Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Relato do parto domiciliar da Luísa - 01 de Outubro de 2010

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Relato do parto domiciliar da Luísa - 01 de Outubro de 2010

    A Luísa nasceu no dia 01 de Outubro de 2010, ás 39 semanas e 1 dia, de parto natural, numa piscina de parto, em casa.

    Este parto foi preparado conscientemente, com acompanhamento de profissionais de saúde, uma doula e uma enfermeira parteira, ao longo de toda a gravidez e nunca foi posta de parte a hipótese do trabalho de parto ter inicio em casa e puder terminar no hospital, contudo eu sempre me mentalizei de que seria capaz de dar á luz este filho o mais naturalmente possível dentro das minhas possibilidades físicas.
    No dia 30 de Setembro acordei com algumas moinhas e contracções leves e irregulares, nada de novo, pois nesta gravidez desde muito cedo que tive contracções e dores no baixo-ventre. O dia decorreu sem alterações, saí á rua á tarde, fui ás compras com a minha filha mais velha, fomos ao parque, fize-mos biscoitos ao final da tarde e por volta das 19 horas tomei consciência de que as contracções não estavam assim tão irregulares como nos dias anteriores, mas continuei a fazer a minha vida normal, fui-me mantendo ocupada.
    Deitei-me por volta da meia-noite, mas não conseguia dormir, não encontrava uma posição confortável, comecei então a controlar as contracções, com intervalos de 7/8 no máximo 10 minutos mas pouco intensas e assim continuaram durante toda a noite. Por volta das 4 da manhã enviei sms á Sandra, a minha doula, a informar a situação, liguei de seguida após resposta dela, confirma-mos que estava realmente em trabalho de parto, ainda que no início. Fiquei de dar ponto da situação ao fim de uma hora, entretanto fui organizando a casa para o parto, dispus os materiais necessários, fiz gelatina, pus roupa a lavar, tomei o primeiro pequeno almoço do dia e voltei a ligar-lhe a conferir os intervalos das contracções que se mantinham iguais, mas com um pouco mais de intensidade. Ela pôs-se então a caminho e ás 7:30 da manhã estava á minha porta. A minha filha mais velha que dormiu toda a noite, pareceu adivinhar que o dia prometia muita agitação e ainda não eram 8 da manhã já ela estava a pé, antes mesmo do pai sair para o trabalho, após a Sandra o tranquilizar quanto ao bom desenrolar do trabalho de parto, ele ainda fez meio dia de trabalho…
    Ás nove da manhã chegava a minha querida enfermeira parteira, pronta a por mãos á obra, mas ainda estava demorado, eu sentia-me lindamente, com o mesmo ritmo de contracções, e a bebé também estava com um óptimo batimento cardíaco, durante toda a manhã fala-mos, rimos, vi-mos fotografias, brinquei com a Rita ao lego, comi, passeei por toda a casa, mantive-me sempre em movimento, fui adoptando posições que me facilitavam a suportar as contracções, usei um pouco a bola de parto, mas não me identifiquei com ela, não encontrei nela uma posição que me permitisse relaxar, sentia-me melhor na vertical, de joelhos, de gatas ou mesmo de cócoras durante as contracções e o balançar das ancas também me aliviava bastante. As massagens ainda que leves dadas pela minha filha Rita no fundo das costas faziam-se sentir também muito bem, mais psicológica do que fisicamente, via que ela estava a interagir com um grande á vontade e isso deixou-me tranquila e relaxada, não precisa preocupar-me com a minha pequena grande menina.
    Por volta da hora de almoço, as contracções já estavam mais seguidas e mais intensas e exigiam de mim alguma concentração, então questionei-me da evolução do trabalho de parto e sugeri que me fosse feito um toque, pois não tinha noção através das contracções se estaria a evoluir rápida ou lentamente (consequência do 1.º parto induzido, em que a intensidade das contracções era muita, mas a dilatação não progredia da mesma forma), então muito delicadamente a enfermeira fez-me o único toque de toda esta gravidez e ficaram ambas muito satisfeitas, a dilatação estava a progredir muito bem, não percebi na altura que dilatação tinha, soube depois do parto que já tinha 5 dedos de dilatação, senti-me confiante para continuar, as dores eram suportáveis, tudo corria bem. Ainda vagueei mais um pouco pela casa quando a Sandra me sugeriu tomar um duche quente para relaxar e ajudar nas contracções. Assim fiz, entrei na banheira e com o chuveiro fui molhando as costas, a barriga e o resto do corpo, e o que isso me soube bem, ainda me soube melhor quando a enfermeira me segurou no chuveiro e me molhava durante as contracções, era bastante relaxante e eu podia concentrar-me na dor e sentir o meu corpo a trabalhar mas relaxadamente, sem inibições ou impedimentos. Estive assim algum tempo, não sei precisar, foram certamente uns largos minutos, suficientes para a Sandra me oferecer a possibilidade de se montar a piscina de parto, na qual eu poderia relaxar mais confortavelmente e encontrar posições mais confortáveis devido ao seu amplo espaço. Nunca tinha ponderado que o nascimento ocorresse dentro de água, era um cenário possível, como qualquer outro, contudo após a montagem da piscina e assim que pude entrar senti-me muito mais confortável, como um peixe na água, adoptei a posição debruçada no bordo da piscina, uma vezes de cócoras, outras de joelhos, mas sempre o mais vertical possível.
    Foi assim que o Paulo me veio encontrar quando a Sandra o chamou eram umas duas e tal da tarde, soube-me muito bem ver o meu homem, deu-me a confiança e tranquilidade para continuar o meu trabalho de parto que estava já bastante avançado, pois nessa fase eu já gemia durante cada contracção, um gemido profundo e uma respiração bastante ofegante, deixei de controlar a vontade de exteriorizar através do som a dor que sentia, uma dor intensa, mas ao mesmo tempo uma dor de prazer, deixei que a dor me guiasse, descansava o que podia entre cada contracção e agarrava-me com força ás mãos ora do Paulo, ora da Sandra, ora da enfermeira durante a contracção e gemia intensamente…
    Faltava no entanto a presença de uma pessoa para que eu pudesse dar á luz a minha filha, a minha irmã, a minha querida irmã, que eu sabia que estava sofrer em silencio mais do que eu, mas que respeitou o meu espaço e foi apenas sabendo da evolução do trabalho de parto pelos sms da Sandra, a minha irmã que há dois anos atrás estava na mesma situação, mas com um desfecho diferente, num ambiente hospitalar… Chamei-a, durante as contracções falei para ela, inspirei-me nela, agarrei-me á sua força para suportar as dores finais do parto. Então a Sandra perguntou se queria que ela a chama-se, sim, sim fazia sentido, ela precisava de estar presente, eu precisava dela presente para me dar força nos momentos finais, e ela veio…
    Estavam reunidas todas as condições para a Luísa vir ao mundo, então rebentou a bolsa, num “ploc” vi o liquido amniótico inundar a água da piscina e sorri, sorri bastante, como uma criança com um doce nas mãos, estava quase, mais umas contracções e senti a cabeça da minha filha, toquei na cabeça dela, consegui ter a percepção do caminho que lhe faltava percorrer dentro do meu corpo para nascer, mais umas contracções e a enorme vontade de fazer força e a cabeça dela cada vez mais próxima. Estava a arder, senti um ardor enorme e senti a minha filha a coroar nos meus lábios vaginais, está aqui, ela está aqui, que prazer enorme, calma ouvia eu dizer, com calma para não rasgar o períneo, espera pela próxima contracção, e assim fiz inspirei e voltei a fazer força na contracção seguinte e na outra e noutra, e o ardor, sentia-me a queimar e gritei, gritei de dor, de prazer e a cabeça da Luísa apareceu, respirei fundo, mais uma forcinha e nasce, e assim foi, uma longa contracção e nasceu a Luísa, ás quatro horas e três minutos, a chorar freneticamente, a enfermeira segurou nela enquanto eu recuperei o fôlego e me virei para agarrara minha filha, a minha filha perfeita, linda, coberta por uma camada de gordura branca!!!
    Aconcheguei-a no meu peito e ela olhou para mim como que a confirmar a minha presença e agarrou-se a minha mama a chuchar intensamente e eu chorei, chorei, tinha conseguido, não acreditava, estava com a minha filha nos braços, na minha casa, sem recurso a instrumentalizações, sem recurso a fármacos, sem imposições, sem procedimentos rotineiros e desnecessários, sem caras estranhas, enfadonhas e cheias de pressa, só eu, a minha família e as pessoas que eu escolhi para me acompanharem!!!!!
    A Rita que acompanhou todo o trabalho de parto ao meu lado, que viu a mana nascer, chorava agora, chorava de emoção do alto dos seus 4 anos…
    Fiquei ainda dentro da piscina algum tempo para que a placenta nascesse também, o que demorou um pouco e só depois de sair da piscina e com a ajuda da enfermeira, saiu uma placenta inteira, perfeita e um cordão que a minha irmã teve a honra de cortar após ter terminado de pulsar.
    Eu, eu fiquei óptima, sem rasgões, com um períneo intacto, com uma fome de leão e uma disposição fantástica, sem dores dignas de registo, num estado zen que demorou a passar e com uma vontade enorme de repetir a experiência, senti-me a mulher mais forte do mundo, capaz de ultrapassar qualquer obstáculo. Na manhã seguinte já estava levantada a fazer o meu pequeno-almoço, a arrumar a loiça na cozinha, fresca e com uma vontade enorme de abrir a janela e gritar ao mundo: Eu consegui!!!!!


    Para quem quiser ver algumas fotos, o meu blog:


  • #2
    Muitos parabens! Que parto lindo! Eu teria ficado contente com metade... Infelizmente sairam-me na rifa 2 cesarianas por oligoamnios. Mas é essa sensaçao de ser capaz, de conseguir que eu imagino que seja inigualavel... a expressao maxima de ser uma femea...

    tudo de bom para voces

    Beijinhos

    Rute

    O meu parto de 14 dias
    Bebes e Mamas marcianas de 2008
    Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
    CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

    Comentar


    • #3
      Vejo que já termináste!!
      Que maravilha! Foi um dos partos mais emotivos que assisti. Teve momentos que quando me lembro deles, nomeadamente, quando chamámos a tua Mana, que me emociono. Foi um momento muito forte para mim, como Doula e como Mulher!
      Obrigada Luciana! Estamos ligadas para o resto da nossas vida! Agora já não te livras de mim!
      Um abraço muito apertado, e com a lágrima no canto do olho!

      Comentar


      • #4
        Que Lindo! Muitos Parabéns!


        ps: mesmo não sendo adepta deste tipo de partos, achei o teu relato fantástico!

        Comentar


        • #5
          Gostei muito de te ler. Parabens e Muitas, muitas felicidades.

          Comentar


          • #6
            Impossível ficar indiferente... Adorei ler!

            Parabéns pelo teu magnifico parto, desejo-te as maiores felicidades.

            Comentar


            • #7
              Muitos parabéns! Grande experiência a que viveste...






              http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 4

              Comentar


              • #8
                Inserido Inicialmente por SandraO Ver Mensagem
                Vejo que já termináste!!
                Que maravilha! Foi um dos partos mais emotivos que assisti. Teve momentos que quando me lembro deles, nomeadamente, quando chamámos a tua Mana, que me emociono. Foi um momento muito forte para mim, como Doula e como Mulher!
                Obrigada Luciana! Estamos ligadas para o resto da nossas vida! Agora já não te livras de mim!
                Um abraço muito apertado, e com a lágrima no canto do olho!
                Muitos parabéns!!
                Quando li o relato, e vi "Sandra" escrito, desconfiei logo de que Sandra se falava... É de facto um grande privilégio poder lidar com esta grande Mulher!!
                Um beijinho,
                Tânia "Entre Mães"


                29/Setembro/2009 - O João António nasceu às 37s+5d, com 2,010kg e 43cm

                18/Outubro/2011 - Adeus estrelinha... viveste 8 semanas, 13 semanas comigo...


                Sócia nº 28
                CAM UNICEF/OMS

                Comentar


                • #9
                  Lindo o teu parto mts parabens ate veio as lagrimas aos olhos, eu n sei s inha coragem, mas admiro-te mt teres sido uma mulher de coragem

                  Mts parabens

                  Biejinhos
                  [Url = http://lilypie.com] [img] http://lb3f.lilypie.com/MLv9p1.png [/ img] [/ url]

                  Comentar


                  • #10
                    Muitos Parabens

                    Comentar


                    • #11
                      LINDO e inspirador!!!! Muitos parabéns.


                      Comentar


                      • #12
                        Muitos Parabéns! não sei se teria a tua coragem.... provavelmente não. Parabéns!

                        Comentar


                        • #13
                          Eu confesso que tb não sou adepta desse tipo de partos, mas emocionei-me ao ler o teu relato!...parabéns pela coragem e pelo bebé!



                          Comentar


                          • #14
                            Luciana, tens aqui tantas mães a evocar a coragem...Agora depois do que viveste, apetece-me perguntar-te, achas mesmo que o que é preciso para o Parto Natural acontecer (em casa, ou no hospital) é coragem?

                            Depois de tu responderes, logo direi o que eu acho.

                            Obrigada Tânia! Um grande beijo para ti.

                            Beijocas,

                            Comentar


                            • #15
                              Ainda não tinha lido o teu relato. Para além do parto propriamente dito e c/ o qual me identfico em diversos pontos, gostei imenso de ler a emoção que conseguiste passar pelas tuas palavras.
                              Felicidades

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X