Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Batizado

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Batizado

    Olá Meninas,
    Já estou pensando no Batizado da minha Pequenina q nascerá esse mês de Fevereiro, mas tenho uma dúvida, gostaria q vcs me ajudassem se for possível.
    Só posso chamar um casal? É q tenho um casal mt amigo q quero q seja os padrinhos, mas tb queria chamar o meu cunhado, nesse caso, seriam 3 pessoas, será q é possível?
    Se souberem algo q eu precise saber, por favor, ficarei muito grata!
    Beijinhossss...

  • #2
    RE:

    Olá, mamadasofia

    tanto quanto sei só é possível um padrinho e uma madrinha, porq os padrinhos são para a criança como uns "pais substitutos"; se algo acontecer aos pais os padrinhos têm o dever de os substituir. Por isso algumas crianças são entregues aos padrinhos pelo tribunal quando os pais não têm condiçôes ou possibilidades de ficarem com a crianças.
    A palavra padrinho e madrinha estão relacionados com a palavra pai e mãe daí só serem um padrinho e uma madrinha.
    É também importante os padrinhos serem batizados.

    bjnhs

    Comentar


    • #3
      RE:

      Inserido Inicialmente por nina1
      Olá, mamadasofia

      tanto quanto sei só é possível um padrinho e uma madrinha, porq os padrinhos são para a criança como uns "pais substitutos"; se algo acontecer aos pais os padrinhos têm o dever de os substituir. Por isso algumas crianças são entregues aos padrinhos pelo tribunal quando os pais não têm condiçôes ou possibilidades de ficarem com a crianças.
      A palavra padrinho e madrinha estão relacionados com a palavra pai e mãe daí só serem um padrinho e uma madrinha.
      É também importante os padrinhos serem batizados.

      bjnhs
      Até porque a grande maioria das igrejas não deixam ser padrinhos, se não forem casados e/ou casados pela igreja....
      A minha irma teve sorte pois o meu irmao e cunhada foram os padrinhos de uma das miudas e deixaram que eles fossem os padrinhos..
      O nosso sonho és tu - A história do sonho de sermos papas e da nossa Luta!
      Lavores dos Babinhos

      Comentar


      • #4
        RE:

        Então na parte dos padrinhos tou feita se assim for, ninguem é casado. Tanta burocracia até enjoa.


        :-)Madrinha: Praline Mta FORÇA á Pat e ao Leonardo. Beijinhos

        Comentar


        • #5
          RE:

          Não têm que ser casados, podem ser solteiros desde de que batizados....

          Agora se viverem maritalmente e não forem casados provavelmente já não podem ser pois "vivem pecaminosamente!!!" mas dá-se bem a volta a isso...

          A burocracia em Portugal é uma grande treta, exigem muitos papeis mas depois nem se dão ao trabalho de olhar para eles, desde de que eles existam e estejam devidamente arquivadosestá tudo bem!!!...


          Comentar


          • #6
            RE:

            Olá mamadasofia

            Se quiser animação para os mais pequeninos no baptizado é só entrar em contacto comigo, será um prazer:bdaysmil:

            Visite o meu blog http://nomundodabrincadeira.blogspot.com/

            Beijinhos e se não nos falarmos mais BOA FESTA!!:balloons:

            Comentar


            • #7
              RE:

              Inserido Inicialmente por mamadasofia
              Olá Meninas,
              Já estou pensando no Batizado da minha Pequenina q nascerá esse mês de Fevereiro, mas tenho uma dúvida, gostaria q vcs me ajudassem se for possível.
              Só posso chamar um casal? É q tenho um casal mt amigo q quero q seja os padrinhos, mas tb queria chamar o meu cunhado, nesse caso, seriam 3 pessoas, será q é possível?
              Se souberem algo q eu precise saber, por favor, ficarei muito grata!
              Beijinhossss...
              Olá
              Podem ser até 4 padrinhos. Mas só dois deles é que ficam no registo.
              Eu já me informei sobre isso, por causa do batizado da minha filha.

              Beijinhos.

              Comentar


              • #8
                RE:

                Olá!

                A grande maioria dos padres só aceitam pessoas casadas pela igreja ou solteiros, ou seja penso que nos que vivam em união de facto consigam contornar a situação, os casados pelo civil é que não.

                Comentar


                • #9
                  RE:

                  Obrigada a todos q responderam-me!
                  Ithaka, nesse caso tem q ser obrigatoriamente dois casais (casados ou não) ou pode ser um casal ( que ficará no registo) e apenas mais outro padrinho?
                  Se puder, tire-me mais esta dúvida!
                  Obrigada!

                  Comentar


                  • #10
                    RE:

                    Inserido Inicialmente por aisabel
                    Olá!

                    A grande maioria dos padres só aceitam pessoas casadas pela igreja ou solteiros, ou seja penso que nos que vivam em união de facto consigam contornar a situação, os casados pelo civil é que não.
                    Dependa das igrejas e dos padres... como disse o meu irma é casado no civil e conseguiu ser padrinho mais a minha cunhada da minha sobrinha... mas porque a minha irma correu duas ou tres igrejas... se for em Lisboa eu posso dizer-te qual a igreja....
                    O nosso sonho és tu - A história do sonho de sermos papas e da nossa Luta!
                    Lavores dos Babinhos

                    Comentar


                    • #11
                      RE:

                      E não poderá ser duas madrinhas em vez de uma madrinha e um padrinho? é que na minha familia é só mulheres(eu tenho 2 irmãs e o meu marido outras duas,todas solteiras) os homens que há,são primos afastados,que mal nos vemos.
                      Será que alguém sabe?
                      Beijinhos e desculpa "invadir" o teu tópico.



                      Afilhadas Mip:A Joana nasceu a 16/11/2009 & tabita:O Éric nasceu a 14/11/2009 Muitas felicidades


                      VISITEM O NOSSO BLOG DE VENDAS: http://omundodaprincesalara.blogspot.com/

                      Comentar


                      • #12
                        RE:

                        Olá, Penso que não haja problema de serem mulheres, tenho um primo que tem 2 homens como padrinhos de casamento.

                        Comentar


                        • #13
                          RE:

                          Pdem ser 2 madrinhas ou 2 padrinhos... e podem ser até 6... tem é k ser sempre aos pares...

                          Qualquer pessoa pode ser padrinho/madrinha, acho k a unica obrigatoriedade mesmo é ser baptizada... Há padres k recusam padrinhos solteiros, em uniões de facto ou sem crisma... Ñ O PODEM FAZER!!! Assim como ñ podem recusar o baptismo a filhos de pais k vivam em união de facto... Se algum padre se recusar ou levantar problemas deverão dirigir-se ao bispo e apresentar queixa...

                          Beijinhos!



                          http://alojinhadoeric.blogspot.com/
                          (Visitem o nosso blog! )


                          Para terem um rendimento extra: http://www.publipt.com/pages/index.p...=deniseaytekin

                          Comentar


                          • #14
                            RE:

                            Olá
                            Podes escolher quem quiseres para padrinhos desde que sejam crismados e cumpram os preceitos da igreja.

                            A quantidade ou se são casais, senhoras ou senhores não interessa mas só 2 poderão assinar no livro de Baptismo.
                            Há muito poucas paróquias a aceitarem padrinhos não crismados, é regra geral agora na Igreja.
                            Ao contrário do que se disse os padrinhos não substituem ninguem em caso de falta dos pais...NÃO TEM NADA A VER...

                            Os padrinhos são quem se compromete a acompanhar a criança a crescer na Fé(pelo menos teoricamente), porque há muitos pais que só os baptizam e pronto já está.

                            O que diz o Patriarcado de Lisboa por exemplo é (só entrou em vigor em Set/2008) :
                            "Tenha-se em conta que o papel (ministério e função) dos pais da criança é mais importante que a dos padrinhos. Quando um dos pais não é crente, além da sua participação respeitosa na preparação e na celebração, garanta-se o seu compromisso de permitir e facilitar a educação religiosa da criança

                            Os Padrinhos
                            Os padrinhos são uma expressão da participação e compromisso da comunidade cristã com as crianças que, pelo Baptismo, se tornam membros da Igreja. Eles são membros da comunidade que os pais da criança escolhem para com eles cooperarem no crescimento cristão, em comunidade. Os padrinhos devem dar testemunho de vida cristã, de comunhão com a Igreja na fé, no acolhimento da sua doutrina e na aceitação da moral cristã.

                            Na sociedade actual a aceitação, por parte da Igreja, dos padrinhos escolhidos pelos pais, constitui uma dificuldade pastoral. O padrinho tornou-se uma categoria cultural, escolhido mais a partir das relações humanas dos pais do que da sua capacidade de serem testemunhos da comunidade cristã. O aumento do número de casais divorciados e recasados civilmente, o aparecimento do fenómeno das “uniões de facto” e de outras manifestações em desacordo com a doutrina e moral da Igreja, vieram agravar esta situação. A recusa da Igreja em aceitar essas pessoas como padrinhos é facilmente interpretada como rigidez intolerável, e há a tendência para alguns sacerdotes serem mais tolerantes, interpretando a lei da Igreja à sua maneira, criando mal-estar, quebrando a unidade dos critérios pastorais, expressão da unidade da Igreja. Este é um problema que temos de resolver, pois o facto de os pais andarem à procura da Paróquia “mais tolerante”, não é construtiva em termos de evangelização.

                            Podem ser aceites como padrinhos, membros da comunidade cristã em plena comunhão com a Igreja Católica e que tenham completado a iniciação cristã, tendo recebido os sacramentos do Baptismo, da Confirmação e da Eucaristia.

                            Um membro de outras confissões cristãs não poderá ser padrinho. Poderá ser aceite como testemunha, desde que haja pelo menos um padrinho católico dentro das condições exigidas.

                            As pessoas escolhidas para padrinhos devem ter, pelo menos, dezasseis anos de idade. O pároco ou o ministro do Baptismo poderão, por motivos que considerem razoáveis, aceitar um dos padrinhos com menos de dezasseis anos de idade, desde que tenha completado a iniciação cristã .

                            A impossibilidade, por parte dos pais, de escolher para padrinhos cristãos que correspondam às exigências acima formuladas não obsta à celebração do Baptismo, pois o CDC só exige padrinhos quando possível.

                            Se não houver padrinhos, o ministro que administra o Baptismo certifique que, pelo menos uma testemunha possa, em caso de necessidade, certificar o Baptismo."


                            Espero ter ajudado

                            Beijocas

                            [center]Temos dois bons motivos para sorrir


                            Comentar


                            • #15
                              RE:


                              ONeves, gostei de ler o que escreveste. É sempre bom não esquecer o que está na origem de certas tradições, e esta dos padrinhos é mais uma.

                              Não sabia que um padrinho podia ter 16 anos, mas eles lá devem saber que com 16 tem maturidade :?
                              O importante é mesmo não ser divorciado nem viver em união de facto :-& Se calhar também era bom saber se a mulher tomou a pílula ou o homem usou preservativo pois isso é pouco católico...

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X