Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Pediram-me que devolvesse uma quantia de 300€ referente ao pré-natal...

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Pediram-me que devolvesse uma quantia de 300€ referente ao pré-natal...

    Pois é...
    Quando estava gravida meti como todas nós os papéis para o pré-natal, nos quais os únicos dados que pediam eram os meus e os do meu marido, o pai da Lia. Não pediam nada de agregados familiares.
    Ora, quando a Lia nasceu meti os papeis para o abono e para subsidio de parentalidade. Nos quais, em ambos, me pediam o agregado familiar, no qual obviamente e até porque nunca gostei de enganar a segurança social, incluí a minha mãe que vive connosco e na altura era cá em casa a única empregada a ganhar 475€ por mês com despesas de renda, agua, luz etc..comida compramos sempre com os 140€ do cheque da lia durante a gravidez. Mas não é que agora, recebo uma carta em que tenho de devolver o valor referente a 52€ e tal por cada cheque que recebi de pre-natal pois pelos vistos não tinha direito a ele.
    Quer dizer... só porque a minha mãe entrou no agregado? Não entendo até porque ja nos papeis do pré-natal tinha feito questão de dizer a senhora no balcão que estava empregada em 2008(data da qual lhes interessavam os meus rendimentos) mas em 2010(data na qual eu estava gravida) não estava, nem eu nem o meu marido e so a minha mãe trabalhava...disse-lhe que não fazia sentido saberem os meus rendimentos de dois anos antes de eu engravidar. A verdade é que agora tenho 300 e tal € para pagar, sinceramente nem sei como porque ainda agora o meu marido arranjou trabalho e em tantos meses desempregados ganhamos dividas que temos de pagar com os primeiros ordenados e sinceramente nem sei o que me acontece se não pagar isto no prazo...já me disseram para fazer reclamação mas sinceramente nem sei o que escrever... não sei porque raio ,e estão a cobrar isto agora...quando não tenho culpa que não tenham pedido o agregado nos primeiros requerimentos...Mandam uma cartinha a dizer que lhes devo 300 e tal euros e nem uma explicação quanto ao porque...mas neste pais já nada me admira. Estamos em crise, baixam os escalões e vai de pedir montes de dinheiro de volta?


    Alguém na mesma situação em que lhe tenham pedido devolução do dinheiro? Alguém sabe o porquê ao menos?



    Onde posso reclamar ou tentar esclarecer-me? Ao balcão da segurança social aqui da minha zona? Nem me dão muito tempo, só dez dias para reclamar...se não estou em erro. E depois até tenho medo de reclamar e eles até terem razao e ainda me pedem o resto todo lol...(lagarto, lagarto lagarto)


    Conselhos por favor
    Ultima edição por Marisa Lia Ruben; 09-02-2011, 00:46.






    http://www.youtube.com/watch?v=ma9I9VBKPiw

    http://www.youtube.com/watch?v=P3VJgkLSFws

  • #2
    Olá Marisa.
    A mim já me aconteceu uma situação parecida mas eu achei que eles tinham razão.
    Quando a criança nasce automaticamente estás a gozar a licença de maternidade. Como a minha filha esteve internada muito tempo, eu interrompi a licença de maternidade para colocar assistencia à familia.
    Eu já não me lembro bem porque já foi há 4 anos mas acho que teve haver com um valor que, no meu caso, me pagaram a licença de maternidade e a assistencia em familia para o mesmo período. Também me enviaram uma carta a explicar o erro, eu fui lá e paguei. Não era um valor muito alto.
    Mas realmente se não concordas, o mais lógico é fazeres a reclamação naquela instituição.
    Acho que não ajudei muito mas era só para saberes que não foste a única a quem aconteceu.

    Comentar


    • #3
      Olá,

      a minha mãe teve um problema com a segurança social em que, por falha deles, lhe foi atribuido um subsidio de determinado valor que ao fim de um ano chegaram á conclusão que ela afinal não tinha direito. Apesar de o erro ter sido deles logo na atribuição, e apesar de todas as reclamações pessoalmente e por escrito que fizemos, não houve nada a fazer :-( Ela teve de devolver o dinheiro, mesmo. Partindo do princípio que acontecerá o mesmo contigo, podes tentar fazer como a minha mãe, que em vez de devolver tudo de uma vez (até porque não tinha, era mesmo impossivel), lhe descontam uma pequena percentagem da reforma todos os meses até terminar de pagar tudo. Talvez possas arranjar uma maneira de dividir o pagamento para não custar tanto... Boa sorte, estas coisas são horriveis porque uma pessoa sente-se mesmo injustiçada e frustrada porque fez tudo bem e depois vê-se em apertos por falhas alheias...

      Elsa

      Comentar


      • #4
        Inserido Inicialmente por ElsaTS Ver Mensagem
        que em vez de devolver tudo de uma vez (até porque não tinha, era mesmo impossivel), lhe descontam uma pequena percentagem da reforma todos os meses até terminar de pagar tudo. Talvez possas arranjar uma maneira de dividir o pagamento para não custar tanto... Elsa
        Mesmo que seja erro deles terás sempre de pagar, podes é pedir um plano de pagamentos, como a Elsa referiu. Eles dividem a dívida em tranches e vais pagando. Não costumam (ou não costumavam, não sei como será agora) colocar grandes problemas nisso.

        Comentar


        • #5
          Pois...

          na carta recebi por acaso so dizia mesmo que tinha de devolver aquela quantia, não explicitava nada sobre o porque, apenas referiram que eu supostamente já teria sido informada numa carta anterior aquela sobre os motivos da tal devolução. Mas nunca recebi carta nenhuma. a morada esta certa, ou então nem mandavam a segunda carta, ou então nem teria recebido os cheques...que vinham por correio. quanto mais não seja reclamo por não ter recebido explicação nenhuma sobre o porque daquilo como na carta que tenho refere que recebi.
          O erro da segurança social nem foi nas contas dos rendimentos ou de licenças... Eles simplesmente não pedem os dados do agregado familiar quando se faz o requerimento para o pré-natal. Só pedem os dados da mãe e do pai. Depois quando se muda o pré-natal para o abono de família é que já pedem o agregado familiar... Ou seja isto é simplesmente uma estupidez pois só não declarei os rendimentos da minha mãe porque no requerimento não pediam essa informação... E agora tenho que devolver o dinheiro supostamente a mais nas outras prestações... Agora por exemplo, o meu marido já tá a trabalhar e quando fizer o IRS o mais provável é perdermos o escalão, e depois será que eles pedem o valor do "empréstimo Social" desde o inicio? É que se por baixar de escalão pedem a diferença, se ficarmos sem nada pedem tudo de volta.... Ajudas Sociais dizem eles.... LOL, é mais uma ajuda para nos enterrarmos...






          http://www.youtube.com/watch?v=ma9I9VBKPiw

          http://www.youtube.com/watch?v=P3VJgkLSFws

          Comentar


          • #6
            E eu nem me vou dar ao trabalho de lhes pedir um plano de pagamentos... O erro foi deles. eles que me venham com soluções...
            Se me chatearem muito com cartas ou telefonemas a exigir o que quer que seja, mando-os logo ir dar uma volta... deviam de exigir nas alturas certas...
            Alem disso como disseram aqui neste tópico, reclamar na segurança social não adianta de nada, alias, neste país não adianta reclamar em lado nenhum...
            Temos é que reclamar junto da comissão europeia... existem sites onde podem fazer isso online inclusive... estamos num pais de 3º mundo... Nem existe sequer cruzamento de dados entre as instituições governamentais... Eu com 8 meses de gravidez recebi uma proposta de trabalho do centro de emprego... Sinceramente... É que nem meti la os pés...






            http://www.youtube.com/watch?v=ma9I9VBKPiw

            http://www.youtube.com/watch?v=P3VJgkLSFws

            Comentar


            • #7
              Inserido Inicialmente por Marisa Lia Ruben Ver Mensagem
              E eu nem me vou dar ao trabalho de lhes pedir um plano de pagamentos... O erro foi deles. ...
              Pois foi, mas quem tem que pagar és tu. E se não pagares no prazo estabelecido ainda acumulas juros de multa. Tu é que sabes...

              Já agora, eu com 8 meses de gravidez também recebi uma proposta de emprego, não do centro de emprego mas duma empresa concorrente daquela em que trabalho, e fui à entrevista porque acho que ofertas de trabalho não são para desdenhar ou ignorar nos tempos que correm. Infelizmente eles precisavam dum quadro para entrada imediata, pelo que não fiquei, mas se fosse para daí a 3 ou 4 meses podia ter ficado com o lugar. A escolha estava entre mim e outro colega de profissão.
              Ultima edição por miosotis; 09-02-2011, 15:06.

              Comentar


              • #8
                Olá

                Eu acho que não ires lá nem dizeres nada não é solução para o teu caso. Eles não se vão esquecer e fica por isso mesmo. A SS é lixada e cobra mesmo as dívidas. Acho que deves ir lá, tentar perceber a situação. Em relação ao formulário do pedido de abono pré-natal, eu preenchi na própria SS e tem um quadro onde se preenche as pessoas que vão viver com a criança em "comunhão de cama e mesa". Eu nunca pedi o abono "normal" portanto não posso estar a fazer confusão. Tenho que concordar com a miosotis , a entrevista podia ser uma oportunidade para ti, mesmo que para mais tarde. Não tem mal nenhum ir a uma entrevista grávida.. E o empregador também fica logo esclarecido com a situação portanto... Não acho que isso seja uma coisa do outro mundo.

                Comentar


                • #9
                  A melhor solução é responder á SS e tentar resolver a questão. Não acho certo pedir a devolução de valores pagos por erros da instituição, mas conheço alguns casos em que tem acontecido e a solução passa por pagar.
                  Por norma quanto mais tempo passar acumulam juros de dívida e mesmo depois de acordar um plano de pagamento são cobrados juros sobre a dívida e sobre os juros da mesma até à total liquidação.
                  Se eles acordarem em ir descontando nos pagamentos do abono (se tiverem) talvez não fosse má solução. É que eles são tramados e não perdoam nada.

                  Comentar


                  • #10
                    Inserido Inicialmente por isa.2009 Ver Mensagem
                    É que eles são tramados e não perdoam nada.
                    E não é só isso. Mais tarde pode dar problemas em diversas situações que envolvam o estado. Estou a lembrar-me, por exemplo, de quando entreguei um carro para abate há uns anos que tive que entregar uma declaração em como não tinha dívidas à SS e às finanças. Candidatar-se a cargos no estado com dívidas ao mesmo também, esquece lá isso. E mesmo no sector privado também pode causar pruridos, este ano a empresa onde trabalho ganhou uns concursos públicos e todos os colaboradores da empresa que vão trabalhar directamente nesses projectos tiveram de entregar as ditas declarações em como não têm dívidas.
                    Portanto, acho que ignorar é mesmo uma resposta imatura.

                    Comentar


                    • #11
                      Inserido Inicialmente por miosotis Ver Mensagem
                      E não é só isso. Mais tarde pode dar problemas em diversas situações que envolvam o estado. Estou a lembrar-me, por exemplo, de quando entreguei um carro para abate há uns anos que tive que entregar uma declaração em como não tinha dívidas à SS e às finanças. Candidatar-se a cargos no estado com dívidas ao mesmo também, esquece lá isso. E mesmo no sector privado também pode causar pruridos, este ano a empresa onde trabalho ganhou uns concursos públicos e todos os colaboradores da empresa que vão trabalhar directamente nesses projectos tiveram de entregar as ditas declarações em como não têm dívidas.
                      Portanto, acho que ignorar é mesmo uma resposta imatura.
                      Eu também acho o mesmo. Se há entidade má para se ter problemas é com a SS....

                      Comentar


                      • #12
                        Olá

                        A mim aconteceu-me o mesmo 2 vezes, uma na licença de parto e outra com o abono de família.

                        No primeiro caso "tinham razão" porque me tinham pago baixa até ao final do mês de Dezembro apesar da minha baixa ter acabado a 12 e não existir renovação porque nesse dia fui internada para ter a bébé...pelo que também me pagaram licença de parto.

                        Da segunda perdi uma manhã inteira para me dizerem apenas que tinham entrado "novas remunerações em sistema" não sei de quê porque só vivo do meu salário, e que o sistema tinha feito um recálculo do valor a receber por isso tinha de devolver. Não me deram mais nenhum pormenor sobre que remunerações eram essas, apenas me propuseram pagar 250€ em tranches de 50€... O abono era de 13 euros ou lá o que era... Compensava imenso!

                        Como não tinha nem tenho o dinheiro para pagar, começaram a descontar uma parte no abono, mas como até já isso me cortaram já não estou a pagar...qualquer dia recebo uma cartinha ou não me pagam baixas ou assistência à família, já sei... mas enquanto não vier um extra... vão ficar sem ele.

                        Boa Sorte!


                        Madrinha: monicaamaro Afilhada: Moongi

                        Comentar


                        • #13
                          Inserido Inicialmente por trcosta Ver Mensagem
                          Eu também acho o mesmo. Se há entidade má para se ter problemas é com a SS....
                          E as finanças...

                          Comentar


                          • #14
                            lol...quando me mandaram a carta nem era mesmo para entrevista, mas foi a única carta que recebi deles o tempo todo que lá estive inscrita, e era para me apresentar lá no centro de emprego...e não fui por varias rasões, até porque a minha intenssão era ir...1º: até morava perto da rua do centro de emprego mas se imaginassem a dor de burro com que ficava cada vez que me aventurava naquela subida também me aconselhavam a não tentar subir aquilo muitas vezes principalmente quando subidas íngreme me provocavam contracções mesmo que leves, logo ai, sendo que o meu marido nem me podia acompanhar lá para ter a certeza que saia bem e chegava bem basicamente proibiu-me uma semana antes de ser o dia, mesmo assim estava numa de ir, o mais giro é que nesse dia recebi mesmo uma proposta e andei a trabalhar para uma E.T.T. a fazer promoções para o jumbo, e em pingos doce...bulia ali 9 e 10h horas por dia...mas o que vale é que era so aos fins-de-semana, e nunca ninguém se queixou de eu estar gravida tanto que quando comecei a trabalhar não disse a mulher que estava gravida com medo de ela já não me querer lá e simplesmente apareci no dia com o meu barrigao...ela olhou um bocado de lado e perguntou-me se não era muito puxado para mim, até me deixou ter um banquinho para me sentar de vez em quando porque realmente eram muitas horas... porque eu quis...mas se dependesse de quem vive a minha volta não tinha aceitado o trabalho...não foi mesmo por preguiça acredita. Em dois ou três fins-de-semana ganhei 200€, já não foi mau






                            http://www.youtube.com/watch?v=ma9I9VBKPiw

                            http://www.youtube.com/watch?v=P3VJgkLSFws

                            Comentar


                            • #15
                              A mim aconteceu-me o mesmo... já quando a Sara tinha mais de um ano recebi uma carta para devolver 160€!
                              Pessoalmente, nunca dei por nada porque na altura estava a receber subsídio pré-natal, abono família e subsídio por gravidez de risco… tudo junto!
                              Quando recebi a carta fui ver ao site da SS o que se passou e dei conta que recebi o abono pré-natal como estando no 4º escalão… quando o meu escalão é o 5º! Enviei cheque e regularizei a situação.

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X