Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Baixa por Gravidez de Risco e Subsídio de Desemprego

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Baixa por Gravidez de Risco e Subsídio de Desemprego

    Olá!



    Gostava de saber se alguém me pode ajudar, ou porque se encontra ou já esteve na mesma situação.



    Ponho aqui esta questão porque na SS dão-me infos contraditórias...tal como no IEFP!



    Estou desempregada e a receber subsídio de desemprego. Neste momento estou grávida de 22 semanas e desde a semana passada que estou com baixa por gravidez de risco pois comecei a ter imensas contrações e viram que o bébé estava mt descido.



    A médica de família passou a baixa que entreguei no IEFP para suspender as apresentações quinzenais. Como o fez automaticamente seguiu directamente a info para a SS. Hoje recebi uma carta dizendo que, estando a receber desemprego não tenho direito a subsídio de doença. Até aqui tudo bem.



    A diferença é que o subsísio a atribuir em caso de risco clínico é de maternidade e não de doença! Acham que a avaliação da SS está correcta? As grávidas a receber desemprego que estejam com baixa por gravidez de risco não têm direito a interromper o subsídio de desemprego e a receber o subsídio de maternidade (antecipadamente e durante o período de risco) como acontece com as outras mamãs?





    Desculpem as perguntas, mas precisava mesmo da ajuda de alguém!



    Obrigada!

    *

  • #2
    RE: Baixa por Gravidez de Risco e Subsídio de Desemprego

    jane21 (29-04-2009)Olá!







    Gostava de saber se alguém me pode ajudar, ou porque se encontra ou já esteve na mesma situação.



    Ponho aqui esta questão porque na SS dão-me infos contraditórias...tal como no IEFP!



    Estou desempregada e a receber subsídio de desemprego. Neste momento estou grávida de 22 semanas e desde a semana passada que estou com baixa por gravidez de risco pois comecei a ter imensas contrações e viram que o bébé estava mt descido.



    A médica de família passou a baixa que entreguei no IEFP para suspender as apresentações quinzenais. Como o fez automaticamente seguiu directamente a info para a SS. Hoje recebi uma carta dizendo que, estando a receber desemprego não tenho direito a subsídio de doença. Até aqui tudo bem.



    A diferença é que o subsísio a atribuir em caso de risco clínico é de maternidade e não de doença! Acham que a avaliação da SS está correcta? As grávidas a receber desemprego que estejam com baixa por gravidez de risco não têm direito a interromper o subsídio de desemprego e a receber o subsídio de maternidade (antecipadamente e durante o período de risco) como acontece com as outras mamãs?



    Desculpem as perguntas, mas precisava mesmo da ajuda de alguém!



    Obrigada!



    *


    Oi linda outra vez!!!eu tive que fazer os papeis 3 vezes e ir ao medico com as coisas escritas que na SS criam na baixa!!!

    Só a 3 vez é que aceitarm a baixa de gravidez de risco!!!Fazem muitos entraves para dar a de gravidez de risco por ser paga a 100%

    Isso foi porque a tua baixa nao ta bem explicita como gravidez de risco,pois tens o direito a recebe la!

    Vai ha SS e pergunta porque puzeram baixa de doença e nao de gravidez de risco,depois vai ao medico e ele que escreva o k falta la o que eles querem na baixa e depois entregas!!!

    Eu andei as voltas 3 vzes ate o meu medico se passou,pois cada vez k ia la diziam que a baixa e comprovativo do médico estava mal escrito e que n era assim!!!

    Enfim é o país que temos.

    Enquanto ao subsidio de desemprego para mas começas a receber a baixa a 100% so quando terminar a baixa recomeça o subsidio de novo..

    Quando tas de baixa nao precisas de fazer apresentações na junta!

    E o sub de maternidade so podemos recorrer quando o bebe nascer,porque tens direito ao sub de desmprego e se este acabar,ainda recorrer do sub social de desemprego por isso n darem o de maternidade!!!

    Espero n te ter baralhado

    Beijocas
    madrinha: NéNéY (menina, Yasmin, DPP- 5 de Maio) Já nasceu dia 4 às 8:52, com 3.030Kg



    madrilhada: saraswati já com o seu tesouro, DPP- 05/01/2010 Ja nasceu dia 02/01/2010 as 20:24,com 3190g

































    com 1 dia 1 mês 2 meses 3 meses 4 meses 5 meses





    nasci dia 22 maio as 15:56 com 3.580kg e com 49cm

    Comentar


    • #3
      RE: Baixa por Gravidez de Risco e Subsídio de Desemprego

      Olá Sofia!



      Obrigada pela rapidíssima resposta!



      Esclarece-me só uma coisa que não entendi:



      Pelo que entendi, supostamente a SS tem que me dar baixa por gravidez de risco, ou seja, pagar o mesmo valor do subsídio de desemprego, a 100%.



      Isto vai interromper a contagem dos meses que temos direito ao desemprego ou n? Ou seja, não contam para, por exemplo, contabilizar os 12 meses a que tenho direito ou contam e a única diferença é que recebemos igual mas não temos que nos apresentar na junta?





      O que não entendo é pq eles avaliaram a atribuição de subsídio de doença, dado que na baiza, passada a computador está escrito Gravidez de Risco





      Bjts



      Obrigada!

      Comentar


      • #4
        RE: Baixa por Gravidez de Risco e Subsídio de Desemprego



        Pelo que entendi, supostamente a SS tem que me dar baixa por gravidez de risco, ou seja, pagar o mesmo valor do subsídio de desemprego, a 100%.



        Nao linda recebes mais pela baixa porque o subsidio é pago a 80% se n me engano e a baixa a 100% por isso vai receber mais um pouco,crca de 50€ por ai!



        Isto vai interromper a contagem dos meses que temos direito ao desemprego ou n? Ou seja, não contam para, por exemplo, contabilizar os 12 meses a que tenho direito ou contam e a única diferença é que recebemos igual mas não temos que nos apresentar na junta?

        Recebes mais,nao te apresentas na junta pk tas de baixa,e quanto ao tempo interrompe..

        Exemplo;se ja tinhas recebido 2 meses agora para o subsidio e começas a receber da SS enquanto estiveres de baixa(paga a 100%) que ate pode ser ate ao fim da gravidez dependendo do teu bebecas....quando acabares a baixa retoma o subsidio que te falta gozar,ou seja ainda tens mais os 10 meses

        Ou seja é vantajoso tares de baixa porque a baixa nao conta e pará o subsidio e depois ainda o podes retomar



        O que não entendo é pq eles avaliaram a atribuição de subsídio de doença, dado que na baiza, passada a computador está escrito Gravidez de Risco



        è pk ficou mal escrita...o teu medico junto ha baixa tem k escrever um papel a explicar de quanto tempo tas,o motivo e quando nasce o bebe ,pois sem isso eles n atribuem baixa de gravidez de risco e pagam te só 80% por doença,e nao os 100% a k tens direito de gravidez de risco!



        Bjts




        madrinha: NéNéY (menina, Yasmin, DPP- 5 de Maio) Já nasceu dia 4 às 8:52, com 3.030Kg



        madrilhada: saraswati já com o seu tesouro, DPP- 05/01/2010 Ja nasceu dia 02/01/2010 as 20:24,com 3190g

































        com 1 dia 1 mês 2 meses 3 meses 4 meses 5 meses





        nasci dia 22 maio as 15:56 com 3.580kg e com 49cm

        Comentar


        • #5
          Olá, se me puderes esclarecer como ficou a tua situação, pois eu estou numa situação idêntica.
          O meu contrato de trabalho termina hoje e vou entregar os papeis para o desemprego, entretanto estou grávida de 26s e foi me diagnosticado diabetes e estou considerada grávida de risco.
          Sei que metendo os papéis para desemprego e estando a receber o respectivo subsídio, se apresentar baixa gravidez risco, o desemprego suspende.
          Mas e quanto aos pagamentos, o desemprego é 65% da RR enquanto que a Baixa Risco são 100%, mas será q estando pelo desemprego teria direito ao súbsido de gravidez risco na mesma 100% da última remuneração referência?


          Se me puderes esclarecer como ficou a tua situação na altura agradecia. Obg.


          Comentar


          • #6
            Vpu aproveitar este tópico para fazer a mesma questão, visto que já estamos em 2011 e as leis sempre a mudar...
            Termino o contrato este mês tal como todos os anos, e tenho deireio ao subs desemprego ( já me inf), entretanto a médica passou-me carta de gravidez risco para ir para a maternidade.
            Será que devo apresentar primeiro os papéis para desemprego e posteriormente a baixa de risco , e entretanto suspendem-me o desemprego que só retomaria depois da baixa risco seguida de licença maternidade, ou deva meter primeiro a baixa de risco a seguir gozar a licença a que tenho direito e só depois meter desemprego??
            Pleo que andei a lês o susb desemprego só pode ser requerido até 90dias a contar da data início do desemprego, pelo que, pelas minhas contas, não dava para meter depois da licença. Será assim???
            E quanto aos valores, metendo desemprego tenho direito a um valor XX, depois a baixa gravidez risco era calculdada com base nos 100% do valor XX ou com base nos 100% dos rendimentos dos últimos 6meses trabalho? Alguém sabe?

            Obrigada pelas vossas respostas.


            Comentar

            slot_bottomleaderboard_post

            Collapse
            Working...
            X