Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

as dívidas herdam-se?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • as dívidas herdam-se?

    Olá,

    Tenho uma dúvida, se alguém souber responder, agradeço.
    No caso de uma pessoa falecer com créditos pessoais por liquidar, os filhos herdam essas dívidas?

  • #2
    Pouco depois do meu pai falecer surgiu uma dívida ao Estado, possivelmente estaria paga mas não tinhamos como provar porque a documentação era de 20 anos antes (e não encontrámos nada) e o Ministério da Agricultura (que estava envolvido) afirmava que estava por pagar. Informei-me junto de uma advogada que confirmou que sim, tinha de pagar. Concretamente, quem pagou foi a herança, não fui eu nem os restantes herdeiros.

    Quando se faz a Relação de Bens junto com os activos da pessoa falecida também se incluem os passivos (e o imposto sucessório apurado é calculado sobre o valor líquido de activos - passivos).

    Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

    Comentar


    • #3
      Neste caso não é ao estado, será a uma credora Cetelem ou Cofids, não sei bem. E não há herança nenhuma a receber, a pessoa não tem dinheiro nem bens, só dívidas.

      Comentar


      • #4
        A herança é composta pelo activo e pelo passivo. Se o passivo é superior ao activo, é de ponderar repudiar a herança. É melhor consultares um advogado, para ele te dizer quem serão os herdeiros, o património envolvido, a forma de distribuição da herança...
        2 filhotes lindos

        Comentar


        • #5
          Nesse caso, é possível recusar a dívida? Não há bens nem capital.

          Comentar


          • #6
            Julgo que para se renunciar às dívidas, tem que se renunciar à herança - se não há bens, será o melhor a fazer.

            bjs

            Comentar


            • #7
              Não se pode repudiar só as dívidas. Ou se repudia tudo ou se aceita tudo.
              2 filhotes lindos

              Comentar


              • #8
                Obrigada, meninas.

                Comentar

                slot_bottomleaderboard_post

                Collapse
                Working...
                X