Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

O meu parto (provocado) 20 meses após cesariana

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • O meu parto (provocado) 20 meses após cesariana

    Há exactamente 10 dias (no dia 09.09.2009) nasceu o meu Jan-Erik no Klinikum Braunschweig na Alemanha.



    Achei que também desta vez teria de escrever um testemunho do parto para mostrar que nao só é possível ter um parto normal após uma cesariana, como é possível provocar um parto - sem correr grandes riscos, é claro - sem completar os 2 anos após cesariana que tantos médicos em Portugal aconselham.



    A minha filha nasceu de cesariana por estar pélvica. Recorri na altura a todos os meios possíveis para que ela se virasse. Por fim recorri a um hospital especializado em partos naturais pélvicos. Até nesse hospital desaconselharam o parto natural uma vez que era o meu primeiro parto, eu sou pequeninae magrinha e o meu marido grande (o que poderia dar num bebé grande) e eu tinha diabetes gestacionais insulino-dependente. Ela nasceu e eu nunca consegui ultrapassar o desgosto de nao poder parir de forma normal.



    Nao sou contra a cesariana, de modo algum! Simplesmente nunca tive medo de parir e queria pelo menos uma vez na vida saber como é.



    Assim que a minha filha fez um ano engravidei do meu filho. O meu ginecologista dizia que se a gravidez corresse bem nada impediria o parto normal. Mais uma vez me foi detectada diabetes gestacionais, mais uma vez tinha de injectar insulina e controlar a minha comida ao máximo. Ainda assim os valores cada vez pioraram e chegaram a estar acima de 200, por mais que eu tomasse cuidado.



    Por essa razao aconselha-se aqui na Alemanha a provocar o parto no DPP. O meu ginecologista dizia-me que estava tudo bem com o bebé que nao havia necessidade de provocar o parto, mas que eu deveria escolher o que fazer. Eu tinha receio pelos valores altos, receio da quantidade de insulina que eu já estava a tomar se faria mal ao bebé e fiquei na dúvida se deveria realmente confiar no meu ginecologista (se bem que nunca tive razoes para nao confiar, mas comecei a ficar com medo...)



    O parto:

    No dia 07.09.2009 liguei às 7 da manha para o hospital. Expliquei a situacao e a resposta da enfermeira foi "tome o pequeno-almoco com calma e venha cá ter para provocarmos o parto".



    Ás 9 da manha colocaram-me um comprimido vag. que supostamente amoleceria o colo do útero e poderia - ou nao- provocar as contraccoes por si próprio. Nao aconteceu nada, ainda fui almocar a casa. À tarde deram-me outro comprimido e comecei com uma moínha e contraccoes irregulares. Fiquei no hospital a dormir e disseram-me que como o bebé aida nao estava encaixado na bacia, se a bolsa das águas rebentasse teria de ficar deitada e chamar a enfermeira. Caso contrário haveria risco de prolapso do cordao.... Por azar as águas rebentaram mesmo às 2 da manha. Como aconteceu durante uma contraccao (que cada vez vinham mais fortes) pensei que tivesse perdido o controle e tivesse feito xixi. Fui à casa de banho e só depois percebi que a bolsa tinha rebentado. Deitei-me e chamei a enfermeira....



    De manha controlaram o colo do útero: 1 cm... e o miúdo nada de se encaixar. Sem se encaixar nao me podia levantar. Ao meio-dia acharam que era melhor "acelerar" as contraccoes e deram-me oxitocina. Agora sim as contraccoes eram fortes. Perdi a nocao do tempo, o meu marido ía-me dando água e de vez em quando algo para comer (ele ainda foi buscar um esparguete à bolonhesa que comeu na sala e eu comi a salada entre as contraccoes). Nao sei quantas horas passaram assim, entretanto fui observada outra vez. Continuava a ter apenas 1 cm de dilatacao. Mas a boa notícia é que ele estava finalmente encaixado. Eu já nao conseguia andar para ajudar a dilatacao, mas pedi para ir para a banheira para amenizar as contraccoes. A enfermeira já estava a preparar tudo quando a médica me apalpou a barriga e diz que o bebé está tao torto que nao só tenho de continuar deitada,como tenho de ficar deitado para o lado direito de maneira a que ele se vire. Fiquei tao desiludida por nao ter feito dilatacao e continuar sem poder andar que pedi a epidural. Precisava de descansar. Tinha contraccoes há mais de 24h e nao dormia há 36h (mais coisa menos coisa). O meu marido diz que eu falei muito com ele nas duas horas que a epidural fez efeito, eu continuo a achar que dormi naquele tempo :lol: Ao fim das duas horas do efeito da epidural observaram-me e tinha 7-8 cm de dilatacao!! Fez-me bem descansar!! As contraccoes voltaram e o meu optimismo também! Ao fim de pouco tempo disse à enfermeira que me apetecia fazer forca e a resposta dela foi que entao tinha de preparar tudo para a vinda do bebé e comecou a preparar as toalhas e a fazer a pulseirinha, e fazia piadas porque o nosso nome é tao comprido e a pulseira ficava enorme :lol: etc. Nem imaginam o que isso me motivou. Entretanto o momento tinha chegado e ela dizia-me para eu sentir a cabecinha. Eu estava tao concentrada nas contraccoes que nem queria saber da cabecinha, mas lá acabei por sentir (que sensacao!!) o meu marido também sentiu e ele estava tao entusiasmado que finalmente o nosso bebé estava a querer sair que parecia ele que tinha renascido e puxava por mim o que também me motivou. Nao sei quando tempo estive a fazer forca para ele sair, mas a enfermeira (e a médica que entretanto apareceu) teve de dar tanta volta ao miúdo que estava todo torto que a fase da expulsao me pareceu uma eternidade. Nao rasguei, nao precisei de levar pontos! Que supresa boa!



    Finalmente ele estava cá fora. Nasceu às 2:13 da manha do dia 09.09.2009. Ao fim de 16 horas na sala de partos e 33 horas de contraccoes.



    O Erik foi-me imediatamente colocado ao peito. Nao chorou mas tinha os olhos tao abertos como se estivesse muito curioso em nos conhecer também. O meu marido pegou nele também e aí o Erik comecou a mamar nas maos. Coloquei-o ao peito e ele mamou. Mamou tao bem!! A minha filha só aprendeu a agarrar o mamilo quando tinha 3 meses, até lá só conseguia dar de mamar com bicos de silicone, de modo que eu nao conhecia essa sensacao!!



    Ao fim de uma hora a enfermeira disse que nos tinha de interromper, porque ao fim de uma hora ela tinha de medir a glicémia ao meu filho por causa da minha diabetes. O valor estava óptimo (a minha filha tinha nascido com uma hipoglicémia acentuada), mais outra surpresa boa!! Ele foi pesado e medido, etc e o meu marido pode limpá-lo e vesti-lo. Tinha exactamente 3.700g e 54,5cm. O meu marido diz que o peso é falso porque só foi pesado após mamar :lol: Foi lindo, lindo. Adormecemos os 3 ainda ali na sala de partos. Às 6 da manha a enfermeira acordou-nos e o meu marido foi para casa e eu para o meu quarto. No dia seguinte tive alta, estava tudo a correr tao bem! :-D



    O Erik é um bebé muito calminho, quase nao chora. Nao me dá trabalho nenhum... por enquanto :-D



    Tanto o meu marido, que esteve sempre a meu lado e nem para comer queria sair do pé de mim, como a equipa do hospital que era 5* foram essenciais para que o parto tivesse corrido bem.



    Talvez o meu ginecologista tivesse razao, talvez nao houvesse necessidade de provocar o parto. Se nao tivesse sido provocado possivelmente teria corrido de outra forma: quem sabe se ele já estaria encaixado e eu tivesse liberdade de movimentos depois das águas rebentarem? quem sabe se eu teria tido uma dilatacao mais rápida?



    Mas o mais importante é que no fim tudo correu bem :-D Depois do parto nao tive dores nenhumas, entretanto sinto-me preparada até para fazer a maratona, AHAHAH!



    Espero que todas as mulheres que leiam este relato e estejam à espera de bebé tenham o parto que desejam: seja ele parto natural em casa, seja ele cesariana planeada. Cada mulher deveria ter o direito a escolher....



    beijos!

    Jessica











    P.S.: parabéns a quem conseguiu ler tudo ;-)
    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------







  • #2
    RE: O meu parto (provocado) 20 meses após cesariana

    Oi, Mutti_von_zwei!



    Emocionei-me ao ler o teu parto... Também eu tive uma cesariana devido à posição do meu filhote e espero na próxima gravidez ter um parto vaginal!

    Seria realmente a realização de um sonho, pois tal como tu no meu primeiro parto fiquei muito triste por ter de ser cesariana...



    Parece-me que as condições oferecidas aí são muito diferentes das nossas...



    Fico contente por teres conseguido realizar esse teu sonho!





    Jocas grandes e FELICIDADES



    P.s.: ainda bem que este começo de amamentação correu melhor!




    Patrícia Paiva
    - Educadora Perinatal
    - Conselheira em Aleitamento Materno
    - Professora Ginástica para Bebés

    BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

    Comentar


    • #3
      RE: O meu parto (provocado) 20 meses após cesariana

      Olá



      Eu li tudo



      Tive uma primeira cesariana de urgência depois de um longo trabalho de parto devido ao sofrimento do bebé. Fiquei tão triste ...



      No segundo parto nem sequer tentaram provocar o parto. O bebé é grande e vamos para cesariana. Como já não penso ter mais filhos já não terei oportunidade de viver um parto natural ...



      Parabéns pelo rebento
      [hr]\"Eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo\" Raul Seixas

      Comentar


      • #4
        RE: O meu parto (provocado) 20 meses após cesariana

        Muitos parabéns pelo parto e pelo bebé!

        Dia 9/9 é um belissimo dia para nascer (nasci há 32 anos atrás nesse dia!lololol).

        Beijinhos e muitas felicidades!

        Ando cada vez mais a pensar em embarcar numa 2ª aventura no Mundo da Maternidade...

        Comentar


        • #5
          RE: O meu parto (provocado) 20 meses após cesariana

          Muitos parabéns pelo teu bebe.











          O meu bebe tambem nasceu na Alemanha no Elisabeth-Krankenhaus, á 7 meses e realmente aqui os partos sao muito diferentes de Portugal, nunca precisei de tar deitada e no momento da expulsão, durante cada contracao bebia um copo de agua, e mudava de posicao as vezes que quisesse.....







          Beijinhos e muitas felicidades
          [hr]:clover:

          Comentar


          • #6
            RE: O meu parto (provocado) 20 meses após cesariana



            Muitos parabéns Jessica!! Parabéns ao Erilk!

            Gostei muito de ler o relato.

            Tenho uma colega cujo o parto também foi provocado após 1 cesariana (no caso dela estava há muitas horas com a bolsa rota sem início do trabalho de parto). O OB também era alemão





            bjs

            Comentar


            • #7
              RE: O meu parto (provocado) 20 meses após cesariana

              Parabéns!!



              Que lindo rapagão!!



              Felicidades!!



              jinhos


              (o meu piolhito está a ficar um menino grande! )





              Comentar


              • #8
                RE: O meu parto (provocado) 20 meses após cesariana

                Olá



                Já te tinha lido, mas estou com uma carrispana que só te consigo dizer... PARABÉNS...



                ico mesmo muito feliz que tenhas conseguido o parto normal, como tanto o desejavas...



                Lembro-me perfeitamente da gravidez da tua F. que tiveste uma desilusão enorme quando soubeste que era para ser de cesariana!!!



                Muitos bjinhos

                BABS



                ps - ainda bem que o Erik já nasceu com tanta vontade de maminha!!!

                Comentar


                • #9
                  RE: O meu parto (provocado) 20 meses após cesariana

                  Jessica!!!!!!!!!!!



                  Muitos parabés minha linda!!!!! Fiquei tão tão tão feliz por ler o teu relato, nem imaginas!



                  Que tal achaste da sensação?



                  Um beijo enorme e muitos parabéns mais uma vez!



                  Bjs
                  [hr]Sara - Mãe, Doula, Educadora Perinatal, Conselheira em Aleitamento Materno pela OMS/UNICEF e directora da Baby Signs Portugal - ufa!

                  Comentar


                  • #10
                    RE: O meu parto (provocado) 20 meses após cesariana

                    APPM (19-09-2009)Oi, Mutti_von_zwei!



                    Emocionei-me ao ler o teu parto... Também eu tive uma cesariana devido à posição do meu filhote e espero na próxima gravidez ter um parto vaginal!



                    Seria realmente a realização de um sonho, pois tal como tu no meu primeiro parto fiquei muito triste por ter de ser cesariana...

                    Parece-me que as condições oferecidas aí são muito diferentes das nossas...



                    Fico contente por teres conseguido realizar esse teu sonho!



                    Jocas grandes e FELICIDADES



                    P.s.: ainda bem que este começo de amamentação correu melhor!


                    Tb tu um dia virás a conhecer a sensacao de um parto normal :-)



                    beijos!
                    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------






                    Comentar


                    • #11
                      RE: O meu parto (provocado) 20 meses após cesariana

                      sunrise (19-09-2009)Olá



                      No segundo parto nem sequer tentaram provocar o parto. O bebé é grande e vamos para cesariana. Como já não penso ter mais filhos já não terei oportunidade de viver um parto natural ...


                      Obrigado Sunrise ;-)



                      É pena partirem logo para a cesariana por o bebé parecer ser grande. O meu tb nao era pequeno e no entanto nao tive problemas nenhuns no momento da expulsao. Muito pelo contrário, nem fiz episiotomia...



                      De qq forma boa sorte e vem cá depois contar ;-)



                      beijos
                      ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------






                      Comentar


                      • #12
                        RE: O meu parto (provocado) 20 meses após cesariana

                        msantos80 (19-09-2009)Muitos parabéns pelo teu bebe.



                        O meu bebe tambem nasceu na Alemanha no Elisabeth-Krankenhaus, á 7 meses e realmente aqui os partos sao muito diferentes de Portugal, nunca precisei de tar deitada e no momento da expulsão, durante cada contracao bebia um copo de agua, e mudava de posicao as vezes que quisesse.....



                        Beijinhos e muitas felicidades


                        Obrigada!



                        vives onde?

                        pois, a enfermeira dizia-me sempre que assim que ele se encaixasse que eu poderia dar umas voltas para ajudar a dilatacao, mas infelizmente acabou por nao ser assim porque o rapaz decidiu fazer acrobacias na barriga ;-) Durante as contraccoes para dilatacao o que mais me apetecia era andar, até ía mais vezes à casa de banho do que era necessário para me poder mexer :lol:



                        No momento da expulsao é que eu nao me quiz levantar, dei à luz deitada de lado...
                        ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------






                        Comentar


                        • #13
                          RE: O meu parto (provocado) 20 meses após cesariana

                          Caalex (20-09-2009)



                          Muitos parabéns Jessica!! Parabéns ao Erilk!



                          Gostei muito de ler o relato.



                          Tenho uma colega cujo o parto também foi provocado após 1 cesariana (no caso dela estava há muitas horas com a bolsa rota sem início do trabalho de parto). O OB também era alemão



                          bjs


                          De certeza que nao sao só os OBs alemaes a fazerem partos deste género. O mais interessante é que nenhum GO com quem tive contacto colocou alguma vez a questao de nao tentar o parto normal. O meu ginecologista até me disse que uma cesariana feita nunca é (ou deveria ser) razao para uma segunda cesariana.



                          Quando me dirigi ao hospital também coloquei a questao à obstetra e ela só disse que dariam mais atencao à cicatriz, mas que o facto de ter feito cesariana nao seria um obstáculo a um parto normal. Quando pedi a epidural andaram duas enfermeiras e uma obstetra à volta da minha cicatriz a examinar e perguntaram-me umas 1000 vezes se eu sentia dores na zona. O problema era apenas que no caso de uma ruptura eu nao sentiria nada com a epidural. Mas eu nao tive problemas com a cicatriz nem durante a gravidez nem durante o parto de modo que nao havia perigo de algo nao correr bem.



                          Sabes? adorava voltar a engravidar só para saber como é entrar em trabalho de parto expontaneamente. O problema é que nao quero ter mais filhos :lol: ;-)
                          ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------






                          Comentar


                          • #14
                            RE: O meu parto (provocado) 20 meses após cesariana

                            Sara Doula (22-09-2009)Jessica!!!!!!!!!!!



                            Muitos parabés minha linda!!!!! Fiquei tão tão tão feliz por ler o teu relato, nem imaginas!



                            Que tal achaste da sensação?



                            Um beijo enorme e muitos parabéns mais uma vez!



                            Bjs


                            Obrigado Sara :-)

                            tu que tiveste de aturar a minha frustracao do parto da minha filha :lol:



                            A sensacao? é indescritível :-)

                            acreditas que tinha passado meia hora do parto, estava eu ainda sentada na cama com o Erik no colo (ainda nem estava vestido, nem tinha sido pesado nem nada) e telefonei à minha mae a contar que já tinha nascido e como foi. Quando fui para casa dizia-me ela "Epá tu nem te calavas! Quem diria que tinhas tu acabado de dar à luz!"

                            E ainda nao tinha saído da sala de partos já eu me sentia pronta para outra :lol:



                            Bjs!
                            ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------






                            Comentar


                            • #15
                              RE: O meu parto (provocado) 20 meses após cesariana

                              ...mas olha que Mutti von drei soa bem melhor

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X