Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

És homem? Fora da sala, pf!

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • És homem? Fora da sala, pf!

    Segundo Michel Odent, médico precursor do parto na água e autor de vários livros sobre a gravidez e o parto, os homens não deverão estar presentes aquando do parto. Em declarações ao jornal "The Observer", Michel Odent diz-nos que "O ambiente ideal para um nascimento não envolve homens. Assisti partos durante mais de 50 anos, em casa e em hospitais franceses, britânicos e africanos, e os partos mais fáceis que vi foram os que envolviam apenas a mulher e uma parteira com experiência, silenciosa e discreta. Sem médicos e sem acompanhantes homens". Segundo Odent, esta sua posição prende-se com o facto das mulheres se sentirem mais ansiosas e menos aptas para lidar com um parto quando sentem o nervosismo dos seus companheiros...



    Ao ler estas palavras, não pude deixar de discordar porque, no meu caso concreto, em que a Joana nasceu de cesariana, gostaria que o Pedro tivesse assistido ao parto por forma a partilhar o sentimento profundo que é ver um filho nascer. Aliás, o homem pode sempre escolher entre estar ou não presente no parto. Há homens para os quais o parto "mete impressão", preferindo aguardar na sala de espera. Outros que, sim, querem assistir ao parto. Outros há que, apesar do nervosismo, assistem ao parto e acabam por se sentir mal (vomitam, sentem-se desmaiar, etc). Contudo, neste último ponto, em que é que o mal-estar do companheiro interfere no decurso de um parto, natural ou por cesariana? Para mim, a presença do Pedro seria um recurso, um apoio e sei que ele gostaria de poder assistir ao parto, sem "tremeliques". Se os sentisse, olha, paciência, por favor alguém trate dele que eu estou a ter a minha filha. Penso que não me sentiria menos apta ou mais ansiosa por isso, certamente que o meu marido estaria em boas mãos. Aliás, estaria no sitio certo (isto é, num hospital) caso não se sentisse bem! Porque é que o ambiente ideal para um nascimento não envolve homens, sejam estes companheiros, assistentes ou médicos? Os partos mais fáceis "envolvem apenas a mulher e uma parteira com experiência, silenciosa e discreta" ?! Deus me livre se quem me estivesse a fazer o parto fosse uma pessoa silenciosa...! Durante o parto da Joana eu falei, falei, quis saber tudo o que estava a acontecer. O meu anestesista (homem!) foi de uma gentileza e profissionalismo imparáveis, todas as pessoas falavam entre si, num ambiente concentrado mas descontraido ao mesmo tempo. Vá, deixem-se de falsas questões, penso que um homem pode, sempre que assim o desejar, assistir ao nascimento do seu filho!



    Beijinhos,



    Sofia

  • #2
    RE: És homem? Fora da sala, pf!

    Interessante a questão levantada.



    O meu marido esteve presente em ambos partos porque ele quis (a presença dele veio a ser muito importante no 2ª pós-parto), não porque eu fizesse questão.

    Se é verdade que as mulheres - na sua maioria - se sintam mais seguras com a presença do pai do bebé (muitas vezes a única cara conhecida na sala de partos), a presença do elo masculino pode ter efeitos na forma como o parto se está a processar, quer positivos quer menos positivos.

    Tenho a consciência que se não fosse as insistências dos pai durante o 1º parto "tens a certeza que não queres a epidural?" e o sentimento que eu tinha que ele - mais do que eu - estava desconfortável com as minhas dores, talvez eu tivesse lidado melhor com a própria dor e tivesse tido o parto sem epidural (era essa a minha escolha natural).

    De qualquer das formas, se pudesse voltar atrás, voltaria a preferir a presença do pai naquele momento, porque esse era o seu desejo e porque faz muito mais sentido ele estar presente num momento tão marcante para toda a família.







    Sob o ponto de vista do acompanhamento por parte do profissional, não me parece que faça tanta diferença ser homem ou mulher; o essencial é que seja alguém vocacionado para o parto, que respeite a fisiologia do parto e os desejos da mãe.

    O que eu entendo por uma posição "discreta e silênciosa" não é o significado literal. Mas uma atitude não tão pró-activa, mas uma atitude de alguém que espere calmamente, sem estar sempre a entrar e a sair, a falar, que respeite o rítmo do parto, sem impor as suas opiniões, a não ser quando a sua intervenção demonstre ser objectivamente necessária.

    Comentar


    • #3
      RE: És homem? Fora da sala, pf!

      Tambem nao concordo..

      E acho precisamente o contrario.. Senti me muito mais calma quando o meu marido foi chamado para o meu lado na sala de partos!
      [hr]





      O Principe Nasceu: 4 de Dezembro 2008 (39s) - 3,550kg e 49,1cm



      Afilhada :star: sign_mum - O Rodrigo nasceu 02/02/2009

      Comentar


      • #4
        RE: És homem? Fora da sala, pf!

        Eu consigo perceber perfeitamente o que o Dr. Michel Odent quer dizer com as suas declarações em relação à presença masculina no parto...

        Aliás prova disso até temos um caso mediático largamente discutido há uns meses, em que o homem não devia ter assistido ao parto da sua mulher.

        É verdade que em muitas situações eles podem prejudicar...e não é pouco. A sua teoria baseia-se numa frase célebre de que o "Parto ocorre entre as orelhas", afirmação essa que eu concordo profundamente, e que reconheço que ao não estarem criadas as condições psicologicas para a Mulher parir (o acompanhamento, o ambiente, a sua força interior e mais uma série de coisas ) é natural que haja uma ou outra complicação, como um atraso na dilatação, um bloqueio...coisas ultrapassaveis..ou não.

        O que o Dr.Michel Odent não está a ter em conta é que a relação entre os casais mudou ao longo dos seus 50anos de experiencia, mudou e para bem melhor. Sendo que já há homens que se envolvem de forma tranquilizadora nos partos, conseguindo manter um equilibrio e conseguindo transmitir a segurança que em determinado momento a Mulher vai querer ouvir.



        É de referir também que estamos a falar de partos naturais, não intervencionados em que a Mulher é protagonista e responsável pelo seu parto, sendo assistida por profissionais competentes...ora quando abdicamos de analgesias, intervenções que consideramos desnecessarias (episiotomias por exemplo, uso de forceps ou ventosas ), também temos que nos certificar que o que nos rodeia é tranquilizador e motivante para que possamos parir em segurança.



        Não tenho dúvidas nenhumas de que se o meu marido não contribuisse para este bem estar, ou que não me transmitisse força e segurança para aquele momento ou não soubesse sequer que papel pode ter, não seria possível que assistisse a nenhum parto meu, seja hospitalar ou domiciliário... E também não vejo nenhum mal nisso, acho é que temos é que ter consciencia do que implica um Trabalho de PArto e o que o pode prejudicar, e todas nós já ouvimos falar de casos de maridos que se passaram na sala de trabalhos de parto, que fizeram escandalos que enervaram as suas mulheres, que não estavam por dentro dos procedimentos hospitalares....e ainda existe uma grande quantidade de homens que nem sequer sabe o que é um TRabalho de Parto...Que acham que só ali estão para ver os seus filhos nascer...E é muito mais que isso, ou pelo menos deveria ser....



        Portanto, homens a assistir sim, mas só em determinadas condições..porque afinal de contas o objectivo primordial é parir em segurança.

        Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
        Madrinha de treinos : da *Fofinho*

        Comentar


        • #5
          RE: És homem? Fora da sala, pf!





          Por estranho que possa parecer entendo o qe ele quer dizer e não me choca nada quando falo com mães que gostavam que os maridos não estivessem presentes



          MAs temos que pensar também que durante décadas e décadas os direitos do homem em relação aos filhos foram negligenciados e temos quer ver também no que eles querem e no que eles têm direito. E acho que não os devemos privar de um momento tão unico como o nascimento de um filho

          Claro que devem estar preparados e perceber o que é que se vai passar



          Eu no meu caso especifico posso dizer que a presença dele foi fundamental em tudo, apoiou-me imenso, brincava comigo, ajudou-me em tudo e esteve sempre ao meu lado e o engraçado é que só decidiu que queria assistir ao 1º parto umas semanas antes (no 2º já nem se colocou)

          Bjks

          Comentar


          • #6
            RE: És homem? Fora da sala, pf!

            acegonhacorderosa (10-12-2009)Segundo Michel Odent, médico precursor do parto na água e autor de vários livros sobre a gravidez e o parto, os homens não deverão estar presentes aquando do parto. Em declarações ao jornal "The Observer", Michel Odent diz-nos que "O ambiente ideal para um nascimento não envolve homens. Assisti partos durante mais de 50 anos, em casa e em hospitais franceses, britânicos e africanos, e os partos mais fáceis que vi foram os que envolviam apenas a mulher e uma parteira com experiência, silenciosa e discreta. Sem médicos e sem acompanhantes homens"


            A minha primeira questão é que sendo o Michel Odent um homem, como foi possível tirar conclusões quanto a partos em que os homens não estavam presentes. Ou será que o senhor doutor não se inclui nesta categoria.



            Segundo Odent, esta sua posição prende-se com o facto das mulheres se sentirem mais ansiosas e menos aptas para lidar com um parto quando sentem o nervosismo dos seus companheiros...


            Se o problema é lidar com o nervosismo do companheiro, então a posição do Dr. Odent devia alargar-se a todos os acompanhantes de parto e não apenas os companheiros, pois as futuras mamãs também são capazes de sentir o nervosismo de outras pessoas próximas (mãe, amiga, companheira...) e até pessoas que não são próximas (ex.: os alunos que por vezes acompanham os partos).



            Por último, sem querer acusar o jornal The Observer, no ensaio "The Hidden Male Postnatal Depression (é onde se insere o ponto "Is the Participation of the Father at Birth Dangerous?") podemos constatar que Michel Odent apenas levanta interrogações que acredita não terem sido respondidas até ao momento. Não existem dados estatísticos em todo o ensaio, ou seja, estamos apenas perante suposições (ou hipóteses). Infelizmente é cada vez mais frequente, meras opiniões serem consideradas verdades científicas, quer porque os media não souberem perceber o que o cientista quiz dizer, quer porque o próprio cientista não deixou claro que não fez um estudo científico sobre o tema.






            Madrinha: Faneka e Lianita

            Comentar


            • #7
              RE: És homem? Fora da sala, pf!

              Manny&Tchuntchu (10-12-2009)
              acegonhacorderosa (10-12-2009)Segundo Michel Odent, médico precursor do parto na água e autor de vários livros sobre a gravidez e o parto, os homens não deverão estar presentes aquando do parto. Em declarações ao jornal "The Observer", Michel Odent diz-nos que "O ambiente ideal para um nascimento não envolve homens. Assisti partos durante mais de 50 anos, em casa e em hospitais franceses, britânicos e africanos, e os partos mais fáceis que vi foram os que envolviam apenas a mulher e uma parteira com experiência, silenciosa e discreta. Sem médicos e sem acompanhantes homens"


              A minha primeira questão é que sendo o Michel Odent um homem, como foi possível tirar conclusões quanto a partos em que os homens não estavam presentes. Ou será que o senhor doutor não se inclui nesta categoria.




              Sim, mamã Manny... ele inclui-se nessa categoria, aliás não é só o Dr.Odent, enquanto Ginecologista Obstetra, que se exclui como médico de um parto natural.



              Neste tipo de partos (naturais não intervencionados ) uma enfermeira obstetra (ou parteira como é conhecida) é por nós (e por alguns ginecologistas obstetras) reconhecida como suficiente para o acompanhamento deste tipo de nascimentos...







              Aliás nos hospitais públicos está é também a norma, sendo um Médico Ginecologista Obstetra chamado apenas quando se mostra necessário (nalguma complicação), ou quando o mesmo está a acompanhar no privado a parturiente.







              Não é a primeira vez que ouço um ginecologista Obstetra afirmar que num parto natural não é necessária a sua intervenção...



              Aproveito para clarificar que o Dr.Odent se refere a partos naturais, humanizados e até se está a referir a partos na água ...o que significa que não está a contemplar os partos hospitalares convencionais e portanto não faz parte deste tipo de partos os "(...)alunos" ou estagiários... Em relação à presença de mães ou outras figuras femininas, a grávida tem liberdade para escolher pessoas que a façam sentir tranquila e segura, logo não há lugar para nervosismos, visto que a grávida tem entre 38 a 42 semanas para pensar em quem irá assistir ao parto...e por sua vez as pessoas escolhidas saberão o seu papel e terão a devida preparação.



              Seja como for Mamã Manny, tem toda a razão, quando diz que em meio hospitalar a grávida se pode sentir mais nervosa, menos à vontade e muito mais inibida com as intervenções de terceiros que não conhece nem nunca viu...MAs também é por isso que se faz planos de parto, onde se expõe alguns critérios de privacidade...e aos poucos em Portugal começa-se a dar "ouvidos" a esses planos de parto. Quanto mais grávidas o fizerem....

              Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
              Madrinha de treinos : da *Fofinho*

              Comentar


              • #8
                RE: És homem? Fora da sala, pf!

                Se calhar expliquei-me mal. Não estava a questionar se o Dr tem razão ou não. Estava a afirmar que o estudo não é científico, independetemente da conclusão a que chegou.




                Madrinha: Faneka e Lianita

                Comentar


                • #9
                  RE: És homem? Fora da sala, pf!

                  Estas coisas sao tao relativas. Compreendo a opiniao de Odent (aliás tb li um livro dele onde ele defendia essa teoria), MAS para mim seria impensável parir sem o meu marido a meu lado. Foi ele que entre as contraccoes me fazia rir, foi com ele que eu partilhei um chocolate durante o parto (ou ele partilhou comigo, lol), era ele que me enchia a chávena de chá e assim que passava uma contraccao me dáva a chávena. Foi ele que segurou a minha mao quando eu comecei a fazer forca e foi ele que disse "estou a ver a cabecinha!! estás a fazer bem!! puxa mais!! estou a ver, estou a ver!". O entusiasmo dele nessa altura foi tao sincero e isso motivou-me tanto, mas tanto, que nenhuma mulher, nem a minha mae, nem a enfermeira que me acompanhou durante as duas gravidezes, nem amiga alguma o poderiao ter substituido na altura. Ainda hoje ele conta a toda a gente como foi fantástico o parto (que durou dois dias, e se nao me engano 16 horas na sala de partos, e ele esteve SEMPRE ao meu lado, até me levava à casa de banho e tudo) e descreve o parto como se eu tivesse feito algum acto heróico.



                  O primeiro parto foi cesariana e também ele esteve ao meu lado. Nós vimos a nossa filha pela primeira vez juntos e isso tb foi tao, mas tao importante.



                  Nao sei se é apenas uma questao de amor, nao deve ser. O parto é provavelmente o acontecimento mais intimo na vida de uma mulher. Se o marido tem capacidades para compreender e respeitar essa intimidade, só a mulher o poderá dizer.
                  ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------






                  Comentar


                  • #10
                    RE: És homem? Fora da sala, pf!

                    Compreendo perfeitamente o que o Drº afirma, mas acho que não deveria generalizar, pq os casais não são iguais, os pais não são iguais. Se eu achasse que o meu marido me iria provocar ainda mais ansiedade preferia então que não assistisse. No nosso caso essa questão nem se colocou, os partos foram dos dois, ele teve um papel bastante activo, quase tanto como eu, apesar de ter sido eu a ter as contracções, fomos os dois a ajudar as nossas filhas a nascer. No 1º foi mais intervencionado, estiveram cerca de 4 enfermeiras (ou mais) e 1 anestesista, foi parto natural com epidural, o M. foi fantástico, foi ele que me controlou todas as contrações para eu me concentrar e fazer força,que dava água a beber pela gaze enquanto descansava nos intervalos, estava super entusiasmado o periodo de expulsão demorou cerca de 2 horas, mas nunca o notei nervoso, as enfermeiras já estavam cansadas e rodavam entre elas e o meu M. ainda se ofereceu para calçar umas luvas e ajudar No 2º ele já fez de enfermeira, só estava ele e uma parteira, ele empurrava a barriga e a parteira recebeu a nossa mais nova nos braços Ao 3º já tem ele um curso e faz-me o parto em casa

                    Comentar


                    • #11
                      RE: És homem? Fora da sala, pf!

                      Para mim foi expremamente importante ter ali o pai comigo. Senti-me bem, feliz, calma. Foi ele que me massajou as costas, que me deu água (em compressas). Se ele não estivesse presente, o mais certo era eu ter ficado sozinha na sala de dilatação e não poder ter mimo. Se não o quisesse lá, obviamente tinha-lo dito, ou mesmo se ele não quisesse assitir, teria de aceitar, mas que me iria custar, ai isso ia. É um filho, é "feito" pelos 2 e ambos devemos participar activamente em tudo desde o inicio da gravidez. Mais ou menos ele tinha uma ideia do que se iria passar (fizemos um curso de preparação para o nascimento e para a parentalidade), mas viver tudo in loco, é uma emoção que só ambos sabemos contar... Espero que de um segundo filho ele possa estar também sempre presente como esteve com a nossa primeira filha. No meu caso foi muito bom a presença do pai.

                      Ando cada vez mais a pensar em embarcar numa 2ª aventura no Mundo da Maternidade...

                      Comentar


                      • #12
                        RE: És homem? Fora da sala, pf!

                        Lembro-me de na minha formação falarmos sobre isto... E a explicação dada, e por nós aceite, tem mais a ver com o ambiente masculino que nos últimos 50 ou 60 anos tem envolvido o Parto...

                        Estamos a falar de intervenções desnecessárias, ambiente menos acolhedor, impessoalidade, etc...



                        Não quero com isto dizer que a presença de um homem no local de parto vá transformar o ambiente em "masculino"... É mais a forma como tratam a mulher que está a parir...



                        Se agirem para com essa mulher de forma paternalista, não estamos a dar a oportunidade daquela mulher por "as garras de fora" e parir à sua maneira...

                        Da mesma forma que se agirem para com essa mulher de uma forma machista, muito provavelmente irá inibi-la e baixar a sua auto-confiança e daí levar a receios exagerados...



                        Tensão leva a medo e o medo leva a tensão... É esta a definição de "Ambiente Masculino" num parto...



                        Então, na minha opinião, e a forma como interpreto as palavras do Odent, é que o é realmente preciso é que as figuras masculinas no parto (sejam pessoas, ou atitudes) devem ser invisiveis...

                        Um homem que quer assistir ao parto do seu filho, deve lá estar (se a mulher quiser e permitir) mas elevando a sua mulher...

                        Ela é que é a protagonista do parto... e é o mundo feminino que reina nesse momento...



                        Não me interessa se é homem ou mulher (acompanhante, profissional de saúde)... o importante mesmo é deixar a feminilidade naturalde um parto comandar todo o processo...



                        Não sei se me fiz entender!!!



                        Bjs

                        BABS

                        Comentar


                        • #13
                          RE: És homem? Fora da sala, pf!

                          BABS (11-12-2009)Lembro-me de na minha formação falarmos sobre isto... E a explicação dada, e por nós aceite, tem mais a ver com o ambiente masculino que nos últimos 50 ou 60 anos tem envolvido o Parto...

                          Estamos a falar de intervenções desnecessárias, ambiente menos acolhedor, impessoalidade, etc...

                          Não quero com isto dizer que a presença de um homem no local de parto vá transformar o ambiente em "masculino"... É mais a forma como tratam a mulher que está a parir...

                          Se agirem para com essa mulher de forma paternalista, não estamos a dar a oportunidade daquela mulher por "as garras de fora" e parir à sua maneira...



                          Da mesma forma que se agirem para com essa mulher de uma forma machista, muito provavelmente irá inibi-la e baixar a sua auto-confiança e daí levar a receios exagerados...

                          Tensão leva a medo e o medo leva a tensão... É esta a definição de "Ambiente Masculino" num parto...

                          Então, na minha opinião, e a forma como interpreto as palavras do Odent, é que o é realmente preciso é que as figuras masculinas no parto (sejam pessoas, ou atitudes) devem ser invisiveis...

                          Um homem que quer assistir ao parto do seu filho, deve lá estar (se a mulher quiser e permitir) mas elevando a sua mulher...

                          Ela é que é a protagonista do parto... e é o mundo feminino que reina nesse momento...



                          Não me interessa se é homem ou mulher (acompanhante, profissional de saúde)... o importante mesmo é deixar a feminilidade naturalde um parto comandar todo o processo...

                          Não sei se me fiz entender!!!

                          Bjs



                          BABS




                          entendi-te perfeitamente, aliás achei brilhante a tua intervenção


                          Comentar


                          • #14
                            RE: És homem? Fora da sala, pf!

                            Babs: :clap: :clap:



                            [EDIT] acho que depois da intervencao da BABS ficou mais nada por dizer:lol:
                            ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------






                            Comentar


                            • #15
                              RE: És homem? Fora da sala, pf!

                              ...:blush:...

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X