Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Trabalho de PArto e Parto - Recomendações da OMS

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Trabalho de PArto e Parto - Recomendações da OMS

    Em virtude de estarmos a conversar no nosso tópico acerca das possibilidades que temos no trabalho de parto e parto, decidi abrir este tópico de modo a informar as grávidas das Recomendações da OMS em relação ao trabalho de PArto e PArto.



    Como entretanto em relação ao virus H1N1, toda a gente se mostrou preocupada em seguir as recomendações da Organização Mundial de Saúde, então eu quero deixar escrito :



    - Condutas que são claramente úteis e que deveriam ser encorajadas

    - Condutas claramente prejudiciais ou ineficazes e que deveriam ser eliminadas

    - Condutas utilizadas com insuficientes evidências que apoiem a sua clara recomendação e que devem ser utilizadas com precaução até a conclusão de novos estudos.

    - Condutas frequentemente utilizadas de forma inapropriada



    O propósito é mostrar-vos que nós não deveriamos "adaptar" estas coisas consoante o que nos convém, só porque sim. Nós e os médicos que nos seguem.

    "Agora convém-me invocar a OMS para tomar determinada decisão, mas depois em relação ao parto já me apetece marcar uma cesariana ou uma indução só porque naquele dia me convém mais do que nos outros, ou porque simplesmente estou farta de estar grávida."

    A coerência , como em tudo na vida, é uma virtude, e isto eu faço por vocês e pelos vossos filhos.



    Um grande Abraço a todas.



    ************************************************** ************************************************** ***



    Recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde)

    no Atendimento ao Parto Normal



    A) Condutas que são claramente úteis e que deveriam ser encorajadas



    -Plano individual determinando onde e por quem o parto será realizado, feito em conjunto com a mulher durante a gestação, e comunicado a seu marido/ companheiro e, se aplicável, a sua família.



    -Avaliar os factores de risco da gravidez durante o cuidado pré-natal, reavaliado a cada contacto com o sistema de saúde e no momento do primeiro contacto com o prestador de serviços durante o trabalho de parto e parto.



    -Monitorar o bem-estar físico e emocional da mulher ao longo do trabalho de parto e parto, assim como ao término do processo do nascimento.



    -Oferecer líquidos por via oral durante o trabalho de parto e parto.



    -Respeitar a escolha da mãe sobre o local do parto, após ter recebido informações.



    -Fornecimento de assistência obstétrica no nível mais periférico onde o parto for viável e seguro e onde a mulher se sentir segura e confiante.



    -Respeito ao direito da mulher à privacidade no local do parto.



    -Apoio empático pelos prestadores de serviço durante o trabalho de parto e parto.



    -Respeitar a escolha da mulher quanto ao acompanhante durante o trabalho de parto e parto.



    -Oferecer às mulheres todas as informações e explicações que desejarem.



    -Não utilizar métodos invasivos nem métodos farmacológicos para alívio da dor durante o trabalho de parto e parto e sim métodos como massagem e técnicas de relaxamento.



    -Fazer monitorização fetal com auscultação intermitente.



    -Usar materiais descartáveis ou realizar desinfecção apropriada de materiais reutilizáveis ao longo do trabalho de parto e parto.



    -Usar luvas no exame vaginal, durante o nascimento do bebé e na dequitação da placenta.



    -Liberdade de posição e movimento durante o trabalho do parto.



    -Estímulo a posições não supinas (deitadas) durante o trabalho de parto e parto.



    -Monitorar cuidadosamente o progresso do trabalho do parto, por exemplo pelo uso do partograma da OMS.



    -Utilizar ocitocina profilática na terceira fase do trabalho de parto em mulheres com um risco de hemorragia pós-parto, ou que correm perigo em consequência de uma pequena perda de sangue.



    -Esterilizar adequadamente o corte do cordão.



    -Prevenir hipotermia do bebé.



    -Realizar precocemente contacto pele a pele, entre mãe e filho, dando apoio ao início da amamentação na primeira hora do pós-parto, conforme directrizes da OMS sobre o aleitamento materno.



    -Examinar rotineiramente a placenta e as membranas.



    B) Condutas claramente prejudiciais ou ineficazes e que deveriam ser eliminadas



    -Uso rotineiro de enema.



    -Uso rotineiro de raspagem dos pelos púbicos.



    -Infusão intravenosa rotineira em trabalho de parto.



    -Inserção profilática rotineira de cânula intravenosa.



    -Uso rotineiro da posição supina durante o trabalho de parto.



    -Exame rectal.



    -Uso de pelvimetria radiográfica.



    -Administração de ocitócicos a qualquer hora antes do parto de tal modo que o efeito delas não possa ser controlado.



    -Uso rotineiro da posição de litotomia com ou sem estribos durante o trabalho de parto e parto.



    -Esforços de puxo prolongados e dirigidos (manobra de Valsalva) durante o período expulsivo.



    -Massagens ou distensão do perineo durante o parto.



    -Uso de tabletes orais de ergometrina na dequitação para prevenir ou controlar hemorragias.



    -Uso rotineiro de ergometrina parenteral na dequitação.



    -Lavagem rotineira do útero depois do parto.



    -Revisão rotineira (exploração manual) do útero depois do parto.





    C) Condutas utilizadas com insuficientes evidências que apoiem a sua clara recomendação e que devem ser utilizadas com precaução até a conclusão de novos estudos.



    -Método não farmacológico de alívio da dor durante o trabalho de parto, como ervas, imersão em água e estimulação nervosa.



    -Uso rotineiro de amniotomia precoce (romper a bolsa d’água) durante o início do trabalho de parto.



    -Pressão no fundo uterino durante o trabalho de parto e parto.



    -Manobras relacionadas à protecção ao perineo e ao manejo do polo cefálico no momento do parto.



    -Manipulação activa do feto no momento de nascimento.



    -Utilização de ocitocina rotineira, tracção controlada do cordão ou combinação de ambas durante a dequitação.



    -Clampeamento precoce do cordão umbilical.



    -Estimulação do mamilo para aumentar contracções uterinas durante a dequitação.



    D) Condutas frequentemente utilizadas de forma inapropriada



    -Restrição de comida e líquidos durante o trabalho de parto.



    -Controle da dor por agentes sistémicos.



    -Controle da dor através de analgesia epidural.



    -Monitoramento electrónico fetal .



    -Utilização de máscaras e aventais estéreis durante o atendimento ao parto.



    -Exames vaginais frequentes e repetidos especialmente por mais de um prestador de serviços.



    -Correcção da dinâmica com a utilização de ocitocina.



    -Transferência rotineira da parturiente para outra sala no início do segundo estágio do trabalho de parto.



    -Cateterização da bexiga.



    -Estímulo para o puxo quando se diagnostica dilatação cervical completa ou quase completa, antes que a própria mulher sinta o puxo involuntário.



    -Adesão rígida a uma duração estipulada do segundo estágio do trabalho de parto, como por exemplo uma hora, se as condições maternas e do feto forem boas e se houver progresso do trabalho de parto.



    -Parto operatório (cesariana).



    -Uso liberal ou rotineiro de episiotomia.



    -Exploração manual do útero depois do parto.



    (Retirado do site da HUMPAR, onde podem descarregar também a versão na íntegra em Inglês e a Declaração Universal dos Direito Humanos)















    Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
    Madrinha de treinos : da *Fofinho*

  • #2
    RE: Trabalho de PArto e Parto - Recomendações da OMS

    Realmente as recomendações da OMS em relação ao virus H1n1 levaram-me a reflectir sobre todas as restantes recomendações da OMS.

    Se calhar devemos mesmo ser coerentes.

    No meu caso acho que a OMS revelou imprudência em relação ao virus, lançando um pânico desmesurado. Sempre gostava de saber se o mesmo se aplica às restantes recomendações....

    E já agora, ao reler as recomendações úteis ao trabalho de parto, não vi lá o poder-se comer à "descrição" como fazem muitas mulheres que tem os filhos em casa e até no hospital, quando comem às escondidas. Acho que muita pessoas só seguem as recomendações que lhes interessa e se calhar para tudo é preciso bom senso e reflexão.

    Comentar


    • #3
      RE: Trabalho de PArto e Parto - Recomendações da OMS

      Joaninha obrigada pelas informações.



      Dulsa



      Muitas gravidas chegam ao ponto de comer as escondidas como tu referiste porquê necessitam de se alimentar e como tal têm de o fazer as " escondidas " por causa dos enfermeiros e medicos.



      “Investigadores do King’s College London compararam a forma como decorreram os partos de um grupo de 2426 mulheres que foi autorizado a comer de forma ligeira durante o trabalho de parto com os dados existentes para as mulheres em que não há ingestão de qualquer alimento. E concluíram que não há grandes diferenças no desenrolar do trabalho de parto.



      Não aumentou o risco de vómitos e não se registou qualquer impacto para o bebé ou para a mãe. Não aumentou a duração do parto, nem a necessidade de intervenções médicas, nem a taxa de cesarianas. 44 por cento das mulheres (que comeram) tiveram partos vaginais espontâneos e normais, uma taxa idêntica à que se verifica quando as mulheres apenas são autorizadas a beber água.



      A incidência de vómitos também foi idêntica, assim como a duração média do trabalho de parto.

      O estudo foi publicado na edição on line de Março do British Medical Journal.



      Não há razão para não comer

      A doula Catarina Pardal não se surpreende com estes resultados: «Se uma mulher sente vontade de comer, é porque o seu organismo tem essa necessidade e não há razão para impedi-la de o fazer. A razão por que não é permitido comer no parto hospitalar prende-se com a eventualidade de ser necessária uma anestesia geral. Mas havendo o recurso à anestesia epidural, mesmo para as cesarianas, não faz sentido continuar com esta prática.»



      Do que tem observado na sua experiência, «as mulheres em trabalho de parto activo não costumam sentir fome, mas se o parto se prolonga muito por vezes pedem alimentos açucarados que lhes dêem mais energia».



      Uma vez que não é permitido comer, no hospital recorre-se ao soro. «Essa solução tem contra-indicações pois limita os movimentos e a descontracção da mulher, muito mais importantes para o decorrer do trabalho de parto do que comer ou não comer», considera Catarina Pardal. «Para a eventualidade de ser preciso administrar qualquer medicamento por via intra-venosa, bastava ter a veia canalizada, não era necessário o soro, que limita muito a mulher», acrescenta.“



      Joaninha - Desculpa ter posto este artigo no teu topico


      Madrinha de Parto da Dea, Anana e Tafi - Já nasceram e são lindos / Afilhada de Parto da Dea

      Comentar


      • #4
        RE: Trabalho de PArto e Parto - Recomendações da OMS

        Dulsa (16-12-2009)Realmente as recomendações da OMS em relação ao virus H1n1 levaram-me a reflectir sobre todas as restantes recomendações da OMS.







        Se calhar devemos mesmo ser coerentes.







        No meu caso acho que a OMS revelou imprudência em relação ao virus, lançando um pânico desmesurado. Sempre gostava de saber se o mesmo se aplica às restantes recomendações....







        E já agora, ao reler as recomendações úteis ao trabalho de parto, não vi lá o poder-se comer à "descrição" como fazem muitas mulheres que tem os filhos em casa e até no hospital, quando comem às escondidas. Acho que muita pessoas só seguem as recomendações que lhes interessa e se calhar para tudo é preciso bom senso e reflexão.


        Mais uma vez o assunto do trabalho de parto domiciliário, não é mamã Dulsa...Num tópico aberto por mim com recomendações da OMS em relação aos trabalhos de parto Normais que em portugal são 90% hospitalares... É para as grávidas que precisam de se orientar e fazer um Plano de PArto, para aquelas que se vãod ar ao trabalho de perguntar aos seus Obstetras como hão-de fazer para ter um Parto mais saudavel e menos intervencionado....Hospitalar, ok?







        Bom respondo-lhe por PM, para não estragar o tópico que se destina a ajudar as grávidas que vão para as maternidades..porque as que vão parir em casa, sabem estas recomendações de cor, sabe?



        Mas achei piada ao comentário do comer à descrição até porque não vi nada escrito em todo o texto...nem vi nada sobre partos domiciliários..e olhe que o sei quase de cor...



        Esclareço-lhe por PM, se lhe interessar ler, claro..Faço-o com qualquer mamã neste tópico que tenha dúvidas ou ideias menos correctas sobre o parto domiciliario, sejam elas quais forem.



        PS - Editei para corrigir o que escrevi antes..na alínea D Condutas frequentemente utilizadas de forma inapropriada está logo no primeiro ponto : - Restrição de comida e líquidos durante o trabalho de parto.



        Bem me parecia que la devia estar qualquer coisa sobre isso...pode não ser um cozido à portuguesa ou uma feijoada à transmontana..mas as grávidas que não estivesse a levar soro agradeciam concerteza umas torradinhas ou uma sopinha....digo eu! Ao fim das 5horas de parto se calhar é melhor comer qualquer coisa....







        Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
        Madrinha de treinos : da *Fofinho*

        Comentar


        • #5
          RE: Trabalho de PArto e Parto - Recomendações da OMS

          bom post, sim senhora.

          ás vezes lembraste de coisas boas :hehe::hehe::hehe:

          já o imprimi, para quando for fazer o meu plano de parto junto da minha médica não correr os riscos que tive no parto anterior.

          beijinhos e obrigada

          Atrevo-me a agradecer por todas

          O meu parto domiciliário!
          Afilhada da Jo&Xande&Babs
          "Sempre me intrigou o facto de muitas mulheres grávidas passarem mais tempo a preparar o quarto do bebé do que o seu próprio corpo!" in Drª Gowri Motha

          Comentar


          • #6
            RE: Trabalho de PArto e Parto - Recomendações da OMS





            Aprendemos todos os dias



            Só gostava de perceber uma coisa, se existem estas recomendações e se os hospitais têm médicos especializados e que têmk (quero crer) os melhores conhecimentos, porque é que há uma serie de directrizes que não são seguidas?



            Em relação à comida posso falar por mim que tive 2 partos, nunca em nenhum deles tive fome absolutamente nenhuma por isso mesmo que me oferecessem a possibilidade de comer eu não o faria. Não consigo entender como é que algúém tem fome no meio de contrações :P



            Bjks

            Comentar


            • #7
              RE: Trabalho de PArto e Parto - Recomendações da OMS

              Xande:



              Editei porque hoje acho que as recomendações da OMS não passam de isso mesmo.

              O meu comentário não está só ligado aos partos em casa (não foi nenhum comentário para ti que estás a pensar num), mas sim sobre coisas que já li aqui de partos domiciliários e histórias que conheço de partos nos hospitais.

              Penso que as recomendações da OMS são omissas neste momento, nem abonam claramente a favor nem contra, o que leva a que cada país e profissional faça o que acha melhor.

              No meu caso estive sem beber e comer mais de 24 horas, e o soro não tira a sede. No entanto não bebi às escondidas, exactamente porque no caso de uma anestesia geral corria um risco maior (ainda que pequeno) em relação às mulheres que bebem ou comem e eu sabia disso.

              Cada uma faz aquilo que entende. Foi só isso que disse.

              Quanto ao teu post , a mim pareceu-me editado em tom paternalista. "Lá venho eu a grávida informada informar as grávidas (coitadas) pouco informadas." Mas posso estar errada e se assim fôr as minhas desculpas.

              Comentar


              • #8
                RE: Trabalho de PArto e Parto - Recomendações da OMS

                Dulsa (17-12-2009)Xande:

                Editei porque hoje acho que as recomendações da OMS não passam de isso mesmo.



                O meu comentário não está só ligado aos partos em casa (não foi nenhum comentário para ti que estás a pensar num), mas sim sobre coisas que já li aqui de partos domiciliários e histórias que conheço de partos nos hospitais.



                Penso que as recomendações da OMS são omissas neste momento, nem abonam claramente a favor nem contra, o que leva a que cada país e profissional faça o que acha melhor.



                No meu caso estive sem beber e comer mais de 24 horas, e o soro não tira a sede. No entanto não bebi às escondidas, exactamente porque no caso de uma anestesia geral corria um risco maior (ainda que pequeno) em relação às mulheres que bebem ou comem e eu sabia disso.



                Cada uma faz aquilo que entende. Foi só isso que disse.



                Quanto ao teu post , a mim pareceu-me editado em tom paternalista. "Lá venho eu a grávida informada informar as grávidas (coitadas) pouco informadas." Mas posso estar errada e se assim fôr as minhas desculpas.
                Felizmente temos pessoas aqui no forum que tem um grande leque de informação que nos ajudam a esclarecer as nossas dúvidas, medos e afins. Falo por mim, que já fui diversas vezes fui esclarecida e INFORMADA de muitas aspectos importante que eu não estou tão atenta como estas pessoas aqui no forum que se disponibilizam para nos ajudar em tudo sem nada em troca.

                obrigada a todas esses pessoas queridas :smooch:

                O meu parto domiciliário!
                Afilhada da Jo&Xande&Babs
                "Sempre me intrigou o facto de muitas mulheres grávidas passarem mais tempo a preparar o quarto do bebé do que o seu próprio corpo!" in Drª Gowri Motha

                Comentar


                • #9
                  RE: Trabalho de PArto e Parto - Recomendações da OMS

                  Deixo aqui um site da HumPar para elaboração do Plano de Parto



                  เว็บรวมเกม เกมมือถือ final fantasy เกมจับคู่ภาพเหมือน cookie run kingdom เกมยิงซอมบี้ 2d slot แตกง่าย English game wordwall เกมเศรษฐี ออนไลน์ ได้เงินจริง เกมงูกินผลไม้ mahjong ways 2 ไพ่แคงได้เงินจริง เกมตกปลาสมจริง คาสิโนสด




                  espero que vos seja útil

                  O meu parto domiciliário!
                  Afilhada da Jo&Xande&Babs
                  "Sempre me intrigou o facto de muitas mulheres grávidas passarem mais tempo a preparar o quarto do bebé do que o seu próprio corpo!" in Drª Gowri Motha

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Trabalho de PArto e Parto - Recomendações da OMS

                    independentemente de se fazer um parto hospitalar ou domiciliario, devemos conhecer todos os procedimentos, para que servem e os prós e contas dos mesmos. depois se escolhermos optar por um procedimento não recomendado, já é da consciência de cada uma.



                    isto é como tudo, com tanta informação sobre os efeitos do tabaco na gravidez, por exemplo e ainda há imensas gravidas que fumam, mesmo sabendo que metem em riscos os bebés, isto porque somos livres de optar, ou as que bebem ou usam medicamentos ou drogas...



                    claro que no parto hospitalar há determinados procedimentos que não podemos fugir mas isso não impede que estejamos coscientes do que são e para que servem e as suas consequencias, claro.



                    e se para mim há um procedimento que acho importante ter ou evitar, para a pessoa X poderá ser o oposto.



                    eu efectivamente não me importei de não comer nem beber, nem da raspagem dos pelos (que até axo importante, aliás, até há meninas que têm depilação integral normalmente, por isso até axo higienico e pratico do caso de ser necessario uma episiotomia...), no microlax (como não levei saiu cocó mesmo na altura do parto, sujando e contaminando a cama, arrependi-me logo de não o ter feito), nem de não ter sempre acompanhante... se calhar para algumas pessoas isto é super importante.



                    mas é claro que não gostei de tar 36 horas deitada, fazer xixi numa arrastadeira, ter ficado sem epidural pq a medica desapareceu (a epidural foi uma escolha minha, embora informada dos riscos mas acabei por estar sujeita a eles á mesma e no entanto fiquei sem epidural desde os 5 dedos. afinal de contas se levamos anestesia para tirar um dente, ou levar 2 ou 3 pontos... um parto doi bem mais, principalmente para quem, como eu, foi toda rasgada desde o utero até cá fora e cortada 3 vezes e depois ainda todinha cosida :-))... mas não morri, cá tou e prontinha para outro (disse-o desde o dia seguinte ao nascimento da minha filha) e desta vez nem penso em epidural. pior não há-de ser. :P e se for são umas horas, nada de mais.



                    em sta maria não respeitavam as vontades das gravidas, nem as gravidas em si, por isso desta vez vou para a mac e vou fazer um plano de parto (vou começar a elaborar em breve), já falei com a medica sobre isso e ela diz que só se houver justificação clinica é que não cumprem o desejado.



                    no entanto, devo louvar a jo&xande, por partilhar a informação que dispôe, pois a isso não é obrigada. nem toda a gente sabe onde pesquisar informação importante, relevante ou segura, por isso acho bom que as meninas que dispôem dessa informação que a partilhem e pela minha parte agradeço (embora já conhecesse, é sempre bom reforçar os conhecimentos).



                    tal como a psicologa, nas aulas de parto, falou, cada uma tem a sua maneira de encarar o parto, enquanto umas são fantasiosas e encaram como algo magico, outras são realistas e encaram como algo normal da natureza. há quem seja a favor de tudo medicalizado, outras de tudo natural. é tudo uma questão de vivência, religião, localização geografica, conhecimentos, personalidade, seguranças ou inseguranças, etc. não encaramos todas o parto da mesma maneira.



                    a psicologa deu o exemplo de tribos africanas onde as gravidas são mulheres normalissimas, iguais a nós (fisicamente somos todas mulheres) e trabalham duro no campo até ao momento do parto. quando o bebé tá para nascer vão para um recanto (conforme as tribos sozinhas ou acompanhadas de mulheres mais velhas), fazem o parto, atam o bebé (ás costas ou á mama, tb conforme as tribos) e voltam para o trabalho de imediato. claro que se corre algo mal a taxa de mortalidade é alta mas é tido como algo naturalissimo, como nascem os outros mamiferos. quantas de nós já vimos cadelas ou gatas a parir? a grande maioria quase não faz um barulhinho sequer durante o parto de varios filhotes e começam logo a tratar dos bebés conforme vão nascendo... afinal o corpo feminino dos mamiferos tá preparado para parir.



                    isto é bom para entendermos o parto como algo natural, não para irmos parir a um cantinho no emprego :-) e não fantasiarmos demaisiado com isso, como agora é moda.



                    reforço que o que é importante é efectivamente estarmos bem informadas sobre tudo o que for possivel e a partir daí cada uma é livre de escolher o que é melhor para si.

                    Comentar


                    • #11
                      RE: Trabalho de PArto e Parto - Recomendações da OMS

                      Há foristas que acham que podem dizer umas coisas em privado e outras em público, por isso deixo aqui a mensagem privada que a xande me enviou e a minha resposta:



                      Xande: "Dulsa eu vou ter a minha filha em casa e não estou a ver que possa comer à descrição (defina descrição, porque para mim há qeum se alimente de forma mais saudavel e quem o faça de forma menos saudavel)...aliás tenho agora uma alimentação bastante regrada, e entrando no último trimestre sou aconselhada a fazer uma gestão da alimentação muito rigorosa em termos proteicos...

                      Mais uma vez parece-me que como em todos os sectores há vários tipos de acompanhamento...



                      Também não vejo nada sobre alimentação sólida nas Condutas claramente prejudiciais ou ineficazes e que deveriam ser eliminadas ...mas sinceramente mamã Dulsa, uma grávida em Trabalho de PArto avançado não vai pedir sólidos, ou pelo menos comida pesada e condimentada....é capaz é de pedir água ou líquidos...Pelo menos em trabalho de parto avançado tive muita sede, mas nenhuma fome...Depois do bébé nascer é que tive fome, e faz parte do bom senso não me pôr a comer comida pesada, é natural optar por grelhados e cozidos...Uma questão de bom senso portanto. E como devia saber somos acompanhadas por profissionais em Obstetrícia o que faz com que eles vejam o que estamnos a fazer, sem que para isso tenhamos que ter algum comportamento às escondidas

                      Mas enquanto o trabalho de parto não avança é natural que a grávida jante qualquer coisa mais leve, aliás como é encorajada a fazer numa gravidez bem acompanhada, comer pouco e encurtando o espaço de tempo entre refeições.



                      No hospital uma grávida que se dê ao trabalho de comer às escondidas é porque ainda não está em trabalho de parto mesmo avançado, porque se estivesse não lhe passaria pela cabeça comer...além de que deve ter fome, certo?



                      O seu desconforto perante este assunto é claro, e se bem me lembro já me chegou a desrespeitar as mães que tomam uma decisão que declaradamente a Mamã Dulsa não tem formação suficiente para sequer ter opinião (chamando-lhes inconscientes e irresponsáveis...penso que foi a mamã Dulsa, embora admito que possa estar enganada). Portanto tem direito à sua opinião seja ela bem ou mal fundamentada...o que eu agradecia, era que não intervisse com este assunto em tópicos que se destinam a ajudar as grávidas...



                      Porque eu não faço nenhuma distinção entre as mulheres que decidem parir no hospital ou em casa, ajudando-as a todas por igual.



                      Atenciosamente

                      Jo&Xande"



                      A minha resposta:



                      Deves estar a confundir-me com outra forista e portanto devias ir reler as minhas mensagens para veres lá onde é que eu desrespeitei alguém.

                      Por isso nem devia dar-me ao trabalho de te responder. Mas já agora em privado posso dizer o que me apetecer. Tu é que achas que és mais inteligente por ter um filho em casa do que as restantes mulheres que tem filhos onde podem, mandando bocas sobre o H1n1 e misturando alhos com bugalhos. Cada uma faz o que quer e tu não tens nada que ter juízos de valor e dizer que já que seguem as recomendações da OMS sobre o vírus também deviam seguir as restantes. Poupa-me... Se as outras mulheres não deram conta que lhes estavas a chamar burras ou incoerentes eu dei e só por isso é que editei. Quanto a não comer, ou deixar de comer, já deixei de me preocupar pois não vou ter mais filhos.



                      E já agora em relação a tudo o resto nem sei se vale verdadeiramente a pena saber que não nos deviam fazer uma episiotomia, pois se não temos forma de os processar por má conduta nem vale a pena remar contra a maré. A não ser que tenhamos dinheiro, como pelo vistos é o teu caso, e ter um filho em caso ou num privado.



                      Um abraço


                      Comentar


                      • #12
                        RE: Trabalho de PArto e Parto - Recomendações da OMS

                        Dulsa (17-12-2009)Xande:







                        Editei porque hoje acho que as recomendações da OMS não passam de isso mesmo.



                        O meu comentário não está só ligado aos partos em casa (não foi nenhum comentário para ti que estás a pensar num), mas sim sobre coisas que já li aqui de partos domiciliários e histórias que conheço de partos nos hospitais.



                        Penso que as recomendações da OMS são omissas neste momento, nem abonam claramente a favor nem contra, o que leva a que cada país e profissional faça o que acha melhor.



                        No meu caso estive sem beber e comer mais de 24 horas, e o soro não tira a sede. No entanto não bebi às escondidas, exactamente porque no caso de uma anestesia geral corria um risco maior (ainda que pequeno) em relação às mulheres que bebem ou comem e eu sabia disso.



                        Cada uma faz aquilo que entende. Foi só isso que disse.



                        Quanto ao teu post , a mim pareceu-me editado em tom paternalista. "Lá venho eu a grávida informada informar as grávidas (coitadas) pouco informadas." Mas posso estar errada e se assim fôr as minhas desculpas.
                        Sabe que mais...acho que a mamã Dulsa tira demasiadas conclusões para o conhecimento actual que demosntra ter, tanto sobre as entidades reguladoras de saúde Mundial, como sobre a fisiologia do parto no seu todo, Tudo o que está escrito não são apenas palavras, são anos e anos de estudo sobre o parto normal, e sobre as condições hospitalares e intervenções médicas..A sua desvalorização quanto a este assunto mostra uma total falta de respeito e consideração pelo trabalho desenvolvido por profissionais de saúde...porque lhe convém não é?....e sobre mim então é uma asneira atrás da outra. Se me conhecesses verias o tremendo disparate que disse. Não tenho pena nem qualquer sentimento paternalista acerca da informação que cada uma das grávidas tem. Tenho apenas a necessidade de partilhar o conhecimento que tenho, baseado em muito tempo de estudo e dedicação a este assunto. O que os outros absorvem do que eu digo é-me indiferente. Da mesma forma que apoio muitas grávidas com partos muito diferentes do meu, sendo que os aceito a todos, e reconheço o lado positivo e negativo de cada um deles.



                        Mas se tenho informação não tenho motivo para guardar para mim, tendo em conta que é fundamentada. É um trabalho que devia ser feito no acompanhamento de todas as grávidas, mas não é.



                        As conclusões que tira sobre os procedimentos que lhe fizeram são surreais, porque mesmo que esteja provado cientificamente que foram erradas a mamã Dulsa continua a insistir que tem razão e que o que lhe fizeram está correcto. É pena de facto, porque a condição humana será evoluir no conhecimento e não estagnar. Até os directores das maternidades mais conhecidas do País já vieram a público dizer que as intervenções são causadas pela falta de pessoal e de ges~tão financeira das maternidades, que não conseguem investir no projecti humanizado porque não têem apoio do estado...Mas mesmo assim a mamã Dulsa continua a achar que tudo isto são balelas não fundamentadas.

                        Deve achar desnecessário que haja pessoas que se preocupem em informar os outros...mas sabe, é assm que as coisas evoluem, e se eu puder contribuir com um bocadinho mínimo para ajudar..irei fazê-lo.



                        Ps - A sua insistencia para com o parto em casa em tópicos de outros assuntos é no minimo estranha, tem que convir...então eu abro um tópico sobre recomendações às maternidades sobre o parto normal, e a mamã Dulsa vai postar mais uma crítica sobre as grávidas que comem nos partos em casa, é completamente estranho de facto, não acha? Eu não tenho a mania da perseguição, mas das duas uma, ou a mamã Dulsa acha que eu só me defino por parir em casa e que não dou apoio em mais área nenhuma (e sugiro que vá ver o meu histórico de posts para ver que isso não é verdade) ou então a mamã Dulsa não distingue um parto normal de um parto em casa (que é um parto natural).



                        E pronto está estragado o tópico, porque a mamã Dulsa achou que eu sou paternalista por querer ajudar e informar as grávidas acerca das recomendações da OMS...enfim nós somos todos malucos...

                        Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
                        Madrinha de treinos : da *Fofinho*

                        Comentar


                        • #13
                          RE: Trabalho de PArto e Parto - Recomendações da OMS

                          ninha77 (17-12-2009)







                          Aprendemos todos os dias







                          Só gostava de perceber uma coisa, se existem estas recomendações e se os hospitais têm médicos especializados e que têmk (quero crer) os melhores conhecimentos, porque é que há uma serie de directrizes que não são seguidas?







                          Em relação à comida posso falar por mim que tive 2 partos, nunca em nenhum deles tive fome absolutamente nenhuma por isso mesmo que me oferecessem a possibilidade de comer eu não o faria. Não consigo entender como é que algúém tem fome no meio de contrações :P







                          Bjks
                          Tens razão entre contrações mais avançadas já não se tem fome....mas o parto começa muito antes não é?

                          Se nós não estivermos a soro, há uma fase inicial do parto que é mais leve, onde ainda não se tem dores, que se tem apenas contrações (isto depende dos partos, mas um parto mais gradual é isto que acontece) e aí a mãe pode ter fome, porque pode estar horas com contrações ritmadas leves..ora isso em ambiente hospitalar não acontece, a partir do moemnto em que a grávida entra é-lhe posto soro (na maior parte dos casos) e portanto deixa de ter fome...e está horas sem ter dores "à séria" sem comer ou beber....mas a soro.



                          Quanto à pergunta que fez sobre porque é que as recomendações ou parte delas não são aplicadas...é facil responder a isso..

                          Era necessário que estas recomendações fossem incutidas logo desde a formação dos profissionais em Obstetrícia, percebe? Como não é, quando começam a trabalhar limitam-se a fazer aquilo que aprendem nos cursos.



                          E depois também há o factor dinheiro : Para um trabalho de parto nas condições recomendadas acima, é necessário haver mais pessoal (para por exemplo não se ter uma grávida ligada ao CTG permanentemente) era necessário haver pessoas formadas no apoio emocional à grávida (que são as aulas de pp que muitas grávidas têm antes do parto, mas que depois na maternidade não está lá ninguem a ajudar)..é mais fácil ter a grávida numa cama ligada a um CTG, do que a deambular pelos corredores...não implica tanto pessoal....



                          Mas no fundo a questão central é esta :

                          Se os médicos têm forma de fazer nascer um bébé mais depressa, de dar soro em vez de serverem refeições adequadas, de induzirem um parto em vez de esperar que ele se dê espontaneamente...mesmo que isso prejudique a mulher e o seu bébé, porque não hão-de fazer? As consequencias são apenas perceptíveis por profissionais! As mulheres depois acabam por não perceber as consequencias das coisas que lhes fizeram! E é por isso que se continuaa fazer, porque eles continuam a achar que nós andamos todas ceguetas...



                          MAs o que é certo, é que uma grávida que vá bem informada, não é tratada da mesma forma que uma grávida que vá "ao deus dará". E quantos mais Planos de PArto coerentes se fizerem, quanto mais grávidas souberem decidir em consciencia, mais depressa o atendimento à grávida vai mudar. Porque ainda há mulheres que acham (como pode ver pelos posts atrás debatidos) que o que é feito está correcto, que não tem consequencias...mas isso é porque estão mal informadas..Ainda temos muitas mães a sofrerem episiotomias desnecessárias, cesarianas evitáveis e induções só porque sim...e isto acontece porque não sabem como é facil parir um filho de parto normal, porque se soubessem, nunca se sujeitariam a estes procedimentos.

                          Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
                          Madrinha de treinos : da *Fofinho*

                          Comentar


                          • #14
                            RE: Trabalho de PArto e Parto - Recomendações da OMS

                            paula&marta (18-12-2009)independentemente de se fazer um parto hospitalar ou domiciliario, devemos conhecer todos os procedimentos, para que servem e os prós e contas dos mesmos. depois se escolhermos optar por um procedimento não recomendado, já é da consciência de cada uma.







                            isto é como tudo, com tanta informação sobre os efeitos do tabaco na gravidez, por exemplo e ainda há imensas gravidas que fumam, mesmo sabendo que metem em riscos os bebés, isto porque somos livres de optar, ou as que bebem ou usam medicamentos ou drogas...







                            claro que no parto hospitalar há determinados procedimentos que não podemos fugir mas isso não impede que estejamos coscientes do que são e para que servem e as suas consequencias, claro.







                            e se para mim há um procedimento que acho importante ter ou evitar, para a pessoa X poderá ser o oposto.







                            eu efectivamente não me importei de não comer nem beber, nem da raspagem dos pelos (que até axo importante, aliás, até há meninas que têm depilação integral normalmente, por isso até axo higienico e pratico do caso de ser necessario uma episiotomia...), no microlax (como não levei saiu cocó mesmo na altura do parto, sujando e contaminando a cama, arrependi-me logo de não o ter feito), nem de não ter sempre acompanhante... se calhar para algumas pessoas isto é super importante.







                            mas é claro que não gostei de tar 36 horas deitada, fazer xixi numa arrastadeira, ter ficado sem epidural pq a medica desapareceu (a epidural foi uma escolha minha, embora informada dos riscos mas acabei por estar sujeita a eles á mesma e no entanto fiquei sem epidural desde os 5 dedos. afinal de contas se levamos anestesia para tirar um dente, ou levar 2 ou 3 pontos... um parto doi bem mais, principalmente para quem, como eu, foi toda rasgada desde o utero até cá fora e cortada 3 vezes e depois ainda todinha cosida :-))... mas não morri, cá tou e prontinha para outro (disse-o desde o dia seguinte ao nascimento da minha filha) e desta vez nem penso em epidural. pior não há-de ser. :P e se for são umas horas, nada de mais.







                            em sta maria não respeitavam as vontades das gravidas, nem as gravidas em si, por isso desta vez vou para a mac e vou fazer um plano de parto (vou começar a elaborar em breve), já falei com a medica sobre isso e ela diz que só se houver justificação clinica é que não cumprem o desejado.







                            no entanto, devo louvar a jo&xande, por partilhar a informação que dispôe, pois a isso não é obrigada. nem toda a gente sabe onde pesquisar informação importante, relevante ou segura, por isso acho bom que as meninas que dispôem dessa informação que a partilhem e pela minha parte agradeço (embora já conhecesse, é sempre bom reforçar os conhecimentos).







                            tal como a psicologa, nas aulas de parto, falou, cada uma tem a sua maneira de encarar o parto, enquanto umas são fantasiosas e encaram como algo magico, outras são realistas e encaram como algo normal da natureza. há quem seja a favor de tudo medicalizado, outras de tudo natural. é tudo uma questão de vivência, religião, localização geografica, conhecimentos, personalidade, seguranças ou inseguranças, etc. não encaramos todas o parto da mesma maneira.







                            a psicologa deu o exemplo de tribos africanas onde as gravidas são mulheres normalissimas, iguais a nós (fisicamente somos todas mulheres) e trabalham duro no campo até ao momento do parto. quando o bebé tá para nascer vão para um recanto (conforme as tribos sozinhas ou acompanhadas de mulheres mais velhas), fazem o parto, atam o bebé (ás costas ou á mama, tb conforme as tribos) e voltam para o trabalho de imediato. claro que se corre algo mal a taxa de mortalidade é alta mas é tido como algo naturalissimo, como nascem os outros mamiferos. quantas de nós já vimos cadelas ou gatas a parir? a grande maioria quase não faz um barulhinho sequer durante o parto de varios filhotes e começam logo a tratar dos bebés conforme vão nascendo... afinal o corpo feminino dos mamiferos tá preparado para parir.



                            isto é bom para entendermos o parto como algo natural, não para irmos parir a um cantinho no emprego :-) e não fantasiarmos demaisiado com isso, como agora é moda.



                            reforço que o que é importante é efectivamente estarmos bem informadas sobre tudo o que for possivel e a partir daí cada uma é livre de escolher o que é melhor para si.


                            :clap: E quem fala assim não é gago! É isso mesmo, a gente informa-se e depois optamos em consciencia..E tudo o que nós optarmos estando informadas, corre bem concerteza.

                            Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
                            Madrinha de treinos : da *Fofinho*

                            Comentar


                            • #15
                              RE: Trabalho de PArto e Parto - Recomendações da OMS

                              Dulsa (18-12-2009)Há foristas que acham que podem dizer umas coisas em privado e outras em público, por isso deixo aqui a mensagem privada que a xande me enviou e a minha resposta:







                              Xande: "Dulsa eu vou ter a minha filha em casa e não estou a ver que possa comer à descrição (defina descrição, porque para mim há qeum se alimente de forma mais saudavel e quem o faça de forma menos saudavel)...aliás tenho agora uma alimentação bastante regrada, e entrando no último trimestre sou aconselhada a fazer uma gestão da alimentação muito rigorosa em termos proteicos...



                              Mais uma vez parece-me que como em todos os sectores há vários tipos de acompanhamento...







                              Também não vejo nada sobre alimentação sólida nas Condutas claramente prejudiciais ou ineficazes e que deveriam ser eliminadas ...mas sinceramente mamã Dulsa, uma grávida em Trabalho de PArto avançado não vai pedir sólidos, ou pelo menos comida pesada e condimentada....é capaz é de pedir água ou líquidos...Pelo menos em trabalho de parto avançado tive muita sede, mas nenhuma fome...Depois do bébé nascer é que tive fome, e faz parte do bom senso não me pôr a comer comida pesada, é natural optar por grelhados e cozidos...Uma questão de bom senso portanto. E como devia saber somos acompanhadas por profissionais em Obstetrícia o que faz com que eles vejam o que estamnos a fazer, sem que para isso tenhamos que ter algum comportamento às escondidas



                              Mas enquanto o trabalho de parto não avança é natural que a grávida jante qualquer coisa mais leve, aliás como é encorajada a fazer numa gravidez bem acompanhada, comer pouco e encurtando o espaço de tempo entre refeições.







                              No hospital uma grávida que se dê ao trabalho de comer às escondidas é porque ainda não está em trabalho de parto mesmo avançado, porque se estivesse não lhe passaria pela cabeça comer...além de que deve ter fome, certo?







                              O seu desconforto perante este assunto é claro, e se bem me lembro já me chegou a desrespeitar as mães que tomam uma decisão que declaradamente a Mamã Dulsa não tem formação suficiente para sequer ter opinião (chamando-lhes inconscientes e irresponsáveis...penso que foi a mamã Dulsa, embora admito que possa estar enganada). Portanto tem direito à sua opinião seja ela bem ou mal fundamentada...o que eu agradecia, era que não intervisse com este assunto em tópicos que se destinam a ajudar as grávidas...







                              Porque eu não faço nenhuma distinção entre as mulheres que decidem parir no hospital ou em casa, ajudando-as a todas por igual.







                              Atenciosamente



                              Jo&Xande"







                              A minha resposta:







                              Deves estar a confundir-me com outra forista e portanto devias ir reler as minhas mensagens para veres lá onde é que eu desrespeitei alguém.



                              Por isso nem devia dar-me ao trabalho de te responder. Mas já agora em privado posso dizer o que me apetecer. Tu é que achas que és mais inteligente por ter um filho em casa do que as restantes mulheres que tem filhos onde podem, mandando bocas sobre o H1n1 e misturando alhos com bugalhos. Cada uma faz o que quer e tu não tens nada que ter juízos de valor e dizer que já que seguem as recomendações da OMS sobre o vírus também deviam seguir as restantes. Poupa-me... Se as outras mulheres não deram conta que lhes estavas a chamar burras ou incoerentes eu dei e só por isso é que editei. Quanto a não comer, ou deixar de comer, já deixei de me preocupar pois não vou ter mais filhos.







                              E já agora em relação a tudo o resto nem sei se vale verdadeiramente a pena saber que não nos deviam fazer uma episiotomia, pois se não temos forma de os processar por má conduta nem vale a pena remar contra a maré. A não ser que tenhamos dinheiro, como pelo vistos é o teu caso, e ter um filho em caso ou num privado.







                              Um abraço




                              Oh Dulsa que atitude tão feia....não o fiz em público apenas para não estragar o tópico, sabe....lamento que o tenha feito, sinceramente. Aliás podia ter aberto outro tópico que não este, sabe? Sempre ficava melhor do que continuar a estragar este tópico.

                              É para isso que servem as PMs, para esclarecer situações, mas vejo que a mamã Dulsa gosta e quer continuar a querer confusão...não vou fomentar isso sabe, não lhe dou troco. (e repare que sempre a tratei com dignidade e respeito, tratando-a por "você", porque é assim que trato as pessoas que não conheço, mesmo por PM, ao contrario do que faz permanentemente comigo, como se me conhecesse da escola ou do bairro onde vive)

                              Eu fiz questão de dizer na resposta que dei aqui no tópico que lhe ia mandar PM, provavelmente não leu, pois não? Mas eu escrevi e expliquei que o ia fazer porque achei que era um assunto que nada tinha a ver com este tópico...E não tem e a mamã Dulsa continua a insistir...Até acha que eu sou rica e acha que eu nao tenho nenhuma formação sobre o assunto de que falo, é impressionante como acha tanta coisa sobre mim, sem na realidade não saber nada, chega a ser hilariante para mim e para as várias pessoas aqui do Forum que me conhecem...Eu até me podia divertir agora um bocado se quisesse, mas não é por isso que aqui venho ao Forum, e não é por haver pessoas como a Mamã Dulsa que eu vou deixar de ajudar no que posso e no que sei.

                              Que feio Mamã..que atitude tão feia...

                              bem, estamos num forum livre, não é? Então ignora-se e anda-se para a frente. Vou ter especial cuidado de ignorar tudo o que vier de si, o que é uma pena porque na volta até podia ter alguma informação útil para me dar...mas assim sendo mostrou-me que não vale a pena nada que venha daí.

                              MAs Obrigada pela sua intervenção neste tópico, foi muito esclarecedora, para mim e para todas as grávidas que aqui vierem :P

                              Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
                              Madrinha de treinos : da *Fofinho*

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X