Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Avisar a E.P. sobre gravidez!

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Avisar a E.P. sobre gravidez!

    Olá meninas,

    Graças a vocês, este tópico tem-me esclarecido muitas dúvidas (e não só a mim, a pessoas conhecidas tb)
    E agora preciso mais uma vez dos vossos conselhos/opiniões:
    - Até quantas semanas de gravidez, se deve avisar a Entidade Patronal?
    - Existe alguma forma de o fazer? Deve ser verbal e por escrito? Apresentar alguma declaração médica?

    Agradeço as vossas respostas.

    Beijinhos a todas


    2009 "Giovana abençoaste-nos com 5 dias da tua presença. Minha pequena, partiste tão cedo, mas ao menos ñ sofreste mais. Amamos-te mt e nunca te esqueceremos, ficarás sempre no n/coração minha linda! És a n/ anjinha tão bonita que irá olhar semp por nós!"

    Madrilhadas: Angelcruz c/ o seu mais que tudo Gonçalo Babinhas_1 Vais conseguir!

  • #2
    Olá srs!

    Eu espero vir ajudar-te com informações correctas (mais meninas irão dar a sua opinião), mas pelo que sei não há data limite para avisar a entidade patronal. Ou seja, nós devemos sim avisar, mas para nosso benefício (todos os direitos que temos enquanto trabalhadoras grávidas), não temos data limite. Penso eu de que...

    Deve apresentar-se uma declaração escrita pelo médico, com a nossa identificação e a declarar de quanto tempo estamos e qual é a data provavél do parto. Consoante o serviço, entrega-se nos recursos humanos ou á própria chefia. Ou até a ambos.

    Eu, pessoalmente, estou grávida de 12 semanas + 4 dias e ainda não comuniquei. Podia tê-lo feito verbalmente, mas como sei que depois mo pediam por escrito, prefiro esperar pela próxima consulta, em Janeiro, estarei de 17 semanas. (Na última consulta esqueci-me de pedir!!!). Nessa altura digo e entrego a declaração.

    Se não estou em erro este é o procedimento correcto.

    Bjs e tudo de bom!









    Comentar


    • #3
      Olá!
      Andava com a mesma dúvida que tu.
      Não existe um tempo definido para avisares a tua EP. Tens de comunicar por carta registada - isto para evitar certas situações - e não é necessário nenhum documento médico que o comprove. Esse mesmo documento só é necessário se por causa da gravidez necessitares de mudar de local de trabalho ou mudança de horário por ex.
      Apenas um cartinha a avisar que estás grávida que a DPP é a x.
      Mais nada!
      Eu ainda não avisei, vou esperar pelas 12 semanas.

      Espero ter ajudado!

      Beijinhos

      Comentar


      • #4
        olá meninas,

        obrigada pelas vossas respostas fiquei esclarecida


        2009 "Giovana abençoaste-nos com 5 dias da tua presença. Minha pequena, partiste tão cedo, mas ao menos ñ sofreste mais. Amamos-te mt e nunca te esqueceremos, ficarás sempre no n/coração minha linda! És a n/ anjinha tão bonita que irá olhar semp por nós!"

        Madrilhadas: Angelcruz c/ o seu mais que tudo Gonçalo Babinhas_1 Vais conseguir!

        Comentar


        • #5
          Olá, não existe nehuma obrigação de se avisar a entidade patronal de uma gravidez. Deve-se fazer para benefício próprio, nomeadamente para consultas pré-natais sem perda de retribuição.
          No entanto, o estatuto "trabalhadora grávida" só se adquire com a comunicação escrita á entidade patronal e, ao contrário do que já aqui foi dito, com atestado médico.
          Bjs

          Comentar


          • #6
            bom dia meninas,

            obg pelas vossas respostas, assim uma pessoa sabe o que fazer e proteger-se... obrigada pelas dicas


            2009 "Giovana abençoaste-nos com 5 dias da tua presença. Minha pequena, partiste tão cedo, mas ao menos ñ sofreste mais. Amamos-te mt e nunca te esqueceremos, ficarás sempre no n/coração minha linda! És a n/ anjinha tão bonita que irá olhar semp por nós!"

            Madrilhadas: Angelcruz c/ o seu mais que tudo Gonçalo Babinhas_1 Vais conseguir!

            Comentar

            slot_bottomleaderboard_post

            Collapse
            Working...
            X