 1º filho.















                    Independentemente da tua escolha, que corra td bem!!!















                    jinhos






                    Concordo plenamente.



                    Lembro-me de ter perguntado ao meu medico se poderia ser ele a fazer o parto ao que ele me respondeu que se tivesse de serviço sim, se não estivesse de serviço, qualquer um dos seus colegas era competente para fazer o mesmo que ele. Aliás quem em fez o parto foi uma enfermeira estagiária, a orientadora que esteve só a acompanhar e o medico que me assistiu só lá entrou no fim, quando a placenta já tinha saído para me dar um beijinho e desejar felicidades!!!!



                    Tive parto normal sem epidural (tinha niveis da pcr mto elevados e não pude levar.). Se me arrependo de parto normal? NADA! E, no fundo, ainda bem que não pude levar epidural! Afinal nem custou nada... Há ali uns momentos mais dolorosos, mas nada que não se consiga ultrapassar quando pensamos no bebé e em nós! A respiração tb me ajudou a controlar...



                    Mas lá está! A decisão é tua!!! Simplesmente TUA!



                    Edited: acrescento ainda que tinha indução marcada para dia 2 de Novembro 40 semanas e 3 dias, tive ruptura no dia 1 de Novembro às 17h, fui para o hospital às 21h30 e ela nasceu à 1:03 do dia 2 de Novembro, 7 horas antes da indução que já estava marcada... Nasceu quando ela quis... e ainda bem! Assim o dia é mesmo DELA!

                    Ando cada vez mais a pensar em embarcar numa 2ª aventura no Mundo da Maternidade...

                    Comentar


                    • #11
                      RE: Cesariana vs Parto Normal - prós e contras...

                      A experiência , eu não tenho.... daqui umas semanas sim. Mas por agora deixo-te a minha opinião.



                      Parto natural, sem sombra de duvida! Por isso mesmo.... ser NATURAL. Cesariana, para todos os efeitos é uma operação! Nunca fui operada, e não é agora e sem necessidade alguma disso que o quero ser. Mais; vou tentar passar pelo processo sem epidural: já me armei de mais de 30 horas de musica relaxante, com sons da natureza, e até comprei uma bola de parto. Amanhã vou começar a treinar meditação....:P. Eu e o meu homem ainda vamos comprar um oleo pras massagens que ele me vai fazer na hora H. Vamos lá ver como vai correr!



                      Eu também acho o facto de não sabermos a hora e o dia certo uma vantagem.... Vejo isso como uma emoção extra..... Caramba!! Vivemos numa sociedade em que planeamos tudo, mas isso não é viver!

                      Eu estou completamente disponível para a minha filha; ela que venha quando quiser, às horas que quiser, no dia que bem entender Nada é mais importante que ela.



                      Aconselho-te a fazer uma boa pesquisa acerca do assunto; há montes de informação na net.



                      Bjs






                      http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 4

                      Comentar


                      • #12
                        RE: Cesariana vs Parto Normal - prós e contras...

                        Olá,



                        Eu acho que uma mulher aprende muito sobre si própria durante o parto normal. É um processo extraordinário e único em que a nossa mente tem que trabalhar em equipa com o corpo, e em que tudo o que sentimos tem uma intensidade que dificilmente se repete na nossa vida. É uma oportunidade de crescimento e de autoconhecimento. Esta é para mim a grande vantagem do parto normal vs cesariana.



                        A tua análise é francamente pró cesariana, talvez porque tenhas medo da dor, não sei. Sugiro-te 3 leituras sobre gravidez e parto e que te podem ajudar a ter um parto feliz:

                        - Método para um parto suave, dra. Gowri Motha

                        - Mente, corpo e espírito na gravidez e no parto, Deepak Chopra

                        - Corpo de Mulher, Sabedoria de Mulher, dra. Christiane Northrup



                        Felicidades
                        Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

                        Comentar


                        • #13
                          RE: Cesariana vs Parto Normal - prós e contras...

                          Essa do mito da subida do leite, não sei não... eu fiz cesariana após uma tentativa de parto normal que não correu bem e o bebé entrou em sofrimento. Tive que levar anestesia geral e não sei se foi da anestesia ou não mas tive muitos problemas com a amamentação. A subida do leite foi muito tardia e muito fraca, tive que me "esforçar bastante" para conseguir ter mais leite.



                          Quanto à cesariana em si, detestei tudo do início ao fim, de não ver o meu filhote a nascer, das dores que tive (1 mês de pois ainda tinha dores a fazer muitos movimentos), da difícil recuperação, dos efeitos da anestesia (parecia drogada durante 2 dias), de não ser a primeira a dar colinho ao meu bebé...



                          E não é por ser cesariana programada que não é feita anestesia geral, conheco alguns casos que a epidural não"pega" em condições e acabam por dar anestesia geral...



                          Pensa bem,eu não recomendo a ninguém!



                          Bjs

                          Comentar


                          • #14
                            RE: Cesariana vs Parto Normal - prós e contras...

                            Olha, também me parece um pouco tendencioso o teu texto.....

                            Eu tive parto natural e se tornar a engravidar quero um igual!!!!

                            Tenho o relato feito nos partos aqui do fórum e foi fantástico, assim como a recuperação....

                            E não tem nada a ver se somos novas, se a gravidez correu bem ou não...

                            Tenho 31 anos, tive uma pré-eclampsia, a M. nasceu ás 36 semanas certas, 44 cm de gente e 2850....

                            O primeiro sinal de parto foi ás 2 da manhã quando fui fazer chichi e veio um pouco de sangue... pensei que fosse infecção urinária....telefonei pró saúde24 e mandaram-me ir pró hospital.... ainda fui tomar banho, passear o cão, fazer a mala (tinha 36 semanas, não estava á espera que fosse tão cedo) e quando saí de casa ás 3h30 rebentaram as águas.... já cheguei ao hospital com 3 dedos de dilatação e levei epidural (que não "pegou"), mas me acalmou bastante... a M. nasceu ás 6h18 ao terceiro puxão e nunca tomei nada para as dores... e hoje, passados 6 meses exactos e 24 kilos menos (fiz uma pré-eclampsia, inchei que nem um balão) não me arrependo de nada... tenho uma filhota linda e de 67 cm, 7800Kg e, segundo o médico na consulta de revisão pós-parto das 6 semanas, estava pronta para engravidar outra vez

                            Não tarda repito a experiência.... foi lindo tudo o que vivi até agora!

                            Jinhus e seja qual for a tua decisão, é concerteza a melhor decisão!
                            Madrinhas: sweetdream e elsa13



                            Madrilhada: Lanita!!!!!!!!!! - Joana nasceu a 15 de Maio de 2009



                            Afilhada: Silviamedalha
                            - [[b][size=7]size=6][b]David nasceu a 2 de Maio de 2009[/size[/b



















                            Comentar


                            • #15
                              RE: Cesariana vs Parto Normal - prós e contras...





                              Riscos para as mães







                              O parto por cesariana pode ter impacto nas seguintes áreas:







                              - Auto-estima



                              - Apego da mãe ao bebé



                              - Relacionamento matrimonial



                              - Capacidade da recente mãe para responder às necessidades do recém-nascido



                              - Fertilidade/ nº de filhos



                              - Problemas futuros com a placenta



                              - Nados-mortos e morte neonatal inexplicavéis, numa gravidez subsequente



                              - Repetição de cesariana



                              - Dor prolongada



                              - Embolia pulmunar



                              - Trombose



                              - Risco de enfarte







                              Alguns destes factores de risco são 7 vezes superiores do que num parto vaginal.





                              Olá,



                              Este tema é interessante, sem dúvida, mas de qualquer modo toda e qualquer decisão é pessoal, dependendo da evolução da gestação e se existem ou não riscos durante esse mesmo periodo.

                              A minha filha nasceu de cesariana pois foi detectada na véspera, na última ecografia, uma mega-bexiga que, segundo a minha obstetra, deveria ser observada se se mantivesse durante 24 horas. Assim foi, a Joana nasceu de cesariana por indicação médica mas também porque eu, no fundo, desejei ter um parto por cesariana, sabendo tratar-se de uma cirurgia. Debati os tipos de parto com a minha obstetra, li muito sobre o assunto, sem dúvida, houve momentos em que me questionei se estaria a tomar ou não a decisão certa mas sim, agora que olho para trás não me arrependo nem sinto curiosidade por ter um parto natural.

                              Decidi pegar num excerto da autora do texto que acima citei para colocar na mesa alguns tópicos de debate:



                              1. O parto por cesariana não tem impacto na auto-estima da mulher. Porque é que deveria ter? Por a mulher se sentir menos capaz, por ter um papel passivo no parto, por não sentir as dores das contracções? Ser mãe, independentemente do tipo de parto, é uma experiência gratificante, para mim, a minha melhor realização, desde o primeiro instante em que vi a Joana;



                              2. Apego da mãe ao bebé. Porque é que o apego poderá ser menor na cesariana? O que é que uma coisa tem a ver com a outra? Um filho é um filho, senti a minha filha na minha pele, amei-a de imediato, fundimo-nos as duas num amor que será para sempre;



                              3. Relacionamento matrimonial. Não compreendi este tópico, sinceramente...relacionamento matrimonial corresponde ao casamento...em que medida é que este pode ser afectado pelo tipo de parto?!;



                              4. Capacidade da recente mãe para responder às necessidades do recém-nascido: dei de mamar à minha filha depois dela ser avaliada e 3 horas depois do parto levantei-me para estar o mais possivel presente para as suas necessidades...não é o facto de sermos operadas que nos torna menos capazes. Exige mais de nós fisicamente, claro, mas não nos incapacita. E, aliás, teremos o apoio do pai que normalmente fica connosco durante o internamento (pelo menos, este foi o meu caso) ou de outro familiar. No meu caso, o meu marido ficou comigo, apoiou-me em tudo, o que me remete novamente para o ponto anterior, o do relacionamento matrimonial;



                              5. Fertilidade/ nº de filhos: qual a relação entre um parto por cesariana e o número de filhos?! A fertilidade não está relacionada com o tipo de parto anterior mas sim com um conjunto de caracteristicas biológicas, inerentes a cada um dos progenitores;



                              6. Problemas futuros com a placenta: desconheço. Aliás, sei de um parto natural cuja mãe teve que ser submetida a uma raspagem devido a resticios de placenta;



                              7. Nados-mortos e morte neonatal inexplicavéis, numa gravidez subsequente: depende, isso pode acontecer em ambos os tipos de parto. Não é uma cesariana que aumenta esta probabilidade mas sim uma constelação de factores;



                              8. Repetição de cesariana: falso. A minha cunhada teve o primeiro filho por cesariana e há dois meses a segunda filha nasceu por parto natural;



                              9. Dor prolongada: falso. Na cesariana a mulher é mais acompanhada no controlo da dor pós-parto, por parte das enfermeiras. Posso deixar aqui o meu testemunho pessoal que apenas senti, uma vez, uma dor tipo incómodo, muito ao longe. Fora isso, a recuperação foi óptima. Mas, lá está, é apenas o meu caso pessoal;



                              10. Embolia pulmunar e risco de enfarte: não é uma cesariana que determina, por si só, estes quadros;



                              11. Trombose: precisamente para as evitar, a mulher é encorajada a levantar-se o mais cedo possivel. No entanto, as tromboses não resultam unicamente de um parto por cesariana uma vez que também poderá existir ou não propensão genética para este quadro.



                              Como referi acima, deixei aqui o meu testemunho e opinião pessoal. Se sou pró-cesariana? Sim, como tive um parto e pós-parto excelentes, não receio uma segunda cesariana em caso de engravidar novamente. Não sinto curiosidade por um parto natural mas se o tiver que seja também bem-vindo porque em primeiro lugar estará a saúde da minha filha. E o meu corpo também me dará a resposta, aliado ao acompanhamento obstetrico e exames gestacionais!



                              Beijinhos,



                              Sofia


                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X