Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

IVA recibos verdes

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • IVA recibos verdes

    Tenho duas questões sobre o IVA nos recibos e agradecia que quem saiba me pudesse esclarecer.

    1º - qual o valor de IVA a cobrar em cada recibo?
    2º - eu sei que quem paga o IVA é a instituição a quem se passa o recibo, mas a pergunta é: a empresa vai poder recuperar o IVA que me paga tal como faz com o IVA de aquisições/equipamentos ou vai ter de suportar essa despesa a mais?

    Thanks

  • #2
    Inserido Inicialmente por deinhac Ver Mensagem
    Tenho duas questões sobre o IVA nos recibos e agradecia que quem saiba me pudesse esclarecer.

    1º - qual o valor de IVA a cobrar em cada recibo?
    2º - eu sei que quem paga o IVA é a instituição a quem se passa o recibo, mas a pergunta é: a empresa vai poder recuperar o IVA que me paga tal como faz com o IVA de aquisições/equipamentos ou vai ter de suportar essa despesa a mais?

    Thanks
    A percentagem de IVA a cobrar, na generalidade dos casos, é 23% do valor do serviço prestado. Em relação ao ponto 2 não te sei responder...

    Comentar


    • #3
      Pois, esse ponto 2 está a complicar-me a cabeça :S imagina, num valor bruto de 800 euros pedir à empresa que me pague o IVa? São mais 200 e tal euros! Pode dar problemas... porque a empresa, caso não recupere este valor de alguma forma, pode me chatear com isso...

      Comentar


      • #4
        Mas é mesmo assim, não é? Eu cobro os meus serviços mais IVA, isso é um dado adquirido e nunca ninguém me disse nada. Não sei se eles o recuperam, mas não me parece... Daí às vezes as situações de economia paralela em que te dizem «se quiser recibo, é mais o IVA, sem recibo fica mais barato», lol... Se os clientes querem fazer as coisas pela lei têm de pagar IVA.

        Comentar


        • #5
          Inserido Inicialmente por deinhac Ver Mensagem
          Pois, esse ponto 2 está a complicar-me a cabeça :S imagina, num valor bruto de 800 euros pedir à empresa que me pague o IVa? São mais 200 e tal euros! Pode dar problemas... porque a empresa, caso não recupere este valor de alguma forma, pode me chatear com isso...
          O ano passado já tiveste um rendimento superior a 10 000 euros? se sim, pagas IVA, se não és isenta.
          Pensa bem porque em 800 euros mensais se pagares IVA, tiras esse valor mais o do IRS , mais o da SS (que no minimo são 124 euros) . Vai ver quanto te fica e vês que não é nenhuma fartura...

          a questão da empresa nem se devia colocar. Cobras o valor mais IVA e acabou....

          Comentar


          • #6
            eu quanto trabalhava numa empresa de formação , o meu boss recuperava o IVA que tinha pago aos formadores

            muita atenção aos prazos porque as multas são muito duras

            Comentar


            • #7
              Eu ainda não abri sequer actividade. Vou abrir muito em breve, porque já tenho trabalho regular que corresponde a 800 euros mensais. Mas eu ando a estudar se me vale a pena procurar mais trabalhos ou não, por causa desta questão do IVA. Por enquanto, se me mantiver nos 800 euros mensais dá 9600 euros ao ano, ou seja fico isenta de IVA. Mas basta-me pegar noutro trabalhito qualquer e pimba, passo o escalãos dos 10.000 e fico obrigada ao IVA. Será que compensa?
              Sou eu que trimestralmente tenho de pagar o IVA ás finanças? Expliquem-me isso por detalhe, pf!!

              Comentar


              • #8
                És tu, sim, trimestralmente tens de apresentar a declaração, e pagar o valor apurado. Consoante a atividade, podes colocar o IVA de algumas despesas. Por exemplo, no meu caso, eu sou tradutora, coloco como despesas a Internet, o telemovel, tudo o que é material informático, tinteiros, papel, etc. (mas não é a despesa por inteiro, o que desconta é o IVA desses produtos). E depois de pores a declaração ficas com uma referência para pagares por multibanco ou como quiseres. Tens de apresentar a declaração até 45 dias depois do fim do trimnestre, ou seja, no 1º trimestre tens de apresentar a declaração (e pagar o IVA!) até 15 de Maio, etc. As multas são msmo granes e aumentam de dia para dia, é uma chatice. Eu atraso muitas vezes o pagamento porque na maioria dos trimnestres (se não em todos!) estou a pagar IVA que ainda nem recebi, e às vezes é complicado.

                Nas contas do «ver se compensa», o IVA nem devia entrar, porque é para além dos 800 euros, ou seja, tu pagas IVA mas tb já o cobraste. Em vez de passares um recibo de 800 euros que é o valor do teu trabalho, passarias de 984, e são esses 184 que tens de entregar às finanças. Claro que como reténs na fonte 21,5% de IRS (é obrigatório desde que a empresa cliente tenha contabilidade organizada, acho eu), acaba quase por ficar ela por ela, em termos práticos do dinheiro que recebes. E sim, a Seg. Social é uma batelada, é por escalões mas mesmo o mínimo não é pouco e com 800 euros mensais de certeza que não estás no mínimo.

                Portanto, na minha opinião, se conseguires arranjar mais trabalhos, a questão é saberes se a entidade que te vai pagar os 800 euros está disposta a continuar a pagar esse serviço se tiver de pagar mais 23%. Se sim, compensa-te sempre, porque lá está, o IVA na prática não sai do teu bolso mas sim do bolso deles.

                Não sei se me expliquei bem :-)

                Elsa

                Comentar


                • #9
                  Inserido Inicialmente por deinhac Ver Mensagem
                  Eu ainda não abri sequer actividade. Vou abrir muito em breve, porque já tenho trabalho regular que corresponde a 800 euros mensais. Mas eu ando a estudar se me vale a pena procurar mais trabalhos ou não, por causa desta questão do IVA. Por enquanto, se me mantiver nos 800 euros mensais dá 9600 euros ao ano, ou seja fico isenta de IVA. Mas basta-me pegar noutro trabalhito qualquer e pimba, passo o escalãos dos 10.000 e fico obrigada ao IVA. Será que compensa?
                  Sou eu que trimestralmente tenho de pagar o IVA ás finanças? Expliquem-me isso por detalhe, pf!!
                  Eu posso estar a dizer mentira mas penso que não. Se abriste agora actividade não cobras o IVA, porque não estás a pagá-lo, nem deves cobrar porque ao que me disseram podes ter problemas se cobrares IVA não estando ainda acima dos 10 000 euros. Se por exemplo ultrapassares este ano os 10 000, para o ano vais pagar IVA quer recebas 5000, 10000 ou mais. No ano a seguir podes ou não estar isenta de IVA consoante o que recebeste, não sei se me fiz entender? Tu não ficas a pagar IVA eternamente se ultrapassares só num ano o 10 000 , no ano a seguir é que terás que o cobrar.
                  Eu não estou a cobrar IVA porque estou isenta.
                  Em relação à retenção na fonte, não é obrigatória abaixo dos 10 000, mas como é obvio se não tiveres despesas que te cubram aquele valor, no final do ano terás que repor dinheiro, e é uma chatice, por isso eu opto por fazer retenção na fonte, lá está 21,5 %.
                  E depois tens a SS, se é o teu primeiro trabalho a recibos verdes, deves estar isenta, mas é melhor perguntares, porque não sei como funciona para quem já trabalhou por conta de outrem. Se paga ou não.
                  E como disse a Elsa, pagar o IVA somos nós ás finanças trimestralmente e sem atrasos. A SS podes fazer por débito directo ou multibanco.

                  Comentar


                  • #10
                    Explicaste Elsa e desde já muito obrigada pela paciencia a explicar tudo
                    Isto realmente é uma ladroagem do camandro... num recibo de 800 euros, tenho de reter 21%, pagar a seg social e contas feitas trago 500 euros para casa. Não é a primeira vez que vou abrir actividade, fui freelancer até 2006... houve um ano que ultrapassei os 10.000 (entao tinha de pagar IVA) e não percebia nada do assunto, lembro-me que paguei multas atrás de multas, lol.

                    Agora a minha dúvida permanece em relação ao IVA que a empresa tem de me pagar... porque se ela conseguir recuperar esse dinheiro de alguma forma, acho que não haverá problemas em dar-me esse valor a mais... mas se porventura não recuperar nada, torna-se complicado pedir mais 200 mocas assim do toma lá dá cá!

                    Comentar


                    • #11
                      Obrigada Dulsa
                      Acho que, como vou reabrir actividade, não tenho direito a isenção na totalidade, mas tenho direito a pagar menos que o suposto (não sei quanto) Li isto algures...

                      Comentar


                      • #12
                        Inserido Inicialmente por deinhac Ver Mensagem
                        Tenho duas questões sobre o IVA nos recibos e agradecia que quem saiba me pudesse esclarecer.

                        1º - qual o valor de IVA a cobrar em cada recibo?
                        2º - eu sei que quem paga o IVA é a instituição a quem se passa o recibo, mas a pergunta é: a empresa vai poder recuperar o IVA que me paga tal como faz com o IVA de aquisições/equipamentos ou vai ter de suportar essa despesa a mais?

                        Thanks
                        em relação ao ponto 1 tens de cobrar 23% iva, no entanto tens sp a opção de ser regime simplificado abaixo dos 10.000€ ai é isentas...mas isto tudo mto no geral nada melhor k se analizar a tua situação...fala quando fores abrir atividade na finanças
                        ponto 2 qq empresa ou individual com regime de conta bilidade organizada recupera o iva pago a ti...
                        espero ter ajudado
                        Rita


                        Madrinha: ICA
                        Afilhada estrellavera já espera a sua estrelinha um menino o DINIS

                        Faço contabilidade de PME
                        Apoio ao inicio de actividade

                        Comentar


                        • #13
                          Obrigada Arq - sempre a ajudar moça!

                          Comentar

                          slot_bottomleaderboard_post

                          Collapse
                          Working...
                          X