Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Como atenuar os ciumes do filho mais velho?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Como atenuar os ciumes do filho mais velho?

    Tenho uma bebé de 3 semanas e um menino que faz 3 anos em Junho. No inicio aceitou muito bem a chegada da mana, mas a novidade já passou e agora vieram os ciumes.
    O meu marido era muito presente mas neste momento não o tem sido, e o meu filho sente-se com isto tudo. Chegavamos a casa sempre á mesma hora e estavamos sempre os 3, mas agora o meu marido chega sempre tarde e como é ele a ir buscar o menino mal o vejo, quando chgega e mana esta a mamar, depois é o banho o jantar e cama. Sinto-me muito triste com esta situação, não quero que o meu filho fique triste...
    Hoje estou sozinha com os 2 e é um inferno, o mais velho só quer a tenção não me deixa nem dar de mamar em condições...
    Já por varias vezes disse ao meu marido que se fosse hoje não tinha engravidado outra vez, depois sinto-me culpada por não dar atenção devida á pequenina, mas não é facil desde que vim da maternidade que tenho tudo para fazer, é refeições roupas, limpesa da casa, e como a bebé chora muito tanto de dia como de noite, chego a não durmir mais de 2 hora diarias, quando nasceu o meu filho tinha ajuda e sempre ia descansadno de dia mas agora não tenho nada...
    Tenho medo de estar a entrar em depressão.

    Omeu marido diz que tambem precisa de tempo para as coisas que gosta ( eu sei que ele era tão dedicado há familia, e não devia haver marido que fosse mais, mas nesta fase não foi a melhor para começar a ter tempo para ele.
    Mas vou pagar com a mesma moeda e vou deixa-lo sozinho com os 2 e vou ás compras. Só tenho pena do meu filho pois já estou a imaginar a reação do meu marido a tamanha confusão.

  • #2
    RE:

    Olá,
    sem o apoio do pai fica tudo mais complicado, cá em casa tentamos minimizar os ciumes ao máximo, o pai vai com a mais velha à mercearia, eu qd vou ás compras levo-a comigo, continuamos a fazer coisas só com ela. Em casa qd estamos só as 3 ela ajuda-me a dar a banho, brincamos e estou sempre a falar com ela. Mas não tem sido fácil!!

    Comentar


    • #3
      RE:

      pois é 2 sozinha é dificil...olha eu simplesmente mandei passear a limpeza em casa. fazia as refeiçoes mais pobres, tipo arros e bife soja, no meu caso vegetariana. sopa o meu mais velho comia na escola ao almoço, por isso nao fazia sopa ao jantar. tive q pôr o mais velho mtas vezes fechado no quarto a brincar sozinho enquanto dava de mamar ao outro, pq ele nao se calava e queria toda a atençao e vinha para cima de mim e fazia barulho com os brinqudos. assim era menos tortura para ele q ao menos nao me via com o mano. tb o punha na sala a ver televisao e a brincar fechado. tive q o educar, tb com a ajuda do pai.pq me custava tanto fazer isto. mas era o melhor. e qdo ele vinha á noite a correr ter comigo á cama, tivemos de o mandar para o quarto dele umas 5 ou 6 vezes e dizer com voz seria, agora é hora de dormir, a mae tb esta cansada, tem q descansar e tu tb, por nao te quero ouvir chora, vamos dormir! e vinha embora. a verdade é q tive de ser eu a faze-lo apesar da ajuda do pai pq ele só respeitava o pai, nao me obdecia a mim!! como mae a educaçao é fundamental!! é o nosso papel.
      eu entendo o teu marido..mas fizeram-no os dois nao deves ser so tu a aguentar com isso.além de q a depressao é bem possivel! qdo o mais velho se começou a portar melhor ja me podia ver a dar de mamar e ajudarme. claro q os primeiros 5 meses como ele comia 2 ou 3 horas de interva-lo ás vezes menos..dependia se conia bem ou nao, era um inferno e os fins de semana!!! o pai é q ajudava claro! ia passear com ele, ia ver a avo, ia ás compras eu sei lá qqr coisa para eu poder ficar a descansar e assim distraiamos a cabeça do mais velho.
      sozinha vais ter q dar um jeito á coisa. qdo o outro tiver a dormir fica com o mais velho. e se nao tiveres o apoio do teu marido tenta a tua mae ou sogra, nao sei. eu se nao fosse o meu marido..tinha sido ainda mais duro!!!

      o teu mais velho anda na escola????espero q sim!
      dormir???? o que é isso?? - a verdade é q pode ser uma coisa q nao faça parte dos teus dias durante mto tempo! o meu pqueno so qdo começou a comer papa é q dormio a noite toda. o mais velho apartir do 4 meses dormia 6 horas á noite!
      agora o mais pqueno tem 8 meses e as coisa sao praticamente fantasticas. o mais velho educadinho tem 2 anos e meio.
      com mto esforço e educaçao consegui. por vezes deixo o de 8 meses a brincar na sala, na cadeirinha do ovo, ou no chao e vou para o quarto do mais velho brincar um pouco com ele, de vez em qdo vou espreitar o mai pqno e assim se vai fazendo!!!


      para mais duvidas apita
      bjinho:angelyel:

      Comentar


      • #4
        RE:

        Hoje fui ás compras e levei o mais velho, ele adorou ir comigo aproveitamos e ainda passamos pelo jardim. Senti que ficou muito feliz sentiu-se importante. Mas o grande mal é que o meu filho tambem tem respeito é ao pai, eu bem querome impor, mas é dificil principalmente agora pois assim acho que tenho que passar o pouco tempo que estamos juntos a repreende-lo, claro que não o deixo fazer tudo, mas podia ser menos permissiva. Neste momento tenho o pai e o filho a durmir na minha cama e as mulhres na sala acordadissimas...
        O meu marido ficou com a pequenina, e como ela não nos deixou durmir de noite durmiu a mamã toda e quándo cheguei a casa tinha o almoço já no forno. Hoje tive o meu marido tal como era antes, penso que lhe tenha pesado na consciencia o dia de ontem. Eu sinto que estou a um passo da depressão, então acho que tambem dramatiso tudo um pouco.

        Comentar


        • #5
          RE:

          Inserido Inicialmente por dois-baguinhos
          Hoje fui ás compras e levei o mais velho, ele adorou ir comigo aproveitamos e ainda passamos pelo jardim. Senti que ficou muito feliz sentiu-se importante. Mas o grande mal é que o meu filho tambem tem respeito é ao pai, eu bem querome impor, mas é dificil principalmente agora pois assim acho que tenho que passar o pouco tempo que estamos juntos a repreende-lo, claro que não o deixo fazer tudo, mas podia ser menos permissiva. Neste momento tenho o pai e o filho a durmir na minha cama e as mulhres na sala acordadissimas...
          O meu marido ficou com a pequenina, e como ela não nos deixou durmir de noite durmiu a mamã toda e quándo cheguei a casa tinha o almoço já no forno. Hoje tive o meu marido tal como era antes, penso que lhe tenha pesado na consciencia o dia de ontem. Eu sinto que estou a um passo da depressão, então acho que tambem dramatiso tudo um pouco.


          eu sei que deixamos mais do q deviamos, eu fiz o mesmo, sentimos culpa por nao estar com eles. mas nao podemos esquecer o nosso papel como mae só pq temos outro rebento q nao nos permite dar o q gostariamos. é mto imp q eles nos vejam como lideres e como exemplo a seguir. e ele tem q te obdecer senao qdo fores as compras ou ao parque com os dois ele nao te obdece e depois ainda tens q dar educaçao ao mais pequeno q vai ver o q o mais velho faz e imitar.imagina os dois a correr um para cada lado! vais andar ao berros pelo parque!! eu confesso q penso nisso. os meus tem tao pouca diferenca de idade!! bem - diz-lhe q tem q se portar bem senao nao o levas mais com ele pq ele se porta mal. eu fiz isso com o mais velho. ia no carro e dizia q tinha q se portar bem, q a mae ia a uma loja e ele nao podia tocar nas coisaa e q tinha de deixar a mae falar coma a senhora e depois se ele se portasse bem ia os ao parque ou ver a avó. nunca o levo numa saida em q ele vai passar uma seca. tenho de fazer sempre algo divertido!
          mas é mto importante para o futuro dele que lhe mostres o q se pode e o q nao se pode fazer. claro q há q ser um pouco permissva, para general temos o pai, né? mas temos q ser pelo menos sargentos´!




          :angelyel:

          Comentar


          • #6
            RE:

            Eu tambem não o deixo fazer tudo.
            Quando fmos ao parque sozinhos ele portou-se lindamente, quando lhe disse mais uma volta no escorrega e vamos embora assim fez mal escorregou disse logo já esta. Nas compras tambem se portou lindamente o pior foi mesmo a entrar para o carro foge para o banco da frente e não quer de lá sair. Que diferença têm os teus filhos? E somos quase vizinhas, moro no Algueirão!

            Comentar


            • #7
              RE:

              Inserido Inicialmente por dois-baguinhos
              Eu tambem não o deixo fazer tudo.
              Quando fmos ao parque sozinhos ele portou-se lindamente, quando lhe disse mais uma volta no escorrega e vamos embora assim fez mal escorregou disse logo já esta. Nas compras tambem se portou lindamente o pior foi mesmo a entrar para o carro foge para o banco da frente e não quer de lá sair. Que diferença têm os teus filhos? E somos quase vizinhas, moro no Algueirão!

              pois, o meu tb gosta de estar no banco da frente a brincar ao volante. eu satisfiz-lhe a vontade umas quantas vezes e ele agora ja nao chateia tanto.digo-lhe q hj nao mas dia x ou qdo xegarmos a casa ele brinca um pouco.por vezes ficavamos quase 1 hora no carro. mas ele estava tao contente
              os meus piquenos tem 22meses de diferença. e os teus, nao me recordo se ja disseste|!!!eu moro perto do bairro de sao carlos.
              jinhos:angelyel:

              Comentar


              • #8
                RE:

                22 meses...... exactamente a diferença que os meus vão ter.O meu mais novo deve nascer esta semana ou na próxima, e eu tenho andado bastante preocupada com isso..
                O mais velho neste momento está a entrar na fase das birras, do não, chora porque dou, chora porque não dou.... e ainda por cima está completamente dependente de mim, o pai bem que tenta mas ele só me quer a mim para tudo........

                Estou a ficar bastante preocupada pois ainda por cima o mais velho largou a mama à apenas 4/5 meses mas ainda a pede bastante e não sei qual vai ser a reacção dele quando vir o mano mamar..... e o facto de eu ter de ficar no hospital (nunca passei uma noite sem ele, ele à noite quer a mae e o pai), e quando ele vir que o bebé vem pra casa? Ele adora bebés, quer pegar-lhes mas será que vai ser assim com o mano, que está lá em casa e tem a atenção da mamã e do papá?

                Ontem montei a espreguiçadeira e disse-lhe que era para o mano se deitar... ele respondeu-me logo que não e sentou-se lá a ver tv; hoje de manhã novamente, ele assumiu aquilo como um sofá pra ele...

                Ai ai.......tempestades se avizinham....

                Comentar


                • #9
                  RE:

                  Os meus tem 33 meses de diferença. Deixou de mamar há 8 meses, mas correu bem neste sentido, pois por coriusidade qiz mamar ontem na mama contraria á da mana, ele já perdeu o reflexo de mamar, mas como ela puxava do outro lado mal ele tocou com os labio aiu leite e ele cuspio logo disse que não presta e desta devo-me ter safado.
                  Os receios acerca da estadia na maternidade tambem eu tinha, mas felzmente correu muito bem e ele nunca tinha estado afastado de mim a noite. Estava entusiasmado com a mana, e portou-se lindamente. O pior veio depois mas mesmo assim houve alturas que pendei que ia ser pior mas estar com os 2 sozinha é que é muito dificil, mas raramente isso acontece.
                  Felicidades.

                  Comentar


                  • #10
                    RE:

                    Inserido Inicialmente por mokina
                    22 meses...... exactamente a diferença que os meus vão ter.O meu mais novo deve nascer esta semana ou na próxima, e eu tenho andado bastante preocupada com isso..
                    O mais velho neste momento está a entrar na fase das birras, do não, chora porque dou, chora porque não dou.... e ainda por cima está completamente dependente de mim, o pai bem que tenta mas ele só me quer a mim para tudo........

                    Estou a ficar bastante preocupada pois ainda por cima o mais velho largou a mama à apenas 4/5 meses mas ainda a pede bastante e não sei qual vai ser a reacção dele quando vir o mano mamar..... e o facto de eu ter de ficar no hospital (nunca passei uma noite sem ele, ele à noite quer a mae e o pai), e quando ele vir que o bebé vem pra casa? Ele adora bebés, quer pegar-lhes mas será que vai ser assim com o mano, que está lá em casa e tem a atenção da mamã e do papá?

                    Ontem montei a espreguiçadeira e disse-lhe que era para o mano se deitar... ele respondeu-me logo que não e sentou-se lá a ver tv; hoje de manhã novamente, ele assumiu aquilo como um sofá pra ele...

                    Ai ai.......tempestades se avizinham....

                    ola mãmã,
                    desde já boa sorte e uma hora pequenina.
                    pois é só te quer a ti e está dependente, nao queria mas vou ter mesmo de te dar este conselho pq parece estar a acontecer o mesmo q se passou comigo. eu tive de começar a impor regras e custava mto mas é mto importante q ele te veja com respeito, somos maes antes de sermos amigas deles! diz q a cadeira é para ele e para o mano. os brinquedos sao dele e do mano, a mae é dele e do mano, pq estiveram os dois na tua barriguinha. eu coloquei uma foto de qdo estava gravida do 1 e uma foto de qdo saio da maternidade e depois fiz o mesmo com o mano mais novo e mostrei-lhe e expliquei.ele foi entendendo com o tempo. experimenta sentar-te o maximo de tempo possivel com ele a brincar, faz só o q ele quer nessa tarde. nao perguntes questoes de sim ou nao pq ele deve sempre dizer o nao. se faz birra poe-no de castigo. claro nessa vossa tarde tenta nao..mas outras vezes tens de ser tu a mandar, assim conseguiras o repeito q ele tem pelo pai. ao que parece sente mto a falta da tua atençao. faz coisas com ele e participa, uma vez houve uma semana q estava tao cansada( ja depois de ter nascido o 2) q estava com o mais velho mas nao brincava com ele, sentava-me no chao a velo brincar e quase de olhos fechados, q tempos dificeis, pois ia para a escola e ficava no colo das educadoras uns 10 min pelo menos, elas acharam q talves ele nao tivesse atençao em casa, e eu nao entendia poq?no dia aseguir é q dei conta do q estava a fazer..coitadito, mas é assim agora com 2 anos e meio e o mais novo de 8 meses ainda vai piorar pq o mais pequeno esta a começar a querer mexer em tudo e a querer gatinhar e o mais velho esta com mais ciumes! bem ao menos ja durmo quase todas as noites.
                    a verdade é q nao importava o q o pai dizia ou fazia pq até eu me impor...ele fazia tudo de mim. mas uma pesso esta tao cansada da barriga enorme, dos primeiros meses sempre sem dormir entre outras coisas q é normal q nao tenhamos tanta energia para pensar com racionalidade!!! pelo menos foi o q senti
                    jinhos
                    se precisares de mais qqr coisa diz

                    :angelyel:

                    Comentar


                    • #11
                      RE:

                      Olá,

                      Os meus têm 27 meses de diferença. Passada a novidade, os primeiros tempos não foram fáceis. Enquanto dava de mamar ao bebé, segurava o mais velho no meio das minhas pernas, pois se assim não fosse só fazia disparates para chamar a minha atenção. Aos poucos fui orientando a nossa vida em função das rotinas do bebé, e houve duas coisas que tentei fazer sempre: Envolver o mais velho nas tarefas (chega-me a fralda, o creme, um body lavado, a escova,...), elogia-lo sempre pela ajuda que me dava, e guardar todos os dias uns momentos só para o mais velho. Normalmente era a hora do banho, tentava estar só com ele e brincar um pouco. Tentei também que ambos percebessem que os dois tinham que ceder: Quando estava a dar almoço ao mais velho e o bebé chorava, cheguei a virar-me para o bebé e a dizer "tens que esperar um pouco, que a mamã agora está a dar o almoço ao mano". Claro que o bebé não percebia e continuava a choramingar, mas para o mais velho acho que foi muito importante perceber que ele não era o único a ter que esperar. E aos poucos as coisas foram correndo melhor, a dada altura já era ele que me dizia "vou ler esta história enquanto tu dás maminha ao bebé".

                      Tive dias de cansaço extremo, de chorar e gritar com o mais velho por tudo e por nada. Foi duro também para o mais velho, que sem mais nem menos foi obrigado a crescer e a partilhar a mamã, os brinquedos, e todas as atenções que eram só dele. Mas isso fê-lo mais forte, menos egoísta, e hoje, um com 3 anos e outro com 11 meses, é tão delicioso vê-los a brincar, a interagir, que fico muito feliz por os ter tido com pouca diferença. Foi duro para mim, mas óptimo para eles.
                      http://tantasprofissoes.blogspot.com/

                      Comentar

                      slot_bottomleaderboard_post

                      Collapse
                      Working...
                      X