Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Deduções em IRS

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Deduções em IRS

    Olá a todas. Isto trata-se de um tópico com uma dúvida de alguém muito leiga nestes assuntos.

    Faço IRS desde 2007. Em todas as declarações, apresentei sempre despesas de saúde e educação que dizem ser dedutíveis em IRS. Só que nunca recebi nada.

    A minha questão é: só tem direito a essas deduções quem desconta uma percentagem do seu salário em sede de IRS? O meu ordenado não chega às tabelas de deduções...

    Obrigada e espero que tenham entendido a minha questão
    Receitas da Lótus

  • #2
    Flor nao se entendi a tua pergunta. As deduçoes sao reduçoes ao que total de IRS que se paga num ano. A retençao na fonte que se faz cada mes é baseada uma estimativa. Depois quando apresentas a tua declaraçao fazem as contas e se resulta que retiveste mais que o que te correspondia devolvem. Caso contrario podes mesmo ter de pagar. Se nao retens nada na fpnte nao teem nada para devolver. Mas se fizeres a simulaçao da declaraçao ves logo isso.

    Beijinhos

    Rute

    O meu parto de 14 dias
    Bebes e Mamas marcianas de 2008
    Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
    CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

    Comentar


    • #3
      Rute eu referia-me às despesas de educação e de saúde. Toda a gente me fala que vai buscar parte do que gasta nas consultas e nos livros da escola, por exemplo, e eu nunca recebi nada daquilo que paguei.
      Receitas da Lótus

      Comentar


      • #4
        Eu nao sei como sao feitas as estimativas, mas pode ser que na tua taxa de retençao na fonte ja seja considerado um valor para deduçoes e que tu nao estejas longe disso. Nesse caso se nao apresentasses nada terias de pagar. Ou simplesmente nao atinges tectos para deduçoes, mas isso acho pouco provavel...

        Eu nas minhas primeiras declaraçoes nao recebia nem pagava porque ganhava menos que o primeiro escalao de IRS, logo nao retia na fonte imposto (só SS e afins).
        Rute

        O meu parto de 14 dias
        Bebes e Mamas marcianas de 2008
        Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
        CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

        Comentar


        • #5
          Inserido Inicialmente por rbalmeid Ver Mensagem
          Eu nas minhas primeiras declaraçoes nao recebia nem pagava porque ganhava menos que o primeiro escalao de IRS, logo nao retia na fonte imposto (só SS e afins).
          Rute
          Lá está, é o meu caso. Era a isso que me referia no meu 1º post (eu avisei que era uma questão esquisita )... Acredito que o facto de não receber pelas minhas despesas esteja relacionado com o facto de eu não atingir os escalões...
          Receitas da Lótus

          Comentar


          • #6
            Segundo percebi, estás isenta de IRS correcto? Se estás isenta, não descontas para lá, portanto, não tens direito a receber nada, independentemente das despesas que tenhas.
            Eu desde 2007 que não recebo nada de IRS porque também estou isenta.

            Comentar


            • #7
              Os reembolsos do IRS são isso mesmo, reembolsos :-) O Estado não te está a oferecer nada, está é a devolver-te uma parte do que tu já pagaste ao longo do ano nas retenções na fonte mensais... No fim do ano apresentas realmente essas despesas e o Estado diz assim, «Bom, ela já pagou 100, mas como até teve 50 de despesas, vamos lá devolver-lhe 10» :-P

              Se não atinges o valor para fazer deduções, até podias apresentar um milhão de despesas... não pagaste nada, não tens nada a haver. Há muitas pessoas que vêem o reembolso do IRS como uma prendinha do Estado, ou que o Estado lhes está a ajudar a pagar a escola ou as despesas com a saúde, mas na realidade é o teu dinheirinho que ficou lá a mais que eles estão a devolver (e sem juros decentes, diga-se, que esteve lá a render para eles uma data de meses, lol)

              Elsa

              Comentar


              • #8
                Bem, obrigada por terem perdido tempo a responder a esta minha pergunta parva, mas que me andava a matutar
                Receitas da Lótus

                Comentar


                • #9
                  Inserido Inicialmente por Flor_de_Lótus Ver Mensagem
                  Bem, obrigada por terem perdido tempo a responder a esta minha pergunta parva, mas que me andava a matutar
                  Não há perguntas parvas :-)

                  Comentar


                  • #10
                    É isso mesmo eles só te devolvem o imposto retido durante o ano, até ao máxmo do escalão em que te inseres... portanto se te retiveram 1000€ esse é o máximo que podes ir reaver, se não houve retenção e realmente o teu escalão não atinge o escalão em que se começa a deduzir irs, eles não têm nada para devolver!

                    Por regra lá em casa vamos buscar a totalidade da retenção dos dois, só com despesas de saude e educação... este ano como vai ter tectos lá se vai o reembolso à vida

                    Comentar

                    slot_bottomleaderboard_post

                    Collapse
                    Working...
                    X